Pular para o conteúdo

Chemin du Roy – QC

O Chemin du Roy – caminho do rei – é um caminho alternativo entre Montreal e Quebec City, trajeto este passando por pequenas cidades com estilo francês as margens do rio Saint-Laurent. O lugar é pouco visitado e destaca-se pelas cidadezinhas, igrejas (entre elas Cap de Madeleine, santuário católico muito visitado), restaurantes familiares e vendas de frutas locais.

Saindo de Montreal você deve seguir pela rodovia 138, que fica paralela a 40 (rota principal que a maioria das pessoas pega). No meio deste caminho fica a cidade de Trois-Rivieres, famosa pelo centro histórico e por ser a segunda cidade mais antiga do Canada (ou a cidade industrial mais antiga do Canada).

Entenda melhor esta rota pegando o Mapa Chemin du Roy, com a rota e principais atrações. Ou clique aqui para acessar um mapa virtual.

Minha opinião: Fizemos o passeio no alto do verão e pegamos uma tempestade no meio do caminho (o que nos impossibilitou de conhecer todo o trecho). Fico imaginando que outono ou primavera devem ser as melhores estações para conhecer o Caminho do Rei. No inverno não deve ser uma boa estação devido a proximidade do rio e por ser uma região mais ao norte (deve ser super frio e o passeio é ao ar livre). Por ser uma região rural, só se fala francês (inclusive nos restaurantes). O passeio foi feito em 1 dia e acredito ser suficiente para conhecer as principais atrações do local. Segue algumas fotos com algumas atrações da região.

Trois-Rivieres Centreville
Santuaire Notre-Dame-Du-Cap
The Shrine – Rosary Ice Bridge ao fundo
A entrada da cidade de St -Anne-De-La-Perade: lindo!
Uma das atrações da região são as vendas das frutas direto dos colonos
Cidadezinha de Grondines
Parada para almoço no Le P’tit Relais – Restaurante
Moulin de la Chevrotiere, construído em 1802
O estilo das casas e a beleza dos jardins chamam a atenção
Na minha opinião a parte mais linda do passeio: a vila de Vieux presbytère de Deschambault
E não poderia deixar de falar dos viajantes: pai, mãe, Joe, eu, sogra e marido!
E não poderia deixar de falar dos viajantes: pai, mãe, Joe, eu, sogra e marido!

Mas não se engane se você pensa que esta é a única rota temática e cênica no estado de Quebec. Além da Rota do rei há ainda a Estrada da Nova França, Estrada das Baleias, Estrada dos Navegadores, Rota dos Vinhos, Estrada do Rio St Lawrence, Estrada das Fronteiras, Estrada do Fiorde, Caminho dos Cantões , Estrada das fazendas, Estrada das Montanhas e Estrada das Cúpulas.

18 comentários em “Chemin du Roy – QC”

  1. Anna Maria Lima de Melo

    Maravilhoso passeio…ressaltando que almoçamos em um restaurante de interior onde só falavam francês e embalados pela música do Michel Telo cantada pelo mesmo…se pode!!!!assim você me mata!!!

  2. Ai que saudades!!!
    E que lindo!!! Eu e Marcel bobeamos de não termos ido pra Quebec… mas fica pra próxima!
    Curti o restaurante, bem meu estilo: hambuguer e fritas! hahahaha Vi o comentário da Tia Anna, a gente também escutou Michel Telo na rádio em Montreal, sucesso. hahahaha
    Beijo, beijo!

  3. Amiga, que lugar lindo!!!
    Assim que chegar no Canadá vou revisitar as páginas do seu blog para planejar as minhas viagens com o Carlos! O seu blog, além de outras funções, é um ótimo guia de viagem!!!
    Já falei pra vc escrever pra revista né? Quem sabe como hobby?! rsrs
    Bjimmm

  4. Que lugar lindo, Gabi! Adoro esses tipos de construções!
    Uma perguntinha: Você e o Juliano (e quem sabe o Joe também hehe) falam francês?
    Beijos!

    1. Obrigada Lismara, o lugar eh lindo sim! Nao, nao falamos! Mas estamos nos inscrevendo em um curso! O legal eh que para treinar vc so precisa pegar o carro e dirigir algumas horas! 🙂
      Beijos

  5. Pingback: Chinabus: 6 cidades do Leste Canadense em 3 dias | Gaby no Canada

    1. Ola patricia. Esse caminho fica entre Montreal e Quebec e a cidade mencionada (Morin-Heigh) fica ao norte de Montreal (entre Montreal e Mt Tremblant). Então não pega esta cidade.
      Obrigada pelo recado e visita ao blog!

      1. Obrigada pelo retorno, Gabriela. Posso abusar e perguntar o que posso encontrar nos arredores de Morin-Heigh? Há turismo alternativo ou radical? Irei em setembro e gostaria muito de entrar em contato com a natureza, aproveitando o que possa ser oferecido para tal. Bjo grande!

        1. Olá Patricia! Eu não conheço essa cidade, mas se vc quiser entrar em contato com a natureza na região sugiro o Mt Tremblant – estação de ski no inverno e parque nas outras estações – lá tem trilhas de bike e lagoa para vc curtir! 😉

          1. Gabi, tudo bem? Acabo de me dar conta, tanto tempo depois, que podia ter aproveitado esse post para perguntar se nas redondezas de Morin-Heigh há restaurantes indianos/vegetarianos… saberia informar?
            Mais uma vez, obrigada!

  6. Pingback: 5 atrações em Québec city - Gaby no Canadá

  7. Gaby, o seu blog tá sendo uma biblia para mim! muito obrigada por dedicar tempo e carinho para compartilhar conosco as suas experiências!!! <3
    Uma pergunta: esse caminho é feito por agências? Pois quero fazer as cidades Otawa, Montreal e Quebec por uma agência (por achar mais seguro, sendo essa a minha primeira viagem internacional e estar indo sozinha), mais me encantei com essas paisagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *