Pular para o conteúdo

Dicas de amigos: Toronto ou Vancouver?

Oi gente! Tudo bem? Espero que estejam curtindo a movimentação intensa do blog em novembro (16 dias, 11 posts… ufa!). Continuando a série de “dicas de amigos” hoje quem escreve é a Pauline, uma amigona minha que já esteve aqui no blog outras vezes (clique aqui e aqui para ver os posts dela). A Pauline está morando em Vancouver desde maio/2014 e eu sempre tive curiosidade em saber qual a diferença em morar em Toronto ou Vancouver. E hoje a Pauline vai falar sobre isso pra gente (obrigada amiga!). Ah, na foto abaixo eu, Pauline e Harley mês passado quando fui à Vancouver e nos encontramos.

IMG_8445

Atendendo ao pedido da Gabriela, vou contar as primeiras impressões que eu tive de Vancouver quando me mudei para cá.

Antes de começar a comparação, vou fazer um mini resumo da minha vida no Canadá: a primeira vez que vim para cá foi em 2000. Conheci Toronto e Vancouver como turista e depois fui morar em Cranbrook, BC por 5 meses. Em 2001 me mudei para Welland, ON onde morei por 1 1/2 ano.

Voltei para o Canadá em 2006 e fiquei em Toronto, ON por 9 meses e depois me mudei para Burnaby, BC por 5 meses. Então finalmente em 2008 me mudei para Toronto, ON onde fiquei por 6 anos e agora estou em Vancouver, BC há 7 meses.

2014-06-30_20.01.28

Clima e Paisagens

A cidade — Vancouver — é muito bonita: montanhas, mar, muito verde, pores-do-sol lindos. Mas em contrapartida, chove muito. Não é aquela chuva forte que cai e para. É uma chuva fina que parece ser eterna. Quando tem um desses dias chuvosos, a cidade fica muito cinza, completamente diferente dos dias ensolarados.

Ainda não passei um inverno inteiro por aqui, mas até agora prefiro o frio e a neve do que a chuva. Ainda mais com um cachorro que precisa andar muito todos os dias e odeia chuva. Chega uma hora que não tem mais como entreter a Harley dentro do apartamento.

2014-08-05_18.05.35

Cidade Verde

Vancouver tem muito mais ciclovias do que Toronto, mesmo não sendo plana e com mais chuva. A Seawall é um caminho que passa em volta de downtown e pelo Stanley Park e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta/patins.

Existem ciclovias e ciclofaixas em várias ruas. Eu achei bem interessante uma rua do lado de casa onde os carros ficam estacionados entre a rua e a ciclofaixa, meio que protegendo os ciclistas.

Desde 2007, taxis novos precisam ser híbridos ou mais eficientes. Isso faz com que a maioria dos taxis na cidade sejam Toyota Prius.

Também existem muitos carros da Car2Go e ZipCar pela cidade além de alguns pontos para as pessoas “abastecerem” os carros elétricos. No meu prédio mesmo tem algumas garagens para carros elétricos.

Em Toronto eu jogava o lixo no garbage shoot do meu andar, aqui eu preciso ir numa sala na garagem onde tem o compactador de lixo. Além do compactador, tem uns 10 containers para lixo reciclável.

2014-10-02_07.53.19

Transporte Público

A concessionária aqui chama-se Translink. Faz parte do sistema de transporte: ônibus, SkyTrain, SeaBus e WestCoast Express.

A cidade é divida em 3 zonas e se você usa mais que uma zona, a passagem avulsa ou passe mensal é mais caro.

Uma curiosidade é que, pelo menos por enquanto, as catracas ficam sempre abertas. Então cabe a cada pessoa ter a tarifa paga antes de passar por elas. Às vezes tem guardinhas nas saídas das estações ou dentro dos vagões conferindo a passagem e quem não tiver passagem válida recebe uma multa de $173.

2014-07-03_21.32.40

Lazer

Uma das melhores coisas da cidade é ter estações de esqui muito perto (que também tem programação no verão):

A parte ruim é que não tem jogos da NBA e vários cantores/grupos que passam por Toronto não fazem shows aqui.

2014-11-11_16.14.21

Custo de Vida

Eu sempre lia que a cidade é cara, mas não sabia o quanto.

Aluguel de condo é bem parecido com Toronto, mas se quiser comprar imóvel por aqui, boa sorte. Muito mais caro que Toronto.

Até o mercado estou achando mais caro, e isso porque em Toronto eu sempre comprava no Sobeys que era em frente de casa.

Em compensação, o passagem do metrô/ônibus para 1 zona é mais barata: $2.75 contra $3 em Toronto. Mas se você precisar comprar para mais de uma zona, aí já fica mais caro.

2014-11-09_12.54.44

Últimas Considerações

Uma coisa que chamou muito minha atenção foi o número de pessoas pedindo dinheiro na rua. Em Toronto também tinha, mas aqui é muito mais. Falam que é pelo clima não ser tão rigoroso.

A cidade tem um programa de Supervised Injection Site chamado Insite, que é o único local legalizado para uso supervisionado de drogas injetáveis. Eu ainda não sei muito sobre esse programa para ter uma opinião.

Quando eu me mudei para cá, sempre me falavam para tomar cuidado no cruzamento da Main x Hastings. Um dia passei lá por descuido e realmente assustou. Como o Insite fica por lá, tem muita gente andando na rua totalmente drogada que não tem ideia do que estão fazendo.

No geral, eu fico mais apreensiva de andar sozinha de noite aqui do que ficava em Toronto. Quando tenho que andar com a Harley (minha cachorrinha) de noite por aqui, fico sempre perto de casa. Em Toronto, eu ia pro Harbourfront, passando debaixo da Gardiner sem problema algum.

Outra coisa que chamou a atenção é que aqui parece que não tem tantas pessoas de nacionalidades diferentes como Toronto. Ou se tem, ficam cada um no seu canto.

Parece que todo quarteirão tem uma viela entre as ruas principais onde tem a entrada da garagem dos prédios. Essa ruazinha também é onde o caminhão de lixo vem.

2014-06-29_22.02.23

Últimas Comparações

  • Vancouver é muito menor que Toronto
  • Vancouver tem menos trânsito que Toronto
  • Vancouver é muito mais longe do Brasil do que Toronto
  • Vancouver tem inverno mais quente que Toronto
  • Vancouver tem verão mais frio que Toronto
  • Vancouver tem pessoas menos simpáticas que Toronto
  • Vancouver tem mais homeless que Toronto
  • Vancouver é mais verde/ecológica que Toronto

Resumindo, passei muito mais tempo em Toronto do que em Vancouver ou qualquer outra cidade canadense, então a comparação não é totalmente justa. Mas mesmo assim, na minha planilha mental de comparação das cidades, Toronto continua ganhando.

42 comentários em “Dicas de amigos: Toronto ou Vancouver?”

  1. Ótimo post!
    Vancouver é muito bonita, pelo o que vejo, mas Toronto me parece ser melhor de viver em todos os sentidos, mesmo com o inverno rigoroso… Não conheço pessoalmente nenhuma posso está falando asneira rs

  2. Olá Gabriela e Pauline
    Eu acompanho este blog há um tempo (da Gabriela), e por uma incrível coincidência, eu conheci a Pauline através de outros conhecidos brasileiros aqui em Vancouver (Rafaela e Valter) há uns meses atrás. Lembra de mim Pauline?! Na época você estava planejando a viagem da Harley. Pelo jeito deu certo! Fico feliz em saber que ela já está aqui. E triste em saber que você prefere Toronto (rsssss).
    Um grande abraço
    Priscila

    1. Oi, lembro de você sim 🙂 Coincidência mesmo.

      Então, fiquei muito mais tempo em Toronto e até agora Vancouver não está com cara de “minha cidade”, hehe. Fora que a Harley odeia chuva e é um sacrifício sair com ela…

      Abraços.

        1. Oi, Nelha! Tudo bem?
          Estou no mesmo dilema com meu pequeno, porém pesado BF…
          Estou considerando seriamente a mudança do RJ pra Toronto, mas não achei ainda uma forma de levá-lo. Você conseguiu achar alguma coisa?
          Só vi que cachorros ate 10kg podem viajar na cabine, e como meu pesadinho já está nos 14kg, só pode no porão. Morro de medo de deixá-lo ir no porão e acontecer algum problema pela condição do focinho braquicefálico… Se tiver alguma dica, estou precisando!!! rs
          Beijos

          1. Jessica, achei seu post por acaso lembo o blog. Os cães braquicefalicos nao podem viajar no porão dos aviões. Nesse caso tem 2 opções, cabine ou carga viva. A carga viva é bem cara, justamente pela mesma condição respiratória. Liga na Air Canadá e se informa, eles naõ muito gentis. Boa sorte!

  3. Moro em Vancouver há quase 8 anos, nunca morei em Toronto, então não tenho como comparar. A gente escolheu Vancouver pelo clima mais ameno. Até que esse inverno está mais seco do que os anteriores, não? 😉

    Sobre a diversidade cultural, depende de onde você mora. Eu acho gente do mundo inteiro por aqui e convivo com pessoas de várias nacionalidades. Os imigrantes do sudeste asiático são em maioria, é verdade, mas encontro gente do mundo inteiro. Talvez comparado com Toronto seja diferente, proporcionalmente.

    Eu não tenho medo de andar na rua aqui. Eu morava no Rio. 🙂

    Pra mim, o que pega é o clima mesmo. A chuva incomoda, é verdade, mas não sei se aguentaria viver debaixo de neve por tantos meses e temperaturas muito negativas.

  4. Amei o post da Pauline, Gaby. E que linda a Harley é!!! 🙂
    Muito bacana saber assim a comparação, dá outra visão do lugar, achei mega interessante esse post. Vancouver parece ter paisagens incríveis mesmo, as fotos são de encher os olhos. Como moro (e você morava, Gaby) em Floripa, não sei se já me acostumei a tais paisagens naturais lindas e verdes (na ida e na volta do trabalho a gente vê cenas naturais incríveis, Floripa é um cenário ambulante), mas Toronto me conquista mais. Provavelmente é pelo fato de tais paisagens fazerem tanto parte do nosso dia a dia, acaba acostumando e não chama mais tanto a atenção. E eu adoro essas cidades “concrete jungle”, é uma “paisagem” que me encanta também. hahaha
    Beijão

  5. Gaby,
    Desculpa mas preciso descordar de algumas colocações feita pela sua amiga que mora em Vancouver, acabei de sair de Vancouver e hoje estou em Toronto e vou para Montreal antes de voltar para o Brasil. Vancouver tem muita gente na rua pedindo mas se vc não andar pela Main X Hastings não tem problema algum. A cidade e muito segura. O transporte publico no meu caso eram duas zonas e eu pagava CA$ 124,00 e pelas minhas contas usava mais do que os CA$4,00 por viagem. A cidade e linda e a chuva sinceramente não me atrapalhou em nada você precisa ter um bom guarda-chuva e uma bota. Eu andava todos os dias na chuva feliz da vida. O verão em Vancouver para mim foi muito agradável e você pode fazer varias coisas legais parques tem vários, passeios de bike, praias, eu amei e definitivamente quero voltar pra morar. Beijos

  6. Gaby,

    Vou fugir um pouco do assunto… como é a aceitação de pets por quem aluga apartamento aí em Toronto? Estou para mudar em fevereiro e pelo que vejo nos anúncios, temos que pagar uma taxa a mais por cada pet (no caso, temos um Weimaraner e um gato). O pessoal aí aceita na boa? Tem bastante lugar pra passear com eles? Minha esposa se preocupa muito com eles se adaptarem ao frio, já que moramos no Rio (eu não acho que tenha problema).

    Seu site é ótimo.

    1. Olá Ágata. Depende muito do que vc quer visitar e do seu estilo de viagem. Se vc quer conhecer tudo e relaxar na praia, por exemplo, indico pelo menos uns 5 dias. A cidade é pequena mas se vc curte natureza e passear em parques vai demorar, por exemplo, 1 dias no Stanley Park (com picnic), 1 dia na Kitsilano, e por aí vai. Quando fui pela primeira vez ficamos 5 dias e conhecemos bastante. 😉

  7. Demais esse post…
    Até conseguirmos ir vou ter muita bagagem teórica… hehehe

    Mas mesmo sem conhecer, já gosto muito mais de Toronto!! 🙂

    Beijos pra vocês

  8. Nao posso comparar pq nunca morei em toronto, mas o pouco que conheci nao me agradou muito. Achei toronto muito suja, pichada, muuuuuito transito, pessoas nao tao simpaticas como Vancouver. Mas nao posso mesmo servir como referencia pq fiquei so 3 dias. E como fui com bebe, vi que os parquinhos de toronto sao bem maltratados e nao tinha balancinho pro pirralho (so ora crianca). Tudo bem que Vancouver é uma cidade nova e foi totalmente reformada por causa das olimpiadas, mas como aqui nao tem muita depredacao, acho que tudo se mantem novinho. E realmente, a Hastings nao se resume a Vancouver. Nunca me senti tao segura aqui do que em qq outro lugar.. E digo que inclusive na Hastings! Minha midwife era exatamente la, cansei de sair do consultorio ligando pro meu marido e os drogados jamais mexeram comigo. E mesmo na Hastings tem policiamento!! Enfim.. Realmente cada um se adapta a um lugar… Nao tem jeito.. O que estraga aqui é a chuva sim, mas isso nao impede ninguem de sair.. Assim como se tem roupa apropriada pra neve, se tem pra chuva aqui.. Entao…
    Nossa! Falei demais! Ahahahah
    Beijocas!

    1. Oi Flicka, como vai? Vc ainda mora em Vancouver? Gostaria de ter uma impressão mais atualizada. Estou decidindo para que cidade vou Toronto ou Vancouver. Você se importaria de me fornecer mais informações. Beijocas

  9. Oi, Gaby!
    Queria saber qual o melhor meio de transporte p fazer bate/volta de Toronto a Niagara falls, haja vista que não tenho experiência em dirigir na neve e vou no fim de dezembro. E se for transporte público, gostaria de algumas dicas de onde e qual pegar. Vou ficar na Richmond Street próximo ao Hilton.
    Obrigada. To adorando seu blog!
    Bjs

  10. Olá Gabi !
    Gostei muito do que Pauline escreveu ,estou pensando em ir morar no Canadá e as informações foram de muita ajuda .
    Gostaria de saber , c há cidades menores próximas a Toronto e Vancouver que seriamgostosas de morar ? Moro em uma cidade pequena , próxima ao Rio de Janeiro e gosto de cidade pequena .
    Abraço nas duas , Gabi e Pauline !

  11. Vancouver teve uma visão bem rasa nesse post. O maior problema de Toronto é o ALTÍSSIMO nivel de misandria, por isso não indico a cidade aos homens.

    1. Acho que se o objetivo é aprender inglês não há muita diferença. A escolha da cidade vai depender da sua preferência: se você quer morar em Vancouver ou Toronto? O post da uma visão do que você pode encontrar em casa cidade e pode te ajudar a decidir qual cidade escolher!

  12. Olá Gabi,
    Gostaria de saber mais como você foi “parar” ai. Estou pensando em sair do Brasil, e o Canadá me pareceu uma ótima escolha. Queria fazer mestrado e trabalhar.
    Obrigada. Me envie um e-mail se possivel 🙂

  13. Olá Gabi,

    eu e meu marido chegaremos em Vancouver dia 6/6/15.
    Temos dois dias livres em Vancouver. O que me sugere nesse pouco tempo para conhecer? Pesquisei a seguinte ordem: Granville Island, Downtown, Stanley Park e Gastown. Depois ficaremos em Victória e de lá partiremos para Rocky Mountains. Outra dúvida da Rocky é se vale a pena subir de carro ou pegar o Trem…bem, se tiver dicas agradeço de montão. Abraços, Ana

  14. Olá Gaby, eu vou fazer faculdade de Medicina Veterinária aqui no Brasil, você sabe quais são os passos para exercer essa profissão ai no Canadá?

    1. Oi Rodrigo, sou veterinária e pesquisei a pouco tempo sobre isso, tem um blog (não lembro mais nome – mas algo como veterinária no canada) de uma menina que conseguiu validar o diploma, são 5 passos, ter o ielts, a sua faculdade estar em uma lista do governo canadense, refazer varias matérias, fazer provas escritas de toda a matéria , meses depois provas praticas, etc…etc… e custa caro… eu achei que não vale a pena… assim para quem tem diploma de medicina – caso do meu marido… Acho que vale mais a pena fazer a faculdade lá, principalmente já que vc ainda está cursando ela.

    1. Olá Inês, meu nome é Daniele sou de Campinas e também sou da área da enfermagem, tenho propostas de conhecer o Canadá em 2018, vamos conversar mais sobre…

  15. Olá Gaby td bem? Em 2 dias devorei seu blog e adorei.
    Moro em SP e estou pensando na possibilidade de ir em janeiro fazer um intercâmbio em família . Eu meu marido, 3 filhos 16/11 e 6 anos.
    A princípio o projeto era EUA mas a burocracia está nos deixando malucos.
    E íamos para a Flórida, mas com mudanças de planos estamos cogitando o Canadá. Mas eu nunca fui é bem na verdade ouvi falar bem pouco. É tudo o q leio não me convence.
    – amo os EUA, conheço algumas cidades, boston, ny, las Vegas, dá-las, Miami, Orlando e etc … E amei todas moraria em todas essas.
    E minhas opções no Canadá seriam Vancouver(fator negativo mais longe do Brasil) e Toronto ( fator negativo frio e pelo q vejo parece ser meio bagunçado )
    Meu principal fator de decisão são as escolas para as crianças, como funciona? Existe um ranking de escolas? Bairro influência? Existem programas para alunos estrangeiros? Como funciona essa questão? Não consigo achar muitas informações … Bjo grande pra vc …

  16. Olá Gaby, não sei se verá esse comentário porque a data dos outros estão mais antigas, mas enfim. Estou planejando o meu intercâmbio para o Canadá,e infelizmente pelos altos preços, só poderei ficar 2 meses. Meu grande sonho é morar fora do Brasil (E por que não, no Canadá né?) Você tem alguma dica, algo que possa ser feito para eu conseguir ir me mantendo lá mais do que esses dois meses?

  17. Gente ajuda! 🙂

    Vou fazer o intercambio em Agosto.
    Duvidas qual cidade tem o trasporte publico melhor, mais fácil de se localizar, barato?
    Vancouver a classe media mora muito longe do centro, vi que demora 40 minutos para chegar na cidade.
    A questão de locomoção, qual é mais fácil, pra uma pessoa andar sozinha primeira viagem e tal.

  18. Adriano Barbosa Fabricio

    Olá, Gaby!

    Me chamo Adriano e tenho muita vontade de me mudar para Toronto tenho 39 anos e estou terminando a segunda faculdade TI e Engenharia Elétrica sou casa e tenho dois filho um de 4 anos e uma de 16, Você tem alguma sugestão para que o sonho do minha família se concretize.

    Obrigado, e adoro e seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *