5 coisas que você precisa saber sobre o Tim Hortons

14July09_TimHortons

Certamente quando você visitar o Canadá vai se apaixonar pelo Tim Hortons, uma rede de cafés que é super Canadense e super popular por aqui. Você não precisa gostar de café para amar o local (eu, por exemplo, não tomo café); isso porque: há várias opções de lanches, tudo sempre fresco, muito gostoso, e com um ótimo preço. Uma das “atrações” de Toronto é certamente sentar em um das diversas lojas do Tim Hortons (na cidade de Toronto são 249) e comer algo gostoso, tomar um hot chocolate no frio, e curtir a cidade. Hoje resolvi escrever no blog sobre 5 coisas que você precisa saber sobre o Tim Hortons. Na verdade, são 5 curiosidades sobre esta rede. Vamos lá!

1. Mais popular do que McDonalds

Quando você vem para a América do Norte e pensa em uma rede de alimentos certamente o McDonalds vem a sua cabeça. Isso pode até acontecer nos USA, mas no Canadá o Tim Hortons é considerado o maior operador de serviços alimentícios do Canadá (em outras palavras, a maior rede neste genêro do Canadá). Acredite ou não, aqui no Canadá o Tim Hortons possui mais do que quase o dobro do lojas do McDonalds. Dê uma olhada abaixo no google maps se você digitar Tim Hortons (todos os pontos rosa no mapa são lojas desta rede).

map_TimHortons

Uma curiosidade: Moncton, em New Brunswick, é a cidade que possui o maior número de Tim Hortons per capita no Canadá (não, não é Toronto… apenas de eu achar que fosse porque há muitas lojas por aqui). A cidade possui 22 franquias Tim Hortons e 64 mil habitantes. Isso equivale a um restaurante para cada 2.915 habitantes, muito abaixo da relação de Tim Hortons para cidadãos canadenses (que é de 1 para 15.000 habitantes).

2. Tim Hortons foi um jogador de Ice Hockey

Tim Hortons foi um jogador de hóquei canadense (com uma carreira de 24 anos) que fundou a rede de cafés em Hamilton, Ontario, em 1964. Morreu em 1974 quando, bêbado, sofreu um acidente de carro. Clique aqui e veja algumas fotinhos dele.

3. Os uniformes dos empregados foram criados por um estilista

Os uniformes nos tons de bege, marrom, preto e vermelho usados pelos funcionários do Tim Hortons pode não parecer muito moderno ou fashion mas foram criados em 2001 pelo estilista Stephan Caras, que já trabalhou para Guy Laroche, Hermes e the House of Biba. Segundo o estilista os funcionários da Tim Hortons irão se sentir muito profissionais nesta coleção”. Na época que desenvolveu os uniformes (que nunca me chamaram a atenção, confesso) Caras disse: “É um olhar mais contemporâneo, mais novo que permitirá que eles se sintam bem no que vestir. Os funcionários são embaixadores de atendimento ao cliente – a imagem do Tim Hortons. É por isso que eu projetei um olhar que é nítido, limpo e elegante”.

4. Os Canadenses amam o Timmies

Eu sempre achei que os Canadenses amavam o Timmies (como esta rede é carinhosamente chamada por aqui) porque é barato, porque há várias lojas espalhadas pelo Canadá, e porque os produtos são gostosos (realmente gostosos). Mas parece que este amor tem um outro significado. Segundo alguns blogs que tenho lido, o fato da cultura Canadense estar apagada e misturada à Americana faz com que os Canadenses apreciem as poucas coisas que são realmente Canadenses… e uma delas é o Tim Hortons.

5. É difícil escolher o que você vai comer

Quando você chegar em uma loja vai se deparar com uma vitrine de bolos (muffins) e sonhos (donuts) que vão certamente chamar sua atenção (e sua gula). Mas há muito mais do que aquilo que esta exposto.

De bebida, eu gosto muito dos cafés gelados: o frozen cappuccino (Iced Capp) é uma delícia. Também gosto do frozen lemonade (espécie de limonada gelada) que é ideal para os dias de muito calor. Quando esta frio eu peço o hot chocolate, que é muito gostoso (e super quente! cuidado!).

Para comer eu AMO os bagels (há vários tipos, o meu favorito é o de gergelim – sesame). Você pode pedir com cream cheese, manteiga, etc. Meu marido já gosta de pedir os sandwiches com bacon, ovo, sausage… há várias opções de pães e paninis mas eu não sei dizer qual a melhor pois nunca como. Você também pode fazer combos com café e um bolo.

Super tradicionais você não pode deixar de provar os Timbits, mini sonhos de vários sabores que vem em caixas pequenas. Você pode pedir sortidos ou escolher um único sabor. Os timbits são super tradicionais que já perdi a conta de quantas reuniões que fui e tinha uma caixa destes mini-sonhos na mesa.

Mais dicas

– Nem todas as lojas possuem todos os produtos. Há lojas menores (menos completas) que só vendem bolos e cafés.
– Algumas lojas possuem a ColdStone Creamery, sorveteria maravilhosa da rede. Vale a pena conferir: os sorvetes são montados em uma pedra gelada; por exemplo, se você quer sorvete de flocos (cookie’s and cream, eles pegam o sorvete de vanilla e misturam com uma bolacha oreo… hummm, é delicioso).
– Há várias lojas 24h e vários Drive Thru.
– Clique aqui para conhecer mais sobre a marca.



27 Comment threads
16 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
25 Comment authors
Andreza

Ah… acabei de voltar do Canadá e fiquei apaixonada pela sopa do Tim hortons: Chili. Tinha vontade de comer todos os dias, sem contar que vem acompanhada de um pãozinho delicioso (que vc pode escolher), eu sempre pedia integral, com manteiga e tostado! Maravilhoso! Amei os lanchinhos também, qto a bebidas… ah o french Vanilla!

Saudades imensa de Toronto! Estive por 30 dias em um intercâmbio cultural em Outubro/15 e tinha um Tim Hortons bem no caminho de casa….Qta perdição!! Mas não deixei escapar, trouxe uma lata do hot chocolate…só esperando o inverno chegar….rsrsrs….. Obrigada Gabi por me fazer lembrar de tudo isso…. ;)

Emerson Araujo

Fiz um intercâmbio de 1 mês em Toronto, e no prédio da escola havia uma loja da Tin Hortons, sinto tanta saudade do French Vanilla e do Boston’s Cream, assim como sinto saudades desse país maravilhoso, que um dia ainda espero chamar de MEU LAR.

Mirian

E as sopinha da noite!!
Aff, tudo de bom.
Com carinho
Mirian

patricia

Morei 1 ano em Waterloo, adorava tomar Hot chocolat com Donuts. E os meus filhos a caixinha de Tim bits. Sou tão apaixonada que trouxe para o Rio a caneca. E muito bom!