Pular para o conteúdo

Minha Convocation: celebrando muito mais do que meu sucesso profissional

DSC_8313

Hoje trago para vocês momentos da minha Convocation ou formatura de Doutorado, que aconteceu no dia 21 de Novembro de 2014 na Universidade de Toronto. Uma das tradições mais legais daqui é que não somente a formatura tradicional (aquela na qual recebemos nosso diploma de graduação) é comemorada: Mestrado e Doutorado também são. E obviamente não poderia deixar de participar deste evento, curtir cada segundo, bater muitas fotos e, é claro, contar tudo aqui para vocês.

As Convocations acontecem duas vezes por ano na UofT: em maio e em novembro. Dependendo da época que você consegue terminar seus estudos você pode receber seu diploma no outono ou na primavera. São 5 cerimônias que acontecem, uma em cada dia da semana, por 5 dias consecutivos. Os turmas que participam destas celebrações são compostas de alunos que se formam em bacharelado, mestrado e doutorado de diferentes cursos e as formaturas acontecem durante uma semana (super celebrada) no campus. Quando você entrega todos os documentos necessários e paga todas as taxas, o Office of Convocation te manda um email com informações do dia que você irá se formar.

O Local

As cerimônias de formaturas acontecem no campus St George da UofT, em um edifício chamado Convocation Hall. O Convocation Hall foi construído em 1906 pela empresa Pearson and Darling e sua inspiração veio do the Great Amphitheatre of the Sorbonne em Paris. Além das formaturas, o local também é usado para palestras e eventos especiais. Vale ressaltar que esta foi a primeira vez que “entrei” no edifício – propositalmente – o que fez o evento ser mais especial.

DSC_8401

DSC_8431

O Mace

O mace (não tenho a mínima idéia se há uma tradução para este termo em português) é um bastão ornamentado que é carregado durante toda a cerimônia e representa autoridades oficiais, sendo um elemento super importante das cerimônias de formatura daqui. No caso da convocation na UofT, o mace daqui é totalmente de prata e pesa 120 gramas, foi feito em Londres (Inglaterra) e possui um arco e uma coroa no seu topo. Abaixo da coroa estão os braços do rei George IV (que concedeu à Universidade sua carta original em 1827). Clique aqui e veja uma foto do mace (não conseguimos bater foto do mace durante a cerimônia).

A Caminhada

A procissão ou “caminhada” é uma das partes simbólicas mais importantes da cerimônia. Nesta fase os alunos caminham pelo King’s College Circle, saindo do University College e indo até o Convocation Hall. Uma caminhada de 200 metros (segundo o Google Maps) que representa a jornada de cada um dos alunos, passando de estudantes à formados (ou alumni). Poucos passos – que foram difíceis de serem feitos com o frio lá fora – mas que representaram para mim muito mais do que meu sucesso profissional: passos que representaram todo meu esforço em chegar em um país sozinha, estudar em uma língua que não era a minha, passar por vários desafios sem medo, aprender muito (como eu nunca aprendi antes), crescer e crescer, aprender a perder e continuar, e chegar ao final com sucesso. Acredito que este sentimento foi compartilhado por todos os formandos presentes.

DSC_8362

DSC_8368

DSC_8381

DSC_8405

A Regalia

Regalia é a veste do formando. Para se formar você precisa alugar a regalia (beca + gorro). Geralmente os professores e reitores usam as regalias de quando se formaram e ficam sentados no palco (e como cada professor tem uma formação diferente o que você vê é uma mistura de cores e estilos, geralmente de gosto muito duvidoso hehehe). Assim como no Brasil, as regalias possuem cores diferentes em função do tipo de certificado que você está recebendo. No meu caso – PhD – a regalia é preta com branco e vermelho. Há um gorro que fica pendurado atrás e é super importante na roupa – representa o conhecimento adquirido – e temos que ficar cuidando do tal gorro (que é super comprido) para que ele esteja na posição correta.

DSC_8281

DSC_8806

O Presidente, o Chancellor e os Professores

Achei super legal que tanto o presidente, quando o Chancellor e os supervisores dos alunos formados estavam presentes na cerimônia. No Brasil dificilmente vejo reitores e chefes de departamento participando destas cerimônias e acredito que a presença de tais autoridades reinforça a importância do momento.

O 16o. presidente da UofT é o Dr Meric Gertler. O 23o. Chancellor da UofT é o Honorável Michael H. Wilson. O Chancellor é o chefe titular da Universidade (como o reitor ai no Brasil) e, juntamente com o Presidente, o Vice-Presidente e o Presidente do Conselho de Administração representa a Universidade para a comunidade externa. De acordo com o University of Toronto Act, o Chancellor serve como o presidente das cerimônias de formatura, e confere todos os graus da Universidade; ou seja, ele está presente em todas as cerimônias e participa ativamente: conversa com os formando, pergunta o que eles vão fazer depois, interage e agradece os anos de dedicação na sua instituição.

DSC_8533

DSC_8559

DSC_8573

Por fim, os supervisores de cada um dos formandos também ficam no palco – como disse, cada um com sua roupa de formando – e comprimentam seus alunos no palco quando eles são chamados. Fiquei muito feliz em ver meu orientador por lá – eu fui a única PhD da minha turma a receber o título neste termo e fiquei feliz que ele foi me prestigiar.

DSC_8574

DSC_8788

A Cerimônia

A cerimônia estava marcada para começar as 2pm e para acabar 4pm. Começou 2pm e acabou um pouco depois das 3pm. Foi rápida, mas muito especial e emocionante. Todos os alunos foram chamados ao palco e saudados pelo Presidente e Chancellor da Universidade, além do seu supervisor. Os nomes foram chamados pela chefe do departamento de linguística – que acertou perfeitamente a pronúncia do meu nome. Depois saíamos e recebíamos nosso diploma. Foram minutos especiais que pude compartilhar com meus pais, minha sogra, meu marido e amigos especiais.

DSC_8416

DSC_8519

DSC_8535

DSC_8544

DSC_8582

DSC_8595

Uma das coisas mais legais é que a cerimônia é passada ao vivo online. Portanto, passei o link para que aqueles que não puderam estar presente conseguissem viver um pouco deste momento comigo. E gente, acabei de assistir o vídeo (que está disponível aqui) e me diverti um monte porque eles me chamaram (minuto 36:03) e eu fiquei no palco um tempão – falei com o presidente, fui falar com meu orientador, dei tchau pra minha família, fui falar com o Chancellor, e depois espiar o Mace de perto hehehehe.

Screen Shot_1

Screen Shot_2

Screen Shot _3

Screen Shot_4

Screen Shot-tachuzinho

Screen Shot_chancellor

Screen Shot_Mace

Screen Shot_final

Um dia frio e especial

Posso dizer que o dia estava lindo – céu azul, sol brilhando – e muito frio (sensação de -15C). Além disso, o campus estava branquinho por causa dos 5cm de neve que caíram 2 dias antes. Posso dizer que até a natureza contribuiu para que minha Convocation fosse especial: não há temperatura mais Canadense do que frio e neve.

DSC_8411

DSC_8680

DSC_8690

DSC_8705

DSC_8709

DSC_8717

DSC_8730

DSC_8747

Dia 21 de Novembro de 2014, um dia extremamente especial… o dia que conquistei algo que jamais pensei que iria conquistar: um diploma de PhD em uma das melhores Universidades do mundo. Foram 4 anos de muito trabalho, muito esforço, mas também muita realização. Sinto que conquistei muito mais do que um diploma: conquistei confiança, conquistei conhecimento, conquistei humanidade, conquistei equilíbrio, conquistei uma percepção diferente do mundo e das pessoas. Isso vale muito mais do que um degree e isso será carregado por toda a minha vida.

DSC_8749

63 comentários em “Minha Convocation: celebrando muito mais do que meu sucesso profissional”

  1. Linda!!!!!
    Eu assistii hihihi .. que bom que tem o arquivo da filmagem online, meu programa travou bem quando tu tava dando o “tchauzinho” e eu tentando tirar print! kkkkk
    Alguém reparou que na primeira foto a luz ta formando um coração na janela? Ficou linda, amei!!
    Sabe que esse ano minha irmã se formou também, (não phd) e eu quase morri na cerimônia, durou umas 4 horas, de muita enrolação e eu falei pra mim mesma que nunca mais vou em formaturas kkkk
    Fiquei surpresa de ver que a tua durou cerca de 1 hora apenas, todas as cerimônias são rápidas assim por aí?
    Que alegria que tua family estava presente! E que dia maravilhoso que fez de céu azul e nuvens de carneirinhos 🙂

    Já te mandei os parabéns via e-mail, mas parabéns novamente, pela aventura inteira,
    Beijoss

  2. Gaby! Parabéns! Parabéns! Parabéns! Nossa que emoção! Me matei de chorar!! Foi incrível! E o simbolismo, a tradição, faz tudo ficar muito melhor e mais emocionante! A neve também ajudou a ficar mais lindo o dia 😉 Parabéns!!!!!!!!!!!!! Um beijão em todos ai!!

  3. Gabi, não nos conhecemos pessoalmente, mas fiquei super emocionada vendo as suas fotos de formatura! Acompanho o seu blog há mais de um ano, quando fiz um curso de inglês em Toronto durante as minhas férias. Sou super fã mesmo! Seus posts são ótimos e ajudam bastante. Meus parabéns e desejo que você tenha ainda mais sucesso na tua vida. Bjos, Verônica

  4. Gaby!!! Meus olhos encheram de lágrimas quando chorasse no vídeo!
    Acho que não tem como termos na noção da emoção que sentisse!!
    Milhões de parabéns por esta super conquista!
    Adorei o post, super detalhado e nos fazendo sentir um pouquinho mais próximos!
    🙂
    Beijão!!!

  5. Pra comprovar o quão especial foi esse dia, o reflexo do sol na primeira foto se parece com um coração! <3 O dia estava lindo, tudo tão incrivelmente canadense. Tudo perfeito!
    Amei a formatura, vi tudinho e me senti como se estivesse lá com você. Deu para compartilhar mais esse pedacinho do seu doutorado contigo, foi muito bacana ter a oportunidade de ver tudo, mesmo de tão longe.
    Adorei quando chamaram seu nome, fiquei tão surpresa com a perfeição da pronúncia, eu tava esperando um "gueibriela", sabe? hahaha A galera da linguística arrasa (não pude perder a chance de enaltecer a minha área de especialidade, né! uhuuul!!! hahaha).
    Morri de rir com o tchauzinho, não tem nada mais Gaby que esse tchauzinho e o sorriso, muito espontâneo. Amei!!!
    Gaby, foi incrível poder compartilhar contigo esses 4 anos de árdua e incansável dedicação. Mesmo de longe a gente sofre, ri, emociona-se contigo e compartilha de todos os teus momentos e sentimentos. Eu estou feliz demais por mais essa sua conquista, torço para que venham mais e mais, pois você merece! Proud goddaughter!!! 🙂
    E o pós-doutorado tem formatura? Não vejo a hora de fazer a hasgtag #gabynocanada novamente!!! hehehe Adorei!
    Parabéns, dinda! Toda felicidade do mundo para vc.
    Beijos mil

    1. Oi Le!
      Obrigada pelo carinho e por sempre estar lá (ou seria aqui) através de um “like”, de uma mensagem ou de um email. Vc é muito especial na minha vida e fico grata de vc sempre estar presente! Te amo! Beijos

  6. Que linda, Gaby!! Meus parabéns!! Eu sempre me emociono com seus posts, mas este bateu o recorde… Quase chorei lendo seu relato e vendo as fotos rsrs
    Fico muito feliz em te ver graduando depois de 4 anos de muito estudo, esforço e dedicação.
    Parabéns e muito sucesso hoje e sempre!! 🙂

  7. Teu sucesso é resultado do teu esforço.
    Parabéns por não desistir, você é exemplo para todos!

    Ficou lindo o post, obrigada por compartilhar um momento tão bonito!

    x

  8. Olá Gabyyyy, tudo bem com você???
    Meus suuuper parabéns!!!
    Sempre acompanho seu blog e como poderia não vir te parabenizar por um ato tão importante da sua vida???
    Fico super orgulhosa de participar como expectadora de uma celebração como essa!!!
    Mais uma vez meu parabéns, e que sua vida seja repleta de realizações, pois nós que acompanhamos seu blog, torcemos muito por você!!!

    Bjuuu
    =)

  9. Vc não me conhece, mas sou sua fã desde quando conheci seu blog e de vez em quando passo por aqui pra matar a saudade do Canadá. Surpresa nenhuma, tudo que conseguiu até agora, porque com tanta determinação, apoio da família, do marido , foco, força e este sorriso lindo, só poderia conseguir mesmo rsrsrs! Vc é nota 1000! Parabéns e tudo que te fizer feliz sempre!

  10. Senti sua emoção nas suas palavras, me coloquei no seu lugar e pude “sentir ” o tamanho da felicidade de uma conquista tão dificil!

    Parabéns Gaby! Que Deus te abençoe

    =)

    Xeruu

  11. Gaby, que dia perfeito! Parabéns pela conquista. Seus posts são sempre inspiradores 🙂 Super abraço, Thaís. Ps: Hoje a Camilla Cabral postou um vídeo e ela cita você e seu blog, fiquei super feliz, afinal são as minhas duas blogueiras preferidas hehehe.

    1. Obrigada mãe! Ter vocês aqui tornou este momento ainda mais especial. Uma grande parte desta conquista é de vcs, que sempre me apoiaram e abdicaram de muita coisa para que eu pudesse estudar sempre! Obrigada por tudo! Amo vcs!

  12. Parabéns pela grande conquista, Gaby! É super emocionante uma formatura dessas, né? Aqui na UBC foi praticamente igual à sua. Também fiquei super encafifada com as diversas becas diferentes! Na minha convocation parecia que eu estava em Hogwarts! Hahahahahah

  13. Parabens!!!
    Linda, nova, inteligente, esforçada e ainda repassa experiencias conosco.
    Seu blog é show.
    Vou para Toronto dia 07-12, estou ansiosa e digamos um pouco nervosa.. rss.
    Alguma dica para me preparar p essa chegada?
    Nunca lidei com neve ou frio abaixo dos 5 graus.
    Mas to feliz e com seu blog eu pude entender melhor Toronto e me apaixonar cada vez mais.
    Um big beijo e sucesso!

    1. Parabéns, Gabriela!!! imagino o quanto foi valiosa a sua conquista!! E por favor desconsideres certos comentários inúteis!!! vc é maior que isso! sucesso!! Peço licença para falar com sua leitora, rsrsrsrs! Isabela, vou no mesmo dia que vc!!!! qual seu contato?

  14. Gaby,
    Não lembro bem a época e o assunto, mais comentei em seu blog de que:
    “Os melhores momentos de nossas vidas serão sempre os que estão por vir”.
    O futuro chegará com novas conquistas, você merece pela dedicação e persistência.

    Bjs. Pai

  15. Gaby,

    fiquei muito emocionada, leio o seu blog e acompanhei a sua luta, a sua vontade e seu sucesso.
    Parabéns, voce merece coisas boas, voce é uma batalhadora.
    Sucesso.

    Abs.
    Pietra Reis

  16. Olá Gabriela,

    O seu site sempre foi útil para mim, porém tenho umas críticas com relação ao seu período de doutorado. Me parece que profissionalmente, você não aproveitou o seu tempo em uma das melhores universidades do mundo. Consultei seu currículo e lista de publicações no Scopus, e realmente é perto do medíocre. Acredito que você desperdiçou muito tempo com outros assuntos, ao invés de focar em ser um dos melhores em um dos melhores grupos de pesquisa do mundo. Não é a toa que existe preconceito contra latinos de serem medíocres (para não dizer outra coisa) quando vão para o exterior em instituições de primeira.
    Quando realizei 2 anos de doutorado em uma universidade top no Canadá, avaliei essa oportunidade como única e, com isso, me dedicava das 07:00 até as 22:00 (realmente, sem viajar, sem perder tempo com blog, passeios) todos os dias com o objetivo (agressivo) de ser o melhor em um grupo de pesquisa que tipicamente recebe os melhores do mundo. O resultado foram prêmios como melhor tese de doutorado, 6 publicações na revista mais conceituada da minha área e o respeito do meu supervisor no exterior, o qual me fez uma proposta de trabalho para continuar em seu grupo.

    Espero que isso seja útil,

    Carlos

    1. Caro leitor,

      Geralmente eu não respondo este tipo de comentário, pois confesso que ninguém tem o direito de julgar a vida de um ser humano e muito menos o que ele deseja fazer com ela. Chego ao fim do meu doutorado com publicações em revistas (no scopus aparecem somente 2, mas se você procurar no pubmed verá as mais de 20 publicações que possuo), prêmios, respeito do meu supervisor e propostas de trabalho da mesma forma que você citou. Contudo, não precisei deixar minhas prioridades pessoais de lado, como a minha família (você pode chamar de passeios) e o blog (que é meu hobby preferido e, como você mesmo constatou, algo “muito útil”). Além disso, passei por muitas dificuldades durante todo esse período (que você deve saber se realmente acompanha o blog), o que me fez sentir mais vitoriosa com a conquistada do meu PhD.

      Em relação a sua teoria do latino ser considerado “medíocre”, eu discordo totalmente. Para a sua informação os “latinos” que convivo no Canada são justamente reconhecidos pelo esforço, alta produtividade e capacidade de gerar resultados. Talvez para você um currículo com 10x publicações seja importante, mas para mim a capacitação e reconhecimento vem em muitas outras formas. Posso estar enganada, mas é pensando desta maneira que o meu trabalho foi reconhecido e hoje está sendo aplicado em diversas partes do mundo.

      Novamente, não ganhamos nada julgando as pessoas, pois é esta individualidade que torna nossa vida alegre e desperta nossa curiosidade, mas pare por um momento e repense o que você escreveu, pois talvez a sua percepção e definição da palavra “medíocre” pode estar completamente errada.

      Mesmo assim, agradeço por você compartilhar a sua experiência.

  17. Parabéns, e repetindo a [sábia] frase do teu pai: como os melhores momentos sempre serão os que estão por vir [adotarei como mantra, rsrsrsrsrsrs], sucesso sempre!! Abraços!

  18. Gabi
    Achei tudo lindo sobre a tua formatura, as fotos maravilhosas.
    Fiquei muito orgulhosa de ti minha querida amiga.
    Parabéns !!!!
    Sejas muito feliz nesta profissão

  19. Pingback: 2014, um ano bom - Gaby no Canadá

  20. Olá Gaby,
    Felicitation, Congratulation e parabéns pela conquista.
    Sou estrangeiro, aluno de intercambio no Brasil. No dia da minha formatura me emocionei também, olhando como foi díficil estudar numa língua diferente da minha e conquistando aos poucos o espaço e a confiança dos amigos e professores.
    Não olhem para as críticas e comentários desnecessários, lembre-se que vc é a grande vencedora.
    Pelo seu blog, muitos estudantes também estrangeiros que vivem no seu país conseguiram permanecer firmes e conquistar o melhor.
    Obrigado por compartilhar esses momentos conosco e sem dúvida,gostaria de ti ler mais e tenho mais perguntas para ti fazer. Vc tem uma área VIP reservada no site ? ssrsr Boa sorte pelo resto!

  21. Gaby meu nome e geovana tenho 12 anos e quero ser juíza fazer intercâmbio e morar em toronto sendo juíza mas quero saber se a legislação canadense pergunte que brasileiros formados no canadá posam ser juízes no canada desde ja agradeço a atenção e a resposta

    1. Olá Geovana. Obrigada pelo recado e pela mensagem. Infelizmente as leis nos países são diferentes, e se você se formar em direito no Brasil terá que fazer novamente a faculdade aqui para estudar e entender as leis do Canadá antes de tentar ser juiza aqui. Beijos

  22. Olá Gaby, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela grande conquista do PhD e te desejar sucesso sempre!
    Adorei as fotos e todo o seu relato sobre este dia tão especial para você, e emocionante também para quem acompanha sua trajetória. Seu blog é um sucesso!
    Sou intercambista aqui no Canadá e suas dicas já me ajudaram bastante quando visitei Toronto. Adorei e quero voltar mais vezes.

  23. Pingback: Sea to sky: nosso final de ano nos Estados Unidos - Gaby no Canadá

  24. Gaby, estive lendo seu trajeto aqui no blog e vi que você passou por muito caisa durante esse período até chegar onde chegou. Você foi muito guerreira e corajosa desde o início, teve contratempos difícil de superar, mas você se manteve focada e atingiu seus objetos, cumpriu os prazos mesmo com os percalços que a vida apresentou. Também foram anos de muitas aventuras ao lado dos seus. Essa vitória, esse título é muito mais que merecido. Parabéns por ser uma mulher de garra, corajosa, determina. Estou certa que você inspira muitas outras mulheres. Foi isso que percebi ao ler seus posts. Um abraço cheio de admiração!

  25. Oi, Gaby. Acho engraçado, porque nem te conheço, mas fico tão inspirada lendo sobre suas conquistas, sobre sua vida no Canadá. Você realizou sonhos que eu tenho, e isso me mostra que é possivel realizar os sonhos. As vezes tenho vontade de desistir, mas quando leio suas publicações me dá mais energia, é inspirador.
    Mesmo não te conhecendo, fico realmente feliz pelo seu sucesso. Parabéns!

  26. Fiz meu doutorado na Holanda e a celebração é bem diferente. Na Holanda, não temos esse tipo de formatura. Recebemos o diploma no dia da defesa, mas a defesa em si é uma celebração bem especial. Não tanto uma avaliação, mas sim um evento bem formal e festivo. Também é gravado, transmitido na internet ao vivo e fica disponível para assistir pela internet “para sempre”. Foi um dia muito feliz para mim também.
    Adorei ler sobre como é a defesa de doutorado no Canadá e ver as fotos. Também parece ser emocionante e inesquecível. O doutorado é realmente uma conquista muito mais especial e complexa do que apenas um diploma.

  27. Oi Gaby!

    Esse post de todos que já li até aqui é o mais emocionante.
    Adoro suas postagens e me inspiro muito, seu blog me deixa motivada.

    Parabéns, és com certeza uma inspiração de coisas boas e boas energias.

    Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *