Pular para o conteúdo

O que fazer na primavera de Toronto

primavera

Hoje começa a primavera e marca o final do frio e do sofrimento que durou mais de 6 meses. A partir de hoje não precisamos usar mais 2 calças, luvas e cachecóis, preto está abolido do guarda-roupa, os encontros com os amigos serão em parques, restaurante só de tiver pátio, final de tarde é sinônimo de lakeshore, vinho só se for branco, muito picolé, a bicicleta volta a ser útil e as ruas começam a ficar verdes novamente…

Depois do sucesso que o post de coisas para fazer no inverno eu não resisti e elaborei este post com o que fazer na primavera de Toronto. É claro que na primavera você tem mais opções de atividades outdoor (pois as temperaturas finalmente começam a aumentar), portanto esta lista não é tão necessária quanto a de inverno. Mesmo assim, resolvi incluir algumas eventos imperdíveis desta época do ano… lembrando que a lista poderia ser muito maior e incluir caminhadas, picnics e muito sol no rosto (atividades simples que não fazemos a uns 6 meses), que não estou relatando aqui para o post ser mais curto!

Primavera1
As famosas cerejeiras do High Park florecem geralmente entre final de abril e início de maio (talvez este ano devido ao frio rigoroso elas floreçam mais tarde). Dá para acompanhar quando elas estão florecendo pelo site do High Park. Elas ficam abertas por no máximo 7 dias então quando você não tem muito tempo. Realmente é uma atração a parte e você vai certamente ficar encantado com a beleza das árvores japonesas. O High Park fica lotado de visitantes nesta época do ano e é, de certa forma, insuportável caminhar pelo local nos finais de semana. Portanto a dica é que você visite o High Park dia de semana, de preferência início do dia (final do dia é mais cheio). Outra dica é que a UofT tem suas cherry blossoms, que ficam do lado da Robarts Library. Ano passado estava andando pela UofT e dei de cara com um caminho lindo de cerejeiras – clique aqui para ver a foto.

PRIMAVERA2
Já falei aqui no blog que o calor vem com calçadas menores porque os restaurantes tem o costume de colocar grades e mesas nas ruas – a chamada patio season. Este ano não tenho notado nenhuma movimentação até agora e ao que tudo indica a patio season vai começar só em abril. Mesmo assim é uma época maravilhosa do ano, aonde você sai do serviço e ainda é dia, e ai você vai andando pelas ruas e as pessoas estão sentadas nas mesinhas tomando uma cerveja e curtindo o final de tarde. É o extremo do inverno rigoroso que temos todos os anos e eu adoro! A dica é pesquisar os melhores patios no aplicativo do blogto: Toronto Patio Guide.

primavera3
Todo ano um dos eventos mais legais e esperados aqui em Toronto é o Doors Open (portas abertas), aonde igrejas, prédios governamentais, casas históricas, bancos, hotéis, escolas, empresas e museus ficam abertos para que os morados os visitem. Este ano o evento acontece nos dias 24 e 25 de maio. Clique aqui e veja o post que fiz quando fomos no evento em 2013.

primavera5
O Royal Botanical Gardens fica em Burlington, cidade vizinha de Toronto (45 min de carro). Considerado o maior jardim botânico do Canadá o RBG está na minha lista de atividades da primavera, quando as flores estão mais lindas (recém plantadas) e há vários festivais. Nos finais de semana de maio e junho acontece o festival dos lírios. Maiores informações do local clique aqui.

primavera6
Primavera é a época dos jogos de baseball e futebol começarem aqui em TO. O jogo de abertura do Blue Jays (time de baseball de Toronto que joga no Rogers Centre) é dia 4 de abril. Geralmente há 3 ou 4 jogos consecutivos e os ingressos são super baratos (pagamos CA$12 quando fomos). Eu confesso pra vocês que não sou muito fã de baseball e nem entendo muito o jogo, mas o local e o clima do público fazem esta ser uma ótima atração para a primavera (ainda mais quando o teto do Rogers abre em um dia de sol e calor). Em relação ao time de futebol de Toronto (Toronto FC) este ano eles investiram e contrataram vários jogadores, incluindo Dafoe (da seleção da Inglaterra) e Julio Cesar (sim, o goleiro da seleção Brasileira joga agora em Toronto). Os jogos acontecem no BMO Field (estádio aberto localizado no Exhibition Place, que você consegue ver quando está passando pela Gardiner de carro) e o jogo de abertura já é neste sábado (22 de março). Ainda, o Toronto Raptors – time de basketball de Toronto – está com um pé (inteirinho! hehehe) nos playoffs (finais da liga). Se tudo der certo tem jogo já no final de abril (oba!).

primavera4
Quando vim a Toronto estudar em 2009, na minha primeira semana aqui eu ouvi o pessoal da UofT falando que o Cirque du Soleil ia fazer apresentações gratuitas pela cidade por causa do Luminato Festival. Eu nem liguei para o nome do festival, mas quando ouvi “Cirque du Soleil” e ainda mais “de graça” eu tive que conferir. Foi uma experiência super legal – bem diferente – e eu super recomendo. Foi o único ano que fui a este festival (pois sempre estamos viajando nesta época) mas tenho vontade de ir novamente afinal, não é sempre que sua cidade tem um evento de arte que foca na criatividade. Maiores informações clique aqui.

31 comentários em “O que fazer na primavera de Toronto”

  1. Primavera so se for em Toronto, pq em Montréal aonda esta fazendo -17°!!! Mas um dia esse calor tanto esperado vai acabar chegando! Obrigada pelas dicas, vamos tentar passar uns dias em Toronto.

  2. Oi Gabi… tenho adorado suas dicas… As vezes eu e meu marido queremos fazer algo e não temos idéias. Agora com suas super dicas a nossa agenda já está cheia….. Mega beijinho….obrigado por dividir conosco suas aventuras. Ana 🙂

  3. Gaby este seu blog está me deixando super ansioso para minha viagem, estou com data marcada para o dia 6/4 chego em Toronto para um intercâmbio de 2 meses e estou acompanhando seu blog e tudo q acho interessante e que vai acrescentar em minha hospedagem aí em TO.
    Então sobre a primavera qual a média das temperaturas nas cidade, vou ter que comprar roupas quentes, vou chegar a ver neve (meu sonho)…

    Ahhh adorei o Joe, ele é um barato… 😉

    1. Olá Eder! Que bom que vc esta gostando do blog! Sobre a neve, já pegamos neve sim em abril, não é comum mas pode acontecer! Sobre as temperaturas e a roupa difícil dizer… Semana passada estava 10C num dia, no outro -20C e no outro nevou 15cm. Traga uma boa roupa para o frio do Brasil que acho que dará para a primavera Canadense! 😉

  4. Muito boas as dicas, Gaby! Vão ser super úteis pra mim, já que estarei em Toronto em maio e será primavera. Vou anotar todas 😀
    Beijos!

  5. Oi Gaby! li seu blog inteirinho, rsrs… Parabéns pela iniciativa, se cada cidade tivesse alguém que vive, escreve e sente o melhor de cada local como você, acho que teria mais cidades que eu estaria apaixonada só de ler, rsrs…
    Também morei fora (na Itália) por quase 4 anos, me graduei lá, mas minha paixão mesmo é Londres, onde fiquei 2 meses.
    Quem sabe um dia visito esta cidade que aprendi a gostar através do seu blog…
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa.

    1. Obrigada pelo recado Juliana… tbem amo Londres de paixão – fomos em 2007 por 1 semana somente e sou louca para voltar! Beijos e não deixe de acompanhar o GNC no facebook! 🙂

  6. Oi Gaby, td bom?
    Estou chegando por ai no sábado…
    Como esta a temperatura por ai…vi na internet que esta chegando até uns 9 graus…
    Uma blusa e uma jaqueta são suficientes para andar por ai ?
    To montando a mala rs, preciso minimizar minhas roupas!!
    Obrigado!!!!

    1. Olá Luiz! Estou viajando e não sei como esta lá em Toronto! Acho que ainda teremos um frio então na duvida traga uma jaqueta grossa – se vc não usar melhor! 😉 boa viagem

  7. no inicio da primavera a temperatura gira em torno de quanto no Canadá??? Meu namorado foi estudar e pretendia ir visitá-lo em janeiro, mas me desanimei total com as temperaturas do inverno…cruzes. Ele retorna no final de março, então me bateu um insight e pensei em mudar a data da viagem, dá uma amenizada no sofrimento (frio e saudade, rs). Quase congelei em Cusco/Peru, peguei 3º graus em junho desste ano (2014)…sou de São Luís (ilha) capital do Maranhão e aqui só existe uma temperatura: quente e muito quente…rsrsrs
    Elaine Aires

    😉

    1. Olha Elaine, entre outubro e março Toronto será frio. O frio extremo começa em novembro e vai até março. Eu viria em outubro para ver o outono, que é lindo. Toronto é bem adaptada pro inverno então se vc vier em janeiro tenho certeza que passará menos frio do que no peru. Eu passo menos frio aqui do que no sul do Brasil, saindo sou. Na rua é frio, mas lindo! E dentro dos lugares é quente. Espero ter ajudado. Beijos

  8. Oi, Gaby, adorei seus posts. Estou indo em maio/2015 por 4 semanas. Estou na maior dúvida com relação às temperaturas, gostaria de pegar muito calor, porém me parece que terei que levar roupas de inverno, estou correta? Quanto inverno será? ou estou errada?

    1. Olá Jeieli. Maio ainda é frio (para nos Brasileiros) e o ideal é trazer um casaco sim! Veja os posts de maio e vc terá uma noção das roupas que usei em alguns passeios. Para pegar calor vc tem que vir em julho/agosto.
      Obrigada pela visita ao blog

  9. Olá Gabi! Estaremos visitando Toronto por volta de 10 de março deste ano. Fiquei na dúvida pois algumas pessoas falam que estará muito frio…No seu Post que foi por volta do dia 20/03 do ano passado me pareceu que o clima estava bem mais amigável …Para o quê devemos nos preparar? Obg!

      1. Obrigadoooooo! 🙂 Parabéns pelo seu Blog!! Estou lendo TODAS as dicas e está sendo muito importante para montagem do roteiro! Continue com esse trabalho!! sds.

  10. Olá Gabi,
    Vamos para Toronto em maio, um ótimo mês para conhecer o RBG. Como eu faço para chegar até lá? Existe alguma estação que para por lá?

    Obrigada

  11. Gaby, parabens pelo blog! Estou aqui em Toronto faz 2 semanas ja, e sempre que posso pego suas dicas! Voce saberia me dizer se o TTC e o GO sao interligados? Obrigada

  12. Pingback: Clima de Toronto, mês a mês - Gaby no Canadá

  13. Olá. Estou pensando em um melhor dia do mês de maio para ir a Toronto.
    Primeiros dias de maio os parques e jardins já estão abertos? Pego frio ainda?
    E gostaria de saber se no inicio de maio eu consigo vê neve em alguma cidade próxima a Toronto?
    Obrigada

  14. Ola, Gabi tudo bom? Estou indo com meu esposo para ai no periodo de 24 de Junho a 06 de Julho, gostaria de algumas dicas do que fazer, que não gaste muito e seja fácil os acessos, pois falamos pouco inglês. Mesmo sendo calor ai neste período, posso levar roupas de calor mesmo, assim como no Brasil, shorts, regata, legs,…Ainda não fechamos o hotel, tem alguma indicação próximo a Dufferin St? Desde ja obrigada pelas dicas e atenção. bj

  15. Oi Gaby, acompanho suas dicas e são otimas!
    Por conta de disponibilidade de férias no meu trabalho, tenho apenas duas opções de férias, na qual pretendo ficar um mês em Toronto para estudar.
    Tenho disponível a segunda semana de Março até a segunda de Abril, ou a segunda semana de Setembro até a segunda semana de Outubro.
    Gostaria de saber qual mês você indica. Eu gostaria sim de pegar um pouco de frio, pois pelo menos aqui no Brasil o inverno é a minha estação preferida, não gosto do verão kkk

    Agradeço desde já 🙂

    1. Ola Nathalia. Eu certamente viria em setembro. O clima é ótimo e dependendo de como estiver você consegue até pegar algumas árvores coloridas no meio de outubro. Em março/abril aqui é frio e chuvoso, neva raramente (mas pode nevar) e tudo está seco. Mil vezes setembro/outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *