Pular para o conteúdo

Mais um passo rumo ao meu título de “PhD”

Hoje foi minha defesa #1 do Doutorado – sim, aqui no Canadá temos duas defesas mas eu considero a primeira mais desafiadora pois é quando você irá mostrar seu trabalho pela primeira vez para a banca e quando eles irão fazer as maiores críticas. Além disso, eu estava também nervosa pois o processo daqui é muito diferente do Brasileiro e eu não sabia como iria funcionar (porque não havia assistido nenhuma defesa antes da minha). Mas tudo deu certo (muito certo!) e estou muito feliz… afinal, fiz o projeto que havia sonhado, no tempo que havia planejado e aprendi muito, muito mesmo.

Para quem não sabe, PhD – Doctor of Phylosophy – é o título dado a quem conclui um doutorado. Filosofia, neste caso, remete ao significado original da palavra: “amor pelo conhecimento” – não significa necessariamente que o doutor é filósofo, a não ser que tenha feito um doutorado em filosofia. No meu caso, eu sempre amei o conhecimento, antes mesmo de começar a fazer doutorado (e quem me conhece sabe como eu adoro estudar, ler, escrever e fazer cursos). Durante o Doutorado eu sempre fui muito crítica e busquei informações para entender teorias e hipóteses, para melhorar métodos e buscas entender vários aspectos da sociedade e do meu grupo de sujeitos. Nos últimos anos minha visão crítica sobre o mundo amadureceu, assim como eu amadureci.

Hoje eu sai daquela sala (depois de mais de 2 horas de apresentação e perguntas) refletindo bastante sobre meus resultados e sobre meu amadurecimento científico. Na minha opinião, tudo que permite a vida que temos hoje é resultado direto ou indireto da ciência. Portanto, tudo aquilo que estudei nos últimos 4 anos irá refletir na nossa vida (sim, na sua vida também). E esta sensação de dever cumprido, um dever “significativo” cumprido, é bom demais!

IMG_2336

13 comentários em “Mais um passo rumo ao meu título de “PhD””

  1. Parabéns Gaby! Que orgulho!!! Você é merecedora de toda essa realização! Eu ainda sonho em fazer mestrado e doutorado também e sei como é difícil conseguir uma oportunidade, você não só conseguiu uma como também aproveitou bem fazendo um excelente trabalho. Parabéns pela força e dedicação. 🙂

  2. Helena Mendes Constante

    Perfeito Gaby! Parabéns! Acabei deixando um recadinho na divulgação do teu post “10 razões” mas é isso! Ciência! Pensamos, criamos, discutimos, erramos, apagamos tudo, volta tudo, começa novamente, muda isso, versão 1,2,3,4,5,,6 (…) dai tem a versão 1 revisada, versao 1 revisada por X, Y,Z… E é isso! Se a vida não for um grande desafio, que graça tem? Parabéns pelo pioneirismo, pela dedicação ! SUCESSO!

  3. Acompanho o seu blog porque logo vou passar uma temporada curta em Toronto e acho suas dicas muito boas, mas nunca comento nada. Mesmo assim a gente acaba criando um certo carinho por vocês, blogueiras rs
    Por isso queria deixar os meus parabéns por essa conquista e desejar muita sorte na sua caminhada.
    Beijos

  4. Parabéns Gaby! Também sou fã do blog e quem segue essa história acaba se sentindo mais próxima de vc e fica feliz com suas conquistas. Eu tbm faço pós na U of T e a pergunta que fica (inclusive essa é uma pergunta que faço a mim mesma) é qual será o próximo passo? Vc já tem planos pra qdo acabar o doutorado?
    E se vc ainda não conhece, visite qualquer dia o prédio do CCBR (Donnelly Centre, onde eu trabalho), ele não é estilo Hogwarts como os prédios da U of T, mas tem um jardim indoor que eu acho lindo e adoro qdo chega o inverno e parece que lá dentro tem sempre um clima tropical.
    Um abraço

    1. Obrigada pelo recado Maria Augusta. Acho que para quem pesquisa e, como escrevi no post ama ciência, o próximo passo é continuar a pesquisar, estudar, descobrir… EU conheço sim o seu prédio e amo o jardim. Uma vez postei no facebook do blog que este prédio me faz bem no inverno – é tão bom ver verde quando esta tudo cinza lá fora né? beijos e obrigada pelo recado

  5. Gabyyyyyy, arrasou mais uma vez!!! Eba, parabéns! Torci – e sempre torço – muito por ti nesse dia, pois sabia o quão importante seria.

    Essa não seria como a qualificação que a gente tem aqui no Brasil? A qualificação geralmente acontece antes da defesa (tipo uns 6 meses antes) e tem justamente o intuito de apresentar o trabalho à banca, ouvir as críticas e sugestões, a opinião em geral, debater o tema e as propostas e dar o encaminhamento final à dissertação ou tese. Pelo que li parece que é mais ou menos isso, né?
    De fato, é bem mais “tenso”. Vc não faz ideia do que vão dizer sobre seu trabalho, não sabe absolutamente nada da opinião da banca, o frio na barriga é enorme!

    Mais um etapa vencida com muito sucesso, e que venham as outras. Porque, afinal, a vida é mesmo cheia de etapas desafiadoras, e a cabe a gente vencê-las sempre da melhor maneira possível 🙂
    Beijos mil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *