Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de dezembro/2018 em Toronto

Evergreen_GNC7

Dezembro chegou! O último mês de 2018 está repleto de eventos e atividades super legais em Toronto, porque a gente ainda tem 31 dias para aproveitar a cidade. Se você mora aqui ou está vindo para cá nesta época do ano não pode deixar de aproveitar as festividades natalinas e curtir a cidade ao máximo, sem medo do frio. E como sempre eu faço este post no início de cada mês e dou algumas dicas de eventos que eu acho legal. Além dos eventos eu falo um pouco da previsão do tempo, feriados e um resumo de tudo que rola neste mês.

Clima

Conforme escrevi neste post aqui a previsão do inverno 2018/2019 em Toronto é de muita neve mas pouco frio, e é exatamente isso que observamos na previsão do tempo para dezembro de 2018. De 1 à 4 de dezembro teremos snow showers e temperaturas amenas. De 5 à 12 de dezembro teremos períodos de neve, flurries e frio. De 13 à 17 de dezembro teremos períodos de flurries, neve e frio. De 18 à 22 de dezembro teremos períodos de snow showers e chuvas, com temperaturas amenas. De 23 à 31 de dezembro a previsão diz que teremos snow showers e frio. Lembrando que flurries refere-se à queda de neve intermitente e leve, sem acumulação significativa. Snow showers é ​​o nome usado para se referir a um curto período de neve leve a moderada, também caracterizado por um começo e um fim repentinos. A média de temperatura em dezembro será de -6C (2C abaixo da média) e com 60mm de precipitação (20mm acima da média).

Início oficial do inverno

O inverno começa oficialmente no dia 21 de dezembro, que é o primeiro dia astronômico do inverno no Hemisfério Norte. Também é considerado o dia mais curto do ano. Embora o inverno só comece no dia 21 o início de dezembro é de certa forma considerado o início do inverno, já que a partir de agora temos dias curtos, frio e neve.

Feriados

Dezembro possui dois feriados: o Natal (dia 25 de dezembro) e o Boxing Day (dia 26 de dezembro). Este ano o dia 24 cai em uma segunda e muita gente irá trabalhar normalmente. A tradição aqui é trabalhar no dia 24, celebrar no dia 25 e relaxar no dia 26. O Boxing Day é um feriado originado na Inglaterra e todas suas colônias aderiram, incluindo o Canadá. Em resumo é uma data onde há muitas promoções nas lojas – alguns consideram a melhor data para fazer compras (clique aqui e leia mais sobre o assunto). Além disso as pessoas costumam assistir a jogos de hockey no gelo, que são bem tradicionais nesta data e ficam passando na TV o dia todo. Assim como o dia 24 de dezembro o dia 31 não é feriado (mas este ano cai também em uma segunda). O feriado aqui é dia 1 de janeiro.

Festivais e Eventos em Toronto

Toronto Christmas Market: eu não poderia deixar de incluir o Toronto Christmas Market do Distillery District nesta lista, apesar dele ter começado mês passado. O mercado está incrível e vale muito visitá-lo (e eu mostrei 10 motivos para ir nele neste post aqui). O mercado funciona até dia 23 de dezembro e é fechado nas segundas-feiras. É gratuito nos dias de semana e custa C$6 entre sexta à noite e domingo.

Light Up The Beach: este festival começou no último dia de novembro mas não poderia deixar de incluir no post de dezembro, já que o evento vai durar todo o mês (e na verdade vai até quase final do inverno). Neste evento a região da The Beaches em Toronto fica toda iluminada, com mais de 80 mil lâmpadas de LED.

NORDEN The festival of Cool: este é outro evento que começou em novembro e você ainda tem dois dias de dezembro para conferir (1 e 2 de dezembro). O festival é chamado de NORDEN e foca nas artes nórdicas (arte, design e música) acontecendo no Harbourfront de Toronto (235 Queens Quay West), para todas as idades.

Aurora Winter Festival: Aurora é um festival de inverno cujo tema é Polo Norte. Ao entrar no Festival os visitantes irão explorar quatro mundos místicos inspirados no Pólo Norte, cada região repleta de experiências sensoriais, cenários impressionantes e exibições de luzes personalizadas. O festival começa no dia 29 de novembro e vai até 30 de dezembro. Funcionará das quartas aos domingos, das 4pm até 10pm. Serão 24 dias de festival ao todo. O ticket custará $14.99 para crianças e seniors, $19.99 para adultos. O evento acontece no Canada Place.

Holiday Fair na Nathan Phillips Square: este é o segundo ano do mercado de Natal na praça da prefeitura de Toronto. O evento acontecerá de 1 a 23 de dezembro (fechado nas segundas-feiras) e contará com lojas de produtos artesanais, comidas, shows, visitas ao Papai Noel, um carrossel e até um bar da vinícola Jackson Triggs (chamado de the Jackson Triggs Polar Point Bar. E é claro que além de tudo isso você pode patinar na pista que fica no local.

North Etobicoke Santa Claus Parade: se você perdeu a parada do Papai Noel no centro de Toronto no mês passado tem mais uma oportunidade de ver o bom velhinho chegando na cidade. O desfile do North Etobicoke do Papai Noel será realizado no domingo, 2 de dezembro, em uma demonstração inédita de colaboração e doações entre os negócios e grupos comunitários da região. A parada vai da 1pm até 3pm, começando no endereço 925 Albion Rd e terminando no Albion Center, 1530 Albion Rd (entre a Islington Avenue e a Kipling Avenue).

Symphony of the Sea: na sexta-feira, 7 de dezembro, das 8pm até 11pm o Aquário de Toronto, mais uma vez, hospedará o evento Symphony of the Sea. Nele os membros da Câmara de Toronto tocam músicas e fazem a trilha sonora de sua noite com três sets de 45 minutos enquanto você saboreia bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas) e desfruta de vistas deslumbrantes das águas.

The Nutcracker no The National Ballet of Canada: espetáculo de ballet composto por Tchaikovsky que é super tradicional nesta época de ano, já que a história se passa na casa da protagonista Clara, em uma noite de Natal. O espetáculo conta a história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho o mago Drosselmeyer e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, depois de enfrentar a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército. Acontece em dezembro de 8 à 30, com ingressos entre $79 e $189.

Toronto Art Crawl Christmas Market: 5º Mercado Anual de Natal do Toronto Art Crawl que acontece em apenas um dia (9 de dezembro, das 11am-6pm). Este evento apresenta 90 dos mais talentosos artistas e designers da cidade e é o o lugar único para presentes exclusivos, feitos à mão e lindos para todos na sua lista de Natal. Além de compras o mercado trará música ao vivo, demonstrações interativas, comida, pintura facial e muito mais. O evento acontece no The Great Hall (1087 Queen St W – Toronto).

Cirque du Soleil – Corteo: de dezembro 12 até 16 você terá a oportunidade de ver um novo espetáculo do Cirque du Soleil em Toronto, o Corteo. Os hows acontecerão no Scotiabank Arena (antigo ACC) e por ser um local bem grande há muitos ingressos e, mais importante, para todos os bolsos.

DJ Skate Nights no Harbourfront: a pista de patinação do Harbourfront é a que tem a vista mais linda da CN Tower e a partir de 15 de dezembro os sábados a noite nela serão ainda mais divertidas. Isso porque a partir desta data o rink terá um DJ colocando música para quem estiver andando de patins no gelo. A admissão a pista é gratuita e o aluguel do patins e de um capacete custa $16.

TIFF Cinematheque do Steven Spielberg: este evento acontecerá no TIFF Bell Lightbox de 21 de dezembro até 10 de janeiro e é dedicado ao cineasta que redefiniu o cinema popular americano, mostrando seus sucessos nas bilheterias (Tubarão, Jurassic Park, ET: O Extra-Terrestre) bem como alguns de seus primeiros filmes, lançados antes de se tornar famoso ( Duelo, The Sugarland Express). O programa trará filmes dirigidos, escritos e produzidos por Spielberg de volta à grande tela e algumas cenas raras.

Skate 8 in the Six: no dia 21 de dezembro a pista de patinação na The Bentway estará aberta. O Bentway é um espaço público único e inovador que transforma 1,75 km sob a Gardiner Expressway de Toronto em um novo local de encontro para a crescente população da cidade. O Bentway une sete bairros locais com mais de 70.000 habitantes, tornando-se uma porta de entrada para a orla, proporcionando acesso a importantes atrações e destinos – desde Fort York, Ontario Place e Exhibition Place ao Harbourfront Centre e CN Tower. A pista tem locais para aquecer (fire pits) e há a opção de fazer aulas e alugar patins.

Evergreen Brick Works Winter Village: o Evergreen é um lugar incrível, tanto no inverno quanto no verão (dá só uma olhada aqui de como o local é no inverno). Para quem não conhece é um parque feito ao redor de uma fábrica de tijolos antiga e tem mercado, café, trilhas e vários eventos. E nesta época do ano acontece o Winter Village acontece nos finais de semana de dezembro e nos dias 26-31 de dezembro.

Muggles & Magic: evento de Natal com tema Harry Potter, que acontece no dia 8 de dezembro em um local ainda para ser definido (quem comprou o ingresso recebeu o endereço na primeira semana de novembro). O local é acessível via TTC e com estacionamento pago. Das 10-4pm acontecerá o mercado de Natal (chamado Yule Time Wizard Market), que contará com mais de 40 expositores, inúmeras atividades de entretenimento e comida (sim, terá cerveja amanteigada). Os ingressos para o mercado de Natal custam $10 por adulto e $5 para crianças. O baile (chamado Yule Ball – Baile Tribuxo) é para maiores de 19 anos e acontece à noite no mesmo dia. Terá DJ, bebidas, treinamento de varinha e muito mais.

A Nutcracker Christmas at the Castle: evento de Natal da Casa Loma que acontece entre os dias 17 à 23 de dezembro, das 5pm até 9pm. Exibições de luzes, apresentações ao vivo, guloseimas festivas, Workshop do Papai Noel, decorações e um mercado de férias fazem parte do evento que acontece naquele que é considerado o castelo de Toronto (1 Austin Terrace). Mais informação sobre os eventos de Natal da Casa Loma você encontra aqui.

New Year’s Eve in Toronto: vai chegando esta época do ano e muitas pessoas me perguntam onde elas devem passar a virada de Ano Novo. Eu tenho vários posts sobre o assunto incluindo este com diversas maneiras de comemorar o Ano Novo na cidade e este com uma lista de eventos. O evento mais popular – mas não espere muito – é a festa que acontece na Nathan Phillips Square na virada do ano, com shows e fogos.

Festivais e Eventos em outras cidades próximas

Winter Festival of Lights de Niagara: o festival de inverno de Niagara é um dos maiores de Ontario e conta com 2 milhões de luzes. O festival começou no dia 3 de novembro e estará acontecendo durante todo o mês de dezembro e janeiro também. A principal atração é sem dúvida a trilha de 8km de luzes que passa pelas principais atrações da região, incluindo jardins ao redor das cachoeiras e os parques ao longo da Niagara Parkway. Eu acho uma ótima oportunidade de passear na região no frio, curtindo um final de semana.

Blumination Dream Trail: uma trilha de 1km cheia de luzes (algumas delas interativas como um globo de neve que os visitantes podem entrar e fazer parte) onde as pessoas podem percorrer a pé pela vila de Blue Mountains. A trilha fica iluminada das 5-10pm e o trajeto pode ser visto neste mapa aqui. Vale falar que a experiência é gratuita, funcionando de 1 de dezembro até 6 de janeiro.

XMUS Festival: festival que acontece em uma cervejaria em Bracebridge no dia 1 de dezembro apenas, com compras, música e, é claro, muita cerveja. O mercado estará aberto das 12pm até 6pm e a música começa 8pm. A entrada é gratuita. O evento acontecerá na Sawdust City Brewery​ (397 Muskoka Rd N, Gravenhurst).

Holiday Street Market Milton: nos dias 1 e 8 de dezembro acontecerá este festival de Natal nas ruas do centro de Milton (Main Street in Downtown Milton
da Bell St. até a Commercial St). O festival vai conter com comida, lojinhas, carrossel, túnel de luz e Papai Noel. O festival aconteceu em Mississauga em novembro e é considerado o maior mercado de rua ao ar livre de Ontário durante o inverno.

Lumina Borealis: este evento incrível foi super falado nas suas primeiras edições em anos anteriores, e este ano volta com tudo entre os dias 1 de dezembro e 19 de fevereiro. O Lumina Borealis acontece em Kingston no histórico Fort Henry e mistura luzes, música e muita interatividade. EU já vi vídeos do evento e babei com a produção e estou louca para ir e curtir esta experiência em família. Os tickets de adultos custam $16 e há horários específicos para entrar, já que você vai andando pelo local seguindo uma ordem.

Christkindl Market: este tradicional mercado natalino alemão inclui compras, atividades, dança, música, comida e bebidas, acontecendo de 6 a 9 de dezembro em Kitchener. O que me impressionou no evento foi que há 16 anos eles expõe trens de brinquedo, que são a alegria de crianças e adultos (olha só aqui). O evento acontece na prefeitura de Kitchener (Kitchener City Hall: 200 King St W, Kitchener).

Eventos Esportivos

Nesta época do ano basicamente você encontra 2 grandes campeonatos esportivos acontecendo em Toronto: Basketball e ice hockey. O Raptors – time de basketball daqui de Toronto – está jogando muito bem: é líder da conferência leste e certamente o melhor time deste lado. Eles estarão jogando em dezembro aqui em Toronto (na Scotiabank Arena, antigo ACC) nos dias 3, 5, 9, 19, 21 e 30. O Maple Leafs – time de hockey no gelo de Toronto – joga em dezembro no mesmo local nos dias 6, 20, 22, 23 e 29. Se você quer ver um jogo de hockey no gelo e não quer gastar muito eu indico o Toronto Marlies, time de uma liga inferior mas que faz o mesmo efeito se você quer apenas ter esta experiência. Eles jogam na Coca Cola Coliseum no Exhibition Centre nos dias 1, 2, 5, 8, 9, 12, 19, 26, 28 e 31 de dezembro (e os ingressos custam bem mais barato que os do Maple Leafs).

Um bom dezembro para todos nós!

10 comentários em “Tudo sobre o mês de dezembro/2018 em Toronto”

  1. Estava esperando ansiosamente por esse post! Estarei chegando por aí dia 27, queria muito saber de lugares para passar a virada do ano com minha irmã que é menor de idade (17), por favor faz um post… Seu blog fez a diferença no meu planejamento e também amei os vídeos que você fez em novembro!

  2. Oi Gaby! O Yule Ball e o Mercado de Harry Potter foram adiados por questões legais com a Warner, quem comprou o ingresso recebeu esses dias um e mail informando que foi adiado para 19/Janeiro. Por conta da greve dos Correios também enviaram a localização por e mail mesmo.

    Abraços!

  3. Gaby, pode me dar uma ajudinha?
    Chego ai dia 01/01 e quero ver o jogo dos Raptors do dia 06/01, corro risco de não conseguir ingresso comprando direto no scotiabank assim que chegar? ou melhor já comprar online? Não sei pq não esta dando para comprar nada pelo ticketmaster :/
    Obrigada!!!

  4. Gabi teria alguma sugestão de loja no Canadá para comprar roupas para esse inverno Canadense.
    Também fiquei com uma dúvida, qual a melhor data p se fazer compras com descontos, o Black Friday ou boxing data?

    1. Ola Bruna. Tem várias dicas de lojas para comprar roupas de inverno no post sobre achar o casaco perfeito – porque as dicas se aplicar para outras peças tbem. Sobre as datas, as duas são ótimas! Eu geralmente compro no Black Friday pois acho menos cheio do que Boxing Day – e também porque um dia depois do Natal geralmente estamos de férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *