Pular para o conteúdo

Happy 290th!

Cupcakes

Hoje foi dia de comemorar no hospital que trabalho o fim do recrutamento do meu estudo de Doutorado. Esta etapa foi desafiadora pois fui eu que desenvolvi minha pesquisa (não estou pegando dados de uma outra pesquisa maior), sou a coordenadora do projeto e, em 90% das vezes, única recrutadora (única pessoa para explicar para os pacientes sobre o estudo, tirar dúvidas, etc). Ou seja, um trabalho envolvendo quase 300 pacientes que saiu da minha cabeça e que sempre foi meu sonho tem, agora, todos os seus sujeitos recrutados, todos os 290 termos de consentimento assinados… não é a toa que a ocasião mereceu cupcakes.

O recrutamento iniciou em 7 de maio de 2013 e foram necessários 6 meses e 2 semanas para conseguir os 290 pacientes que precisava. Para aqueles que não são familiares com pesquisa científica, este número não é aleatório e para ser calculado eu levei em consideração vários fatores e dados estatísticos. Ainda, por mais que o hospital atenda muitos pacientes por mês, somente alguns deles eram elegíveis para minha pesquisa e, destes, somente alguns aceitaram participar.

Meu prazo particular era de alcançar meus 290 participantes em 7 meses (sim, sou otimista!). Para meu Comitê Científico eu só conseguiria este número em 1 ano (o que poderia/iria prejudicar minha meta de completar o Doutorado em 4 anos). Lembro até hoje meu orientador conversando comigo e falando que minha meta era muito difícil e que para alcança-la eu teria que praticamente “morar” no hospital. Enfim, valeu o esforço, os muitos dias com mais de 12 horas de trabalho, a dedicação, o apoio da família (marido levando Joe para passear por vários dias consecutivos, meus pais sem reclamar da falta de ligações)… estou muito, muito feliz! Realizada!

Claro que o trabalho está somente começando pois tenho que coletar os dados após a intervenção que escolhi fazer, mas depois de ter conseguido meus participantes eu me sinto tão confiante e sei que meu trabalho terá sucesso e irá sim fazer a diferença na vida de pacientes com problemas cardíacos.

43 comentários em “Happy 290th!”

  1. Olá, agora estou te acompanhando! Meu nome é Monique, tenho 20 anos. Larguei o meu estágio (seria futuro emprego) para fazer uma viagem de um mês a Toronto. Procurando o que fazer no inverno, encontrei a sua dicas “Lista de Inverno” e adorei, obrigada! Chego em Toronto dia 13/12 Hiper mega ansiosa! Parabéns pela conquista!

    1. Ola Monique! Tenho certeza que sua escolha vai te abrir muitas portas… durante este mês aqui fale sim para todas as oportunidades e estude/viva intensamente. Tenho certeza que a experiência vai ser inesquecível.
      Não deixe de acompanhar o bog no facebook pois lá eu deixo várias dicas tbem!
      Beijos e obrigada pela mensagem e carinho

    1. Obrigada Tati! Ontem fomos no jogo do Brasil e eu e a Pauline falamos de vc. Vai ser otimo te-la por aqui no verão e espero que vc ache um bom curso e volte de vez num outro ano (e em definitivo). Beijos

  2. Gaby, já te escrevi algumas vezes e eu e meu marido somos seus fãs! Visitamos seu blog quase diariamente.
    Adoramos a forma como você nos conta sobre sua vida, os lugares que visita e as curiosidades de Toronto!
    Acredito que na vida tudo que é feito com esforço, sacrifício e dedicação o sucesso é sempre garantido! Parabéns por mais esta conquista. Tenho certeza que muitas virão.
    Obrigada por manter nosso sonho canadense acordado (ano que vem estaremos em Toronto para eu fazer um curso de 2 anos, só falta o visto) e nos ajudado mesmo sem saber.
    Abraços, Juliana e Alan

    1. Ola Juliana e Alan. Obrigada pela mensagem e pelo carinho… eu sempre acreditei que sonhar é o primeiro passo de tudo (se não tivermos sonhos não saimos do lugar)… ai, depois disso vem sim muita dedicação e esforço para realizar seus sonhos. Mantenham sim seu sonho acordado e quando estiverem aqui batalhem para conquistar tudo aquilo que vcs quiserem… poucas vezes eu disse não aqui em Toronto e aos poucos vejo que todo o esforço esta sendo recompensado. Beijos

  3. Parabéns Gaby!! O esforço e a dedicação são sempre compensados com conquistas e sucesso. Tenho certeza que muitas outras conquistas estão vindo por aí! Você merece! 🙂

  4. Parabéns Gaby,
    é com perseverança, dedicação e fé que se vai ao longe, já diz o ditado, continue assim, afinal muitos tem o dom, porem poucos são os escolhidos…, independente do que seja.
    Abraços e Cheers para vc…!!

    Giovanna/Campinas-SP

  5. Parabéns Gabi!!! Estou muito feliz por ti!! Sei bem como é dificil ir e recrutar pessoas e estou muito feliz por você!! Adorei os cupcakes!! Agora é descansar para logo iniciar as nossas queridas amigas análises =P se precisar de algo estamos ai
    beijaoooooooooo

    1. Oi amiga! Descansar ainda não será possível pois já estou coletando dados da minha “pequena” amostra, mas muito, muito feliz! Beijos e obrigada pelo carinho e incentivo de sempre! Te adoro!

  6. Gaby querida, apesar de ser uma prima “emprestada” de longe, e não termos muito contato, sempre admirei sua força e motivação nos estudos e trabalho, tudo isso é fruto de sua dedicação, e fico feliz e orgulhosa por você. Sim, você merece que tudo dê certo. E tenho certeza que sua pesquisa ajudará muitas pessoas. Força, fé e foco. Sucesso! Bjo.

  7. Parabéns Gaby!!!!!

    Você merece 🙂 Que essa seja mais uma de muitas conquistas !!Você batalhou, não perdeu a fé e o foco… É um exemplo de que é sim possível atingir nossos objetivos, mesmo quando parece não ser.
    Deus continue te abençoando ^^

  8. Gaby, conheci seu blog quando pensamos em nos mudar para o Canadá. Acho que morar aí não vai dar, mas vamos conhecer em Janeiro, este lugar que reúne muitas coisas em que acreditamos. Sempre que leio seus posts e vejo sua determinação, imagino minha filha que aos 12 anos já nos mostra muito do que você tem. Você nos inspira! PARABÉNS !!!!!!!!!

  9. Eeeeeeeee, parabéns, dinda!!! Tem que comemorar mesmo! Eu te entendo perfeitamente e, tendo vivenciado essa experiência, sei o quão difícil e exaustivo é conseguir participantes de pesquisa. A minha pesquisa é bem menor que a sua, claro, nem se compara, afinal é uma dissertação, mas compartilho de seus sentimentos. Eu saí atrás de 150 professores em zilhares de escolas de Florianópolis e, olha, reunir participantes que se enquadrem naquilo que vc quer estudar não é fácil. São tantos detalhes para conseguir um participante… a busca é exaustiva, mas vale a pena. Na verdade, achei que mais exaustivo foi mesmo analisar todos os dados, cruzá-los e colocar tudo no papel. Ficava “perdida” olhando para aquele monte de papel pensando: meu deus do céu, quando mesmo que eu quis fazer pesquisa com participantes??? Mas no “final” deu tudo certo, sobraram dados (já que a dissertação tem um número de páginas bem mais reduzido, aqui são no máximo 250 páginas), tive que cortar coisa, mas eu e minha orientadora estamos contente com o resultado. Agora é esperar a banca, esperamos que eles também gostem. Como como quase não existe trabalho nessa área que eu escolhi (bom, ninguém quer discutir a gramática, muito menos as aulas de gramática, e muito menos propor mudanças, só os malucos como eu e a minha orientadora), a gente não sabe bem o que esperar da banca. Depois conto o desfecho!
    Agora torço por ti, dinda! Essa foi apenas uma das muitas vitórias que já conseguisse por aí. A próxima etapa vai te abrir ainda mais os olhos e enxergar as coisas de outra forma. E tenho certeza de que vai ser mais uma vitória. Morro de orgulho!!!
    Beijo grande, e até mês que vem (oba!!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *