yellowstone-1

O Parque Nacional de Yellowstone é uma das mais belas maravilhas naturais do mundo, inspirando mais de 3.2 milhões de visitantes todos os anos. O parque, que é conhecido por ser o primeiro parque nacional do mundo (1872), possui características únicas: uma fauna nativa e diversa, características térmicas geológicas, e um ecossistema delicado e complexo. Eu nunca estive em um lugar com uma natureza tão diversa: cada uma das entradas do parque ou a cada curva que fazíamos a paisagem mudava drasticamente, e eu ia me apaixonando pelo Yellowstone, que certamente está na minha lista de top 3 lugares mais lindos que já visitei.

Continuando a série de posts da nossa última viagem, hoje vou falar da parte mais famosa e movimentada do parque: o Lower Loop, ou melhor, o quarto inferior oeste do Lower Loop (ufa! hehehe) e a cidade de West Yellowstone (aonde fica a entrada oeste do parque). Tudo que irei descrever neste post fizemos em um dia – e faltou muita coisa para conhecer, devo dizer. O Yellowstone é E-N-O-R-M-E: quase 900.000 hectares ou quase 9.000 km quadrados de área e a parte visitada representa apenas 3% da área do parque.

Vale falar aqui que o parque é dividido em dois loops: o Upper Loop (superior) e o Lower Loop (inferior). Em muitos dos guias e viagem vocês também vão ver a expressão “Grand Loop”, que é o trajeto circular completo, passando por todo o parque (230km de estrada). Clique aqui e veja o mapa de todos estes trajetos e suas atrações. Abaixo, o mapa do trajeto que irei descrever neste post pra vocês.

Entramos no parque pela entrada Sul vindo do Grand Teton National Park (e já adianto que passamos pelas 5 saídas, cada uma com uma paisagem totalmente diferente da outra). A distância da entrada sul até a West Thumb (aonde você irá pegar o Lower Loop) é de 35km e você passará por um canyon enorme (que ainda não é o Grand Canyon do Yellowstone – sim, o Yellowstone tem um Grand Canyon!). Achei a estrada bem “complicada” (não é a toa que fica fechada no inverno. Neste caminho há uma cachoeira chamada Lewis Falls, que fica na beira da estrada e é parada obrigatória.

** Destaque para eu “lindona” usando TODOS os casacos que havia levado para a viagem (4) por causa da temperatura próxima a zero (nenhum dos casacos, obviamente, de inverno). Como esta foi a única foto que batemos “da família” na placa do Yellowstone, tive que publicar (mesmo parecendo uma bolinha!).

O Yellowstone fica localizado em uma região geologicamente instável – e você vai notar bem isso quando estiver passeando pelo Lower Loop. O Yellowstone é considerado um supervulcão (pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos). Sua cratera tem 90 quilômetros de extensão, e sua caldeira é uma das maiores do mundo, medindo 70 X 50km de extensão, sendo que boa parte de seu magma é do tipo eruptivo. Ainda, anualmente acontecem entre 1000 e 3000 terremotos no parque.

yellowstone-20

Ainda em relação à atividade vulcânica o parque possui mais de 1000 fontes de águas termais e mais de 300 gêiseres, incluindo aqueles localizados em áreas das chamadas bacias inferior (Lower Geyser Basin), média (Midway Geiser Basin) e superior (Upper Geyser Basin). Você vai andando e ai vê fumaça saindo da terra por todos os lados… no começo se assusta, mas depois se acostuma e só pensa “gêiser” ou “calma ai Sr. Vulcão”. Posso dizer que é um pouco assustador, mas incrível.

Old Faithful Gêiser, Upper Geyser Basin e Old Faithful Inn

Nosso primeira parada não poderia ser diferente: Old Faithful (o mais famoso dos gêisers e o primeiro a receber nome). Como o próprio nome diz – Fiel Antigo – o Old Faithful é um dos gêisers mais previsíveis, em erupção geralmente de 90 em 90 minutos. Não dá para ir para o Yellowstone e não ver a erupção do Old Faithful, que lança 14.000 a 32.000 litros de água fervente a uma altura de 32 a 56 metros, com duração de 1.5 a 5 minutos. Há uma plataforma para observação e vários bancos, o local é super organizado. Duas dicas para você ver o Old Faithful em ação e não precisar esperar muito tempo para isso: (1) vá ao centro de visitantes e veja as previsões de horários das erupções; e, (2) veja quando o local estiver lotado (geralmente próximo do horário estará lotado, se estiver vazio é porque deve ter acontecido anteriormente e você pode passear pelo local por 1 hora até a próxima erupção).

yellowstone-custom6

yellowstone-9

yellowstone-11

Da plataforma de observação do Old Faithful você pode fazer trilhas para o Upper Geyser Basin e ver outros gêysers lindos, como a Belgium Pool, o Crested Pool, Morning Glory, Castle Geyser e a Blue Star Spring (foto abaixo). Infelizmente no momento que estávamos visitando o local começou a chover pedras de gelo e ficou muito, muito frio – e não conseguimos fazer o passeio completo. Até tentamos voltar outro dia mas não tivemos tempo. Ainda, o ideal é que esteja um tempo bom (céu azul e sol) para você ver as cores dos gêisers (que são resultado da ação de bactérias)… como estava nublado desencanamos e continuamos nosso passeio.

yellowstone-19

yellowstone-2

Ah, antes de sairmos dessa parte do parque (chamada de Old Faithful Historic District) fomos visitar o famoso Old Fainthful Inn, um hotel aberto ao público em 1904 e considerado o maior hotel do estilo “cabana” do mundo. O seu hall possui 4 andares de varandas e é incrível (infelizmente os dois últimos tiveram sua estrutura afetada por um terremoto e não estão abertos ao público). Dentro do hotel há 5 locais para comer: um grill, dois dining rooms, uma cafeteria (que vende sorvetes enormes e maravilhosos), e uma deli.

yellowstone-17

yellowstone-18

Midway Geiser Basin e a famosa Grand Prismatic Spring

Seguindo nosso passeio pelo Lower Loop fomos até a Midway Geiser Basin para conhecer a famosa Grand Prismatic Spring, a maior fonte de água quente nos Estados Unidos e a terceira maior do mundo. O que mais impressiona não é o tamanho, mas a cor da Grand Prismatic – inclusive foi esta característica que a nomeou: suas cores combinam com a dispersão do arco-íris de luz branca por um prisma ótico (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul). Infelizmente estava chovendo muito e muito frio, então não conseguimos ver o colorido vivo da Grand Prismatic (inclusive saia muita fumaça da mesma, ficando difícil de ver a cor azul). Mesmo assim, conseguimos ter uma noção do seu tamanho e de algumas de suas cores. Uma dica para ver a Grand Prismatic Spring do alto é fazer a trilha da Fairy Falls. Não fizemos pois estava chovendo, a trilha possui 10km de extensão e como Jojoe não era permitido nas trilhas não iríamos deixar nosso peludo no carro um dia inteiro (mas fica a dica!).

yellowstone-15

yellowstone-16

yellowstone-14

yellowstone-3

Lower Geiser Basin

E de repente, quando chegamos no Lower Geiser Basin, o sol resolveu aparecer. Nesta trilha você encontrará a Fountain Paint Pot, uma fonte de lava/barro que recebeu este nome pois a lama da região possui diversos tons de vermelho, amarelo e marrom.

yellowstone-13

Pertinho do Lower Geiser Basin há uma estradinha chamada Firehole Lake Drive, que leva ao Great Fountain Geyser e um Castle Geyser que fica na beira da estrada. Para nós que estávamos com Jojoe foi melhor ver estas estruturas pertinho da estrada. Isso porque cachorros são permitidos somente nos estacionamentos e a 30 metros das estradas, menos em trilhas e passarelas. Isso porque os cachorros podem atrair ursos e também passar doenças para os animais selvagens. Vou escrever com mais detalhes como foi a viagem ao Yellowstone com nosso cachorro, mas posso dizer de antemão que não nos privamos de conhecer nada (até porque nosso objetivo não era fazer trilhas enormes).

yellowstone-8

yellowstone-10

West Yellowstone, Montana

Como disse no post anterior desta roadtrip, West Yellowstone possui um aeroporto e, portanto, é uma das cidades mais populares para os visitantes do parque. West Yellowstone, como o próprio nome diz, fica a oeste do parque, perto do “Portão Oeste” e é bem pequena (1200 habitantes segundo o Censo de 2010). A cidade vive basicamente do turismo e lá você encontra restaurantes, muitos hotéis, lojinhas de souvenirs e alguns museus. Nós apenas demos uma voltinha no centro – que é bem pequeno mas bonito – e fomos direto para nosso “hotel”, que ficava a 12km do centro de West Yellowstone.

Ficamos hospedados no Under Canvas, uma espécie de acampamento luxuoso, aonde as barracas possuem camas, lareiras e banheiros. O Under Canvas oferece uma experiência única e luxuosa, chamada de “Glamp” ao invés de “Camp” (acampar). Glamping (como eles chamam) é acampar de uma maneira glamurosa (com cama, banheiro, lareira, armários, cadeiras e deck), mas ainda assim usufruindo da natureza e do ar livre. No Under Canvas tivemos a chance de observar belas vistas das montanhas e curtir a natureza do parque em um campo aberto.

yellowstone-42

Eu nunca acampei e não sou muito fã de acampamentos. Mas posso dizer que AMEI a experiência que tivemos. Quando chegamos no local estava chovendo e muito frio, e eles deram a opção de irmos para outro lugar. Mas nós ficamos e só tivemos, ou melhor, meu marido teve que lidar com a lareira – ter certeza que ela ficaria com fogo a noite toda. Quando você faz o check-in recebe um spray para ursos (e toda a instrução para usá-lo) e a ordem de não levar nenhum tipo de comida para a barraca. O local do acampamento é cercado, mas em uma área de ursos então não se pode arriscar (até porque estávamos com nosso Jojoe, que seria um ótimo tira-gosto para qualquer urso faminto).

yellowstone-custom4

photo-2

yellowstone-40

yellowstone-38

Destaque para Jojoe – nosso cachorro – que pela primeira vez em 5 anos dormiu com a gente na cama (ele sempre dorme no canto dele) e nos acordou várias vezes apavorado com os uivos dos lobos cachorros. Se nós ouvíamos barulhos estranhos a noite imagina o Joelson, que tem uma orelha enorrrme. Coitado!

Pertinho do hotel (mais precisamente 1.5km de distância) há um restaurante MARAVILHOSO chamado Bar-N-Ranch, com uma decoração duvidosa (animais empalhados e armas), comida típica e um café da manhã maravilhoso. Fica aqui a dica, mesmo que você não fique hospedado no Under Canvas.

yellowstone-5

Termino este post com uma foto que mostra bem como a viagem foi curtida por todos, especialmente pelo peludo. Conforme escrevi para vocês, quando chegamos em Old Faintful começou a chuver granizo – muito granizo – por pelo menos 30 minutos. O que restou foi cochilar no carro. Aliás, destaco aqui o clima louco do parque: fez frio, calor, granizo, chuva e muito sol… tudo no mesmo dia (uma loucura). Espero que tenham gostado do post e aguardem os próximos posts desta roadtrip incrível.

yellowstone-custom5

** Um parênteses aqui: vocês devem estar pensando “cadê os animais”? Gente, vimos MUITA vida selvagem e temos fotos lindas, mas irei escrever um post somente sobre a Wildlife desta que é, na minha opinião, a principal atração do parque.

16 comentários em “Roadtrip Yellowstone Parte 2: parte do Lower Loop e a cidade de West Yellowstone”

1. Simplesmente ADOREI o posto! Alias, nao so o post mas todo o seu blog! Lindo, bem feito, bem escrito, com post sobre todos os tipos de assuntos, muito pratico para quem vai morar em Toronto e quer conhecer os alredores e o resto do Canada também…continue assim, sou fã de carteirinha agora! Ah, nao poderia terminar meu comentario sem falar o quanto você e seu marido formam um lindo casal, parabéns!!

2. O lugar é realmente muito especial.

Provavelmente vocês não notaram ( eu demorei ), mas na foto que a Gaby está em uma passarela segurando o guarda-chuva, tem um outro guarda-chuva caído no chão ( na direita ). Alguém deixou cair, mas como é muito quente, não tinha como recuperar. Ele ficou lá derretendo 🙂

3. Uauuuuu!!!!!
    Consegui sair um pouquinho da minha cadeira/escritório e viajar por alguns minutos!!
    Que imagens lindas que vocês fizeram, é incrível pensar no quanto existem lugares e características diferentes no nosso planeta, e, que existem lugares com uma combinação tão diversificada de paisagem, fauna, clima e afins em “tão pouca distancia”.

Adorei a fonte gigante de água quente, parece cenário de filme de ficção científica, com o guarda chuva lá caído derretendo, amei a foto!

Confesso que também não sou fan de acampamentos, mas acho que esse “glamp” dá pra encarar!! ahahah Vocês dormiram só uma noite ali?!

Eu amo fotografia relacionada a natureza, to A-M-A-N-D-O as fotos e se ainda tem muito mais por vir fico ansiosa pra ver 🙂
    O post ficou perfeitamente explicado, como todas as postagens que tu faz, tu escreve muito bem, é muito organizada e a gente consegue entender tudo e sentir que faz parte das tuas experiências.
    Mais uma vez obrigada por compartilharem conosco as viagens, fotos e detalhes.

Beijoss

4. Ahhhh que lindo!!!
    Adorei a foto na placa com os vários casacos. Faz a fina e diz que é tendência por aí, Gaby! hehehe 😉 Na foto logo abaixo o Ju ficou super modelo, arrasou. E amei a foto com o guarda-chuva, bem conceitual e diferente, linda.

Adorei o acampamento de vocês, que lugar lindo, assim dá até gosto de acampar. Quanto à parte do urso eu morri de medo! hahaha Não pode nem fazer um lanchinho ou ter uma guloseima na barraca, aí complicou! hehehe Jojoe só pensado: o que a gente tá fazendo aqui??? Mas ele aproveitou, deu para perceber pela última foto, acabado. Lindeuso! <3

Beijos mil, muita saudade!!!

1. Poisé, foi estranho estar numa barraca e não poder comer nada (não podia nada mesmo, tudo tinha que ficar no carro, mais afastado das barracas). Mas ficamos com medo, Joelson já é um presuntinho por si só, hehehe! Obrigada pelo comentário Lê, e fico feliz que você gostou das fotos! Beijos e saudades

5. Oi Gaby!!!
    Que suuuuper legal seu post!!!!
    amei demais o lugar!!!
    não sou assim tão chegada na vida selvagem… rsrsrsrrs
    Mas me deu a impressão de ter sido super divertido!!!!
    detalhe para o Joe que é o cão mais aventureiro de todo Brasil-Canadá!!!
    rsrsrsrrsrsrs

Bjuuuuuu

6. Pingback: Roadtrip Yellowstone Parte 3: parte do Upper Loop, Gardiner e Grand Canyon - Gaby no Canadá

7. Pingback: Nossa passagem por 4 estados Americanos em 3 dias - Gaby no Canadá

8. Pingback: Yellowstone, memórias da viagem dos sonhos - Gaby no Canadá

9. Oi Gabriela,
    Parabens pelo post,muito legal!
    Favor me tire uma duvida,vou passar por West Yellowstone em junho e terei apenas algumas horas na cidade,existem atraçoes que possa visitar nesse periodo.
    Muito obrigado!

10. Estou simplesmente adorando a leitura e as fotos! Eu tenho um viagem marcada para Julho e por coincidência eu vou passar pelo mesmo roteiro, somente que no sentido inverso (Denver, Rushmore, Yellowstone, Grand Teton). Estou pegando várias dicas suas.
    Obrigada por todas as indicações!