Pular para o conteúdo

Nosso hiking de inverno no Hardy Lake Provincial Park

Se você gosta de lindos cenários e caminhar não pode deixar de visitar o “secreto” Hardy Lake Provincial Park. Digo secreto porque é um parque provincial pouco conhecido, apesar de estar localizado na região de Muskoka que é super famosa pelas suas belezas naturais. Nós já havíamos visitado o parque antes mas esta é a primeira vez no inverno e fazendo a trilha completa, então está aqui o post para vocês com dicas.

Localização

O parque está localizado na região chamada Muskoka Lakes em Muskoka. Fica a 17km a oeste de Gravenhurst, ao longo da Highway 169 (cerca de 15 minutos do centrinho charmoso da cidade). A cidade mais próxima do local é Torrance (4.5km do parque). Se você está planejando visitar o local com um bate-volta saindo de Toronto, o Hardy Lake fica a aproximadamente 2 horas (200km) de Toronto. Não há muitas placas para a entrada do parque e passamos reto nesta vez que fomos, então fique atento a saída à direita de quem estiver viajando sentido oeste.

O Parque Provincial

Acho importante deixar registrado aqui que este é um non-operating park, o que quer dizer que não há staff, estrutura, lojinha ou nada parecido. Tem um banheiro químico na entrada da trilha e pronto. O estacionamento é super pequeno e restrito: deve caber uns 20 carros e só. Mas isso não quer dizer que a trilha não seja mantida e que não seja um passeio imperdível. É! Muito! O Hardy Lake Provincial Park foi estabelecido em 1985 e possui 2000 acres de tamanho. Ele é um dos menores parques de Ontário, mas isso não importa porque ele é lindo demais. A costa do Lago Hardy que dá nome ao parque é cheia de formações rochosas – estava tudo coberto de neve mas dava para ver todo o relevo e estou louca para voltar sem neve. O local inclusive é super popular no verão e outono, pelas cores e pela diversidade da natureza no local.

As 3 Trilhas

Existem três trilhas para caminhadas no Hardy Lake, a Loop Trail de 8km, uma Eastern Loop Trail de 3km mais difícil e outra trilha de 3km mais fácil e ideal para caminhantes iniciantes (a que fizemos). O mapa com as 3 trilhas está aqui. Apesar de todas as trilhas serem consideradas moderadas, nós fomos com os meninos e achamos fácil. Claro que levamos um trenó e mais da metade da trilha o Juliano puxou o Ian e muitas vezes o Thomas, mas eles caminharam uma boa parte da trilha e amaram. Esse contato com a natureza é incrível. Fizemos a trilha de 3km em 2h15 com duas crianças (6 e 3 anos) e uma cachorra de 1 ano de idade que precisou ser levada no colo algumas vezes também. A maior parte da trilha se faz na beira do lago e a cada parte do parque a natureza muda completamente. Mesmo com sensação de -25C não passamos frio: não tinha vento, estávamos com as roupas certas e o céu azul e o sol ajudaram.

Espero que tenham gostado da dica. Eu realmente bati somente algumas fotos da natureza, larguei o celular e curti o momento. Deu vontade de bater muitas fotos mas o frio junto com a vontade de não interromper o momento para uma foto foi maior. Fica aqui a dica de um lugar lindo e se vocês não curtirem o frio não se preocupem: o parque é lindo e está aberto o ano todo. Enjoy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *