O Chemin du Roy – caminho do rei – é um caminho alternativo entre Montreal e Quebec City, trajeto este passando por pequenas cidades com estilo francês as margens do rio Saint-Laurent. O lugar é pouco visitado e destaca-se pelas cidadezinhas, igrejas (entre elas Cap de Madeleine, santuário católico muito visitado), restaurantes familiares e vendas de frutas locais.
Saindo de Montreal você deve seguir pela rodovia 138, que fica paralela a 40 (rota principal que a maioria das pessoas pega). No meio deste caminho fica a cidade de Trois-Rivieres, famosa pelo centro histórico e por ser a segunda cidade mais antiga do Canada (ou a cidade industrial mais antiga do Canada).
Entenda melhor esta rota pegando o Mapa Chemin du Roy, com a rota e principais atrações. Ou clique aqui para acessar um mapa virtual.
Minha opinião: Fizemos o passeio no alto do verão e pegamos uma tempestade no meio do caminho (o que nos impossibilitou de conhecer todo o trecho). Fico imaginando que outono ou primavera devem ser as melhores estações para conhecer o Caminho do Rei. No inverno não deve ser uma boa estação devido a proximidade do rio e por ser uma região mais ao norte (deve ser super frio e o passeio é ao ar livre). Por ser uma região rural, só se fala francês (inclusive nos restaurantes). O passeio foi feito em 1 dia e acredito ser suficiente para conhecer as principais atrações do local. Segue algumas fotos com algumas atrações da região.
Mas não se engane se você pensa que esta é a única rota temática e cênica no estado de Quebec. Além da Rota do rei há ainda a Estrada da Nova França, Estrada das Baleias, Estrada dos Navegadores, Rota dos Vinhos, Estrada do Rio St Lawrence, Estrada das Fronteiras, Estrada do Fiorde, Caminho dos Cantões , Estrada das fazendas, Estrada das Montanhas e Estrada das Cúpulas.
Maravilhoso passeio…ressaltando que almoçamos em um restaurante de interior onde só falavam francês e embalados pela música do Michel Telo cantada pelo mesmo…se pode!!!!assim você me mata!!!
Muito legal mesmo. Se vc não tiver muito tempo, tente pelo menos fazer a partir de Trois-Rivieres até Quebec City 😉
Ai que saudades!!!
E que lindo!!! Eu e Marcel bobeamos de não termos ido pra Quebec… mas fica pra próxima!
Curti o restaurante, bem meu estilo: hambuguer e fritas! hahahaha Vi o comentário da Tia Anna, a gente também escutou Michel Telo na rádio em Montreal, sucesso. hahahaha
Beijo, beijo!
Nada Lê! Super longe e assim vcs conheceram Montreal e Toronto bem. E tem um motivo a mais pra voltar! Beijos e boa semana
Amiga, que lugar lindo!!!
Assim que chegar no Canadá vou revisitar as páginas do seu blog para planejar as minhas viagens com o Carlos! O seu blog, além de outras funções, é um ótimo guia de viagem!!!
Já falei pra vc escrever pra revista né? Quem sabe como hobby?! rsrs
Bjimmm
Oi Andresa! Isso amiga, olha tudo porque tem varios lugares lindos e romanticos para vcs conhecerem! Beijos e tudo de bom pra vcs!
pra variar, mais um lugar fofo e bonito do Canadá!!!
acho que eu precisaria de pelo menos 6 meses pra conhecer tudo que quero por aí!!!
Beijoss
Que lugar lindo, Gabi! Adoro esses tipos de construções!
Uma perguntinha: Você e o Juliano (e quem sabe o Joe também hehe) falam francês?
Beijos!
Obrigada Lismara, o lugar eh lindo sim! Nao, nao falamos! Mas estamos nos inscrevendo em um curso! O legal eh que para treinar vc so precisa pegar o carro e dirigir algumas horas! 🙂
Beijos
Pingback: Chinabus: 6 cidades do Leste Canadense em 3 dias | Gaby no Canada
Oi Gaby, esse caminho tangencia Morin-Heigh, P. de Quebéc?
Parabéns pelo blog!
Ola patricia. Esse caminho fica entre Montreal e Quebec e a cidade mencionada (Morin-Heigh) fica ao norte de Montreal (entre Montreal e Mt Tremblant). Então não pega esta cidade.
Obrigada pelo recado e visita ao blog!
Obrigada pelo retorno, Gabriela. Posso abusar e perguntar o que posso encontrar nos arredores de Morin-Heigh? Há turismo alternativo ou radical? Irei em setembro e gostaria muito de entrar em contato com a natureza, aproveitando o que possa ser oferecido para tal. Bjo grande!
Olá Patricia! Eu não conheço essa cidade, mas se vc quiser entrar em contato com a natureza na região sugiro o Mt Tremblant – estação de ski no inverno e parque nas outras estações – lá tem trilhas de bike e lagoa para vc curtir! 😉
Valeu, Gabi! 🙂
Gabi, tudo bem? Acabo de me dar conta, tanto tempo depois, que podia ter aproveitado esse post para perguntar se nas redondezas de Morin-Heigh há restaurantes indianos/vegetarianos… saberia informar?
Mais uma vez, obrigada!
Pingback: 5 atrações em Québec city - Gaby no Canadá
Gaby, o seu blog tá sendo uma biblia para mim! muito obrigada por dedicar tempo e carinho para compartilhar conosco as suas experiências!!! <3
Uma pergunta: esse caminho é feito por agências? Pois quero fazer as cidades Otawa, Montreal e Quebec por uma agência (por achar mais seguro, sendo essa a minha primeira viagem internacional e estar indo sozinha), mais me encantei com essas paisagens.