Lugares secretos em Toronto e arredores

Quem ai gosta de explorar segredos e lugares diferentes da cidade que está visitando? Eu sou uma destas pessoas e detesto visitar lugares e ir somente nos principais pontos turísticos. Explorar a cidade e conhecer lugares incomuns e secretos te dá aquela sensação de pertencer àquele lugar, de ser mais do que um simples turista e de conseguir enxergar a cidade com outros olhos. Foi pensando nisso que eu resolvi fazer uma lista de alguns lugares “secretos” de Toronto e arredores (i.e. que não estão nos guias de viagem e na maioria dos roteiros turísticos). Já escrevi um post sobre lugares incomuns em Toronto (vale a pena ler!) e este novo post seria um complemento ou update do que foi publicado aqui no GNC em 2013. Espero que vocês gostem da minha lista e se tiverem mais algum segredo não deixem de compartilhar nos comentários.

1. Jardins no interior dos prédios da UofT

IMG_8766

Que os prédios e edifícios históricos da Universidade de Toronto são lindos todo mundo já sabe (aliás, não deixe de visitar o Campus St George no centro de Toronto quando estiver visitando a cidade – clique aqui e veja um roteiro). Porém, muitas pessoas só contemplam a fachada dos edifícios e não os exploram internamente. Mesmo não sendo estudante da UofT você pode entrar e explorar alguns dos edifícios, e a maioria deles possui jardins em seu interior que são lindos demais.

2. Chester Hill Lookout

DSC_9939

Este mirante no meio de uma área residencial é um dos segredos mais bem escondidos de Toronto, que fica localizado no final da Chester Hill Road (entre a DVP e a Broadview). O local possui uma vista deslumbrante da Don Valley Road e do Viaduto da Bloor (o mais lindo e uma das estruturas de Toronto preferidas do meu marido) e já apareceu aqui no blog como um dos melhores lugares para ter uma vista panorâmica de Toronto. Ah, o nascer do sol na região é inesquecível.

3. The Annex

IMG_0430

Engana-se quem pensa que não há bairros residenciais no centrão de Toronto. Um dos mais tradicionais é o The Annex, um bairro predominantemente residencial, com ruas arborizadas cheias de casas e mansões vitorianas e eduardianas, a maioria deles construída entre 1880 e início de 1900. Vale a pena incluir no seu roteiro uma caminhada por este bairro diferente e super característico de Toronto.

4. Old Mill – ponte, parque e hotel

OldMill_7

A região de Old Mill é linda e compreende uma ponte de pedra construída em 1916, um parque lindo com ótimas trilhas ao redor do Humber River, e Old Mill Inn, um hotel e spa estilo britânico (que para mim parece mais alemão), lindo demais. O Old Mill Inn serve um chá da tarde inglês que é imperdível (preços entre $24-$30 por pessoa, dependendo do dia). Maiores informações sobre esta região linda você encontra aqui.

5. Don Jail

DSC_5622

Don Jail é uma prisão antiga que fica localizada do lado leste do Don River, na Gerrard Street East, no bairro Riverdale (pertinho do centro de Toronto). A prisão foi construía em 1864 e fechada em 1977. Somente em 2013 foi reformada e hoje serve como prédio administrativo da Bridgepoint Health, um hospital de reabilitação localizado ao lado da antiga cadeia e está aberta para visitação. Escrevi um post aqui contando tudinho sobre este lugar incrível e histórico da cidade de Toronto.

6. Guild Inn Gardens

DSC_8833

O Guild Inn Gardens fica localizado na 191 Guildwood Parkway, em Scarborough, à 15 minutos ao leste do Bluffers Park. O local já serviu como base naval e hospital durante a Segunda Guerra Mundial, já foi uma residência, uma escola de artes, um hotel e hoje é um parque público. Basicamente o parque possui esculturas e fragmentos de prédios históricos de Toronto que estavam sendo derrubados durante o crescimento pós guerra (nos anos 50) e foram coletados por membros da Família Clark. Clique aqui e veja mais sobre este lugar super diferente e secreto.

7. Unionville

DSCN8268

Unioville é um centro histórico (1860) que fica localizado em Markham, cidade que fica a 30km norte de Toronto e que faz parte da região metropolitana de Toronto. O local possui lojas, casas de arte, restaurantes e pubs, tudo com um clima super diferente e histórico. Maiores informações você encontra aqui e aqui.

8. Slovak Cathedral of the Transfiguration

DSCN8252

A Catedral da Transfiguração foi uma catedral bizantina eslovaca e católico romano localizado em Markham, 33km ao norte do centro de Toronto. Hoje o local/bairro aonde fica a igreja é chamado de Cathedraltown – não teria como ser outro nome já que a igreja é enorme e você consegue vê-la da rodovia 404 (foi ai que a conhecemos). O edifício foi concebido e financiado por Stephen Boleslav Roman, um imigrante eslovaco que não somente financiou mas projetou o edifício. A torre central possui 63 metros de altura e é coberta por uma cúpula de ouro. O prédio foi construído para abrigar 1.000 fiéis. O local possui o maior carrilhão do mundo (3 sinos de fabricação francesa que são interligados e pesam 14.500kg). Hoje o local está fechado. Maiores informações clique aqui.

9. Toronto Reference Library

Attachment-1 (69)

Esta biblioteca fica localizada na 789 Yonge Street, uma quadra ao norte da famosa intersecção Bloor West e Yonge Street. Vamos combinar que o lugar parece um shopping: inaugurado em 1977 seu design foi influenciado pelos jardins suspensos da Babilônia e possui 5 andares, escadas rolantes, muita luz artificial e natural. Ali você encontra várias coleções de livros, obras de arte, exibições de arte, salas para praticar piano, espaço para crianças e até uma impressora 3D. Ah, e o lugar oferece acesso à internet wireless gratuito (free wireless internet), uma ótima opção se você está no centro da cidade e precisa acessar a rede. Maiores informações clique aqui.

10. Quadra de Basketball no David Crombie Park

photo

Se você está procurando um lugar inspirador para jogar basketball, tem que visitar a quadra que fica na Esplanade & Berkley Streets (David Crombie Park), pertinho do St Lawrence Market. Segundo meu marido, a tabela é de acrílico e profissional, difícil de ser achada em uma quadra pública. A quadra também é toda marcadinha e o material é daqueles anti-impacto, bem fofinho. E para as mulheres, que não jogam basketball, há vários bancos e até uma mini-arquibancada, além do parque – aonde você pode caminhar enquanto o amado joga basket. E a vista de lá é incrível.



9 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors

[…] e perceber o quão incrível ela é, e como há lugares maravilhosos, incomuns, fotogênicos, secretos e naturais por aqui. Toronto é surpreendente e eu fico maravilhada com os lugares incríveis nela […]

[…] 9. Visite lugares secretos da cidade […]

[…] 31. Explore lugares secretos da cidade coloridos pelas cores do outono […]

Matheus

Fala gabi.

Saberias me responder quando acontecer as partidas na quadra de basquete. To estudando em Toronto e gostaria muito de jogar, mas infelizmente não sei os dias.

Desde ja agradeço

M Alice Campos Rezende

Ola Gabi, Parabens pelo Blog.
Alem de lindo e diversificado , ele é muito Util para quem esta de malas prontas para Toronto e precisa de Dicas.
Sou médica cirurgiã e vou como observer na Faculdade de Medicina (provavelmente UHN ou Princess Margaret Hospital). Aguardo resposta do meu pedido.Ficarei somente 1 mes (Agosto). Vc trabalha em algum destes hospitais ou alguma pessoa amiga que posso contactar?
Estou à procura de alojamento ou Hostels nas proximidades destes. O que me aconselha.? Abraco Fraterno.