Pular para o conteúdo

Calendário de vacinação do Canadá e diferenças com o Brasil

Attachment-1-(13)

Esta semana Thomas foi na médica para sua consulta de 4 meses e tomou a segunda dose de vacinas. Como eu gosto de entender quando cada vacina será tomada e porquê eu resolvi estudar o calendário de vacinação do Canadá e aproveite para comparar com o do Brasil (já adianto que há muitas diferenças). Vale falar que irei falar da vacinação em Ontário, que pelo que vi difere um pouquinho das outras províncias. Isso porque a responsabilidade pelo atendimento à saúde cabe às províncias, e não ao governo federal e, portanto, cada província e cada território decidem individualmente a inclusão de vacinas específicas nos programas de vacinação que financiam, quais vacinas serão incluídas e em que momento serão dadas.

Abaixo eu criei um quadro que compara o calendário de vacinação do Canadá com o Brasil. No calendário brasileiro vocês verão que há duas colunas: uma do sistema público e uma do privado. A do privado são vacinas extras que podem ser tomadas se os pais quiserem pagar. Vale ressaltar que aqui no Canadá tudo é gratuito.

 

Canadá

Brasil

Rede pública Extra na rede privada
Nascimento BCG

Hepatite B

Nenhuma diferença

2 meses

DTaP-IPV-Hib (Difteria, tétano, Coqueluche/Pertussis, Pólio, influenza b)

Pneu-C-13 (doenças pneumocócicas)

Rot-1 (Rotavirus)

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) / pólio inativada / Rotavírus monovalente / Pneumocócica conjugada 10-valente

Existe a versão acelular da DTP (DTPa), que dá menos reação, e que inclui a pólio, eliminando uma picada. É esta que é dada no Canadá.

3 meses

Meningococo C conjugada Meningococo C conjugada
4 meses Igual aos 2 meses

 

DTaP-IPV-Hib (Difteria, tétano, Coqueluche/Pertussis, Pólio, influenzae tipo b)

Pneu-C-13 (doenças pneumocócicas)

Rot-1 (Rotavirus)

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) / Pólio inativada / Rotavírus oral / Pneumocócica conjugada 10-valente

DTPa

5 meses

Meningococo C conjugada Meningococo B

 

6 meses Terceira dose:

DTaP-IPV-Hib (Difteria, tétano, Coqueluche/Pertussis, Pólio, influenza b)

A partir dos 6 meses bebês podem ser vacinados contra a gripe a cada ano no outono

Pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B) / Pólio (VIP) / Gripe (no outono)
 

DTPa

Terceira dose do rotavirus (somente particular)

7 meses

Só é vacinado aos 7 meses o bebê que está fazendo a imunização contra o meningococo B no esquema particular. Não há vacinas públicas programadas.

9 meses

Febre amarela (em determinadas regiões do Brasil)

Nenhuma diferença

12 meses

MMR (tríplice viral –

Men-C-C (doenças meningocócicas)

Pneu-C-13 (doenças pneumocócicas)

 

Pneumocócica / Tríplice viral / Meningococo C

Além das descritas no sistema publico: Hepatite A / Meningococo B / meningocócica conjugada ACWY

15 meses

Var – Varicela DTP / Pólio (gotinha) / Quádrupla viral (incluindo varicela)/Hepatite A Nenhuma diferença

 

18 meses

DTaP-IPV-Hib

Hepatite A
4-6 anos Tdap-IPV

MMRV

DTP (aos 4 anos)

5-6 anos

Meningocócica C conjugada ou ACWY

9 anos

HPV quadrivalente para meninas

HPV quadrivalente para meninos

10 anos

Febre amarela (rede publica só oferece a partir dos 10 anos)
12-14 anos Hepatite B

Men-C-ACYW (doenças meningocócicas)

HPV-4 para mulheres

Meningocócica ACWY

(segunda dose)

14-16 anos

Tdap
18 anos ou mais velho Tdap – uma vez na idade adulta

Tétano e difteria a cada 10 anos

Para quem ficou mais confuso ainda depois de ver a tabela não se desespere, eu vou resumir abaixo algumas das diferenças entre Brasil e Canadá (digo algumas porque são muitas, não dá para citar todas).

1. As vacinas que os bebês e crianças tomam nos dois países são muito semelhantes (quase idênticas). A principal diferença é quando elas são tomadas, e isso depende de como é a saúde pública e a história das doenças do local. Em resumo a maioria das vacinas no Brasil é feita bem antes do que no Canadá.

2. Não há vacina BCG (de tuberculose) no Canadá.

3. Os bebês só são vacinados no Canadá a partir dos 2 meses de idade. Já no Brasil ao nascer a criança sai da maternidade com a BCG e a hepatite B (e gente, a hepatite B só é dada aqui no Canadá entre 12-14 anos, a não ser que se tenha algum histórico ou preocupação).

4. A vacina de poliomielite já está junto com a DTaP aqui no Canadá (Difteria, Tétano, Coqueluche/Pertussis, Pólio, influenza tipo B).

5. A vacina de pneumocócitos é opcional no Brasil e aqui é obrigatória.

6. A vacina DTaP (Difteria, tétano, Coqueluche/Pertussis, Pólio, influenza b) dada gratuitamente no Canadá é paga no Brasil. Esta versão acelular dá menos reação e inclui o polio, evitando uma picada extra.

Não há melhor ou pior sistema, eles apenas são diferentes e refletem a história de saúde pública do local. Se você estiver mudando com seus filhos para o Canadá não se desespere: é só trazer sua carteira de vacinação do Brasil e levar para a consulta no seu family doctor que ele irá comparar e fazer as vacinas que faltam para que seu filho esteja em dia com o calendário de vacinação canadense (se houver necessidade). Ah, e vale citar também que as vacinas são feitas no consultório do seu médico, e não em postos de saúde.

34 comentários em “Calendário de vacinação do Canadá e diferenças com o Brasil”

  1. Olá Gaby, conheci seu blog a pouco e ja vejo muitas informações importantes, obrigada por compartilhar!
    Sempre tive duvida sobre a vacina para adultos, quando você foi teve de tomar extras? Apresentou sua carteira de vacinação?

    Desde ja agradeço e desejo sucesso.

    1. Olá Jessica. Eu tinha todas as vacinas porque trabalho na área de saude, mas como não tinha comprovante de todas e trabalho no hospital tiver que refazer algumas doses. Mas isso é só se você for trabalhar em hospital. Não precisa refazer nenhuma não se você já as tomou no Brasil.

        1. Ola Gabriela! Muito bom seu post sobre vacinas! Eu estou com uma duvida talvez voce possa me ajudar! Eu vou comecar a trabalhar como voluntario em um hospital e eles pedem o record de vacinas. Eu tenho a minha carteira do Brasil! Mas nao sei se eu devo traduzir, o que eu devo fazer para que seja aceita pro eles, e o setor de volunatrios nao soube me informar! Vi que voce trabalha em um hospital, como que foi para voce comprovar as suas vacinas? Obrigada!

  2. Gaby, vou encaminhar esse teu post pra pediatra dos meus filhos no Brasil! Vai ajudar muito porque me mudo em junho com um filho de 5 anos e outro que terá 3 meses! Muito obrigada por compartilhar.
    Helena, Porto Alegre, RS

  3. Oiii Gaby! Acredita que tive esse dúvida hoje? Rs minha baby está com 12 meses e demos hoje as vacinas aqui no Brasil, estamos indo pra Toronto em junho e eu já estava super preocupada Pq daqui até lá ainda vai faltar a de 18 meses..mas pelo que li no seu post, nós, como imigrantes podemos vaciná-la aí tranquilamente certo?
    Parabéns pelo blog! Sempre com conteúdos ótimos e esclarecedores. Espero conhecê-la uma dia rs seu baby é lindo! ❤️ Bjs

  4. nossa, acabou de tirar uma duvida que eu tinha! mto obrigada!
    estamos indo em julho e meu filho, que está com 2 anos e 8 meses, ja tomou todas dessa etapa, agora só com 5. entao ja deu pra esclarecer direitinho.. dúvida de mae sempre pesa no coraçao e na cabeça.. tava mto encucada com isso! hehe

  5. Parabéns, pelo post, Gabi!
    Estamos nos mudando dia 11/06 para o Canadá e o meu bebê estará com 10 meses!
    Este post me ajudou e tranquilizou muito!
    Beijos

  6. Gabi! Estou em Toronto desde maio e tenho uma filha de 4 anos. De acordo com o calendário brasileiro a vacinação dela está em dia, mas tenho dúvidas a respeito da vacina contra meningite. Ela tem a vacina contra a meningite que é comum no Brasil, mas na América do Norte uma vez li que a meningite é de um tipo diferente. Você sabe algo a respeito?

  7. Oi Gabi! Tudo bem? Me mudei para Montreal com a família há 1 mês (e talvez mudemos para Toronto daqui 2 meses). Tenho um bebê de 1a4m, e estou perdida sobre como continuar o acompanhamento médico dele por aqui (inclusive esse post sobre a vacinação foi esclarecedor). Você saberia me dar alguma dica de onde ir me informar/arrumar um médico de família? Parabéns pelo blog! Bjs!

  8. Olá Gaby, estou como visitante em Toronto e está na hora da vacina DTP do meu filho de quase 4 anos. Você sabe onde posso conseguir vacina lo? Ainda, em relação a vacina de Flu, já que ficaremos aqui até janeiro, sabe se podemos tomar na rede pública?

    1. Olá Jose. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog.
      Vc deve ir em uma walk-in clinic e pagar pela consulta e vacinas. E a vacina de flu somente é gratuita em alguns casos, mas como visitante acredito que você terá que pagar.

  9. Gaby, boa tarde! Não li todos os comentários, não sei se já perguntaram sobre isso…

    Estou em Toronto e pretendo ir para a Tailândia no ano que vem, lá eles exigem a vacina da febre amarela no certificado internacional.

    Consigo tomar essa vacina aqui para adquiri o certificado ? Sabe quanto deve custar?

    Obrigadoooo!!!

    1. Oi Andre, tb to pesquisando sobre essa vacina ai. No caso, pra voltar ao Brasil numa conexiao em Bogota, Colombia.
      Voce, descobriu quanto custa?

  10. Oi Gaby! Mais uma vez muito obrigada apelo post tão esclarecedor. Agora uma dúvida, você deu a vacina de BCG no seu filho? Não temos nem a opção de dar? Pergunto isso porque ainda temos tuberculose no Brasil e com certeza meu bebe vai para lá passar as férias, como você fez?

      1. Oi Gaby
        Descobriu algo sobre a BCG? Na verdade estou preocupada pois moro em Toronto e vou em dezembro pro Brasil com meu bebê de 3 meses. Ele não vai ter a BCG, nem a hepatite B, e ainda tenho uma outra preocupação que é o surto de Sarampo em São Paulo… se tiver novas informações
        Ah, e parabéns pelo blog… só D’us sabe quantas dúvidas esclareci através dele
        Bjo ?

  11. Olá Gaby, estou me mudando agora para Toronto e meu filho de 11 anos precisa tomar a segunda dose da vacina HPV que será somente em agosto, eu preciso levar alguma solicitação do médico daqui ou só pela conferência da carteira de vacinação eles já aplicam.

  12. Ola Gaby
    Estou me mudando para o Canada ate o final de 2020 com minha filha de 10 anos.
    Tenho procurado informações sobre a necessidade de traduzir a Carteira de Vacinação.
    Você tem alguma dica de onde posso pesquisar?
    A Tradutora que uso no Brasil me disse que não é necessário traduzir, basta levar a carteira de vacinação pois as siglas da vacina são as mesmas.
    Estou confusa!
    Obrigada

  13. Muito bom o post… nós estamos planejando ter bebê, é bom sabermos a diferença.
    Achei só diferente não ter a BCG principalmente, pq qdo mudamos em 2019, no Brasil, um dos principais exames que eles pediram foi de tuberculose, mas eles não vacinam aqui, achei curioso.
    Pra mim os melhores conteúdos agora tem sido os de maternidade. Rsrs Quanto mais dicas melhores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *