Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Março 2015: Leitura

6on6logoRED

Hoje é dia 6, ou seja, dia de 6 on 6 Canada (se você ainda não conhece o projeto clique aqui). Este mês o tema é leitura e eu resolvi trazer fotos das minhas bibliotecas preferidas na Universidade de Toronto, aonde fiz meu PhD. A UofT possui 44 bibliotecas, mais de 12 milhões de livros em 341 línguas e milhões de recursos eletrônicos em vários formatos. Neste post, além de trazer as 6 fotos do projeto, eu conto um pouco da história desses 6 cantinhos que me ajudaram a pensar e conquistar meu título de doutora.

Foto #1: Robarts Library

O nome real da Robarts Library – a maior e mais popular biblioteca da UofT – é na verdade John P. Robarts Research Library, nome dado em homenagem a John Robarts, o 17th Premier de Ontario. A biblioteca foi aberta em 1973 e é considerada um dos exemplos mais significantes da arquitetura brutalista da América do Norte (algumas pessoa criticam a arquitetura, dizendo que não combina com a Universidade). Em dias de muito movimento (semana de provas e finais de termos) passam pela Robarts cerca de 18 mil estudantes por dia.

Meu lugar favorito da Robarts é estudar no 13o andar (acesso somente para estudantes). Em algumas publicações para estudantes, o 13º andar da Robarts foi citado como “assustadoramente tranquilo”, sem barulho e sem movimento. O 13º andar é sim, quieto, silencioso ou assustador (o que vocês quiserem chamar) mas era o meu lugar favorito para estudar e apreciar a CN Tower entre um artigo e outro. Fiquei em dúvida qual foto postar – uma do exterior ou do interior – e optei por colocar esta da parte externa da Robarts; mas, se vocês quiserem espiar a minha vista do 13o andar clique aqui e veja uma foto que postei no facebook do blog em 2014.

DSC_3595

Foto #2: Emmanuel College Library

Emmanuel College é uma faculdade de teologia da Universidade de Victoria, fundada em 1836 e vinculada à Universidade de Toronto. Afiliado com a Igreja Unida, é uma instituição membro da Escola de Teologia de Toronto. O reitor é o Reverendo Prof Mark G. Toulouse. Emmanuel College é um lugar lindo e super restrito, que possui a biblioteca mais linda da Universidade de Toronto. Se você conseguir acesso eu recomendo a visita! Fica localizado na: 75 Queen’s Park Crescent, Toronto (pertinho da saída do metro Museum). O lugar é lindo e lembra muito os filmes do Harry Potter, assim como várias partes da Universidade de Toronto (conforme conto aqui para vocês).

DSC_3514

Foto #3: Thomas Fisher Rare Book Library

A Thomas Fisher Rare Book Library constitui-se no maior repositório de livros e manuscritos raros acessíveis publicamente no Canadá, incluindo uma extensa coleção de primeiras edições de Lewis Carroll (autor de Alice no Pais das Maravilhas), material biográfico, e fotográfico. Há muita coisa diferente, como uma coleção de rótulos vintage de cervejas Canadenses, manuscritos da Era Medieval, entre outros. O manuscrito mais antigo da biblioteca data de 1789 B.C (antes de Cristo). A Thomas Fisher Rare Book Library fica localizada no mesmo edifício da Robarts Library. Na verdade, o prédio que é comumente referido como Robarts Library, possui 3 torres, incluindo a Thomas Fisher Rare Book Library e a Faculdade de Informação.

Infelizmente não consegui entrar no dia que fomos fotografar – já que esta biblioteca só fica aberta nos dias de semana – então a foto é do sign mesmo. Mas resolvi colocar mesmo assim porque o lugar é lindo e vale muito a visita. Se quiser conhecer a Thomas Fisher Rare Book Library por dentro e ver fotos antigas que bati por lá, clique aqui e veja um post no GNC falando sobre este local incrível.

DSC_3596

Foto #4: Gerstein Science Information Centre

Gerstein Science Information Centre, ou simplesmente Gerstein (que eu demorei certamente uns 6 meses para aprender a pronunciar corretamente) é a principal biblioteca da Universidade de Toronto de apoio às ciências e ciências da saúde. Gerstein também é a maior biblioteca acadêmica de ciências de saúde no Canadá, com uma coleção de mais de 945 mil volumes de revistas científicas e livros e acesso a mais de 100.000 revistas e livros online.

Eu passei muitas horas na Gerstein e ela tem um ar muito diferente dos outros lugares da UofT: lá as pessoas estão sempre quietas e muito concentradas. Dificilmente você verá pessoas com páginas do facebook abertas ou fazendo outra coisa a não ser estudar. E isso certamente me serviu de incentivo para aqueles dias que eu sabia que não ia conseguir produzir muito. O meu lugar favorito da Gerstein é o “Reading Room” com teto de vidro de 1892: um lugar quieto, cheio de história (adoro!) e que batia um sol gostoso (parecia que você estava estudando em um parque sozinha).Vocês podem me achar maluca, mas escrevendo deu até saudades…

DSC_3473

Foto #5: Hart House Library

Hart House é um centro de atividades para estudantes da Universidade de Toronto. Fundado em 1919, é um dos primeiros centros de estudantes norte-americanos. Hart House foi financiada e fundada por Vincent Massey, um ex-aluno e benfeitor da universidade, e o local foi nomeado em homenagem a seu avô, Hart Massey. A Hart House é um lugar para atividades culturais, intelectuais e de lazer e contém uma variedade de instalações que incluem um ginásio, uma piscina, local para praticar arco e flecha, um teatro, galeria de arte, salas de leitura, salões e áreas para eventos, escritórios, salas de música, salas de aula, um restaurante, auditórios e uma biblioteca. A biblioteca fica no segundo andar e é impressionante: estantes de madeira super trabalhadas, uma lareira muito antiga e clima do século passado. Lindo e inspirador (não tem como você não querer estudar). E o teto? O teto é lindo demais. Quer conhecer o teto e ver mais fotos da Hart House? Leia este post aqui publicado no blog mês passado.

DSC_3439

Foto #6: E.J. Pratt Library

Edwin John Dove Pratt era o principal poeta canadense de seu tempo e dá nome a uma biblioteca linda e moderna na Victoria University com um acervo de mais de 250.000 itens. Esta biblioteca era minha favorita no outono, pois é toda envidraçada e virada para o Queens Park. Tanto no Main Floor quanto no Ground Floor você encontra vários Student Carrels, fileiras de escrivaninhas com tomada e espaço para livros e seu computador. Perfeito para concentrar-se. Há também uma parte central super clara e moderna.

DSC_3508

Confira as fotos das outras 5 blogueiras brasileiras que moram no Canadá e participam deste projeto:
Vida na Gringa (Lana, Edmonton)
Na terra da lua virada (Lidia, Montreal)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Tchê Canadá, Uai! (Jaque, Regina)
Colorida Vida (Ana Paula, Vancouver)

12 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Março 2015: Leitura”

  1. 44 bibliotecas? Estou boquiaberta aqui – e apaixonada pela UofT! Eu estava achando o máximo as 4 bibliotecas da UofR, mas 40 a mais? E estes locais com super silêncio? Gente, sonho de consumo… quero, quero, quero!!!!
    Amei! Obrigada por compartilhar estes lugares encantadores e cheios de cultura!

    1. Que bom que gostou Jaque. Também adorei suas fotos – principalmente aquelas preto e brancas, ficaram lindas. Eu sou suspeita pois AMO a UofT. Quando vieres para Toronto eu te mostro esses cantinhos favoritos. Beijos

  2. Uau! Que bibliotecas lindas, Gaby!!! O prédio da primeira é realmente meio feioso, não? Muito diferente a arquitetura! Eu acho o máximo esse povo que pensa a arquitetura de bibliotecas, tanto por fora como por dentro.

    Vontade de visitar essas bibliotecas daí! Que coisa linda!

  3. A UofT é incrível mesmo, hein?! Tenho planos de estudar um pouquinho aí quando eu crescer… Hehehe… Eu adorei a arquitetura do prédio feioso quando visitei, você tirou uma ótima foto! Também tive a oportunidade de conhecer a biblioteca de livros raros e quero muito voltar… Ai, esse 6 on 6 tá demais! <3

    Beijos!

  4. Gente, essas fotos? O que são essas fotos e esses lugares? Apaixonada!
    Definitivamente a foto da “Vida na Gringa” resume: o mundo precisa de mais Canadá!
    Parabéns a todas vocês pelo projeto! Também serviu para passar a acompanhar o blog de algumas que ainda não conhecia.

  5. Olá, sou dentista e pretendo fazer um curso de Inglês no Canadá e aproveitar para dar uma pesquisada para uma possível imigração. Qual cidade você aconselha que eu faça esse curso??

  6. Pingback: Toronto Public Library: como funciona o sistema de bibliotecas públicas de Toronto - Gaby no Canadá

  7. Pingback: Floresta de Bamboo em Toronto - Gaby no Canadá

  8. Pingback: As incríveis formas e luzes da Toronto Reference Library, a maior biblioteca pública do Canadá - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *