Pular para o conteúdo

Sobre beber cervejas em Toronto

DSC_1466

Hoje eu vou falar sobre um assunto que muita gente gosta – cervejas – e trazer fatos importantes sobre beber cerveja em Toronto. Você pode pensar: “a Gabriela só pode estar de brincadeira pois beber cerveja é igual em qualquer lugar”… mas não. Toronto (e o Canadá em geral) possui leis e costumes diferentes do que estamos acostumados no Brasil, então é sempre legal ter este conhecimento antes de vir para cá. Vale destacar que eu não bebo e não gosto de cerveja, mas tenho marido e pai que adoram, então apesar de não ser uma expert eu entendo do assunto.

Não é permitido beber em locais públicos.

Isso mesmo, por aqui não dá para tomar uma cervejinha no parque ou na praia e a multa para quem for pego bebendo fora dos locais designados é de C$125. No começo você vai achar super estranho fazer um picnic e não poder levar sua cerveja ou mesmo curtir a praia e a lakeshore sem um copo na mão, mas depois você acaba acostumando (e até gosta da organização que isso traz). Vale falar que nos restaurantes há patios (i.e. lugares abertos mas cercados) nos quais você pode desfrutar de sua bebida ao ar livre.

DSC_5651

A maioria das cervejas são vendidas ao público em 2 rede de lojas – LCBO e Beer Store.

Aqui em Ontario há um monopólio na venda de cervejas e você consegue comprar geralmente em 2 tipos de lojas: LCBO e Beer Store. A principal diferença entre elas é que na Beer Store só vende-se cerveja e na LCBO vende também vinhos, destilados e outras bebidas. Por causa disso as cervejas aqui são bem mais caras do que na província vizinha de Quebec. À partir de Dezembro de 2015 alguns supermercados foram autorizados a vender bebidas – no total são 60 lojas (25 na GTA) e nos próximos anos este número irá aumentar para 450. Mas vale falar que é tão recente e há tantas lojas da LCBO e Beer Store próximas de casa que ainda não compramos nenhuma vez em um supermercado. Clique aqui e veja a lista completa dos mercados que vendem cerveja em Toronto e proximidades.

Vale falar que nós sempre levamos as visitas para as duas lojas. A Beer Store é super diferente pois tem um “cardápio” para você escolher entre uma variedade enorme de cervejas e dá até para entrar no freezer de algumas das lojas. Já a LCBO possui além das cervejas vinhos de diversas partes do mundo e outras bebidas, que faz amantes das bebidas irem a loucura. Uma dica é visitar a LCBO de Sumerhill, que é linda (clique aqui e veja um post sobre o local). Ah, a foto abaixo é do primo do Ju todo feliz na frente da Beer Store quando veio nos visitar em 2011.

CIMG1776

Devolvendo as latinhas e ganhando $.

As latas e garrafas vazias valem dinheiro e você ganha entre 10-20 centavos por latinha retornando nas lojas da Beer Store. E o retorno é em cash (dinheiro vivo) mesmo. Eles aceitam não somente latas de cerveja, mas as caixas, garrafas de vinhos e outras bebidas e até caixas de suco. Clique aqui e veja dicas de como facilitar o processo de retorno das latinhas (i.e. dividir por cores, colocar em compartimentos específicos, etc).

DSC_9010

Regras para venda e consumo de bebidas

A idade legal para beber cerveja em Ontário é 19 anos. Nas províncias de Alberta, Quebec e Manitoba é 18 anos. Ainda, bebidas não podem ser vendidas para pessoas com menos de 19 anos ou adultos intoxicados. Quando você compra bebidas e está dirigindo é recomendado que as coloque no bagageiro do seu carro preferencialmente, nunca no lado do motorista.

DSC_9255

Tipos de cervejas e como são servidas

Por aqui as cervejas locais e importadas têm preços semelhantes e você encontra em vários restaurantes e pubs não somente cervejas Canadenses mas importadas. Clique aqui e veja as 10 marcas mais vendidas na Beer Store. Mesmo que você não conheça o tipo de cerveja as garçonetes geralmente tem um bom conhecimento e irão te explicar certinho qual a melhor opção para você. As cervejas são servidas quentes – na temperatura ambiente ou um pouquinho mais geladas, mesmo no verão. Segundo os especialistas em cerveja está é a melhor maneira de servir esta bebida, já que quando muito gelada parte do sabor se perde.

DSC_8694

11 comentários em “Sobre beber cervejas em Toronto”

  1. Olá! Muito legal ler suas informaçoes! Encontrei vc fazendo busca no google sobre brasileiros em Guelph. Pretendo ir pra lá como turista p conhecer e ver as possibilidades de ficar morando por um tempo. Sou casada e 2 filhos, talvez irei so eu e o mais velho . Prefiro as cidades menos agitadas. Abços e sucesso

  2. Pingback: 10 cervejas para provar em Toronto - Gaby no Canadá

  3. Turistas no Canadá têm muita dificuldade para o simples prazer de beber uma lata de cerveja: em geral, mercados não vendem cerveja. As cervejas são caras demais. As “liquor store” fecham “cedo demais” para o gosto dos brasileiros (você está passeando com a família, e pelas 21 horas chega ao hotel para descansar – NAO vai conseguir tomar uma latinha de cerveja!). Os restaurantes não deixam você levar cerveja “para viagem” (para o hotel, por exemplo). As cervejas não são geladas o suficiente. Em suma: o governo canadense foi muito eficiente para quase acabar com o consumo de cerveja no Canadá. E o turista volta para casa com aquela “saudade do Brasil”, rsrs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *