Pular para o conteúdo

Sobre o mês de outubro 2022 em Toronto e arredores

Chegou um dos meses mais lindos do ano aqui no Canadá: outubro. Este mês é muito especial por vários motivos: ele começa com temperaturas super agradáveis (i.e., o frio extremo ainda não chega), há muitos feriados e festividades legais (Thanksgiving e Halloween, por exemplo) e tem a beleza das cores de outono. Há muito o que ver e fazer neste mês em Toronto e arredores e neste post trago um resumo do que eu acho mais legal.

Previsão do Tempo

Começamos outubro com uma semana com temperaturas super agradáveis (hoje, dia 1 tivemos 23C e a previsão é de uma semana com temperaturas positivas de dois dígitos. A previsão é que o outubro seja um mês com temperaturas dentro das médias dos outros anos (11C), porém com menos chuva que o normal (65mm de chuva, 10mm a menos que a média dos outros anos). Segue a previsão dia a dia: 1 à 5 de outubro com chuva e mais fresco, 6 à 10 com sol e temperaturas amenas, 11 à 17 com chuva e temperaturas amenas, e 18 à 31 frio com queda na temperatura, mas ainda sim nada de muito frio. Vale falar aqui que os primeiros flocos de neve geralmente caem no final do outubro, mas não é uma neve grossa e raramente acumula.

Feriados e Celebrações

Este mês de outubro temos um feriado muito especial no Canadá: Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Em resumo, é o dia de agradecer pelas graças alcançadas durante o último ano. Aqui no Canadá o feriado cai na segunda segunda-feira de outubro e a data é diferente do vizinho USA, onde o Thanksgiving é comemorado em novembro. É um feriado bem popular aqui no Canadá (tão ou mais popular que o Natal) e as pessoas se reúnem com amigos e familiares para almoçar ou jantar. O cardápio? Peru, batata-doce, molho de cranberry, muita abóbora, pães, saladas, torta de maçã, entre outras gostosuras. Uma delícia! Este ano a data cai no dia 10 de outubro e será muito especial pois será o primeiro feriado que passamos na nossa casa. Vale falar que depois deste feriado só teremos o Natal – então vale realmente curtir o feriado prolongado. Clique aqui e leia vários posts sobre esta data.

Apesar de não ser feriado o Halloween é uma outra data bem importante aqui na América do Norte. A data é comemorada no dia 31 de outubro – que este ano cai em uma segunda-feira – e é quando as pessoas se vestem com fantasias e curtem a noite e as crianças batem nas portas pedindo doces ou travessuras. Se vocês quiserem ler textos antigos sobre a data e várias dicas é só clicar aqui. Ano passado não tivemos uma celebração de Halloween tradicional por conta da pandemia, mas acredito que este ano haverá mais eventos (mesmo que ainda com algumas restrições).

Eventos

Neste post aqui eu trouxe 20 eventos de outono imperdíveis em Toronto e arredores. Abaixo trago mais alguns eventos legais que acontecem por aqui nesta época do ano.

Nuit Blanche 2022: um dos nossos eventos favoritos quando morávamos em Toronto e não tínhamos filhos. A cidade fica repleta de exposições de arte, música e é muito legal caminhar e explorar Toronto de uma maneira diferente. Eu tenho vários posts no blog sobre as edições anteriores do evento que fomos.

Fall N’ Leaves Pop Up: evento de outono na Bathurst Street com DJ, bar e muitas abóboras, para você realmente entrar no clima de outono no centro de Toronto. Acontece todos os dias do mês até dia 30 de outubro.

Pumpkins After Dark: este evento é muito legal. São várias esculturas de abóbora (6000 abóboras no total) e você vai caminhando e vendo as esculturas. No ano que fomos era de carro (por conta da pandemia) mas em 2022 será a pé novamente. O evento acontece todos os dias de outubro até o dia 30.

Halloween Nights of Light: evento de Halloween no estacionamento do shopping CF Sherway Gardens, onde você vai caminhando em vendo exibições com 1.5 milhões de luzes animadas LED e RGB. Acontece todas as noites de outubro até o Halloween.

Spooktacular Light Show: evento também de luzes e Halloween, que você vai dirigindo 2km entre as milhões de luzes. São dois locais: Meadowvale GO Station, 6845 Millcreek Dr. (Mississauga) e Richmond Hill GO Station, 95 Newkirk Rd (Richmond Hill). O evento acontece todas as noites de outubro.

Legends of Horror: outro evento de Halloween que acontece em Toronto, mas desta vez na Casa Loma. O evento também é um walk-thru e irá acontecer todas as noites de outubro.

The Wiggles Big Show: se seus pequenos curtem o The Wiggles vocês não podem perder o show deles acontecendo no Meridian Hall (1 Front St. E Toronto) no dia 9 de outubro (serão dois shows no mesmo dia: 12:30pm e 3:30pm).

Toronto Pumpkinfest: se você está em Toronto e não tem carro, vale a pena visitar o Downsview Park nos finais de semana de outubro para entrar no clima de outono com este evento.

Toronto Food Film Fest: festival de cinema de Toronto focado em filmes curtos com tema de culinária. O evento também terá várias comidas para os participants e acontece entre os dias 14 e 17 de outubro.

Toronto After Dark Film Festival: outro festival de cinema de Toronto, mas desta vez de filmes de terror alternativos. Este aqui acontece no Scotiabank Theatre da 259 Richmond St West entre os dias 19 e 23 de outubro.

O que você não pode deixar de fazer de estiver em Toronto e arredores em outubro

Gente, eu acho que tenho uns 30 posts sobre o que fazer em Toronto em outubro – e você pode ver todos eles clicando aqui. Em resumo você não pode deixar de ir a uma fazenda de abóboras, apreciar as cores do outono, fazer uma roadtrip para algum parque perto da cidade, ver as decorações de Halloween (e também comemorar esta data, que é na verdade uma brincadeira entre os pequenos) e realmente aproveitar os últimos dias “coloridos” e de temperaturas positivas de 2022. Depois disso o inverno chega para valer!

Bom outubro para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *