Pular para o conteúdo

A montagem da nossa árvore “natural” de Natal

Resolvi fazer um post bem ilustrativo mostrando a nossa árvore de Natal deste ano. Na verdade, este será o primeiro ano que passamos o Natal em Toronto e esta será nossa primeira árvore por aqui, além de ser o primeiro Natal do Thomas. Tenho certeza que este Natal cheio de primeiras vezes será inesquecível, a começar pela montagem da árvore, que foi um momento muito divertido e especial.

A compra da árvore

IMG_3962

Meu marido que comprou a nossa árvore de Natal, um dia antes do que havíamos combinado (uma grata surpresa pois estava ansiosa para . Este ano não consegui ir por ter o Thomas muito pequeno ainda, mas quero fazer a “escolha da árvore de Natal” uma tradição da nossa família. Meu marido disse que foi na loja (Canadian Tire) e comprou a maior que tinha. A Foto #1 mostra meu marido bem feliz fazendo a surpresa e trazendo a árvore para casa – e Jojoe inspecionando para ter certeza que poderíamos trazer para casa.

Os tipos de árvores: Há muitas variedades de árvores de Natal pra você comprar por aqui, entre elas as seguintes espécies: fir, pine, spruce, cedar e cypress. Cada árvore tem características únicas, não só em termos do seu valor estético mas também a longevidade, estilo dos ramos e propriedades olfativas. A árvore que meu marido comprou foi a spruce, porém há cerca de 40 tipos desta árvore, com características específicas (então não sei dar detalhes da que compramos, só dizer que ela é linda).

Dicas básicas para escolher sua árvore: vale falar que antes de ir na loja e sair comprando a maior e mais bonita árvore você deve medir o local que você quer colocá-la (incluindo a altura até teto), entender um pouco sobre árvores (tipo, tamanho, cheiro) e comparar o tamanho da árvore versus o carro que você tem ou irá alugar (algumas árvores necessitam de uma caminhonete para transportá-las).

Testando o frescor da árvore: basta segurar um ramo de “agulhas” (i.e. um galho) entre o polegar e o indicador e gentilmente puxar para si mesmo. Os raminhos ou agulhas da árvore não devem cair (se seus dedos têm um pouco de agulhas a árvore não é fresca o suficiente). Outra maneira de testar é quicando ou chacoalhando a árvore. Se as agulhas exteriores ou ramos cairem a árvore não é fresca. O cheiro da árvore também desempenha um papel importante na escolha da árvore: esmague os ramos e você deve sentir o perfume para considerar que a árvore é fresca.

O pé da árvore

DSC_9000

Como disse anteriormente, esta foi a primeira vez que fizemos uma árvore aqui no Canadá. Meu marido achou engraçado que o preço da árvore é super em conta (algo entre $20-$30), mas o pé para colocar na árvore custa pelo menos 3x mais (um bom, porque existem uns baratos mas não dá para correr o risco). Meu marido precisou até usar uma furadeira para fixar a árvore no pé. Então, na hora de comprar sua árvore não esqueça de comprar o pé (e reservar uma certa quantidade de $ para tal).

O topo da árvore

DSC_8998

A árvore vem toda envolta em uma rede e o topo da árvore vem super bem embalado e protegido, afinal é ele que vai sustentar a árvore e precisa estar retinho e bem lindo para dar o toque final.

A rede

DSC_9014

Conforme falei anteriormente a árvore vem toda protegida por uma rede e você tem que cortá-la. Assim que você abre a rede você consegue sentir o cheiro característico da árvore (que eu adoro!).

Esperando a árvore abrir

DSC_9026

A árvore parece pequena quando você compra (com a rede) e também nos primeiros minutos após cortar a rede. Mas se você deixar algum tempo ela “descansando” os galhos começam a abrir e ela começa a tomar “forma”. Na foto que selecionei a árvore estava começando a abrir – comparem com a foto da árvore já pronta para vocês verem como ela aumentou (eu fiquei apavorada achando que não ia caber na sala).

Dica: esta fase de espera também pode ser importante para hidratar sua árvore. Quando você chegar em casa (antes mesmo de colocar a árvore no pé) corte um disco de 2 cm de espessura a partir da base. Esta “fatia” fará com que o sistema vascular da árvore se abra e seja mais fácil da planta absorver água (quando cortadas os pinheiros produzem uma camada de seiva que sela o corte e impede a absorção de água). Quando estiver esperando a árvore abrir coloque água e deixe a planta hidratar-se por alguns minutos.

A estrela

IMG_3978

A estrela de Natal, também conhecida como a estrela de Belém, tornou-se num ornamento típico das árvores de Natal. É colocada no topo da árvore lembra-nos a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local onde o menino Jesus nasceu. Nossa estrela – linda e cheia de brilho – foi comprada pela minha mãe na Dollarama e custou $3 (isso mesmo, acreditem). Foi o primeiro enfeite colocado na nossa árvore.

O pisca-pisca

DSC_9033

A segunda coisa que colocamos na árvore foi o pisca-pisca (isso porque minha mãe leu que é mais fácil colocar antes de arrumar com os enfeites – e realmente é). O local que escolhemos para colocar a árvore não tem tomada e eu não sabia coo iríamos fazer porque eu queria muito colocar luzes no pinheiro (árvore de Natal sem luzes não fica completa né gente?). Mas o maridão achou na Canadian Tire luzes sem fio, que tem uma caixinha aonde você coloca pilha (adorei!). Tem até um timer para desligar automaticamente. Vale falar que na Canadian Tire tem uns 3 corredores só de luzes de Natal, então se você for comprar vale a pena pesquisar antes para não gastar muito tempo na loja (você vai ficar maluco com tanta variedade).

Os enfeites

IMG_3982

DSC_8981

Já contei para vocês no post do 6 on 6 de dezembro que comprei os enfeites na Dollarama, Home Sense e Walmart (lojas que eu adoro e que estão cheias de coisas lindas de Natal). Eu não escolhi um “tema” para minha árvore, mas queria algo bem colorido e infantil, cheio de bichos de pelúcia que representassem a chegada do Thomas nas nossas vidas. Thomas (e suas dobrinhas) curtiu muito tudo!

Enfim, a árvore pronta

Segue algumas fotinhos da nossa árvore e alguns detalhes dos enfeites fofos, incluindo minha bola de Natal da UofT que ganhei em uma festa de Natal há 2 anos. Vocês ainda verão muita fotos da árvore em posts futuros, incluindo o do Natal. E se quiserem ver mais fotos e acompanhar o nosso Natal – que está sendo celebrado durante todo o mês – não deixem de me acompanhar no instagram @gabynocanada. Um beijo a todos e até o próximo post.

DSC_9050_1

DSC_9248

DSC_9222

DSC_9226

DSC_9229

DSC_9233

10 comentários em “A montagem da nossa árvore “natural” de Natal”

  1. TOP! Linda demais!! Ta preciso dizer que já estou AGUNIADISSISISISISSIIMA pra segurar o Thomas. Sério ele é MUITO fofo e ele PRECISA urgente conhecer a tia Lena e o tio Léo. Também preciso dizer que adorei a decoração da escada 😉 =*****

  2. Omg!!!! Amei!!
    E fico imaginando os cheiros como falei no post anterior, deve ser muito legal!!!!!!
    Amei o enfeite de coração, já fiquei imaginando uma árvore minha só de corações ahahahah bem a minha cara, ou só de gatinhos!!!

    Tudo muito fofo, e omg! Que trabalho que deu quando montei a da minha mãe colocar os piscas por último, ela também não se lembrou e deu um bolo, mas no fim deu certo! Tem que colocar antes dos enfeites mesmo e medir bem pra ver até onde vai, etc, é bem mais prático!

    Beijoss

  3. Oi Gaby, estou devorando seu blog. Sua narrativa é muito leve e bem escrita. E o conteúdo é incrível. Parece até que te conheço! Parabéns pela dedicação.
    A árvore ficou linda!
    Dúvida – existe um link para um índice cronológico (para facilitar leitura de posts mais antigos)?
    Beijos. Laís

  4. Gaby, que linda ficou!!!!
    E, sim, como ela aumentou de tamanho depois do tempo da espera para abrir. Ficou muito linda e cheia, adorei! Nada como uma árvore de Natal natural, né? É maravilhosa!
    Amei as fotos, ficaram show de bola! O Thomas parece ter curtido muito toda a decoração, e ainda vai curtir bastante o Natal.
    Beijos mil, saudades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *