Kingston

Kingston está localizada exatamente onde o lago Ontario forma o rio San Laurence, além de ser uma cidade histórica: foi fundada no século XVII como um forte militar e serviu como a primeira capital (provisória: de 1841 a 1844) do Canadá. A principal atração da cidade é o Fort Henry, remanescente da guerra de 1812 e porta de entrada do Canal Rideau, uma passagem fluvial para o interior da província construída com fins militares. O Forte Henry fica localizado no topo de uma colina é um importante atrativo turístico com demonstrações diárias de manejo de armas antigas e representações de momentos históricos canadenses. A cidade de Kingston é famosa por aqui! Todos falavam que era bonita, mas que não possuia nada de especial. Mesmo assim, resolvemos conferir e passamos um dia por lá, já que ela fica no meio do caminho entre Toronto e Montreal. E nos surpreendemos! Como algumas cidades da região (Niagara-on-the-lake e Markham, por exemplo), Kingston possui uma arquitetura única e antiga, o que dá um charme a mais nesta cidade.

Kingston City Hall: prédio da prefeitura, contruído em 1841 com estilo neoclássico e foi a primeira sede do governo Canadense. Não deixe de ver a praça atrás do edifício.

Confederation Park: praça na frente da Prefeitura, e também local da K&P Railroad Station (estação de trem construída em 1888). Além disso, a vista para o Lago Ontario é linda!

Ontario Street: rua com bares, restaurantes e lindas edificações. Destaque para o The Prince George Hotel (1809)

St Mary´s Cathedral: a catedral da cidade, construída em 1842. Fica escondidinha, mas sua torre dá pra ser vista de todo lugar na cidade. Linda demais! Vale a visita!

Royal Military College: não entramos mas tivemos uma vista espetacular do local no Fort Henry. Foi construído em 1819-20 e, pelo jeito, até hoje está ativo (conseguiamos ouvir os militares marchando).

Collins Bay Institution: Quando você entra na cidade e avista um edifício em forma de castelo você pensa: ¨que lindo, deve ser um museu ou foi a casa de alguém importante¨. Neste caso, ao avistarmos o prédio abaixo tivemos a mesma impressão – e errada! Este na verdade é um presídio masculino (de segurança média) que abriga 372 presos. O detalhe aqui é que a capacidade é de 384 (mas não está cheio) e o prédio data de 1920.

Uma ótima maneira de passar um final de semana especial na região é, além de conhecer Kingston, ir a Gananoque e fazer um passeio de barco pelo arquipélago fluvial 1000 Islands (1000 Ilhas). Este conjunto de 1.793 ilhas fica sobre o rio San Laurence, marcando a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. Sobre as ilhas foram construídas residências, marinas e até castelos. Grandes navios também trafegam pela região vindos dos portos de Toronto e de cidades americanas em direção ao Atlântico. Você pode fazer o passeio via Canadá saindo de Gananoque ou até mesmo de Kingston (ou via Estados Unidos pela cidade de Alexandria Bay).
Gananoque fica a 30 km de Kingston e é lá que você pega o barco para fazer um passeio nas principais ilhas da região. Como já fizemos este passeio em 2009 (e certamente iremos fazer com alguma visita) resolvemos pular este passeio desta vez. Mas vale muito a pena! Segue algumas fotos que batemos das 1000 ilhas em 2009.

You may also like...

10 Responses

  1. CRISTIANE SILVA disse:

    Boa tarde, Gaby. Vc recomenda que esse passeio saindo de Toronto, seja feito de carro? Ou indo de ônibus para lá, dá para se locomover tranquilamente lá na cidade? Bjs

  2. Adriana disse:

    Gaby. Parabéns pelo blog.
    Iremos por 10 dias para o Canadá no período de 17 a 25/09. Eu amo o fall foliage. Quais são as cidades mais interessantes, imperdíveis numa rota de carro entre Toronto e Quebec? Já inclui Kingston e mil ilhas.

  3. Veronica Munoz Caldas disse:

    Parabens Gabi!
    Lindo blog!
    Te conhecemos no show do Ianny ! Toronto, Ano passado! Eu e meus sogros! Talves vc lembre…. Ou nao…rsrsrs
    Sentamos atras de vcs!!
    Sucesso!
    Abs
    Veronica

  4. Mariana disse:

    Oi Gabi, tudo bem?

    Comprei um passe de trem para viajar pela costa Leste por 17 dias e minha primeira parada vai ser essa cidade. Eu estou um pouco de dúvida de quanto tempo devo ficar e estou sem carro. Acho que gostaria de fazer um passeio de barco e você acha que vale a pena pagar para entrar nesse forte? Fica longe da cidade ou dá para ir a pé? Eu chego lá 11h39 de Toronto e pretendo sair na manhã seguinte. O que acha? Olha muito obrigada pelas dicas, eu estou sempre encontrando seu blog nas minhas buscas no Google sobre a viagem! Um super abraço!

    • Ola Mariana. Acho que vc deve passear pelo centro e ir para 1000 Islands (tem post aqui no blog). Fora isso não tem muito o que fazer e a cidade é pequena, mas encantadora. 🙂

  5. Telma Santos disse:

    Olá Gaby. Obrigada pela dica. Já estou a fazer planos para fazer este passei em Agosto. Uma perguntinha: qual será o melhor sitio para apanhar o barco para passeio em 1000 Islands? Há alguma vantagem de um lugar face aos outros?

    Muito, muito obrigada =)

    • Gabriela disse:

      Olá Telma! Eu só fiz o passeio via USA e adorei! Mas acredito que não deve ter muita diferença, mas como não fiz via Canada não posso opinar 😉

  6. Alessandra disse:

    Gaby, tudo bom? Vc pode me tirar uma duvida? Agora no inverno este passeio fica impossivel, ne? O local fica congelado, no inverno tambem nao tem a guarda em Kingston. as vezes nao consigo indormacoes completes nos sites e fico doida fazendo o roteiro.

    Obrigada.

    • Gabriela disse:

      Ola Alessandra. No inverno o passeio pode acontecer, mas realmente fica mais dificil. Eu nunca fui a kingston no inverno mas acho que da sim de andar pela cidade, conhecer… as estradas sao boas e se a cidade estiver com neve certamente estara mais bonita. Caminhar ao redor do lago, assistir a guarda talvez seja mais dificil (ou nem aconteca), mas visitar a cidade eu nao vejo problema! beijos e feliz natal

  7. Letícia Giacomin disse:

    Nossa, que lindo! eu sempre me surpreendo com as paisagens das tuas fotos, Gaby! parece até montagem, são locais tão lindos! amo amo amo, não me canso de ver!
    Beijaoooo

  1. 31/07/2013

    […] e festivais. Dá para dar uma passadinha e visitar esta cidade quando você está indo para Kingston ou Montreal. Maiores informações […]

  2. 30/01/2014

    […] terceiro dia saímos de Quebec City em direção a última parada: Thousand Islands. Valeu a pena ter pago por esse opcional. Não há o que fazer enquanto se espera por aqueles que […]

  3. 23/02/2014

    […] blog um post com dicas desse passeio lindo e não achei (somente citei a região em um post sobre Kingston). Então resolvi escrever um post com fotos e dicas do passeio que fizemos à região no verão de […]

  4. 31/01/2017

    […] bonita e fica a 260km de Toronto (bem no meio do caminho entre Toronto e Montreal). Clique aqui e aqui e veja mais informações sobre a cidade e esta […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *