Chemin du Roy – QC

O Chemin du Roy – caminho do rei – é um caminho alternativo entre Montreal e Quebec City, trajeto este passando por pequenas cidades com estilo francês as margens do rio Saint-Laurent. O lugar é pouco visitado e destaca-se pelas cidadezinhas, igrejas (entre elas Cap de Madeleine, santuário católico muito visitado), restaurantes familiares e vendas de frutas locais.

Saindo de Montreal você deve seguir pela rodovia 138, que fica paralela a 40 (rota principal que a maioria das pessoas pega). No meio deste caminho fica a cidade de Trois-Rivieres, famosa pelo centro histórico e por ser a segunda cidade mais antiga do Canada (ou a cidade industrial mais antiga do Canada).

Entenda melhor esta rota pegando o Mapa Chemin du Roy, com a rota e principais atrações. Ou clique aqui para acessar um mapa virtual.

Minha opinião: Fizemos o passeio no alto do verão e pegamos uma tempestade no meio do caminho (o que nos impossibilitou de conhecer todo o trecho). Fico imaginando que outono ou primavera devem ser as melhores estações para conhecer o Caminho do Rei. No inverno não deve ser uma boa estação devido a proximidade do rio e por ser uma região mais ao norte (deve ser super frio e o passeio é ao ar livre). Por ser uma região rural, só se fala francês (inclusive nos restaurantes). O passeio foi feito em 1 dia e acredito ser suficiente para conhecer as principais atrações do local. Segue algumas fotos com algumas atrações da região.

Trois-Rivieres Centreville

Santuaire Notre-Dame-Du-Cap

The Shrine – Rosary Ice Bridge ao fundo

A entrada da cidade de St -Anne-De-La-Perade: lindo!

Uma das atrações da região são as vendas das frutas direto dos colonos

Cidadezinha de Grondines

Parada para almoço no Le P’tit Relais – Restaurante

Moulin de la Chevrotiere, construído em 1802

O estilo das casas e a beleza dos jardins chamam a atenção

Na minha opinião a parte mais linda do passeio: a vila de Vieux presbytère de Deschambault

E não poderia deixar de falar dos viajantes: pai, mãe, Joe, eu, sogra e marido!

E não poderia deixar de falar dos viajantes: pai, mãe, Joe, eu, sogra e marido!

Mas não se engane se você pensa que esta é a única rota temática e cênica no estado de Quebec. Além da Rota do rei há ainda a Estrada da Nova França, Estrada das Baleias, Estrada dos Navegadores, Rota dos Vinhos, Estrada do Rio St Lawrence, Estrada das Fronteiras, Estrada do Fiorde, Caminho dos Cantões , Estrada das fazendas, Estrada das Montanhas e Estrada das Cúpulas.



Comentários

Gaby, o seu blog tá sendo uma biblia para mim! muito obrigada por dedicar tempo e carinho para compartilhar conosco as suas experiências!!! <3
Uma pergunta: esse caminho é feito por agências? Pois quero fazer as cidades Otawa, Montreal e Quebec por uma agência (por achar mais seguro, sendo essa a minha primeira viagem internacional e estar indo sozinha), mais me encantei com essas paisagens.

[…] até Québec City – ou ainda faça o trajeto Montreal > Québec pelo interior através do Chemin du Roy, rodovia […]

Oi Gaby, esse caminho tangencia Morin-Heigh, P. de Quebéc?
Parabéns pelo blog!

[…] do lado de fora. Dica: tem uma Starbucks perto, aproveite para ir ao banheiro. Depois deste passeio seguimos para Quebec City, ainda no segundo […]

Que lugar lindo, Gabi! Adoro esses tipos de construções!
Uma perguntinha: Você e o Juliano (e quem sabe o Joe também hehe) falam francês?
Beijos!