10 pratos depois…

Que a gente gosta de comer e experimentar novos restaurantes não é novidade! Mas quando conhecemos a Flavia e o Felipe e ficamos sabendo que ele era chef de cozinha… o útil e o agradável se uniram! Ontem fomos prestigia-lo no restaurante que ele é Chef, o Salt Wine Bar. Ele fica localizado na Ossington Street, bem na esquina com a Dundas West, aqui em Toronto. O local é suuuuper romântico e aconchegante (tanto que vocês irão perceber que as fotos não tiveram flash – e por isso não ficaram muito boas -, pra não ofuscar o nosso momento romântico nem o dos outros clientes).

A especialidade do restaurante são tapas – variedade de petiscos, aperitivos e pequenos pratos da cozinha espanhola. Além disso, o restaurante possui sua própria charcuteria (local para preparar produtos como bacon, presunto, jamon, patês e por ai vai) e uma carta variada de vinhos.

Quando chegamos já fomos recebidos pelo Chef Felipe (nos sentimos muito VIPs), que deu dicas preciosas sobre o Menu. O restaurante possui um Menu Degustação (4 pratos por $25). A dica do Felipe foi preciosa: pegar pratos diferentes para nós podermos experimentar de tudo. E foi isso que fizemos! Além dos 8 pratos pedimos 2 adicionais do Menu Geral. É importante falar que o menu muda conforme a estação (ficamos só imaginando o menu de inverno, hummm).

Primeiro Prato/First Course
Spanish Olives with rosemary (Azeitonas espanholas com alecrim)
Baguette with smoked tomato marmalade and fine olive oil (Baguette com marmelada de tomate defumado e azeite de oliva fino)

Primeiro Prato

Review: Eu não comi as azeitonas (porque não gosto), mas o Ju comeu rapidinho e adorou. As azeitonas tinham um tempero especial de alecrim! Agora, as fatias de baguete (caseiro, delicioso) com um molho de tomate docinho e um azeite de oliva perfeito foram apreciadas por mim! Uma entradinha deliciosa pra quem estava morrendo de fome como nós!

Segundo Prato/Second Course
Sea scallop tartar with avocado and chilled Heirloom tomato consommé (Consommé de tártaro de vieiras do mar com abacate e tomate do tipo Heirloom refrigerados)
Goat cheese crostini with Black figs, Jamon Serrano and balsamic (Crostini de queijo de cabra com figos pretos, Jamon Serrano e azeite balsâmico)

Segundo Prato

Review: Então, acho que estes pratos foram um dos mais diferentes que já comi, e também um dos mais gostosos. O Consommé é uma sopa fria (e super refrescante) e a combinação de temperos deu um sabor todo especial ao prato. Não conseguiamos parar de comer! E os crostinis estavam divinos. Só pra vocês terem uma idéia eu não como queijo (só na pizza e olhe lá) e simplesmente amei a combinação e devorei o prato.

Terceiro Prato/Third Course
Maple BBQ Lamb ribs with apple fennel slaw (Costelas de cordeiro ao molho BBq de Maple com salada de maça e erva doce)
Risotto of chantrelles mushrooms, grilled sweet corn and fava beans (Risotto de cogumelos chantrelles, milho grelhado e fava de feijão)

Terceiro Prato

Review: Ok, uma pausa agora porque estes pratos merecem um destaque todo especial! As costelas estavam maravilhosas, desmanchando e com um molho BBQ que nunca haviamos provado (certamente o melhor). E o risotto, divino!… daqueles que você come e tem vontade de repetir. Super recomendo estes dois tapas. E sinceramente, as porções são tão generosas que dá tranquilamente pra você dividir (foi o que fizemos).

Quarto Prato/Forth Course
Grilled 5oz Beef Tenderloin with frites, bone marrow butter and red wine sauce (Mignon grelhado com fritas, uma manteiga e molho de vinho tinto)
Jamon Iberico (Presunto Espanhol especial)

Quarto Prato

Review: O fillet mignon estava fabuloso (torradinho por fora, macio por dentro) e o molho divino. Para acompanhar, batatas fritas caseiras PERFEITAS. O presunto espanhol o Juliano descreveu como único. Confesso que nesta hora já estávamos satisfeitos, mas dai veio a sobremesa e, como o povo no Brasil diz: “sempre há espaço para o doce”.

Quinta Prato/Fifth Course (UFA)
Cinnamon Churros with dulce de leche (Churros de canela com doce de leite)
Chocolate Pistachio Brownie with chocolate sauce (Bolo de chocolate tipo brownie com pistachio e molho de chocolate)

Quinto Prato

Review: Difícil dizer qual dos dois foi melhor. Os churros (fritinhos na hora e servidos pelo próprio Felipe) estavam fabulosos. O doce de leite então, sem palavras (e também é feito no restaurante). O brownie com Pistachio (e segundo o Ju, com coco tambem) foi devorado pelo mesmo. Acho que nunca comemos um brownie tão delicioso!

* Valeu muito a dica e toda a atenção dada pelo Felipe. Voltaremos em breve de certeza!
** Ah, só um detalhe: comer várias porções devagarzinho, degustando pouco a pouco, é certamente a melhor maneira de jantar! Adoramos!



  • 9 Responses

    1. Fernanda disse:

      O Felipe ainda é chef de algum restaurante em Toronto? Meu marido está querendo contato com alguém dessa área!

    2. Thayanna disse:

      ainda funciona??

    3. ghisi disse:

      Sem sombra de dúvida, eu assino o comentário da Gaby. Os detalhes são os destaques deste restaurante: ambiente, atendimento, carta de vinhos e A COMIDA (fabulosa). O toque final foi a atenção do Chef Felipe em cada prato, explicando como eles eram feitos e os detalhes dos ingredientes. Nota 10!! Não vejo a hora de voltar 😉

    4. Flavia Abdallah disse:

      Nossa Gabi, concordo em genero, numero e grau, fui ontem lah…foi delicioso, adorei os detalhes dos pratos, vc precisa ver que revistas por aki estao precisando de uma critica gastronomica e apply…churros com dolce de leche…ai ai ai como explicar 😉 bjs

    5. Letícia disse:

      meu prato preferido foi o 4! e, claro, a sobremesa! hehehehehe 😀
      adorei!

    6. desamarinho disse:

      Hummm Gaby!! Que post delicioso e majoritariamente saudável!! 🙂

    1. 08/11/2013

      […] O ideal é fazer reserva com antecedência pois o local é pequeno e super popular. Clique aqui e veja um post detalhado da nossa experiência no Salt. Endereço: 225 Ossington Ave Website com […]

    2. 23/01/2014

      […] já experimentei comida grega, etíope, vietnamita, japonesa, árabe, mediterrânea, mexicana, espanhola, polonesa, portuguesa, alemã, e é claro, brasileira. Se você esta em dúvida qual tipo de […]

    3. 10/02/2014

      […] Além disso, o Felipe e a Flavia são super simpáticos e com super dicas da cidade. Ele é chefe de cozinha (e conhece os restaurantes de Toronto como ninguém) e ela é nutricionista e cientista (e uma […]

    4. 21/02/2014

      […] mas pela cozinha. Há restaurantes para todos os gostos: francês, grego, mexicano, português, espanhol, japonês, etc… para todos os gostos e, melhor ainda, todos os […]

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *