O “muro do asilo” na Queen Street West

Attachment-1-(3)

Hoje eu vou falar sobre um muro histórico que está preservado no meio de Toronto, mais precisamente no endereço 1001 Queen Street West. Este muro – também chamado de Muro do Asilo – foi intitulado patrimônio da cidade em 1997. As partes do muro preservadas estão nas intersecções da QUeen Street West com as ruas Shaw Street e Fennings Street e se você conhece bem o local saberá que a distância entre estas ruas é de quase 5 blocos (ou seja, não tão perto uma da outra).

Attachment-1

Uma parte do muro é bem conhecida, por ao seu lado fica o mural “You’ve changed” que é super fotografado e fotogênico. Mas muito mais interessante é sim a história deste muro e o que ele representa.

attachment-1-7

No mesmo local de 50 acres – mas com o endereço 999 Queen Street foi aberto em 1850 o the Provincial Lunatic Asylum, o primeiro hospital psiquiátrico de Ontário. O prédio era lindíssimo – projetado pelo arquiteto John Howard e inspirado na National Gallery de Londres – com espaços para exercícios e outras atividades para ajudar o tratamento dos pacientes. A foto abaixo do Asilo é do acervo da Toronto Public Library e você pode achar esta e outras fotos aqui.

Asilo

A beleza da arquitetura do edifício não foi suficiente. Na prática o que aconteceu foi que o hospital sempre ficou superlotado e com poucos profissionais (isto é, desde o começo o local não funcionou bem e sua reputação sempre foi ruim). Além disso, o prédio foi se desgastando, suas paredes ficaram negras por causa da poluição e o dinheiro para manutenção foi acabando. Segundo o historiador William Dendy o asilo se tornou “um símbolo de todos os erros e horrores dos cuidados de saúde mental no Canadá”.

Attachment-1-(5)

A demolição do edifício aconteceu em 1976. Os muros são os únicos elementos sobreviventes do asilo e hoje permanecem circundado o novo site do Centre for Addiction and Mental Health (CAMH), um hospital referência no cuidado de doentes mentais. Ao redor do muro há 8 placas que contam um pouco a história do local, mais especificamente de seus pacientes.

Attachment-1-(2)

Attachment-1-(4)

Vale falar que o endereço mudou para não estar associado à má reputação do local: de 999 Queen Street para 1001 Queen Street West.

Attachment-1-(1)

Não deixem de ver as outras curiosidades que passaram por aqui:

A meia casa de Toronto
Not Bay
Sorry Coffee Co.
O mural Young Hearts Run Free
Os banheiros automáticos de Toronto
A pista de bike da Queens Quay
Home Smith Park
O observatório David Dunlap de Richmond Hill



  • 3 Responses

    1. Jana Cleide disse:

      Boa tarde!

      Parabéns por este espaço que tanto amo, sempre volto aqui para ler e ler. Obrigada!

      Bjos,
      Jana Cleide
      Colaboradora do portal http://valordodolar.com.br/

    2. Alice disse:

      Que incrível. Amei! Uma pena que destruíram….

    3. Mari disse:

      Que curioso! E que triste saber da história de uma instituição que era para ser tão boa, acabasse sendo tão ruim.
      Prova de que, nem sempre boas ideias e boas intenções são suficientes. Provavelmente tenha faltado um planejamento mais cuidadoso.

    1. 28/05/2017

      […] A pista de bike da Queens Quay Home Smith Park O observatório David Dunlap de Richmond Hill O “muro do asilo” na Queen Street West A demolição da Gardiner Expressway East e os pilares que restaram Ireland Park Uncle […]

    2. 02/06/2017

      […] A pista de bike da Queens Quay Home Smith Park O observatório David Dunlap de Richmond Hill O “muro do asilo” na Queen Street West A demolição da Gardiner Expressway East e os pilares que restaram Ireland Park Uncle […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *