Pular para o conteúdo

Brazil Film Fest: festival de cinema Brasileiro em Toronto

BrazilFilmFest

O Brazil Film Fest é um festival de cinema brasileiro que irá exibir 11 longas de ficção e documentários durante 4 dias em Toronto. O local escolhido para o evento é o prestigioso TIFF Bell Lightbox, ande o TIFF (Toronto International Film Festival) acontece todos os anos.

O filme que abre o festival este ano é Getúlio, que será exibido no dia 27 de Novembro às 7pm. O filme narra um dos momentos mais importantes da história do Brasil: os últimos dias do governo de Getúlio Vargas, que no filme é vivido pelo ator Tony Ramos (que eu a-d-o-r-o!). Para quem não lembra, Getúlio Vargas foi ditador de 1930 à 1945 e voltou à presidência pelo voto do povo, em 1951. Foi dele a criação do salário mínimo, das férias remuneradas, das leis de proteção ao trabalhador e a criação da Petrobras. Getúlio era amado pelo povo e chamado de “Pai dos Pobres”.

gg

O filme centra-se nos últimos dias do governo de Getúlio no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Naquela época o clima já estava conturbado, especialmente com as acusações de corrupção no governo feitas pelo jornalista e político Carlos Lacerda. O estopim da crise foi o “atentado na rua Tonelero” , uma tentativa de assassinato cometida contra Carlos Lacerda, ocorrida na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência, no número 180 da rua Tonelero, em Copacabana, Rio de Janeiro. Neste atentado morreu o major da Aeronáutica, Rubens Vaz. Após o atentado, todos os adversários se valem do episódio para atacar o presidente e esta crise culminou no suicído de Getúlio, 19 dias depois. Confesso pra vocês que adoro história e estou louca para assistir a este filme. Clique aqui e veja mais sobre o filme Getúlio.

Na sexta-feira (28 de Novembro) os filmes exibidos serão: Time and the Wind e Casa Grande or The Ballad of Poor Jean. O filme Time and the Wind (o tempo e o vento) é baseado na série literária de Érico Veríssimo e conta a história da formação do Rio Grande do Sul através das famílias Terra, Cambará, Caré e Amaral. No elenco Fernanda Montenegro.

No sábado (29 de Novembro), 4 filmes serão exibidos: My mom is a character (2pm), Meeting Sebastião Salgado (4:30pm), SOS Women Overboard (6:30pm) e The Way he looks (9pm). Assisti o clipe de todos e achei bem divertido a comédia SOS Women Overboard – SOS Mulheres ao Mar – uma comédia que conta a história de Adriana (Giovanna Antonelli) que embarca que um cruzeiro determinada a sabotar a lua de mel do seu ex-marido. Junto com Adriana está sua irmã Luiza e Dialinda, sua empregada. Gostei muito pois além de parecer ser um filme “leve” o cruzeiro sai do rio e vai à Veneza, passando por paisagens lindas na Europa. O filme The way he looks parece ser lindo e certamente irei assisti-lo. O filme conta a história de Leonardo, um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

Por fim, no domingo (30 de Novembro) outros 4 filmes serão exibidos: Black and White Democracy (1:30pm), Samba Ladies (3:45pm), Never too old to meow (5:45pm) e The Dognapper (8pm). Se você é amante de cachorros como eu não pode deixar de ver o filme The Dognapper (Mato sem Cachorro em português), é um comédia romântica que parece ser bem divertida. Na história, Deco (vivido por Bruno Gagliasso) é um rapaz irresponsável e preguiçoso que, ao levar seu primo Leléo (Danilo Gentili) ao hospital, quase atropela um adorável cachorrinho vagando pela cidade. O incidente o faz conhecer Zoe (Leandra Leal), uma jovem produtora de rádio que também atua como protetora dos animais. O cachorro, no entanto, sofre de narcolepsia – sempre que fica muito agitado, cai no sono repentinamente. Deco e Zoé decidem tomar conta do bichinho e, no processo, acabam se apaixonando. Dois anos depois Zoe termina com Deco e leva o cachorro para morar com ela. Mas Deco decide sequestrar o bicho com a ajuda de Leléo, dando início a uma série de confusões.

Vale falar que os documentários — Black and White Democracy, Meeting Sebastião Salgado e Samba Ladies – são inéditos no Brasil.

O ingresso para cada filme custa C$14 (adulto), C$12 (seniors 65+ e estudantes) e C$9 (crianças até 13 anos). Este ano há uma novidade: você pode comprar ingressos para 3 filmes e ganhar desconto: C$35, C$30, C$22.50 para cada categoria descrita anteriormente. Para comprar ingressos clique aqui.

Sorteio

DSC_8221

O blog GNC está sorteando 3 pares de ingressos para 3 sortudos irem assistir a qualquer filme exibido no festival (com exceção do filme de abertura – Getúlio) com um acompanhante cada. Para participar do sorteio é muito simples, basta seguir as regrinhas abaixo (e tem que fazer as 3 gente, não vale se fizer só 1 ou 2 somente, ok?):

1. Dê um “like” na página do blog no facebook;
2. Compartilhe o post da promoção no seu Facebook (lembrando que o compartilhamento deve ser público); e
2. Faça um comentário no fim desse post para confirmar sua participação.

O sorteio será realizado no dia 23 de Novembro (domingo) e estarei enviando os ingressos por correio para os ganhadores no dia 24 de Novembro. Portanto, se você estiver participando fique ligado pois entrarei em contato via personal message no facebook para pedir o endereço de vcs. Obrigada pela participação, pelo carinho e boa sorte!

30 comentários em “Brazil Film Fest: festival de cinema Brasileiro em Toronto”

  1. Ebaaaa!! Dessa vez posso participar. Bom, eu já tinha curtido sua página faz tempo (hehehe), agora compartilhei o post e to deixando meu comentário. Espero que eu seja a sortuda!! Bjs

  2. Dizem que o filme Getúlio é muito bom, Gaby. Eu não assisti, mas vi comentários positivos. Agora se O tempo e o vento for igual ao livro eu achei sonífero puro! hahaha Erico Verissimo que me perdoe, mas ô livrinho enjoado kkkkkk Tomara que o filme seja mais animadinho.
    Boa sorte para quem for concorrer aos ingressos!!! Amei esse sorteio 🙂

    1. vi o filme achei muito agua com acucar,o diretor dechou desejar em certas cenas,a reacao dos atores nao imprecionou,mas como brasil ainda nao tem manejo em relacao a efeitos especiais,nd se pode fazer dou minha nota para Getulio nota 7…….

  3. Pingback: Buca Restaurante: Italiano na King Street West - Gaby no Canadá

  4. Pingback: Brazil Film Fest, o festival de filmes brasileiros em Toronto [versão 2016] - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *