Dicas de amigos: Toronto ou Vancouver?

Oi gente! Tudo bem? Espero que estejam curtindo a movimentação intensa do blog em novembro (16 dias, 11 posts… ufa!). Continuando a série de “dicas de amigos” hoje quem escreve é a Pauline, uma amigona minha que já esteve aqui no blog outras vezes (clique aqui e aqui para ver os posts dela). A Pauline está morando em Vancouver desde maio/2014 e eu sempre tive curiosidade em saber qual a diferença em morar em Toronto ou Vancouver. E hoje a Pauline vai falar sobre isso pra gente (obrigada amiga!). Ah, na foto abaixo eu, Pauline e Harley mês passado quando fui à Vancouver e nos encontramos.

IMG_8445

Atendendo ao pedido da Gabriela, vou contar as primeiras impressões que eu tive de Vancouver quando me mudei para cá.

Antes de começar a comparação, vou fazer um mini resumo da minha vida no Canadá: a primeira vez que vim para cá foi em 2000. Conheci Toronto e Vancouver como turista e depois fui morar em Cranbrook, BC por 5 meses. Em 2001 me mudei para Welland, ON onde morei por 1 1/2 ano.

Voltei para o Canadá em 2006 e fiquei em Toronto, ON por 9 meses e depois me mudei para Burnaby, BC por 5 meses. Então finalmente em 2008 me mudei para Toronto, ON onde fiquei por 6 anos e agora estou em Vancouver, BC há 7 meses.

2014-06-30_20.01.28

Clima e Paisagens

A cidade — Vancouver — é muito bonita: montanhas, mar, muito verde, pores-do-sol lindos. Mas em contrapartida, chove muito. Não é aquela chuva forte que cai e para. É uma chuva fina que parece ser eterna. Quando tem um desses dias chuvosos, a cidade fica muito cinza, completamente diferente dos dias ensolarados.

Ainda não passei um inverno inteiro por aqui, mas até agora prefiro o frio e a neve do que a chuva. Ainda mais com um cachorro que precisa andar muito todos os dias e odeia chuva. Chega uma hora que não tem mais como entreter a Harley dentro do apartamento.

2014-08-05_18.05.35

Cidade Verde

Vancouver tem muito mais ciclovias do que Toronto, mesmo não sendo plana e com mais chuva. A Seawall é um caminho que passa em volta de downtown e pelo Stanley Park e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta/patins.

Existem ciclovias e ciclofaixas em várias ruas. Eu achei bem interessante uma rua do lado de casa onde os carros ficam estacionados entre a rua e a ciclofaixa, meio que protegendo os ciclistas.

Desde 2007, taxis novos precisam ser híbridos ou mais eficientes. Isso faz com que a maioria dos taxis na cidade sejam Toyota Prius.

Também existem muitos carros da Car2Go e ZipCar pela cidade além de alguns pontos para as pessoas “abastecerem” os carros elétricos. No meu prédio mesmo tem algumas garagens para carros elétricos.

Em Toronto eu jogava o lixo no garbage shoot do meu andar, aqui eu preciso ir numa sala na garagem onde tem o compactador de lixo. Além do compactador, tem uns 10 containers para lixo reciclável.

2014-10-02_07.53.19

Transporte Público

A concessionária aqui chama-se Translink. Faz parte do sistema de transporte: ônibus, SkyTrain, SeaBus e WestCoast Express.

A cidade é divida em 3 zonas e se você usa mais que uma zona, a passagem avulsa ou passe mensal é mais caro.

Uma curiosidade é que, pelo menos por enquanto, as catracas ficam sempre abertas. Então cabe a cada pessoa ter a tarifa paga antes de passar por elas. Às vezes tem guardinhas nas saídas das estações ou dentro dos vagões conferindo a passagem e quem não tiver passagem válida recebe uma multa de $173.

2014-07-03_21.32.40

Lazer

Uma das melhores coisas da cidade é ter estações de esqui muito perto (que também tem programação no verão):

A parte ruim é que não tem jogos da NBA e vários cantores/grupos que passam por Toronto não fazem shows aqui.

2014-11-11_16.14.21

Custo de Vida

Eu sempre lia que a cidade é cara, mas não sabia o quanto.

Aluguel de condo é bem parecido com Toronto, mas se quiser comprar imóvel por aqui, boa sorte. Muito mais caro que Toronto.

Até o mercado estou achando mais caro, e isso porque em Toronto eu sempre comprava no Sobeys que era em frente de casa.

Em compensação, o passagem do metrô/ônibus para 1 zona é mais barata: $2.75 contra $3 em Toronto. Mas se você precisar comprar para mais de uma zona, aí já fica mais caro.

2014-11-09_12.54.44

Últimas Considerações

Uma coisa que chamou muito minha atenção foi o número de pessoas pedindo dinheiro na rua. Em Toronto também tinha, mas aqui é muito mais. Falam que é pelo clima não ser tão rigoroso.

A cidade tem um programa de Supervised Injection Site chamado Insite, que é o único local legalizado para uso supervisionado de drogas injetáveis. Eu ainda não sei muito sobre esse programa para ter uma opinião.

Quando eu me mudei para cá, sempre me falavam para tomar cuidado no cruzamento da Main x Hastings. Um dia passei lá por descuido e realmente assustou. Como o Insite fica por lá, tem muita gente andando na rua totalmente drogada que não tem ideia do que estão fazendo.

No geral, eu fico mais apreensiva de andar sozinha de noite aqui do que ficava em Toronto. Quando tenho que andar com a Harley (minha cachorrinha) de noite por aqui, fico sempre perto de casa. Em Toronto, eu ia pro Harbourfront, passando debaixo da Gardiner sem problema algum.

Outra coisa que chamou a atenção é que aqui parece que não tem tantas pessoas de nacionalidades diferentes como Toronto. Ou se tem, ficam cada um no seu canto.

Parece que todo quarteirão tem uma viela entre as ruas principais onde tem a entrada da garagem dos prédios. Essa ruazinha também é onde o caminhão de lixo vem.

2014-06-29_22.02.23

Últimas Comparações

  • Vancouver é muito menor que Toronto
  • Vancouver tem menos trânsito que Toronto
  • Vancouver é muito mais longe do Brasil do que Toronto
  • Vancouver tem inverno mais quente que Toronto
  • Vancouver tem verão mais frio que Toronto
  • Vancouver tem pessoas menos simpáticas que Toronto
  • Vancouver tem mais homeless que Toronto
  • Vancouver é mais verde/ecológica que Toronto

Resumindo, passei muito mais tempo em Toronto do que em Vancouver ou qualquer outra cidade canadense, então a comparação não é totalmente justa. Mas mesmo assim, na minha planilha mental de comparação das cidades, Toronto continua ganhando.



22 Comment threads
20 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
32 Comment authors
Adriano Barbosa Fabricio

Olá, Gaby!

Me chamo Adriano e tenho muita vontade de me mudar para Toronto tenho 39 anos e estou terminando a segunda faculdade TI e Engenharia Elétrica sou casa e tenho dois filho um de 4 anos e uma de 16, Você tem alguma sugestão para que o sonho do minha família se concretize.

Obrigado, e adoro e seu site.

Jeane Souza

Gente ajuda! :)

Vou fazer o intercambio em Agosto.
Duvidas qual cidade tem o trasporte publico melhor, mais fácil de se localizar, barato?
Vancouver a classe media mora muito longe do centro, vi que demora 40 minutos para chegar na cidade.
A questão de locomoção, qual é mais fácil, pra uma pessoa andar sozinha primeira viagem e tal.

Isabela

Olá Gaby, não sei se verá esse comentário porque a data dos outros estão mais antigas, mas enfim. Estou planejando o meu intercâmbio para o Canadá,e infelizmente pelos altos preços, só poderei ficar 2 meses. Meu grande sonho é morar fora do Brasil (E por que não, no Canadá né?) Você tem alguma dica, algo que possa ser feito para eu conseguir ir me mantendo lá mais do que esses dois meses?

Daniela

Olá Gaby td bem? Em 2 dias devorei seu blog e adorei. Moro em SP e estou pensando na possibilidade de ir em janeiro fazer um intercâmbio em família . Eu meu marido, 3 filhos 16/11 e 6 anos. A princípio o projeto era EUA mas a burocracia está nos deixando malucos. E íamos para a Flórida, mas com mudanças de planos estamos cogitando o Canadá. Mas eu nunca fui é bem na verdade ouvi falar bem pouco. É tudo o q leio não me convence. – amo os EUA, conheço algumas cidades, boston, ny, las Vegas, dá-las, Miami, Orlando… Read more »

Inês C s

Oi Gaby, estou com grande interesse em sair do Brasil, sou da Área da Enfermagem, o que sugere ai no Canadá.