Como você consegue aguentar o frio?

Tenho certeza que a maioria dos Brasileiros que moram no Canadá têm que responder esta pergunta. Eu, por exemplo, já respondi várias vezes (e ainda respondo) como dá sim para continuar “vivendo” e fazendo a maioria das suas atividades quando está uma sensação de -18C lá fora (temperatura de hoje). Acredito que para a maioria dos Brasileiros a idéia de viver em um lugar aonde por 5 meses a temperatura fica negativa ou na casa de 1 dígito é algo sofrível, difícil ou impossível. Não para mim.

DSC_2264

Não tenho problema com as temperaturas negativas e com os dias de frio insuportável pelo simples fato de que amo a vida que levo atualmente. Amo morar no Canadá. Amo as manias dos Canadenses. Amo meu trabalho e minha casa. Amo esquiar e as viagens as estações de esqui. Amo abrir a janela do quarto e ver a rua branquinha (e me emociono até hoje). Amo o fato de que em dias de muita neve eu e meu marido podemos trabalhar de casa e ficar mais juntos. Amo tudo que vem com a vida Canadense, e isso inclui o frio.

DSC_6147

O inverno no Canadá me mostra como é ser preparado e bem estruturado: os ônibus, metros e trens possuem aquecedores; os pontos de espera do ônibus e streetcar são protegidos para o frio; Toronto possui mais de 20km de cidade subterrânea no centro da cidade; em dias com previsão de neve há vários caminhões removendo a neve das ruas e jogando sal… Eu sempre falo que só passo frio mesmo na rua: não passo frio dentro de casa e não preciso usar aqueles pijamas grossos e uma coberta de pêlo de carneiro, não preciso ficar de casaco nos restaurantes, no trabalho anda com a mesma roupa que estaria no verão.

DSC_0128

O inverno no Canadá me mostra como você ainda pode confiar nas pessoas: ao entrar nos restaurante você deixa seu casaco e ele fica na entrada do estabelecimento te esperando; quando alguém perde uma luva ou o cachecol ele fica no mesmo lugar esperando pelo seu dono.

O inverno no Canadá me mostra que o importante não é estar na última moda, mas bem agasalhado. Aliás, todas as estações do ano e as pessoas em geral no Canadá não se preocupam com roupas de marca ou com a última moda. O importante é não passar frio, não importando se para isso o seu casaco tem que ser azul, o cachecol laranja e as luvas rosas.

IMG_3257

O inverno no Canadá me mostra que temperatura não é tudo e que dá sim para aproveitar a vida (e parar de reclamar) quando está muito frio (e também muito quente, chovendo, etc): as pessoas aqui saem nas ruas com frio, vão a eventos, trabalham normalmente… obviamente quando há uma tempestade de neve as escolas são fechadas, mas nem sempre os dias de tempestade são os mais frios.

DSC_7696

O inverno no Canadá não enjoa assim como também não enjoa a Primavera, o Verão e o Outono. Ter as 4 estações do ano bem definidas é privilégio de poucos locais e eu agradeço sempre por morar em uma cidade que nos proporciona isso. Então a próxima vez que alguém me perguntar como eu consigo aguentar o frio eu irei responder com a seguinte pergunta: “Como você consegue aguentar a mesma estação durante todo o ano?”.



37 Comment threads
46 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
38 Comment authors
Laura

Boa tarde Gaby ! Mudei recentemente de Montréal para Toronto depois de quase 12 anos morando na parte francesa do Canadá! Seu blog está sendo minha principal referência :) então deixo aqui meu MUITO obrigada por esse projeto maravilhoso !!!
Está me ajudando bastante !

Eduardo

Boa tarde Gabi, Vou para Toronto em novembro e estou lendo bastante seu blog. Gostaria de saber se é fácil achar na cidade aqueles saquinhos que se usa para esquentar as mãos e os pés. São chamados de Hand Warmers e Toe Warmers. Preciso saber pois tem uma pessoa que vai viajar comigo que tem alergia ao frio e vai precisar. Encontro fácil em farmácias e mercados ? Vou ficar próximo ao mercado Metro e farmácia Shoppers drug Mart.
Obrigado. Eduardo

[…] aqui no blog um texto cujo título é uma das perguntas mais frequentes que recebo aqui no blog: “Como você consegue aguentar o frio?”. Minha resposta à esta pergunta foi simples: da próxima vez que alguém me perguntar como eu […]

Claudia

Olá

Vi uma reportagem que os hospitais estão com pacientes acima da capacidade por conta da influenza. Com esse frio é comum as pessoas ficarem doentes com mais facilidade e há vacinas contra gripe para minimizar ?

Para quem sofre de rinite e das primas “ites” sofre bastante por ai ?

Obrigada

Tatiana Seixas

Oi Gabi! Vc já foi no hotel de Gelo? A gente passa frio lá ou pra dormir tem um lugar aquecido?rss
Vc recomenda?