Meu último dia como estudante da UofT

IMG_7297

Quem me acompanha no facebook, instagram ou twitter sabe que semana passada – mais precisamente quarta-feira dia 24 de setembro de 2014 – eu fiz minha última defesa de Doutorado, me tornei PhD e fechei meu ciclo como estudante da Universidade de Toronto. Foi um dia muito esperado e planejado por mim: muito estudo, muito treinamento e muita ansiedade, para dar o melhor de mim e fechar com chave de ouro esta etapa tão importante na minha vida profissional.

Como foi um momento bem emocionante eu fiquei pensando como poderia escrever um post aqui no blog contando tudo que aconteceu. Então, resolvi que não iria escrever nada, mas fazer um VLOG e mostrar pra vocês em vídeo como meu dia foi. Gravei todas as cenas com meu celular (então não esperem uma grande qualidade), eu não fiz maquiagem, não me preocupei com o fundo ou com a luz – foi mesmo um bate-papo sobre este momento tão importante da minha vida acadêmica mesmo. Comecei a gravar ainda em casa – de manhã, enquanto me preparava – e na Universidade antes e depois da minha apresentação. Espero que vocês gostem e não esqueçam de deixar um recado contando o que vocês acham (se querem mais vlogs, se acham melhor meus textos, ou a combinação dos dois, etc).

 

A minha segunda defesa – chamada de Senate – foi fechada, ou seja, somente eu, os membros da minha comissão científica e os examinadores externos poderiam assistir e durou quase 3h30 (começou a 1pm e acabou 4:20pm). Eu fiquei exausta, mas valeu passar por esta experiência e receber elogios de um trabalho totalmente desenvolvido por mim (desde sua concepção até a análise de dados).

O local aonde eu apresentei não poderia ser mais perfeito e mais histórico: Macdonald-Mowat House. A casa foi construído em 1872 em estilo imperial francês por Nathaniel Dickey, o fundador da empresa Iron Toronto. Sir John A. Macdonald, primeiro primeiro-ministro do Canadá, comprou a casa em 1876 e viveu lá de 1876 à 1878. Macdonald foi proprietário do imóvel até 1886, sendo que a casa também foi ocupada por seu filho, Hugh John, de 1879 à 1882. Outro primeiro-ministro do Canadá – Exmo. Oliver Mowat – comprou e ocupou a casa até 1910, quando esta foi vendida para a Knox College e mais tarde incorporada à Universidade de Toronto.

IMG_7285

IMG_7287

photo-1

Depois da apresentação fui convidada pelo meu orientador (juntamente com os membros do meu comitê científico) para brindar minha conquista em um lugar da Universidade de Toronto chamada de Faculty Club, um clube dos professores da UofT que tem restaurante, bar e local para festas. O clube não é aberto para o público e somente sócios (i.e. professores da UofT) podem frequentá-lo ou trazer convidados. Foi um momento muito relax e o primeiro momento tranquilo da semana. Ah, vale lembrar que ganhei uma sobremesa linda com os dizeres “Congratulations Gabriel” (Parabéns Gabriela em Português) – a pronúncia que a maioria dos Canadenses falam meu nome fica sem o último “a”, ou quando eles falam corretamente o nome sai com dois Ls (Gabriella). Já estou super acostumada que eu nem me preocupo mais…

photo-2

Como disse anteriomente este é o final de um ciclo, de 4 anos vividos intensamente que me trouxeram muito aprendizado e muitas conquistas. Quando decidi aplicar para fazer meu doutorado na UofT eu não tinha certeza que iria ser aceita… e quando fui aceita na Universidade não tinha certeza do que iria acontecer. Mas a cada dia estudando na UofT e morando em Toronto certezas iam surgindo: a certeza de que estava fazendo algo que iria aumentar demais meu conhecimento científico, a certeza que meus estudos iriam contribuir para a literatura científica e o bem-estar de pacientes cardíacos, a certeza de que melhor treinamento e aprendizado eu não poderia ter, a certeza de que toda esta vivência iria também mudar minha maneira de ver o mundo, a certeza de que estava vivendo dias intensos, os melhores que já havia vivido. Sofri, estudei, errei, acertei, errei novamente e aprendi muito, muito mesmo. Fecho este ciclo feliz e abro um novo repleto de esperança. Obrigada por todo o carinho e aguardem novidades.

Defesa-2-Phd



65
Comentários

36 Comment threads
29 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
33 Comment authors

[…] Quando resolvi escrever este post eu revirei os posts antigos do blog para relembrar os meses de setembro anteriores (como sempre digo, a vantagem de ter um blog e poder recordar momentos da vida). Em 2010 tinha recém chegado em Toronto e dia 13 de setembro foi meu primeiro dia de aula de PhD (e posso confessar que no começo voltava com dor de cabeça para casa depois de pensar em inglês por muitas horas). Também escrevi em 2010 sobre o frio que senti, ainda no início de setembro (portanto, preparam-se se vocês estão vindo para cá nesta época… Read more »

Thalita Fernandes Palhares

Oii Gaby, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo doutorado e pelo blog! Estou com algumas ideias relacionadas ao Canadá e seu blog tem me esclarecido muitas coisas! ME formei em Eng. Ambiental pela UFMG no final de 2014 e estou muito interessada no programa de mestrado de Universidade de Toronto “Master of Science in Sustainability Management (MScSM) Program”, em Mississauga. Gostaria de saber como funcionam as bolsas no país para estudantes internacionais. Até o momento identifiquei apenas o auxílio concedido pelo P.E.O. http://www.peointernational.org/ . Você acha que é possível conseguir emprego/bolsa que auxiliem no pagamento das taxas da universidade? Se você… Read more »

Geovana

Gaby meu nome e geovana tenho 12 anos faço curso de ingles meu sonho e ir para toronto estudar e morar lá eu pesquisei e há paises que mesmo fazendo faculdade lá gostaria de saber se fazendo direito ai posso ser jiza trabalhista ai !

Carine Aguiar

Oi Gabriela, Parabéns! Descobri seu blog depois que cheguei aqui e só hoje vi que você tinha defendido seu doutorado. Fico muuuito feliz por você, mesmo sem te conhecer, sei que a vida de pesquisador não é fácil (pelo menos no Brasil) e espero um dia estar compartilhando com pessoas queridas essa mesma felicidade que você sentiu ao finalizar tudo. Mais uma vez, PARABÉNS!

Regina Cely Orlandini

Parabéns Gabriela! Você merece essa vitória pelo seu esforço e perseverança!