Hoje eu resolvi falar de arte, pegar meu arquivo de fotos e enumerar 10 diferentes esculturas espalhadas por Toronto. Posso dizer uma coisa? Foi difícil pois parando para pensar e selecionar fotos eu pude perceber como Toronto possui arte espalhada por tudo quanto é lugar. Espero que vocês gostem e não deixem de comentar quais esculturas vocês acrescentariam nesta minha lista (obviamente listei apenas algumas mas existem várias espalhadas pela cidade como citei anteriormente).
1. A escultura “Rising” do Shangri-La Hotel
A escultura do artista chinês Zhang Huan é linda e super fotogênica. Fica localizada na fachada do Shangri-La Hotel (188 University Avenue) e levou 2 anos para ser feita. Foi enviada de barco da China até a costa Oeste do Canada e em seguida transportada até Toronto. A escultura é um símbolo do desejo do artista para uma cidade onde a humanidade e a natureza vivem em harmonia.
2. Pica-paus na entrada sul do MTCC
Quem ai já notou os dois pica-paus gigantes no tronco de árvore gigante na entrada sul do centro de Convenções Metro de Toronto (do lado da CN Tower)? Eu demorei uns 3 anos para notar…
3. Flightstop ou “os gansos do Eaton Centre”
A escultura dos gansos Canadenses na entrada Sul do Eaton Centre é chamada de Flightstop e foi feita pelo artista Michael Snow. Uma curiosidade sobre a escultura: durante a temporada de Natal de 1981, o Eaton Centre colocou fitas vermelhas ao redor dos pescoços dos gansos e Michael Snow entrou na justiça e ganhou uma liminar para ter as fitas removidas. Ele argumentou que as fitas haviam ofendido e distorcido a integridade do seu trabalho.
4. Tilted Spheres no Terminal 1 do Pearson Airport
Em 2000, o Toronto Pearson pediu aos artistas de todo o mundo para criar obras que representam o papel de Toronto como uma porta de entrada para o transporte aéreo na América do Norte, além de capturar a essência de vôo. Mais de 300 artes incríveis foram recebidos, e oito foram selecionados como instalações permanentes. Um deles foi a obra de Richard Serra, chamada de Esferas Inclinadas, que fica no Terminal 1 do aeroporto. Esta enorme instalação de aço foi construída antes de o novo terminal, afim de facilitar sua colocação e é visto por alguns como “um refúgio quando se lida com as armadilhas emocionais inevitáveis associados à viagens de avião”.
5. A escultura “The Audience” do Rogers Centre
A cúpula do Rogers Centre ao lado da CN Tower é talvez a foto que mais representa Toronto. Porém pouco se vê dos detalhes do local. E é na fachada nordeste do Rogers que fica uma escultura super linda e fotogênica – The Audience – também do artista Canadense Michael Snow.
6. A escultura de pregos da prefeitura de Toronto
Uma das esculturas mais legais de Toronto certamente é esta dentro do city hall: “Metropolis” de David Partridge. Ela é toda feita a partir de 10.000 pregos comuns e é composta de nove painéis, cada um pesando pelo menos 180kg. O centro é um círculo de pregos de cobre reunidos que indicam o coração da cidade.
7. A canoa vermelha do CityPlace
A canoa vermelha é uma escultura que faz parte do Canoe Landing Park, um parque de 8 acres que fica no City Place e pertinho da Gardiner Expressway (aliás, você consegue ver a canoa quando passa na rodovia). *A foto é da minha talentosa amiga Lilian e os cachorros são o Pingo e a Harley, amigos do Jojoe).
8. “Mirage” no Underpass Park
Já falei sobre o novo Underpass Park aqui no blog, mas no post não tinha citado a escultura “Mirage” da empresa de arquitetura e design Paul Raff Studio (2012). O trabalho em aço inoxidável polido inclui 57 painéis instalados diretamente na parte inferior da rampa da Gardiner Expressway. Os painéis refletem a luz, adicionam espaço a área anteriormente desabitada e deixam um lugar repleto de concreto muito mais bonito.
9. “Pilares da Justiça” na University Avenue
A escultura “Pillars of Justice” é da artista Edwina Sandys e fica em frente à corte de Toronto, na University Avenue. Ela representa as pessoas do júri como os pilares da justiça. O local vazio é para que você possa imaginar-se como o 12º jurado.
10. As esculturas do Ireland Park
Quando eu vi fotos do Ireland Park eu achei sombrio e ao mesmo tempo lindo. O parque – que fica atrás do Canada Malting Silos e ao lado do estacionamento do Aeroporto Billy Bishop – já foi aberto e fechado algumas vezes devido às obras de construção na região (incluindo o túnel que liga Toronto ao aeroporto, que fica na Ilha). O local é um memorial em homenagem aos 38.000 imigrantes irlandeses que vieram à Toronto durante à época da fome de 1847. As 5 esculturas em bronze feitas pelo ilustre artista Rowan Gillespie remetem esperança e temor e são macabras (na minha opinião), 4 delas estão voltadas para o centro de Toronto e 1 delas está morrendo no chão. No site do Ireland Park Foundation você encontra várias informações do local por lá.
Bonus: O Jardim de Esculturas
Procurando por esculturas da cidade descobri que existe um “jardim de esculturas” no centro de Toronto. Isso mesmo: o Toronto Sculpture Garden fica na 115 King Street East e é um lugar aonde acontecem exposições temporárias de esculturas e arte. Nunca fui lá para saber como é, nem se está acontecendo alguma exposição agora (o site esta super desatualizado) mas fica aqui a dica para vocês conferirem (e me avisarem depois).
Que legal, Gaby.. vi algumas nas minhas visitas. Bjs
A cidade é repleta delas né Lais?! Foi difícil escolher 10 para ilustrar o post. Obrigada pelo recado
Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Março 2017: Arquitetura - Gaby no Canadá
Se alguém se interessar eu possuo um livro que contém alguns roteiros de esculturas por Toronto Downtown, se não me falhe a memória são 12 roteiros de esculturas, o livro conta a história de cada escultura, e possui um mapa para que victor consiga localizar as esculturas com maior facilidade. Eu posso emprestar o mesmo, com a apenas uma condição, de que a pessoa o devolva do jeito que pegou.
q top mui top, top
muito leal já fui várias vezes lá