Pular para o conteúdo

10 regiões de Ontario = 10 trilhas incríveis

A província de Ontario tem mais de 80.000 km de trilhas, sendo que 41.000 km delas são não motorizadas, isto é, para caminhadas e ciclismo. Quase 1 milhão de residentes utilizam estas trilhas por ano e certamente os locais ganharam ainda mais popularidade durante a pandemia, já que diante de tantas restrições o que as pessoas acabaram podendo fazer era ir para o mato caminhar e curtir a natureza. Pelo menos foi isso que a gente fez – e continua fazendo – muito.

Nós conhecemos muitos lugares incríveis nestes meses sem sair de Ontario e temos ainda uma lista enorme de lugares para conhecer. Pensando nisso eu resolvi escrever uma lista de 10 trilhas incríveis espalhadas por Ontario, uma em cada região. Assim, até as restrições passarem, você pode curtir uma trilha perto da sua casa e não precisa se deslocar muito. Vale falar que todos os 340 parques provinciais de Ontario possuem trilhas, mas optem por escolher trilhas fora deles, dentro do possível.

Região de Niagara: Heartland Forest

São 5 trilhas e a maior delas é de 1km, o que torna o passeio perfeito para quem vai com crianças pequenas. Há esculturas e uma boardwalk trail que é linda. Na trilha há casas de passarinho e também vários cartazes para os visitantes prestarem atenção na natureza. Clique aqui e veja mais detalhes sobre o local.

Região de Barrie: Oro-Medonte Rail Trail

Esta é uma trilha de 28km que vai de Barrie até Orillia (cidadezinha ao norte), classificada como “fácil”. Essa trilha faz parte do Simcoe County Loop Trail e foi feita no local onde havia uma ferrovia abandonada, com pontes e partes passando do lado do lago Simcoe. No inverno a trilha é utilizada para snowmobile.

Região de Hamilton: Sassafras Point Trail

Esta trilha de 2.6km fica na região do Royal Botanical Gardens de Hamilton (na parte do Cootes Paradise) e possui boardwalks mas também uma parte bem cheia de lama. O final da trilha culmina no Sassafras Lookout que é um mirante lindo da região. Se você quer uma trilha mais longa você pode se conectar a Princess Point Trail e ter mais 5km de caminhada neste passeio.

Prince Edward County: The Millenium Trail

A Millennium Trail é uma trilha multiuso de 46 km perfeita para caminhadas, ciclismo ou até mesmo passeios a cavalo. Estendendo-se de Carrying Place até Picton, passa por campos, fazendas e vinhedos e é uma ótima maneira de experimentar a tranquilidade de Prince Edward County. Essa região inclusive é linda para passear e eu já trouxe várias dicas aqui no blog. Todos os detalhes desta trilha e o que você pode ver em cada parte dela você encontra aqui.

Região de Blue Mountains: Georgian Trail

A Georgian Trail é uma trilha que liga Collingwood até Meadford, na região de Blue Mountains. A trilha possui 34km e é simplesmente lindíssima, passando por cidadezinhas pitorescas, a beira do lago e florestas. Thornbury é uma cidadezinha que fica no meio da trilha e é uma parada imperdível. Nós já fizemos algumas partes dela e este verão queremos fazer ela por completo.

Região de Waterloo: Laurel Trail

Esta trilha linda – e algumas vezes pavimentada – tem 8 km e vai de Uptown Waterloo até o campus da Universidade de Waterloo, terminando no Lago Columbia. É uma trilha linda e sempre que íamos na região fazíamos uma parte com os meninos. No meio da trilha tem um disc golf course que é muito legal. Se você quiser conhecer todo o sistema de trilhas da cidade de Waterloo é só clicar aqui.

Toronto: Beltline Trail

O Toronto Beltline Trail é um parque linear que percorre cerca de 13 quilômetros pela parte nordeste da cidade, conectando os bairros de Rosedale, Moore Park, Forest Hill, Chaplin Estates e Fairbank. Construída sobre uma antiga ferrovia, a trilha consiste em três partes: York Beltline Trail, Kay Gardner Beltline Park e a trilha Ravine Beltline. A superfície é uma mistura de terreno e é bastante plana. Existem parques, bosques e ravinas ao longo do caminho. Há travessias ao longo do caminho e alguns trechos em que é preciso sair da trilha e correr na rua para chegar ao trecho seguinte. Apesar da trilha nem sempre ser bem sinalizada é incrível.

Região do Grand River: Cambridge to Paris Rail Trail

Trilha de 18km que segue o Grand River através de uma floresta unindo estas duas cidadezinhas lindas (Paris e Cambridge). Em Paris, a trilha se conecta com a trilha SC Johnson (que vai de Paris até Brantford). Em Cambridge, a trilha se conecta às trilhas da cidade de Cambridge, que por sua vez se conectam à Walter Bean Trail, que continua por Kitchener e Waterloo. Partes da trilha fazem parte da Grand Valley Trail. Clique aqui para ver o mapa das trilhas da região.

Região de 1000 Islands: Gananoque Trails

A cidade de Gananoque é lindíssima e considerada a “porta de entrada para a região das 1000 Islands”. Nós já visitamos o local várias vezes e tem até post no blog com detalhes de uma das vezes: clique aqui. Além de explorar a região de barco (para ver as ilhas) vale fazer um passeio pelas diversas trilhas que ficam dentro da cidade. São 3 trilhas no total (Lion’s Trail, Roger’s Trail e River Trail) que se conectam em 12km de extensão. Clique aqui para ver o mapa e mais detalhes.

Muskoka: Hardy Lake Provincial Park

Eu não poderia deixar de incluir na lista este parque onde você não entra de carro, só caminhando. Este é um parque sem facilities e basicamente cheio de trilhas. Se você clicar aqui consegue ver o mapa com as 3 trilhas e seus graus de dificuldade. Já passamos pelo local duas vezes e em ambas o estacionamento estava lotado e o acostamento cheio de carros. É um lugar muito popular para as pessoas que gostam de caminhar e vale falar que bicicletas não são permitidas.

Espero que tenham gostado das trilhas que indiquei aqui e não deixem de comentar se vocês incluiriam mais alguma nesta lista. Eu, na verdade, incluiria várias outras e estou cada vez apaixonada por fazer caminhadas na natureza com a galera daqui de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *