Pular para o conteúdo

Ski e Snowboard próximo a Toronto

Para muitos deixar um pais sub-tropical e se aventurar em morar no Canada poderia ser uma experiencia frustrante, mas (pelo menos para nós) a primeira temporada de inverno vai deixar saudades e devemos isso as estações de Ski da região. Apesar da província de Ontário não ser uma região de grandes altitudes, ela possui muitas estações de ski (~40). A temporada de inverno geralmente começa no final de dezembro e termina no final de março, relativamente curta se comparada a da costa oeste do Canada, onde na região das Montanhas Rochosas a temporada vai de novembro até o final de maio.

Existem estações praticamente dentro da cidade de Toronto onde podemos ir durante a semana após o trabalho, sem contar que por serem de baixa altitude, não estão sujeitas as frequentes “snowstorms” como nas altas montanhas. Isso nos proporcionou praticamente 100% dos dias com o céu completamente azul na montanha (quero deixar claro que “céu azul” não quer dizer calor ok?).

Nas primeiras vezes que fomos as temperaturas já castigavam em torno de -19C, mas com o tempo notamos que era apenas questão de descer uma primeira vez a montanha para dar uma esquentada.

Nossa rotina no final de semana era dormir cedo na sexta, acordar umas 6AM no sábado, pegar o Marceu e a Josi (nossos parceiros de montanha), aproveitar a montanha o dia inteiro e fechar o dia com um churras para trocar as experiências do dia. A Gaby e a Josi andavam de Ski e eu e o Marceu de snowboard.
Vou fazer um resumo das estações que visitamos próximas da nossa casa (downtown):

Estações de Ski/Snowboard que já fomos.

Earl Bales Park (número “4” no mapa)

distancia: 6km / custo: $12 a hora

pros:

  • praticamente dentro da Grande Toronto
  • possibilidade de ir a noite apos o trabalho

contras:

  • tem apenas 2 pistas (muuito curtas)
  • apenas 1 lift (a noite fica lotado e demora para fila andar)

recomendação: vale a pena para quem quer aprender snowboard/ski ou praticar alguma manobras.

Lakeridge (número “3” no mapa)

distancia:60km / custo: $49

pros:

  • possui mais opções de rampas

contras:

  • as pistas são curtas

recomendação: possui mais opções para quem quer praticar manobras e andar em pistas com rampas. Para quem quer apenas descer as pistas, não é indicado.

Mount St Louis (número “2” no mapa)

distancia: 140km / custo: $49

pros:

  • excelente infraestrutura
  • não possui muita gente
  • qualidade da neve
  • ótimo snowpark, com diversas pistas e 2 snow pipe

contras:

  • não possui bons lugares para pernoitar

recomendação: até agora é a minha favorita, muito bom para passar um sábado ou domingo.

Blue Moutain (número “1” no mapa)

distancia: 179km / custo: $67

pros:

  • boa infra-estrutura.
  • boa quantidade de pistas.
  • village bem em frente a estação, com muitas opções de estadia.

contras:

  • muita gente, filas para os lifts intermináveis.

recomendação:  se for para passar mais de 2 dias acho bem interessante, pois existem várias opções de hotéis. Terrível para passar apenas um dia devido a quantidade de pessoas.

Tremblant (em Montreal)

distancia: 600km / custo: $75

pros:

  • excelente infra-estrutura
  • bons pacotes para quer quer fazer aulas de ski/snowboard
  • excelente rede de hotéis e condos.
  • excelente condições de neve
  • grande quantidade de lifts e pistas
  • possui uma gondola express para levar ao topo da montanha
  • montanha com duas faces (norte e sul), com pistas dos dois lados.

contras:

  • as vezes é dificil de chegar até lá devido as condições da neve.

Recomendação:  considero a melhor estação de ski da costa leste do Canada. Recomendo se possível passar pelo menos 3 noites para poder aproveitar a montanha, vila e proximidade da cidade (Saint Jovite). A cidade possui um aeroporto que faz conexões com as principais cidades do Canada e voos partindo de toronto custam em torno de $60.

Vou colocar aqui um mapa com todas as estações de ski da região só para vocês terem uma idéia da quantidade. Acho que vamos ter o que curtir na próxima temporada 😉

Estações de Ski/Snowboard de Ontário

Lista completa das estações de ski/snowboard da região de Ontário:

http://www.skisite.com/downhillList.cfm?state=ON

69 comentários em “Ski e Snowboard próximo a Toronto”

  1. Grande Ju
    Muito legal as informações, tenho certeza que esse blog tem tudo pra virar um guia de viagem, no mínimo de Toronto e região.
    Abração pra vocês, Leo

  2. Nossa Ju…vc está profissional no ramo!!!!Muito bem explicadinho.

    Pena que eu nem tenho previsão de um dia poder fazer um passeio desses, mas tenho certeza de que muitas pessoas irão aproveitar tanta informação importante.

    Vcs são demais!!!

    Bjs

  3. Pingback: Posts do Ju |

  4. Gabriela, beleza?

    Muito bacana seus posts. Estou indo pra Toronto dia 27 de novembro e vou ficar até 24 de dezembro. Será que consigo pegar estações abertas?? Obrigado.

    I’m going for a interchange and I’ll study in International House for 4 weeks.

    1. Olha Matheus, a abertura das estações de ski dependem do clima e variam muito de ano para ano. Ano passado as estações de Ontario só abriram em janeiro. O jeito é ficar ligar nos websites e de repente pegar um final de semana e descer para os USA (há estaçoes nos estados de NY e Vermont que abrem mais cedo). Acompanha por aqui que quando abrirem a gente deve ir! Adoramos! Obrigada pelo recado!

  5. Pingback: Parabéns pra você, nesta data querida! |

    1. Ola Estela…. aonde vcs estarão? Se estiverem próximos a Toronto recomendo Blue Mountain. Se estiverem próximos a Montreal, Tremblant. Ambas possuem um centrinho francês aonde vc pode fazer compras, jantar… ah, e eu recomendo que façam aula! Vc vai aprender e ficar menos dolorido pois vai entender a técnica!!! Depois me conte como foi! Abracos!

      1. Oi Gaby! Nao estamos encontrando vaga em hotéis em Blue Mountain. Estao pensamos em ir p/ Mount St Louis pois é um pouco mais perto de Toronto ( onde estaremos) ,assim poderemos ir voltar no mesmo dia . Será q é uma boa idéia? bjs Estela

        1. Acho ótimo! Sinceramente, Mt St Louis é muito melhor, menos lotado. Só não tem vila. Mas se vc não vai dormir…vale ir! Vale também passar o dia em Blue Mountains! 😉 Vai ser ótimo!!!

  6. Pingback: Onde esquiar em Toronto

  7. Gabriela, suas dicas acabam de salvar nossa ida para Toronto! Emitimos as passagens meio que por impulso, para aproveitar o Natal e Reveillon onde ainda havia lugares (para usar as milhas). Ficaremos de 24 a 2/jan. Meu Marido ama esquiar e eu nunca vi neve, e o plano não é gastar muito. Nossa base será Toronto mesmo.. Achamos que tb vamos para Mont St Louis, já que vc falou que dá pra passar o dia. Dúvida: existe algum passeio / transfer que leve até lá? Ou vale a pena alugar carro em Toronto para isso e demais passeios? E se tiver mais dicas para um mini roteiro de 8 dias, seria bom tb! Confesso q estou com receio do frioooooo…. Obrigada, Giovanna

    1. Olá Giovanna! Que bom que vc esta achando as dicas úteis. Nos sempre vamos de carro e acho que não há transfer não. Melhor alugar um carro e fazer o seu roteiro. O transito é grande, tente evitar horários de pico. Da uma olhada no blog que tem varias dicas. Hoje estamos indo num mercado de Natal e devo escrever sobre isso – mais um passeio lindo pra fazer! Vamos mantendo contato! Beijos

  8. Pingback: Ski e Snowboard dentro da cidade de Toronto |

  9. Olá. Irei para o Canadá agora nas férias de julho e gostaria muito de ir a esquiar com meu marido e filho (6 anos).
    Vcs sabem me dizer se há alguma estação de esqui que funcione no verão canadense?
    A idéia é ficar em Toronto e passar uns 3 ou 4 dias em alguma estaçao de esqui.
    Será que conseguem me ajudar?
    Obrigada,
    Carla.

    1. Ola Carla! Obrigada pela visita ao blog.
      Aqui na costa leste não há nenhuma estação de ski aberta no verão. Sei que na Costa Oeste há – em Whistler – mas só o topo e acho que tem que ter uma certa habilidade em ski/snowboard para poder esquiar (porque é uma parte bem ingrime).
      Beijos
      Gabriela

  10. Gabi, Aqui é o Arthur Salgado novamente. Seu blog é fantástico e o post do seu marido foi ótimo. Minha pergunta dessa vez é; qual o site que eu acompanho as aberturas das estações de Ski?
    Pois queria esquiar com minha namorada. Ela vem em december e vai embora dia 4 de janeiro. Mais uma vez obrigado.

  11. Oi Gaby, tudo bom?
    Primeiro queria agradecer pelas dicas, segundo eu tenho umas dúvidas:
    1. Li em alguns sites que existem estações de ski (bem menores) dentro de Toronto mesmo, como o Centennial Park e Earl Bales Park. Você acha que em janeiro, durante a semana, a partir da hora do almoço até a noite, da pra brincar um pouco nessas estações? Ou é inviável?
    2. Existem lugares para aluguel de equipamento mais baratos do que nas estações? Nos lugares que viajei geralmente era possivel achar lojas onde o aluguel era mais barato na cidade, e ai você carregava os equipamentos até as estações. Sabe me dizer?
    3. Existem ônibus que fazem o trajeto diariamente das montanhas – como a Blue M. e Mount St. L. – para algum ponto da cidade? Ou você tem que se virar para ir sozinho?

    Obrigada!

    1. Olá Marina!
      Eu tenho um post sobre as estações de Toronto e elas ficam sim abertas durante o inverno! Mas são bem pequenas! https://gabynocanada.com/tag/estacoes-de-ski-dentro-de-toronto/
      Quanto ao aluguel, nas estações perto de Toronto (como Blue Mountain) o aluguel nao é caro, então vale a pena alugar por lá para nao ter que ficar andando com o equipamento.
      Quanto ao ônibus, para St Louis nao deve ter. Para Blue mountain acredito que tenha. De uma olhada no site do gotrain (eles possuem onibus e pode ter para la, mas nao Tenho Certeza)
      Desculpe nao poser sanar todas as duvidas. Sabendo de algo mais eu escrevo aqui! Beijos

  12. Gabriela,

    estou em dúvida sobre aonde esquiar esse ano. Nunca fui ao Candá. Vi que as passagens são mais baratas para Montreal e Toronto. Calgary está muito caro.
    O que você indica: Montreal ou Toronto? Ambos têm pistas de ski perto?
    Seu blog está ótimo. Bjs

    1. Ola Deborah! Obrigada pelo recado. Para esquiar sugiro Montreal – na verdade Mt Tremblant (1h de Montreal)! A estacao eh show! Tenho varios posts de la aqui no blog… vais amar!
      Obrigada pelo recado

      1. Gabriela, pensei em seguir sua dica de Mt Tremblant, mas como a passagem está super cara, pensei em ir no carnaval. Você sabe me dizer se no começo de março dá pra esquiar por lá? Bjs

        1. Oi Débora… geralmente dá e lembro de um ano que fomos final de março. Mas é claro que vai depender da neve durante 2014, se for um ano com boa neve ou não. Se bem que lá eles tem máquina de fazer neve em algumas pistas, então certamente algumas pistas estarão abertas! 🙂

  13. Oi Gaby, voce sabe me dizer se as estações costumam fechar pacotes para iniciantes?
    Passarei 30 dias em Toronto, e quero passar o máximo de tempo esquiando e pagar o menos possível rsrsrsrs
    Desde já obrigado

    1. Ola Igor… vc pode fazer aulas (os valores variam em função do tipo e tamanho da aula), mas os valores para utilizar a montanha são os mesmos para diferentes níveis. Vc vai adorar! 🙂

  14. Pingback: O que fazer no inverno de Toronto | Gaby no Canada

  15. Oi Gabi!!!
    Vou em Dezembro para Toronto e gostaria de saber se há alguma opção de transporte sem ter que alugar um carro para esquiar em Blue Mountain.
    E em Dezembro que horas costuma anoitecer em Toronto?
    Obrigada!

    1. Olá Isabela. Escurece umas 4-5pm e tem ônibus sim. Que eu conheça tem da greyhound, mas vc tem que se informar aonde ele para e a frequencia. Eu sempre Fui de Carro e nao Tenho essa informação. Beijos

  16. OI Gaby!!!!
    Ótimas dicas!!! Próximo a Toronto, Montreal ou Quebec tem alguma estação que seja possível fazer Ski nominalmente Out?

    Obrigado e bjs.

  17. Olá Gabriela, passarei o mês de Dezembro inteiro em Toronto, porém vejo que muitas atrações de inverno da cidade acontecem em Janeiro, inclusive pistas de Ski da cidade. Por esse motivo reservei uma pousada próxima ao Mount St Louis um final de semana. A dúvida que tenho é que o site desta montanha está fora do ar a meses, ainda existe essa pista?? Não estou encontrando muitas informações sobre. Acredito que ficarei maravilhado pela cidade, por tudo que já lí no seu blog. Parabéns.

      1. Na minha casa não estava entrando, aqui no meu trabalho entrou normalmente, obrigado Gaby.. com certeza será uma viagem memorável, e a primeira de muitas.

  18. Boa noite gaby tudo bem ? Como faço pra ir e voltar msm dia pra estaçoes mais distantes como blue montain e Mountain st louis ? Tem ônibus que leva ? Transfer ???

  19. Oi, Gaby! Mto legal as suas dicas!
    Queria saber se tem transporte público p earl bales Park e onde posso pegá-lo.
    Vou em dezembro p Toronto.
    Bjs

  20. Gaby, amei seu blog!!

    Vou pro Canada (Pra Vancouver, Toronto e Quebec) em 26 de maio e eu amoooo esquiar! Queria saber se eu consigo esquiar em algum lugar do Canadá nessa época….vc sabe me dizer?

  21. Pingback: Aonde esquiar próximo a Toronto: Blue Mountain ou Mount St Louis Moonstone? - Gaby no Canadá

  22. Olá Gaby, tudo bem?
    Sou Bernardo e estou indo pra Vancouver em Julho. Gostaria de saber se é possível fazer a prática de snowboard nesta época de ano. Abraço !!!!

  23. Oi gaby! Seu blog está sendo útil demais para meu planejamento! Parabéns pela iniciativa! Vou no meio de outubro e volto dia 19 de dezembro, nessa época neva em Toronto? E eu consigo esquiar nesse período? Obrigado!! Bju

    1. Ola Victor. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. O início da ski season depende muito do ano, em alguns anos começou em dezembro, em alguns começou em janeiro. Fique de olho aqui no blog e nos sites das montanhas/estações para ver o que vai acontecer este ano. Geralmente abre no final de dezembro. Beijos

  24. Ola Gabi, gostei muito do seu blog, bem completo e com ótimas definições.. Eu estou indo pra Toronto em Janeiro/2016, e agora que vi seu blog estou planejando em ir em meados de fevereiro pra Montreal e quero ficar um dia no MontTrembland, contudo estou com medo de não conseguir pegar transporte pro Trembland, ou de ser muito caro…
    Gostaria de saber o preço do ônibus que vai de Montreal pra lá e também em média quanto eu irei gastar em C$, desde já muito obrigado ?

  25. Oi Gabi, tudo bem? Estou pretendendo ir em janeiro de 2016 e estou amando as dicas do seu site! Provavelmente me hospedarei no The Westin Trillium House, na Blue Mountain, e gostaria de saber se na diária estão inclusas as atividades de ski, já que é um resort, ou se são pagas por fora sem nenhum privilégio por estar hospedado na região. Muito obrigada, e sucesso com seu blog!! (:

  26. Ola
    Obrigado Juliano e Gaby pelas dicas…
    Testei varies resorts ao redor de Toronto e ate agora gostei muito do Mount St Louis. Achei o custo beneficio bom. E meu preferido ate agora.
    Testei também o resort “Snow Valley” perto de Barrie por exemplo, e não achei bom igual a Mount St Louis. Apesar de ser um pouco mais barato as pistas são menores e os “lifts” andam bem devagar!

    Gostaria de compartilhar que se voce quiser economizar no preço, é possível esquiar a noite (entre 4:00 e 10:00 da tarde). O por do sol e muito bonito!

    Outra dica, podem achar promoções no site http://www.liftopia.com, mas tem que comprar com antecedência.

  27. Vamos pra Toronto em 24 de dezembro….estaremos em 5 adults e uma criAnca de 8 Anos….Queremos visitar pistes de sky e gostaria de saber o que vc recommenda e os meios de chegar ate o local….seria viavel.a lugar Carro? Tem transporte pra esses locals? Por favor me ajude….

  28. Pingback: O que fazer para fugir da winter blues, a depressão de inverno - Gaby no Canadá

  29. Gaby,

    Estaremos ai em Toronto em Janeiro e gostariamos de pegar um final de semana e ir andar de Snow, minha duvida é sobre direção na neve, as pistas até as estações de ski tem muita neve? As locadoras de carros já alugam com pneu de neve? Como teremos apenas um final de semana livre, queria me programar melhor para não perder tempo.

    Sobre pedagio e gasolina, pode me informar o custo de uma ida e volta?

    Desde já agradeço.

    1. Ola Maira. Os pneus geralmente são all season e se estiver caindo muita neve não vale a pena dirigir não.
      Não há pedágio em Ontario e a gasolina depende muito mas o litro está 1.20 CAD hoje.
      As estradas são bem boas e geralmente ficam limpas sempre, mas se estiver acontecendo uma nevasca é melhor não arriscar. Por isso vale a pena ver a previsão e planejar mais perto.
      Espero ter ajudado. Escreverei mais sobre isso mais perto do inverno

  30. ola Gaby ,sue blog é muito bom,parabens
    Vamos dia 11 de feveriero 2018 para Toronto.Mina filha quer patinar.
    Existe alguma pista proxima à cidade para snowboard ?
    alugam equipamentos? Não temos

    1. Ola Aline. Depende muito de como serão os próximos dias… geralmente as pistas abrem no final de dezembro mas se nevar muito podem abrir antes. Fica de olho nas minhas redes sociais que estou sempre postando sobre o assunto. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *