#WeTheNorth

Raptors3

Dando uma pausa para os posts da nossa roadtrip até Orlando (clique aqui e aqui para ver os posts já publicados), hoje escreverei no blog sobre uma das nossas paixões de Toronto: o Toronto Raptors. O Raptors é o único time de basquete profissional da NBA no Canadá, com sede aqui em Toronto. Eles fazem parte da Divisão Atlântica e da Conferência Leste da NBA. A equipe foi fundada em 1995, junto com o Vancouver Grizzlies, como parte da expansão da NBA para o Canadá. Quando o Grizzlies se mudou para Memphis (para se tornar o Memphis Grizzlies, em 2001), o Raptors se tornou a única equipe canadense da NBA. Eles originalmente jogavam no Rogers, antes de passar para a Air Canada Centre em 1999.

Em 1993 a NBA decidiu expandir-se para o Canadá, onde o único time havia sido o Toronto Huskies em 1946-47. O empresário de Toronto John Bitove comprou a vaga para a cidade por US$125 milhões. Apesar deles até cogitarem em reviver o nome dos Huskies houve uma desistência pelo fato de que o logo seria parecido com o lobo do Minnesota Timberwolves. Após uma votação em todo o país foi eleito o nome “Toronto Raptors”, evocando o sucesso da época de Jurassic Park, onde um dos dinossauros proeminentes era o velociraptor, que é conhecido por ser veloz e muito esperto. As cores escolhidas eram vermelho, roxo, preto e prata – a última no tom “Naismith“, homeangeando o canadense que inventou o basketball (sim, o basket nasceu em terras Canadenses!).

toronto-raptors-original-logo

A primeira temporada do Raptors teve um rendimento super baixo (21 vitórias e 61 derrotas), mas o time foi um dos poucos a derrotar o Chicago Bulls naquele ano. O Raptors continuou mal até conseguir Vince Carter no draft de 1998, mesmo ano em que o time foi comprado pelo Maple Leaf Gardens, donos do time da NHL Toronto Maple Leafs. Carter foi eleito novato do ano na temporada 1998-99, e na temporada 1999-00, liderou o time para seus primeiros playoffs, nos quais perderam para os New York Knicks. A temporada também foi a primeira jogada no Air Canada Centre.

Antes de continuar com a história os Raptors gostaria apenas de definir Playoffs, que nada mais são do que as Oitavas de Final que conhecemos. Basicamente 8 times da Conferência Leste e 8 da Oeste irão se enfrentar (em suas determinadas conferências) numa série de melhor de 7 jogos. Depois, os campeões de cada Conferência disputam o título de melhor time da NBA. O Raptors já esteve em alguns Playoffs, e o mais longe que chegou foi às Semifinais em 2000-01. Inclusive uma das grandes estrelas do Raptors foi o Chris Bosh, que hoje joga no time campeão do Miami. Enfim, Toronto andava mal e desde que vim morar aqui – em 2010 – o time não tinha conseguido chegar aos Playoffs. Mas eis que este ano eles resolveram “acordar” e não só estão nos Playoffs mas foram campeões da Divisão Atlântica.

Eu confesso que minha paixão por basketball foi totalmente influenciada pelo meu marido, que já jogou profissionalmente e hoje joga 2 vezes por semana, além de assistir a todos os jogos. Quem já foi em um jogo de basket sabe que não é difícil amar o esporte, além do evento ser muito mais do que um jogo e sim um espetáculo. Porém, jogo de Playoff é totalmente diferente: cada jogada conta, a torcida grita a cada segundo e o clima do lugar é outro, surreal (sabemos isso pois já fomos em um outro jogo de Playoffs no Madison Square Garden em 2011, e já falei sobre o jogo aqui no blog). Portanto não teríamos como não ir a um jogo de Playoffs aqui na nossa amada Toronto…

Raptors2

Raptors1

Raptors4

Raptors5

Raptors6

Us

ACCPacked

Toronto está jogando contra o Brooklyn Nets (de Kevin Garnett, Paul Pierce e Derrick Williams). Os dois primeiros jogos foram em Toronto e fomos no segundo jogo, no qual Toronto ganhou (eles perderam o primeiro). Fiquem ligados no meu instagram e twitter pois eu sempre posto comentários quando os jogos estão rolando. Ah, para quem estiver em Toronto e quiser assistir e curtir os jogos com fãs mas não conseguiu ingressos, o telão do ACC na Maple Leaf Square passará todos os jogos ao vivo. Clique aqui para saber mais.

Para finalizar este post seguem alguns vídeos do jogo que fomos na terça… acredito que vocês conseguirão notar toda a excitação e energia do momento. O primeiro vídeo mostra o hino nacional Canadense (porque não é só no Brasil que o estádio fica de pé e canta o hino). O vídeo 2 é mais longo e mostra a apresentação dos times e o espetáculo que é assistir a um jogo de basketball da NBA. O vídeo 3 mostra um dos meus jogadores preferidos – Kevin Garnett do Nets – errando o arremesso e o ACC todo gritado “KG sucks” (da tradução KG é muito ruim, ou uma droga). O vídeo 4 dá para mostrar como o jogo foi intenso. E, o vídeo 5 mostra a figura famosa que encontrei no jogo – vi um amontoado de gente e fui lá ver quem era).. e assistam para ver quem era a celebridade (ou cliquem aqui pois já falei sobre esta figura aqui no blog). E… Go Raptors Go!



17
Comentários

9 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors

[…] Os playoffs da NBA começam no meio de abril (e terminam no final de maio). E pelo quarto ano consecutivo o Toronto Raptors conseguiu um lugar nas finais da liga de basquete americana. Os jogos dos Playoffs são incríveis e muito diferentes dos jogos da season normal. Vale a pena ter a experiência se você está em Toronto nesta época (e tem uma grana extra, porque os jogos podem ser extremamente caros). Se quiserem ler um pouco sobre uma das vezes que fomos a um jogo dos playoffs clique aqui. […]

Arthur gaston faria dos santos

Oii, gostaria de saber os nomes das lojas ai no Canadá que vendem camisas de times da NBA. Obrigado e o blog é ótimo!!

Renan

Olá, Gaby! Muito obrigado pelas dicas! Só uma pergunta: sabes se tem que comprar os ingressos para o jogo com muita antecedencia?

Thays

Oi Gabi.
Sempre vejo seu blog mas nunca comentei. Estamos em London, aqui no Canadá e veremos o jogo do Raptorsx Lakers no início de dezembro.
Meu marido eh viciadooo e adora NBA.
Ele quer de todo jeito ver os jogadores de perto…conseguir uma foto com algum deles…pode ser do raptors ou do lakers…rs
Por acaso vc sabe alguma forma de conseguirmos algum contato com eles no fim do jogo??
Nos falaram de tentar descobrir o hotel q eles devem ficar hospedados, mas isso tb não eh algo tão fácil ne….kkkk

Obrigada. Bjs

[…] NBA/Toronto Raptors – Sou apaixonado pela NBA desde os tempos de criança, assistindo Jordan & Pippen pelo […]