Pular para o conteúdo

10 coisas para NÃO FAZER em Toronto

Em todos os posts eu trago dicas sobre o que fazer em Toronto. Hoje resolvi escrever algo diferente e falar sobre aquilo que você NÃO deve fazer quando estiver visitando esta cidade.

1- Não venha para Toronto sem checar os eventos que acontecem na cidade
Toronto é uma cidade repleta de eventos: jogos dos diversos times da cidade, shows e mais shows, festivais, e muito mais. Sempre que alguém vem nos visitar eu checo para ver se haverá algum evento e se há ingressos disponíveis. Não custa nada checar: vai que você dá sorte de ver o seu ídolo de pertinho e tornar sua viagem ainda mais inesquecível.

Jojoe_U2_GNC

2- Não venha para Toronto somente no calor
Quando morávamos no Brasil eu e o marido sempre viajávamos para países com estações diferentes do verão, já que como Brasileiros já estamos muito acostumados com calor. E todas as vezes éramos questionados do porquê de “viajar e passar frio” ou “pagar para não sair na rua porque está nevando”. Para mim, viajar e ver algo novo, mudar totalmente de ares e visitar Toronto no inverno ou outono une isso tudo! O outono Canadense é uma experiência única! E o inverno é sim, muito frio você não vai conseguir ficar horas e horas andando na rua, mas a natureza e a paisagem são tão lindas que serão certamente a lembrança mais marcante que você terá da viagem. Se tiver oportunidade (e saúde) venha no outono (e veja isso, isso e isso) ou no inverno (e veja isso, isso e isso).

Outono_GNC

3- Não se hospede fora da cidade de Toronto
Pouca gente sabe mas Toronto em si é pequena e não vive sem suas regiões vizinhas (por exemplo, o maior aeroporto da cidade fica em Mississauga, o maior e melhor outlet da cidade fica em Vaughan). Quem vier a Toronto vai ouvir muito a expressão GTA (Greater Toronto Area) que nada mais é do que a região metropolitana de Toronto (quer saber mais sobre a GTA leia este post aqui). Na minha opinião, se hospedar fora do centro é ter que correr para pegar transporte público antes dele fechar (o metro fecha a 1pm) ou pagar caro para voltar para o hotel se quiser curtir um pouco mais a noite da cidade. Se você estiver de carro, se hospedar fora do centro é se preocupar com o estacionamento, com multa e com trânsito. Se hospedar fora do centro também não vale a pena pois você se priva de dar uma passadinha no hotel para pegar um casaco, tomar um banho, carregar a camera, pegar aquela dica anotada num papel que você esqueceu em cima da cama do hotel…

Hotel_GNC

4- Não fique somente 1 dia na cidade
Toronto é a cidade de conexão para qualquer pessoa que vem ao Canadá via AirCanada, o que faz com que as pessoas acabem passando algumas horas por aqui e conhecendo a cidade. Apesar de ter a fama de ser a mais americanizada cidade do Canadá, Toronto é linda, cheia de atrações e merece muito mais do que 1 dia. Ai você se pergunta: quantos dias é ideal para conhecer Toronto? Eu não sei a resposta, mas indico um post no blog com um roteiro de 4 dias pela cidade. Se não tiver jeito e você só conseguir mesmo ficar por aqui 24 horas, tenho certeza que você sairá daqui com gostinho de quero mais. Porém, tenho aqui no blog um roteiro que pode te ajudar a fazer essas horas serem muito bem aproveitadas.

1dia_GNC

5- Não visite apenas o centro
Essa história de que Toronto é só CN Tower, Bloor Street e Eaton Centre é coisa do passado gente. Se você estiver por aqui (e com mais tempo é claro), não deixe de conhecer outras regiões da cidade (além do Centro). E eu trago várias dicas e posts aqui no GNC, como por exemplo Bluffer’s Park, Ilhas de Toronto, Humber Bay, Unionville, Village of Islington, Old Mill, Lakeshore, e, é claro, Niagara Falls.

Island_GNC

6- Não economize em restaurantes
A maior besteira que um turista pode fazer em suas viagens é deixar de provar a comida local. Muito da cultura de um povo está na sua comida, certo? Porém pense em um lugar que é tão multicultural, mas tão multicultural que isso acaba refletindo na sua culinária. Sim, Toronto é assim e por aqui você encontra restaurantes (bons) de várias cozinhas mundiais. Só para citar alguns exemplos, já experimentei comida grega, etíope, vietnamita, japonesa, árabe, mediterrânea, mexicana, espanhola, polonesa, portuguesa, alemã, e é claro, brasileira. Se você esta em dúvida qual tipo de restaurante visitar eu sugiro dar uma olhadinha no blogto, um blog super legal que traz o melhor de Toronto (inclusive em cada tipo de comida). Clique aqui e veja o post explicando sobre isso. E não pense que os restaurantes de Toronto são muito caros – comparado com outros lugares do mundo (incluindo o Brasil) acho os valores daqui relativamente bons.

Restaurante_GNC

7- Não faça refeições somente em shoppings e restaurantes de redes conhecidas
Essa dica do que “não fazer” se completa à dica anterior. Quero enfatizar que você vai encontrar restaurantes de rede como McDonalds, Subway, Swiss Chalet, NY Fries, Hard Rock Cafe, Pizza Hut, Taco Bell, Burger King, Boston Pizza, etc… eles são bons e quebram sim um galhão quando a gente está com fome. Mas o que quero dizer é que você não tem que ter medo de arriscar. Siga 3 simples dicas e curta a culinária de Toronto: (1) escolha o tipo de comida que você quer comer, (2) veja as opções próximas a você, e (3) check no tripadvisor e blogto o que as pessoas falam destes locais. Na foto abaixo um prato que pedi em um restaurante Etíope em um jantar com 4 amigas Canadenses.

Etiope_GNC

8- Não deixe de subir na CN Tower
Ir a NY e não subir no Empire State Builing, ir a Orlando e não conhecer o Magic Kingdom, ir a Paris e não conhecer a Eiffel Tower, ir a Toronto e não subir na CN Tower. Pode parecer exagero e papo de guia de turismo, mas certamente subir na CN Tower é uma experiência incrível. Além disso, a vista de lá de cima é fascinante. Já falei aqui no blog que você pode aproveitar a visita e jantar no restaurante 360, no topo da torre. Todas as dicas sobre o jantar estão neste post aqui.

CNTower

9- Não beba somente água e refrigerante
Venha a Toronto e não deixe de provar as cervejas locais (preciso escrever um post sobre isso), os vinhos locais e o Icewine. Certamente você ficará tentado a beber água (que é de graça nos restaurantes) ou o refrigerante refill (você paga um valor e pode beber coca a noite toda), mas as bebidas locais são ótimas e merecem um espaço na sua viagem (ou bolso!).

Bebidas_GNC

10- Não venha para Toronto com a mente fechada
Toronto é multicultural e visitar a cidade é experimentar gente de tudo quanto é tipo, cor, gostos… É difícil explicar isso mas os Canadenses em geral não se importam com o que o outro está vestindo (o que faz com, consequentemente, eles não se importem com o que vestem, desde que seja confortável e próprio para a estação). Não venha para Toronto com pré-conceitos (“olha a menina de short curtíssimo”, “olha aquele ali cheio de tatuagens”, “e aquele ali vestindo calça de pijama”). Se sua mente estiver aberta você certamente vai entender Toronto e se apaixonar por esta cidade que abriga esta mistura de culturas. Aproveite para ser e vestir o que você quiser por aqui! Não deixe de visitar a Spadina Avenue para entender bem o que estou falando.

Mae_GNC copy

60 comentários em “10 coisas para NÃO FAZER em Toronto”

  1. Gaby
    A sua dica do item 10 é muito boa! No primeiro dia em Toronto vi 90% das meninas usando shorts curtíssimos, fiquei morrendo de vergonha por estar com um pouco acima do joelhos kkkkkkk E fora a combinação de roupas…amarelo com roxo, azul e laranja, e por aí vai…então você percebe que é a cultura e que respeito e compreensão são as palavras certas….

    Bjs

  2. Gaby, estou chegando em Toronto dia 22/02 junto com meu namorado! o/
    Ver seus posts dá ainda mais friozinho na barriga, pois saber o que posso aproveitar da cidade e do país é simplesmente maravilhoso!!!
    Será que conseguimos nos encontrar quando eu chegar? Como será tudo novo, adoraria ouvir suas experiencias e dicas de como começar nossa vida ai.. (inclusive estou louca para ter um dog lindão também rsrs)
    Qualquer coisa me avisa se podemos nos conversar por e-mail ou skype, por favor?
    Muito obrigada e continue com este trabalho maravilho, pois ajuda muito as pessoas que vão para o mesmo destino!
    Beijoss

    1. Ola Pamela… vamos tentar combinar um café sim! Em março estarei dando aula na universidade todos os dias e entre uma aula e outra podemos combinar um café. Me manda mensagem e vamos nos falando… boa viagem! Beijos

  3. Fui pra Toronto muito bem informada com as dicas do blog!!

    Ai, meu coração até dói de saudade dessa cidade maravilhosa e da minha homestay…

  4. Oi Gaby! Adorei o post..
    Ganhei uma viagem para Toronto, e estou conhecendo diversos blogs, mas o seu é o que mais me encanta.. e ler esse post, me deu mais ansiedade ainda pra chegar o dia da minha viagem.
    Parabéns pelo blog! Espero que em duas semanas, de para conseguir seguir algumas das tuas dicas!
    Beijos

  5. Oi Gabriela,
    achei seu blog por acaso e gostei muito do jeito que você escreve e descreve a cidade.
    Morei em Toronto por quase um ano. Minha mãe e irmãs moram há anos em Toronto e em breve(daqui há uns vinte dias) estarei chegando para morar defintivamente. Meu marido foi transferido pra uma cidade perto de Edmonton e eu optei por ficar em Toronto por um ano e depois, quem sabe, ir morar onde ele trabalha,
    Toronto é tudo isto que você descreveu e muito mais. As pessoas são tolerantes e amáveis com os que chegam, alguns também são somente “politicamente corretos”. Gosto muito do vlog do Luiz Nobre, Acorda Brasil e deixo esta dica pra vocês.

    Pra quem quiser conhecer o velho mundo, a minha dica é a Suiça. Eu moro perto de Zürich e aqui existem milhares de opções para nativos e turistas.

    um abraço,

    Flavia

  6. Muito bom, Gaby!
    Desde já estou vendo se já foi divulgado algum evento, algum show em maio… Não quero perder nada! hehe
    E também quero conhecer muuiitos restaurantes e lugares típicos de Toronto. Estou contando os dias! 🙂
    Adorei o post! Beijos!

    1. Obrigada pelo recado Lismara! Em maio tem as cherry blossoms no High Park, IMPERDIVEL! Mais perto certamente estarei escrevendo sobre os eventos! Maio é uma época linda! Beijosss

  7. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  8. Oi, Gabriela.
    Sei que deve ser um sacrilégio, mas vou ter apenas algumas horas (cerca de 4) em Toronto. Vou estar com carro. Os ingressos pra CN Tower já estão comprados. Mas…o que você acha melhor, deixar o carro perto da CN Tower e depois dar uma percorrida (rápida, claro) por downtown a pé mesmo? Ou (pela exiguidade de tempo) depois da torre rodar de carro? Depois da Torre, que outro lugar recomendaria se passar 1 horinha? Agradeço dicas.

    1. Ola Alexandre… poxa, 4 horas somente. Eu passaria de carro pela Lakeshore (se der estacione e dê uma caminhada ao redor do lago)e no centro. Cuidado com o transito da cidade que é um absurdo. 🙂

  9. Gaby seu blog é uma benção sem igual, preciosas e valorosas dicas, agradecimentos e parabéns não transmitem real alegria sentida. Estou me programando pro intercâmbio em maio de 2016, pretendo passar oito semanas e quem sabe posteriormente imigrar…Que Deus seja contigo cada dia, muitas bençãos, alegrias, saúde e principalmente que vc ultrapasse a idade de Matuzalém hehehee…Grande abraço, parabéns e logo em breve (quem sabe) tomamos um café em Toronto.

  10. Pingback: Quanto custa 1 dia “bem aproveitado” em Toronto - Gaby no Canadá

  11. Gaby adorei o post e gostaria de saber se vc ainda está com dicas sobre Toronto
    Estou indo em maio com meu marido para o congresso mundial de psiquiatria e ficaremos na cidade por uma semana . A princípio não me interessei muito pela viagem, mas lendo seu post fiquei super animada. Vou tentar montar um roteiro legal através do seu post
    Bjs

  12. Ol Gaby…estava na internet procurando informações sobre Toronto quando encontrei seu post. Gostei muito mesmo das informações que vc postou. Eu e meu marido pretendemos ir à Toronto ano que vem pra conhecer. Porem não falamos inglês. Provavelmente iremos por pacote, por agencia de viagem, onde tem um guia. Vc acha que é muito ruim se arriscar assim, ir sem falar inglês? Sabe me dizer ou recomendar algum hotel com recepcionistas que falam português ou espanhol? Estou super ansiosa por essa viagem…hehehe…bjs

    1. Ola Tatiane.
      Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Se vc vier com guia não terá problema e não precisa se preocupar com hotel/recepcionista que fala português. Eu não conheço nenhum hotel. Tenho vários conhecidos que vieram para cá sem falar inglês (em excursões) e curtiram muito. Beijos

    2. Oi Tatiane, como vai? Eu trabalho no InterContinental Yorkville, e lá tem também uma concierge que fala espanhol. Por incrivel que pareça não eh tao comum recepcionistas que latinos em Toronto. Eles saõ muito exigentes quanto à experiencias de trabalho e por isso acaba-se tendo menos. Bom, qqr coisa pode ligar ou escrever um e-mail lá pro hotel que eu ficarei satisfeita em ajudar. Com certeza vc encontrará guias e grupos de brasileiros para marcar passeios junto. Abraços.

      1. oi Aline tudo bem recebi uma proposta de trabalhar no intercontinental Toronto centre para lavar carros só que to com medo de ir porque não sei se essa proposta e verdadeira entende ou se e golpe entendeu gostaria q você me ajudasse me dizendo se eles contratando mesmo me ajude obrigado pela atenção.

  13. gostei das dicas, meu marido e eu embarcamos dia 14 para Toronto ficaremos ate dia 30-10
    já conhecemos um pouco de Europa e ano passado USA, sempre ficando em hotéis, vamos visitar Quebec e Montreal, poderia me indicar algum hotéis bom e bem localizados, pois gostamos de fazer tudo sozinhos somos um casal de 55 e54 anos gostaríamos de sair a noite a jantar dancar( somos de nacionalidade chilena, moramos em brasil a 33 anos )
    Obrigada

  14. Oi, Gaby! Adorei o post e agradeço pelas dicas! Vou ficar em Toronto por um mês em julho do ano que vem, tenho 19 anos e será minha primeira vez fora do Brasil, provavelmente irei sozinha, gostaria de saber se é fácil pra eu me relacionar com as pessoas da minha faixa etária, quais as atrações da cidade para os jovens, se existem bastante pubs, baladas, centros universitários, etc. Desde já, obrigada!

  15. Baby, estou apaixonada no seu blog…
    Ainda tenho mto pra ler aqui, mas gostaria de uma ajuda, ajudonaaaa!!!
    Eu e meu marido resolvemos passar 1 mês fazendo intercâmbio em Toronto, só temos esse 1 mês disponível!
    Como somos casados pensamos em alugar um apto pelo air bnb, ao invés de ficar em casa de família! Vc poderia nos ajudar com a região? Não sei onde poderíamos ficar…vi lugares como midtown Toronto, youkville e imediações.

    1. Ola, fiquei hospedada num Airbnb em Leslieville e achei a região otima, a quinze minutos de dowtown com o street car, perto das praias. Muitas groceries, restaurantes, bares mas a área e tranquila.

  16. Oi Gaby, daqui um tempo estarei embarcando para morar no Canadá. Gostaria de saber se será fácil arrumar uma casa e um emprego também. Tem alguma colônia brasileira que você possa me indicar? Os canadenses são receptivos? Desde já, obrigada!

  17. Oi. Da qui uns anos eu pretendo ir para o canada e queria saber se vcs ainda estiverem ( pode ser q vcs se mudem ou coisa assim) ai vcs poderiam me ajudar para mim nao ficar perdida no meio de tantas pessoas sem conhescer ninguem

  18. Lucilla Silveira Leite

    Olá Gaby, provavelmente, se der tempo, darei uma esticada de Boston a Toronto, e quem sabe poder ficar de 06/7 a 15/7. Por favor, pode me indicar os eventos mais interessantes nesse período?

  19. Parabéns pelo post! Muito bem escrito e ao contrário do que eu pré-imaginei, extremamente positivo =). Estou indo em novembro, não vejo a hora!

  20. Olá, Gaby, seu blog é muito útil e interessante. Gostaria de uma ajuda, se possível. Chego em Toronto dia 10 de julho à uma hora da manhã. Do aeroporto mesmo, tomo o trem para Quebec às 5:30, só que, pelo que entendi, terei de trocar de trem na estação toronto union station. Na passagem que sai de Toronto Pearson Airport não tem o número do trem, nem o carro, nem horário, enfim… quando comprei, me lembro que ele saía do aeroporto às cinco e meia e às 6:40 tomo o outro trem. É assim mesmo? Estou meio insegura. O tempo até essa outra estação é suficiente? O local de embarque do trem é longe do desembarque de avião? Muito obrigada.

  21. Oii Gaby estou indo para o Canadá dia 10 fevereiro/ 2018 com uma “idosa” e2 adolescentes kkkkk. Gostaria de alguma dica pretendemos ficar em Ottawa no hotel Delta by Marriott. Quero conhecer as cidades principais me sugere algo? Bom qto ao frio sem os da região SUL do Brasil acredito que o frio será suportável kkkkkk

  22. Olá ! Gostaria muito de ir pro canada a passeio mas nem eu e nem
    Meu marido falamos inglês . Vc acha q dar pra nos viramos quando necessário usando Google tradutor?

    1. Já viajei para Itália sem falar italiano e foi tranquilo e divertido pq tivemos alguns perrengues por causa do idioma. Minha esposa tem inglês abaixo do básico e no primeiro dia chorou no Canadá pq não conseguia se comunicar. Se eu não soubesse tiria tido problemas com a cia aérea. Evita Tb ser passado para trás em hotéis e locadoras de carro por exemplo. Fomos em um passeio nas vinícolas em Niágara, treatro, cinema etc… acho q aproveitei mais q ela q não entende muito.

  23. Gaby,tudo bem?
    Então quando você fala não deixe de se hospedar em Toronto,assim em caso de intercâmbio quando se escolhe homestay em média fica uns 30 min do centro e onde ficam as escolas.Isso séria fora da cidade?

  24. Gaby, estou indo para Toronto de 10 a 23/07/18 e gostaria de saber qual o site eu poderia olhar a programação local: shows, eventos culturais, etc.

  25. Calíope Trindade Oliveira

    Gaby, tow lendo seus textos todossss. Estarei no Canadá em abril de 2019 e tow pegando suas dicas para melhorar meu roteiro. Me tira uma dúvida, dá para fazer o passeio pelo Lago Ontário no mês de abril? Porque os sites que olhei até agora não falam em abril, já começam em maio? Você conhece alguma empresa que faça esse tipo de passeio em abril? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *