Pular para o conteúdo

Casas de Estilo Vitoriano em Toronto

Tá certo, tá certo, São Francisco ainda é a cidade mais famosa pelas suas casinhas em estilo Vitoriano, mas Toronto também é destaque quando o assunto são estas casas. E é sobre isso que eu vou falar hoje aqui no blog.

Cabbagetown – um bairro de Toronto – é considerado a região com a maior concentração de casas estilo Vitoriano da América do Norte. O nome “cidade do repolho” foi dado por causa dos imigrantes irlandeses que chegaram por volta de 1840 a Toronto. Eles eram muito pobres e plantavam repolhos no jardim da frente das casas. A região, inclusive, já foi considerada uma das mais pobres da cidade mas hoje vem crescendo e atraindo famílias com maior poder aquisitivo. O local possui várias atrações, como Riverdale Farm e Riverdale Park, além de cafés e restaurantes.

Cabbagetown Overview

Attachment-1-(45)

Attachment-1-(46)

Attachment-1-(47)

Além de Cabbagetown você consegue encontrar casas em estilo vitoriano em quase todos os bairros de Toronto, com destaque para Little Italy, The Annex, Downtown entre outros.

casas vitorianas em Toronto

Mas o que é Estilo Vitoriano?
É um tipo de arquitetura que tenta trazer a estética e as tecnologias da era industrial para as construções. O que acontece é que antes da era industrial era muito difícil construir uma casa, não haviam máquinas de corte e tornos mecanizados. Então, de repente, ficou mais fácil construir uma casa e sobrou tempo para as fachadas com firulas e enfeites. Por isso, as casas Vitorianas abusam da assimetria e dos detalhes, com muitas varandas, bay windows, múltiplas entradas, e são geralmente pintadas de cores vibrantes.

Para identificar uma construção de estilo vitoriano procure por:
– construções altas e cheias de ângulos
– colunas cortadas em vários formatos uniformes
– vigas elaboradas
– sótãos, terrões, pavilhões, bay windows
– telhado de chapa metálica
– pinturas vibrantes
– acabamentos com formas e padrões decorativos.
Em outras palavras, procure casas bonitinhas, estilo “boneca”, coloridas e cheias de detalhes, sacadas, telhados e assimetria.

4 comentários em “Casas de Estilo Vitoriano em Toronto”

  1. Acho lindo lindo lindo! Essas casinhas são um amor, muito fofas! estou louca para conhecer a sua, Gaby! Parece ser muito linda também!
    Beijo grande

  2. Pingback: Cidadezinhas pitorescas próximas a Toronto | Gaby no Canada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *