Pular para o conteúdo

VQA

O Canadá é conhecido por ser o maior produtor mundial de Icewine (e eu já falei sobre isso aqui e aqui no blog). Apesar de produzir outros tipos de vinho o país ainda é considerado um pequeno produtor mundial (31 posição no ranking mundial, beeeeeem atrás do Brasil) e seus vinhos ainda são muito pouco conhecidos fora do mercado interno.

Atualmente o Canadá é o quinto mercado mundial em consumo de vinho – cerca de 13 litros per capita/ano –,atrás do Chile, do Uruguai, da Argentina e da França. A exceção é a província de Quebec, onde se registram 17 litros per capita/ano.A região de Ontario é a maior produtora de vinho do Canadá – aproximadamente quatro milhões de garrafas comercializadas por ano.

Nos últimos 30 anos a indústria do vinho no Canadá vem trabalhando de forma incansável para mostrar que o país é capaz de produzir vinhos com aromas sutis, sabores complexos e potencial de envelhecimento. Assim como em outros países com uma forte cultura de vinhos, como França, Itália e Alemanha, o governo canadense exige padrões de qualidade dos vinhos produzidos no país através de um sistema regulatório chamado VQA (Vintners Quality Alliance). Esse corpo garante não só a qualidade, mas também a identidade e autenticidade dos vinhos canadenses.

A minha super dica deste post é, quando você quiser provar um bom vinho Canadense, não deixe de checar se no rótulo ele possui as iniciais VQA (Vintners Quality Alliance). Aqui em Ontario, as bebidas alcoolicas só podem ser vendidas em lojas especializadas, destacando-se a LCBO. Se você vier a Ontario não deixe de visitar uma dessas lojas – e lá visite a sessão de VQA vinhos. Fica a dica!

5 comentários em “VQA”

  1. Pingback: 10 coisas para NÃO FAZER em Toronto | Gaby no Canada

  2. Pingback: Toronto de N à Z - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *