Pular para o conteúdo

Sobre o mês de março/2021 em Toronto

Confesso para vocês que achava que teríamos mais motivos para comemorar e curtir o mês de março, já que é neste mês que a primavera finalmente começa. Mas a stay-at-home order (que é a lei do governo que pede que nenhum morador de Toronto saia de casa para motivos não essenciais) continua em Toronto até 8 de março. E mesmo que ela acabe nesta data (porque pode ser que seja estendida) eu duvido que as coisas voltem ao normal tão cedo assim.

A boa notícia é que os números de casos estão baixando consideravelmente em Ontário – de 4200 casos no início de janeiro, 2000 no início de fevereiro e agora 1000 no final de fevereiro. Porém, eu tenho visto muitas pessoas não seguirem as regras e passeando em regiões vizinhas de onde moram, indo passear em lojas e até encontrando pessoas que não moram com elas. Vale falar que por causa de comportamentos como esse a terceira onda pode vir e ser pior do que as duas primeiras.

1 ano de restrições

Antes de começar a falar sobre o mês de março em si eu não poderia deixar de escrever aqui que foi em março de 2020 que toda essa loucura que estamos vivendo começou, pelo menos para mim. O post do que fazer em Toronto em março de 2020 foi publicado no dia 1 com uma lista enorme de eventos, muitos deles nem aconteceram. No dia 13 de março eu publiquei um texto aqui no blog mostrando o que estava aberto e fechado – leia aqui – e depois disso vocês irão encontrar uma série de posts sobre o assunto, incluindo como foi a primeira semana em casa durante a quarentena. É uma loucura pensar que estamos há 1 ano vivendo assim – com restrições. Um ano é muita coisa, especialmente na vida das crianças. Mas eu tento focar no fato de que estamos evoluindo e que a cada dia que passa mais e mais pessoas estão sendo vacinadas e estamos mais perto disso acabar.

Bem-vinda primavera

O mês de março é tão esperado porque é o mês que a gente vai dar “tchau tchau” para o inverno, pelo menos na teoria. A primavera começa oficialmente no hemisfério norte no dia 20 de março, mas notem que em Toronto as temperaturas mais quentes chegam (geralmente) em maio e é só em maio também que o verde e as flores surgem na cidade. Mesmo assim é muito bom saber que estamos cada vez mais perto do calor e que poderemos curtir menos frio e dias mais longos.

Início do Daylight Savings

Março é o mês que o Daylight Savings começa aqui no norte. E para quem não sabe o que é Daylight Savings é o antigo “horário de verão” no Brasil, ou a época do ano em que adiantando os ponteiros 1h a mais do que o horário padrão) para que o dia fique mais longo e a energia elétrica seja poupada. Eu já escrevi alguns posts super legais sobre isso e vale a pena lê-los clicando aqui. O Daylight Savings começa aqui no Canadá no dia 14 de março às 3am e a dica é que antes de dormir neste dia você já adiante o relógio 1h.

Feriados e Comemorações

Este ano não teremos feriado em março, já que a Páscoa cai novamente em abril. Ainda, não teremos March Break, que este ano passou para Abril (12-16) por causa da pandemia. Mas temos sim alguns motivos para comemorar. O primeiro deles é o St Patrick’s Day. A data é comemorada no dia 17 de Março pelos países que falam a língua inglesa. Nesta data as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva. Basicamente as pessoas se vestem de verde porque São Patrício usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Em anos normais há uma parada em Toronto, que foi cancelada. Mas dá para celebrar em casa com algumas delícias verdes e muita cerveja. Ainda, se você está procurando motivos para comemorar que tal celebrar National Oreo Cookie Day no dia 9 de março, National Ravioli Day no dia 20 de março ou National Crayon Day no dia 31 de março?

Previsão do tempo para o mês

Em relação ao clima, tivemos um janeiro bem quente comparado aos outros anos e um fevereiro de muita neve e frio. Parece que março terá temperaturas médias normais e mais precipitação: a previsão é de média de 0C e com 75mm de neve/chuva (20mm acima da média). A temperatura dia a dia é a seguinte: 1 à 5 de março flurries e frio, 6 à 12 de março teremos tempestade de neve, flurries e frio, 13 à 15 de março com sol e calor, 16 à 21 de março com chuva, 22 à 26 de março com chuva e temperaturas amenas e 27 à 31 de março com sol e temperaturas amenas.

Eventos no meio do lockdown

A prefeitura de Toronto anunciou no final de fevereiro que todos os eventos oficiais da cidade foram cancelados até julho, incluindo todas as celebrações do Canada Day. As cidades que ainda estão com um stay-at-home order (incluindo Toronto) não estão tendo nenhum evento, mesmo aqueles onde o distanciamento social é permitido.

Um evento que estará acontecendo na GTA será o Dino Drive, um drive thru com dinossauros que inicialmente iria acontecer em Toronto e por causa da situação da cidade mudou para Markham. O evento acontecerá de 12 à 28 de março e você pode ver mais informações clicando aqui.

Em março é o aniversário da cidade de Toronto. No dia 6 de março a cidade estará completando 187 anos. Todos os anos há várias festas e eventos na região central da cidade em um evento chamado Celebrate Toronto. Este ano não teremos nada in person, mas haverá celebrações virtuais que vocês podem conferir aqui.

Um outro evento que está marcado para acontecer em Toronto é o Illusionarium. Este é um evento onde os convidados vão passando por diversas salas e tendo experiências relacionadas com mágica. Serão grupos pequenos (de pessoas da mesma família) que irão ter a experiência juntos, utilizando máscaras. O evento está previsto para começar dia 9 de março e acontecer até 11 de abril. Mais informações vocês encontram aqui.

Espero que tenham gostado das dicas e que a gente tenha um bom e seguro março, para que quando eu venha novamente falar sobre o novo mês – no caso abril de 2021 – eu traga boas notícias e muito mais esperança de que as restrições que a gente está vivendo sejam menores.


1 comentário em “Sobre o mês de março/2021 em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *