Happy Valentine’s Day

valentine

Quem me conhece sabe que eu adoro celebrar, ainda mais quando é algo relacionado ao amor ♥. Aqui nos Canadá o dia dos namorados é diferente do Brasil. Na verdade nem é chamado de dia dos namorados, e sim de Valentine’s Day. O nome Valentine’s Day é uma forma mais curta do nome mais formal de Saint Valentine’s Day (ou traduzido literalmente Dia de São Velentino), que é celebrado amanhã, dia 14 de Fevereiro.

Há várias versões para a história desta celebração, e todas são bastante antigas. O nome vem de um mártir cristão chamado Valentine e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na idade média. O tal bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Dia 14 de fevereiro foi a data da sua morte.

gifts

Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores. Mas hoje em dia o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo: além de ser um dia para namorados, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor para todas as pessoas que você ama, incluindo sua família e amigos. Neste sentido, é comum você ver filhos dando presentes, geralmente flores e cartões para os pais, e vice-versa. Aqui a forma mais comum de presentear é trocando “valentines”, que são cartões com tema de amor e amizade, ou doces (balas em forma de coração, chocolates, etc). Nada tão comercial como o dia dos namorados no Brasil…

Para quem está no Canadá é importante não ignorar este dia tão tradicional. Portanto não se esqueça de presentear amanhã as pessoas que você ama com presentes românticos, flores, ou pelo menos um cartão! E para quem está no Brasil, não perca uma oportunidade de expressar seu amor e comemorar o dia de amanhã com as pessoas que você ama.

E pra entrar no clima deste dia, segue abaixo fotos minhas, ganhando beijo dos meus amores. E amanhã, logicamente, iremos comemorar os três, juntinhos!

Ju_valentine

joe_myvalentine



11
Comentários

9 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors

[…] a forma de amor entre namorados, como é o que acontece no dia dos namorados do Brasil (clique aqui e leia mais). Mas pensando em romantismo – e tudo que a data remete para nós – eu […]

[…] celebrado no dia 14 de fevereiro e, ao contrário do que muita gente pensa, não é feriado. Clique aqui e leia mais sobre esta data […]

[…] por aqui só foi estabelecido em 2008. Este ano no final de semana do Family Day acontece também o Valentine’s Day; portanto, muitas comemorações e eventos pela cidade. Apesar do frio – a sensação […]

[…] sua família e amigos (se quiser conhecer sobre a história do Valentine’s Day, clique aqui). Eu adoro celebrar o amor e adoro celebrar com aqueles que amo, e é por isso que esta semana o […]

Fabi

Oi gabi! Gostei muito do seu post, me informei melhor, pois vivo na Alemanha e sempre estou indo para o Canada e até então não sabia como e porque surgiu essa data. Gostaria de saber mais sobre o Canadá, obrigada!