Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Maio 2015: Primavera

6on6logoRED

Este ano tivemos um dos invernos mais rigorosos da história e a primavera chegou tímida, com temperaturas ainda negativas e até neve. Somente na última semana de abril que as temperaturas “firmaram” e que pudemos sair de casa sem roupas de inverno (mas ainda com algum casaco um pouco mais grossinho à mão). Confesso para vocês que esta “primavera atrasada” me deixou um pouco preocupada com o 6 on 6 deste mês, já que as árvores só começaram a florecer no ínicio de maio (poucos dias atrás) e a cidade não estava necessariamente fotogênica. Por isso, corri no final de semana passado para bater algumas fotos para este 6 on 6, mas – como vocês vão notar nas descrições das fotos – ainda assim irei trazer algumas fotos de primaveras passadas, para mostrar como Toronto fica incrivelmente linda nesta época do ano.

Foto #1: O “clima” de Primavera começa bem antes dela chegar

Bati esta foto da vitrine de uma papelaria no meio de abril deste ano, em um dia com temperatura de -1C. Eu estava com um blusão de lã e morrendo de frio, e bati a foto com certo sarcasmo (ou seria frustração a palavra certa) pois a primavera não estava sendo nada sweet; pelo contrário, estava sendo fria e seca. Acho que depois de um inverno rigoroso todos estão tão ansiosos para a chegada da primavera mas, como disse para vocês, ela não chega aqui em Toronto antes do final de abril – nos 5 anos que moro aqui nunca vi o clima “esquentar” e ficar “agradável” antes do meio de abril, mas a cidade já começa a entrar no clima de primavera quando o dia 21 de março chega, mesmo quando as temperaturas estão frias.

IMG_0754

Foto #2: Cherry Blossoms do High Park, as árvores mais famosas de Toronto

Em 1959 o Japão presenteou o Canadá com 2000 árvores cerejeiras para agradecer e desde então essas árvores lindas tornaram-se símbolos da cidade. Elas florescem uma vez no ano (geralmente entre abril e maio) e ficam abertas de 4 a 10 dias, dependendo do clima (se chover ou ventar muito as flores podem cair antes). Este ano a abertura das flores está prevista entre 6-8 de maio. Vale a pena visitar o parque nesta época mas prepara-se, o High Park fica LOTADO nos dias que as cherry blossoms estão com flores. A foto abaixo foi batida em 2013, o único ano que vimos as árvores floridas (sempre tiramos maio para viajar, mas este ano estaremos aqui e iremos vê-las e postar tudinho aqui para vocês).

gabynocanadacherryblossomssunday3

Aliás, vale acrescentar aqui que não é só o High Park que possui Cherry Blossoms em Toronto. Você pode encontrar aonde estas árvores estão espalhadas em Toronto clicando aqui. Um dos lugares mais lindos é o jardim ao lado da Robarts Library na UofT, que eu mostrei aqui para vocês.

Foto #3: O canto dos passarinhos

Um dos indicativos que a primeira chegou para ficar são os passarinhos, ou melhor, o canto dos passarinhos. Um belo dia você começa a ouví-los e ai você percebe que a primavera chegou para ficar. Você pode pensar: “como eu vou notar que os passarinhos estão cantando em um dia e no outro não?”. Eu juro para vocês que você nota, e é incrível a diferença que faz (e como eles surgem em todos os lugares). Lindo de ver e de vivenciar!

DSC_2024

Foto #4: Os pátios estão abertos

Já contei aqui para vocês que patio season é a época do ano que os restaurantes daqui colocam mesas nas ruas para que seus clientes possam usufruir do clima gostoso desta época do ano. Patio season é a cara da primavera e é muito bom ver as pessoas sentadas nos pátios tomando uma cerveja, curtindo um happy hour ou jantando. Olha, faz tempo que não batemos fotos nos patios, e esta foto foi batida a uns 2 anos atrás em um pub na Bloor Street West – em abril. Eu adoro esta foto pois o lugar super acolheu Jojoe, e eu adoro patios pet-friendly.

IMG_0598

Foto #5: Flores antes das folhas

Como boa Brasileira eu sempre achei que somente algumas árvores possuíam flores e estas flores nasciam uma vez no ano para acompanhar as folhas, que sempre estão presentes nas árvores. Porém aqui no Canadá (com o inverno rigoroso e as árvores secas) eu aprendi que quase todas as árvores possuem flores e muitas destas flores nascem primeiro, para depois das lugar às folhas. Procurando uma explicação científica (eu sou pesquisadora gente, então sempre acabo procurando artigos científicos) descobri que o comportamento normal das árvores é aquele que somos acostumados no Brasil: folhas primeiro e flores depois. Porém, em algumas árvores as flores surgem primeiro para atrair mais insetos além de facilitar a polinização. Há ainda o fator clima, que pode alterar esta sequência. A foto abaixo foi batida ontem, no norte de Toronto, aonde as árvores florecem mais cedo (do que o sul, ou a região do lago, aonde moramos). Acredito que até o final da semana poderemos ver mais árvores com todas as flores abertas, pois a previsão do tempo é calor, muito calor (oba!).

IMG_2506

Foto #6: Uma Toronto diferente

Não adianta, depois de 6 meses de frio e paisagens sem muita cor a chegada da primavera traz as flores e um novo clima para a cidade: as pessoas ficam mais felizes, animadas, tudo é motivo para sair, para comemorar, para fotografar. Eu gosto do inverno mas realmente é a partir da primavera que a cidade ganha outros ares, e eu adoro! A foto abaixo foi batida neste domingo, 3 de maio, e ilustra perfeitamente o que estou querendo dizer.

IMG_1097

Curiosos para ver a primavera nas outras cidades Canadenses? Então não deixem de conferir as fotos das outras blogueiras Brasileiras que moram em 6 lugares diferentes do Canadá e participam deste projeto:

Canada_6on6_GNC

Colorida Vida (Ana Paula, Vancouver)
Vida na Gringa (Lana, Edmonton)
Tchê Canadá, Uai! (Jaque, Regina)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Na terra da lua virada (Lidia, Montreal)

Beijos a todos e até o próximo 6 on 6, em 6 de junho (e o tempo voa!…)

7 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Maio 2015: Primavera”

  1. Ah, eu morro de vontade de presenciar cerejeiras em flor… Até onde sei, aqui em Montreal não temos. E cara, esse lance dos passarinhos é a mais pura verdade! De um dia pro outro passamos do silêncio invernal para cantoria linda o tempo todo, muito lindo! <3

    Beijos

  2. Sim! Passarinhos!!!! É impressionante como eles começam a cantar na primavera mesmo! E a florada das cerejeiras pode acontecer mais cedo em regiões menos frias do país, como é o nosso caso aqui em Vancouver. 😉 bjs!

  3. Aqui em Dublin também tem cerejeiras e elas são liiiiiiiindas, pena que por causa da ventania aqui logo elas caem das árvores! :/
    Também percebi a presença dos passarinhos – aqui tem um de calda azul liiiindo e um outro pequenininho chamado robin, coisa mais fofa! <3

  4. Por aqui em Hamilton está bem bonito de se ver também. Cada vez que andamos na rua vemos uma flor que não tínhamos visto no dia anterior. Com certeza a primavera já se tornou a nossa segunda estação do ano preferida, ficando atrás apenas do outono.

  5. Pingback: 6 on 6 Canadá: Primavera - Colorida Vida

  6. Pingback: As flores de Londres |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *