O Natal no Canadá

DSC_5162

Já moramos no Canadá há quase 5 anos e só passamos 1 Natal por aqui (em 2011). Este ano resolvemos ficar (não ir para o Brasil) pois acabamos de passar semanas especiais com nossos pais (que vieram para minha formatura) e temos muito trabalho pela frente (trabalhamos dia 24 até meio-dia e já voltamos dia 2 de janeiro). Então vamos ficar por aqui, descansar e ter um final de ano branco e gelado. Já entrando no clima de final de ano, resolvi escrever aqui 10 tradições natalinas que observo que os Canadenses possuem (algumas muito parecidas com as nossas no Brasil, outras bem diferentes). Espero que vocês gostem e se tiverem algo para acrescentar vou adorar ler seus comentários (pois, como disse anteriormente, apenas passamos 1 Natal por aqui, então não sei muito sobre todas as tradições do Canadá).

1.Visitar o Papai Noel

Visitar o Papai Noel (Santa Claus) é uma super tradição por aqui. Os shoppings da cidade não ficam exageradamente enfeitados como os do Brasil, e geralmente o que você vê na porção central do shopping é um lugar para as crianças encontrarem o Santa. Esta tradução é tão popular que você tem que marcar hora para visitar o bom velhinho. Se você é mais ambicioso pode levar seus filhos para a cidade de Natal em Hamilton (cidade vizinha perto de Toronto). A Christmas Town fica dentro de um parque chamado Montsberg Conservation Area e fica aberta do dia 15 de Novembro a 24 de Dezembro. Maiores informações clique aqui. E se você é mãe de cachorro como eu, pode levar seu peludo para bater foto com o papai noel no Paws Way. Clique aqui para mais informações.

2.Blusões e Pijamas de Natal

Se você estiver passeando pelos shoppings daqui vai notar vários pijamas e sweaters com temas Natalinos. Eles são super populares por aqui não só no dia do Natal, mas nas festas de Natal das empresas e são chamado carinhosamente de ugly sweaters (blusões feios). Os pijamas são para a manhã de Natal, que é quando os presentes são abertos. Falando nisso, aqui as pessoas comemoram o Natal no dia 25 mesmo. No dia 24 trabalha-se até meio-dia (geralmente) e depois as pessoas vão para casa mas fazem algo menos elaborado (pizza ou até comer fora).

Sweaters_GNC

3.Mercados de Natal

Os mercados de Natal são uma tradição na Europa – especialmente na Alemanha e Áustria – e reúnem feiras para comprar objetos natalinos, coros natalinos, comidas, etc. Todos os anos você pode curtir esta tradição aqui em Toronto no Distillery District, no chamado Toronto Christmans Market. O festical é gratuito, acontece este ano entre os dias 28 de Novembro e 21 de Dezembro e há várias atrações e eventos. Além do mescado do Distillery, este ano um novo mercado de Natal vai acontecer pertinho da Dundas Square: o Local Toronto Pop-Up Market, com produtos locais. Vale a pena conferir. Ah, as cidades vizinhas de Toronto também possuem seus Mercados de Natal, como Kitchner, que possui um mercado tipicamente alemão. Ah, em Vancouver o mercado de Natal também é tipicamente alemão (clique aqui para maiores informações).

DSC_7834

4.Santa Claus Parade

A parada do Papai Noel é um evento super tradicional de várias cidades Canadenses e marca o início das festividades de final de ano. Este ano a parada de Toronto aconteceu dia 16 de Novembro e foi a 110th, reunindo mais de 1500 voluntários. Eu nunca fui a nenhuma parada, mas sou louca para ir. Fica aqui a dica e se você já foi, me diga o que achou nos comentários. Ah, a de Vancouver vai acontecer no dia 7 de dezembro.

5.Festivais de Luzes e Fogos

Todos os anos aqui em Toronto há o Cavalcade of Lights, um show de luzes e fogos na praça da prefeitura. Vale falar algumas coisas: (1) o evento é gratuito, (2) a praça fica LOTADA, e (3) os fogos são lindos e infinitamente melhores do que os que acontecem no ano novo. Em Niagara Falls também acontece um festival chamado Winter Festival of Lights, com fogos de artifício e projeções de laser nas cataratas. Em Ottawa, 300.000 lâmpadas são colocadas no centro para iluminar a cidade.

Collage_CavalcadeLights_GNC

6.Christmas Crackers

Se você está ou esteve no Canadá durante as festas de final de ano vai notar que no supermercado são vendidos caixas com vários pacotes de presente em formato de balas, geralmente brilhosos… são as christmas crackers, uma tradição na Inglaterra e suas colônias (incluindo o Canadá). O cracker consiste em um tubo de papelão envolto por um papel luminoso, que lembra um doce de grandes dimensões (tipo um bombom gigante). Durante o almoço de Natal os Canadenses colocam estes crackers na mesa. O cracker é puxado por duas pessoas e, como aqueles ossos de galinha da sorte, o cracker divide de forma irregular. Dentro de cada cracker há um prêmio (um chaveiro, uma caneta, etc) e quem tirar a parte maior ganha o presente.

Crackers_GNC

7.Comidas

As comidas tradicionais do Natal Canadense são: butter tart (tortinhas de manteiga e açúcar estilo pastel de Belém), tourtière (torta de carne, mais característico na província de Québec), gingerbread house (casas de biscoito de gengibre, que são super tradicionais e vendem no supermercado), nanaino bars (já falei sobre esta sobremesa tipicamente Canadense aqui no blog), e algumas que também são típicas do Thanksgiving, como torta de abóbora, peru e stuffing.

gingerbread house

8.Snowmobiling no Dia de Natal

Procurando na internet sobre as tradições de Natal das outras províncias Canadenses eu descobri que Alberta uma das tradições do dia de Natal (dia 25) é fazer snowmobile. Ano passado fizemos em janeiro e foi demais (contei tudo pra vocês aqui no blog). Nem sempre o Natal é “branco” aqui em Toronto, mas se você estiver em uma montanha ou em alguma parte rural da província tenho certeza que será uma atividade super diferente e divertida. Ah, vale falar que quando passamos o Natal aqui em 2011 fizemos um passeio de charrete com cavalos no meio da floresta, e vi que também é super tradicional daqui.

2014-01-11-14.14.14

9.Boxing Day

Uma das tradições mais legais do Natal da América do Norte é o Boxing Day. Boxing Day é o termo utilizado para descrever o dia seguinte ao dia de Natal (geralmente, 26 de dezembro, exceto quando o dia 26 cai em um fim de semana, sendo o Boxing Day adiado para segunda-feira). Neste dia, o excesso de mercadorias das lojas entra em liquidação, sendo vendida por preços significantemente menores do que os preços originais. É um dos dias mais movimentados, em vendas totais, do comércio de numerosos países, especialmente aqui no Canadá.

10. Christmas Caroling

As “cantigas de Natal” são uma tradição antiga e bastante difundida entre os países cristãos tanto católicos quanto protestantes. As cantigas são ensinadas aos pequenos e cantadas em coros, igrejas e residências na época do Natal para comemorar o nascimento de Cristo e reforçar os valores cristãos. Aqui no Canadá você vai notar que há grupos que cantam musicas Natalinas nos bairros, nos shoppings e em eventos. No meu trabalho um grupo de colegas sempre cantam músicas de Natal nas festas de final de ano. Ainda, é bem comum você ver várias músicas de Natal tocando na rádio no mês de Dezembro, especialmente nos dias 24 e 25.



21 Comment threads
14 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
23 Comment authors
Poliana Lima

Sobre o Christmans Town. A loteria estava aberta a partir de 13 de setembro às 11 horas do dia 27 de setembro às 11 horas e agora está fechada para 2017.
A equipe do Serviço de Visitantes estará trabalhando nos registros da Cidade do Natal a partir de 28 de setembro a 3 de novembro de 2017. As famílias selecionadas receberão uma confirmação por e-mail para confirmar sua visita até 3 de novembro de 2017. Antes de voce fazer uma publicacao pesquisa antes, por que pessoas podem querer ir e chegar la e dar de cara no portao !

claudia

Olá Gabi, acho que nossos sobrenomes tiveram a mesma origem, apesar de escrever Guizi meus antepassados era Ghisi também..rs.
Gostaria da sua ajuda, estaremos somente em conexão de NY para São Paulo dia 25 de dezembro, por 14 horas. Você saberia me dizer se tem algo aberto nesse dia aí em Toronto? Obrigada, Claudia

Eder

Olá Gaby,
vou passar o ano novo sozinho em Toronto, poderia me informar qual o melhor lugar para mim passar a virada?

Obrigado

Giovanna

Oi Gaby,tudo bem? Aí no Canadá o sotaque é mais britânico ou estadunidense?Ouvi falar que eles falam como o pessoal dos Estados Unidos e escrevem mais parecido com o ingles britânico. É assim mesmo?Bjos!

Fernando

Gabriela boa tarde. Recomenda alguma instituição para um burro velho de 45 anos ir fazer um curso de inglês ? Agradeço