Pular para o conteúdo

15 curiosidades sobre Toronto para você amar a cidade antes mesmo de chegar aqui

37f0d816264473.562a8318a05df

1. Toronto tem em média 301 dias de sol mensurável. Dezembro tem a menor média de dias com sol – apenas 19, enquanto julho e agosto têm em média 30 dias.

2. O esporte mais popular da cidade é o hockey e o time principal de Toronto é o Toronto Maple Leafs. Eles não ganham um campeonato (chamado Copa Stanley) desde 1967 (há quase 50 anos). E apesar de ser consistentemente um dos piores times da liga eles têm uma base de fãs leais e os bilhetes para os jogos são sempre muito caros e quase sempre esgotados.

3. PATH é o maior sistema de pedestre subterrâneo na América do Norte (ou como chamamos cidade subterrânea). Ele conecta-se com 1200 lojas e restaurantes, 50 torres de escritórios, 20 estacionamentos, 5 estações de metrô e um terminal ferroviário ao longo de seus 28 km de comprimento. Cada letra em PATH possui uma cor diferente que representa uma direção diferente: P é vermelho e aponta para o sul, A é oeste e aponta para o laranja; T é azul e aponta para o norte, e H é amarelo e aponta para o leste.

4. Toronto possui 3 universidades (University of Toronto, Ryerson e York University), 1 universidade de arte e design (OCAD University) e 4 colleges de artes e tecnologia aplicadas (Centennial College, George Brown College, Humber College e Seneca College). Mais de 130.000 estudantes frequentam as universidades e mais de 61.000 os colleges.

5.No solstício de verão o sol nasce às 5h37 e se põe às 21:03 (dias extremamente longos). Já no solstício de inverno o sol nasce às 7h50 e se põe em média às 16:45.

6. As ilhas de Toronto constituem a maior comunidade urbana livre de carros na América do Norte. Elas também são um destino de lazer muito popular entre turistas e moradores de Toronto e home do aeroporto da cidade: Billy Bishop Toronto. Vale falar que as ilhas eram ligadas à terra; na verdade, eram parte de uma península que foi desligada depois de uma grande tempestade em 1858.

7. Toronto é uma cidade super plana e está a 76.5 metros acima do nível do mar. O ponto mais alto – 209 metros – fica na intersecção das ruas Steeles Avenue West e Keele Street.

8. Certamente uma das ruas mais famosas da cidade é a Yonge Street (pronuncia-se “Young Street”, que liga as margens do Lago Ontário até o Lago Simcoe, sendo considerada uma porta de entrada para os Grandes Lagos Superiores. Até 1999 o Guinness Book of World Records repetiu a crença popular de que a Yonge Street possuía 1896 km sendo, assim, a rua mais longa do mundo. Porém o real tamanho da Yonge Street é 86 km e este erro deu-se pela fusão equivocada da Yonge Street com o resto da Highway 11.

9.Projeta-se que até 2020 Toronto terá o maior número de condomínios high-rise do mundo.

10. Toronto tem a terceira maior percentagem de imigrantes do mundo com 49.9% de sua população. Está atrás apenas de Miami (59.5%) e Dubai (71%).

11. O Toronto International Film Festival (TIFF) é amplamente apontada como o segunda maior e mais prestigiado festival de cinema do mundo, atrás apenas de Cannes. Fundado em 1976 o TIFF já recebeu reconhecimento internacional por apresentar tanto filmes independentes locai quanto grandes blockbusters de Hollywood.

12. Mesmo que o Canadá tenha duas línguas oficiais – Inglês e Francês – o francês é somente a 12o. língua mais falada em Toronto (fala-se mais português que francês na cidade).

13. O sistema de streetcars (bondes) de Toronto é o maior sistema deste tipo no mundo ocidental em termos de pilotos regulares, comprimento de pista e número de carros.

14. De acordo com várias fontes Toronto é a mais seguro área metropolitana da América do Norte. Nos últimos anos foram registrados uma média de 78.4 crimes violentos em comparação com uma alta de 2,122.9 em Detroit. Por sua vez, a EIU classifica Toronto como a quarta cidade mais habitável do mundo em termos de segurança , entre outras categorias, incluindo , transporte público e limpeza.

15. O aeroporto principal de Toronto (Pearson) é o mais movimento do Canadá e o quarto mais movimentado da América do Norte.

**O mapa ilustrativo é um trabalho da artista Ashley Lotecki feito em 2014 e chama-se Curiosities of Toronto (curiosidades de Toronto) e achei que combina muito com o tema deste post, além de ser super legal.

10 comentários em “15 curiosidades sobre Toronto para você amar a cidade antes mesmo de chegar aqui”

  1. Estou chegando em menos de 1 mês e já estou ansiosa!!

    Seu blog é uma JOIA e já sei tudo da cidade só de lê-lo de cabo a rabo – muito mais gostoso e bem escrito que qualquer guia de viagem. Estou louca para conhecer o Distillery district!!!!

    Gaby, será que vc se importa se eu fizer uma pergunta? A minha homestay é em East York, vc sabe como é a segurança do local (brasileira paranoica detected)??

    Obrigada e desculpa incomodá-la

  2. Que legal, Gaby! Adoro esses posts de curiosidades.
    Gostei tanto de Toronto quando visitei ano passado que ano que vem vou aí de novo! Dessa vez vou ficar menos tempo e vou levar minha mãe comigo. Estou lendo de novo seus posts sobre dicas de lugares para se conhecer em Toronto e logo mais já vou fazer um roteiro com base nos seus posts e nos lugares que já conheci ano passado hehe
    Beijos!

  3. Olá gaby ótimo post!!! Fui em 2012 e adorei também ! Acho que você poderia me ajudar … Os 4 colleges citados no texto tem como fazer uma breve análise do melhor? Minha área é engenharia civil, qual o de maior prestígio, ou o melhor conceituado.

    Obrigada é muito sucesso !

  4. Oi, Gaby!
    Amo o teu blog, e adorei o teu post. Só me bateu uma dúvida: desculpa a minha ignorância, mas o que seria um “condomínio high-rise”?

    Daqui alguns meses estou chegando em Toronto para morar. Quem sabe nos cruzamos por aí?

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *