Oeste Canadense [Parte 1: Viagem via Calgary]

tumblr_luh93rvxlt1qiopa4o1_500 O que você pensa quando o Canada vem a sua mente? Montanhas enormes? Neve no verão? Ursos e outros animais selvagens? Lagos com água verde? Cidades pitorescas? Se é isso que você imagina e é isso que você quer ver, seu destino deve ser a parte Oeste do país.

Depois de dias especiais ao lado do meu marido, cachorro e meus pais no estado de Alberta (oeste Canadense), voltamos para Toronto cheios de novidades e ainda mais maravilhados com o Canadá. Nossa viagem ao Oeste foi curta mas especial, e serviu para fortalecer nossa paixão pelo Canadá (oh pais lindo!). E é sobre este passeio que irei falar nos próximos 7 posts. Sim, você leu corretamente: S-E-T-E posts! Planejo escrever muito sobre esta região porque, apesar de não ser o roteiro de viagem de muitas pessoas que visitam Toronto, a parte Oeste do Canadá é fascinante, surpreendente e, na minha opinião, passagem obrigatória para quem visita o Canadá.

Viajar pelas montanhas rochosas é uma daquelas viagens que lembramos para sempre…a ausência de barulho, a beleza das gigantes montanhas, a vegetação diferente, a estrada e suas curvas, o cheiro de natureza preservada, os animais passeando livres, a textura da neve aparecendo hora ou outra pra dar o brilho final ao roteiro… tudo é perfeito e certamente esculpido por Deus. Várias vezes eu me deparei agradecendo por estar ali e poder vivenciar aquilo tudo novamente!

OesteCanadaP1_gabynocanada14

OesteCanadaP1_gabynocanada2

OesteCanadaP1_gabynocanada11

Desta vez fizemos o trajeto até Banff (a principal cidade da região) via Calgary e achei o caminho ótimo. Isso porque quando você sai de Vancouver como fizemos em 2009 a distância é de mais de 800km até Banff; saindo de Calgary, apenas 130 km. Se você tiver mais tempo eu até sugiro fazer o caminho completo, apesar da parte mais bonita da viagem ser mesmo próximo de Banff (pois é lá que você começa a ver as montanhas, os lagos, os glaciares). Se você tiver 1 semana ou menos, faça por Calgary (essa é a minha primeira dica).

OesteCanadaP1_gabynocanada_map

Saindo do aeroporto de Calgary você já pega a rodovia TransCanada West e pode seguir direto até Banff (ou em direção as montanhas rochosas). O caminho é “sem graça” no começo, mas depois de 20-30 minutos eis que surgem as Montanhas Rochosas e ai você não consegue parar de admirá-las,… e é a partir deste momento que você começa a ficar viciado pelas montanhas e paisagens espetaculares.

OesteCanadaP1_gabynocanada3

OesteCanadaP1_gabynocanada1

Algumas dicas super úteis para a viagem:

1) Aplicativo útil e GPS: baixe um aplicativo no seu celular chamado Gypsy Guide (gratuito para o trecho Calgary >> Banf). Para funcionar ele não precisa de sinal (funciona como um GPS) e você vai acompanhando todas as atrações e a história da região em tempo real, automaticamente. Adoramos o aplicativo e foi muito bom saber mais sobre os locais que estávamos passando. Aliás, tenha um GPS e não dependa somente do seu celular. A maior parte do trecho não possui sinal e se você não estudou sua rota pode ficar perdido (apesar da estrada ser sinalizada).

OesteCanadaP1_gabynocanadaGyPSy

2) Admissão do parque: Banff fica localizada dentro do Parque Nacional de Banff e você tem que pagar uma taxa para entrar no local. Esta taxa vai depender dos dias que você está planejando ficar e o número de pessoas viajando com você. Minha dica é que você pesquise antes de ir a melhor opção de passe para você e seus acompanhantes (para não perder tempo na entrada do parque). No nosso caso éramos 4 pessoas e pegamos o Family/Group que inclui até 7 adultos num mesmo carro e custa $19.60 por dia. Você deve colocar o recibo no painel do carro e deixá-lo lá durante toda a sua visita. Veja todos os valores aqui.

OesteCanadaP1_gabynocanada4

3) Fique atento à beira da estrada (sempre!): é lá que ficam os animais selvagens. Nossa viagem foi extra especial porque conseguimos ver vários animais (um dos posts será sobre isso). Nem preciso mencionar que Jojoe seguiu a risca esta dica, ficou ligado durante todo o trajeto e adorou ver os “amiguinhos”!

OesteCanadaP1_gabynocanada5

4) Hospedagem: você tem basicamente 2 opções de hospedagem – Banff e Canmore. A distância entre essas duas vilas é pequena (26km). Na primeira vez que fomos a região ficamos hospedados em Banff; desta vez decidimos testar Canmore e adoramos: preços melhores (muito melhores), ótimos hotéis, não tão cheio quanto Banff, vista para as Three Sisters (montanhas lindas da região), e o céu mais perfeito que já vi. Se você procura agita a noite o ideal é ficar em Banff; porém, Canmore serviu muito para nós, que passávamos o dia todo fora e quando chegávamos a noite – cansados – queríamos uma cerveja e sossego.

Canmore é, acreditem, uma das maiores cidades da região. Após Calgary sediar os jogos olímpicos de inverno de 1988, e Canmore seria a sede das competições nórdicas, a região desenvolveu-se e virou o pólo turístico que é hoje. O centro de Canmore é pequeno, e você pode ir à pé a praticamente todos os lugares. Mas é muito fofo e vale o passeio! Não deixe de experimentar o The Trough Restaurant, considerado o melhor da cidade.

OesteCanadenseP1_gabynocanada14

OesteCanadaP1_gabynocanada6

OesteCanadenseP1_gabynocanada7

O hotel escolhido foi o Solara Resort e Spa: muito bom! Os quartos mais parecem apartamentos e o nosso possuía sala, cozinha completa, churrasqueira em uma das 2 sacadas, 2 quartos, 2 banheiros e todos os utensílios necessários para nos virarmos (super) bem por lá. Também, uma vista linda para as montanhas. Na verdade, Canmore fica cercado de montanhas; então qualquer quarto tem uma vista espetacular). Ah, nem preciso dizer que o hotel é pet-friendly.

OesteCanadaP1_gabynocanada10

OesteCanadaP1_gabynocanada8

OesteCanadaP1_gabynocanada13



20 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
21 Comment authors
Fernanda Lamas

Boa tarde Gaby, parabens pelo blog!
Pretendo ir ao Canada no final de junho 2018.
Tenho somente 10 dias de férias e a ideia era ir do RJ-Calgary, pegar o carro lá e ir para Banff e Jasper, retornar a Calgary para devolver o carro e pegar um voo para Vancouver, ficar uns 2 dias e voltar ao Brasil. Vc acha uma boa:? Eu deveria mudar algo?

Oi Gaby, tudo bem, acompanho seu blog há muitos anos. Estamos pretendendo visitar Banff e os lagos em Abril de 2018. Essa época vale a pena? Muita gente falando do degelo, que não fica tão bonito… qual a sua opinião, não vale de jeito nenhum? Obrigado!

Luiza

Oi Gaby! Quero ir em agosto do ano que vem! Alguns dias em Vancouver, avião para Calgary e carro para Banff, e adorei a opção de hospedagem na cidade próxima! Meu sonho mesmo é conhecer o Lake Louise. Mas não faço ideia de como seja o passeio, se precisamos obrigatoriamente fazer muita trilha, etc. Tem como fazer essa viagem (a parte do lago) com criança de 3 anos? No restante eu me viro, já viajamos antes, só fiquei preocupada com muitas trilhas pra ele. Agradeço sua resposta, obrigada! Luiza

Jerusa

Oi Gaby vc está de Parabéns com o seu blog adorei suas dicas Então gostaria que vc me orientasse pois pretendo eu meu marido e meu filho passarmos o Natal e Ano Novo e como é inverno quero que vc me oriente quais passeios poderá ser mais aproveitados nesta época do ano…Obrigada

valmir

Gabi!!! Belas postagens! Parabéns! Estamos aquecendo as turbinas para uma viagem à Costa Oeste em julho. O teu blog é espetacular. Além de orientar com agradável leitura e boas dicas/informações, ele estimula os que pretendem viajar ao Canadá.
Grande abraço!
Valmir