Tudo sobre o mês de outubro/2018 em Toronto

attachment-1-21

Eu nem acredito que o mês de outubro já chegou. E junto com ele vem o frio (sim, é em outubro que as temperaturas começam a baixar e a gente tem que começar a colocar os casacos), às vezes a neve e as folhas vão mudando de cor. Outubro é um mês CHEIO de eventos e atrações por Toronto, pois parece que as pessoas querem aproveitar ao máximo os últimos dias de temperaturas agradáveis antes do frio intenso chegar. Como já é rotina aqui no blog hoje eu posto para vocês um resumão do que eu acho que de mais legal vai acontecer em Toronto no mês que se inicia hoje, com dicas em relação ao clima, feriados, festivais, eventos esportivos, shows e muito mais.

Clima

O frio chega para valer em Outubro, apesar da previsão do tempo ainda não indicar temperaturas negativas neste mês. O início do mês – de 1 à 3 de outubro – será de frio e sol (com média de temperaturas de 18C na máxima e 10C na mínima). De 4 à 10 de outubro a previsão é de tempestades de chuva com sol e frio. De 11 à 14 de outubro teremos chuvas e temperaturas mais frias. De 15 à 20 de outubro teremos dias ensolarados com temperaturas amenas. De 21 à 26 de outubro as temperaturas amenas continuam, porém com chuvas. Os últimos dias do mês (27 à 31) serão de sol e frio. As mínimas no final do mês chegam a 2C e veremos um friozinho, que é super normal desta época do ano. Sempre falo que no final de outubro o frio doído chega para valer e só vai embora em maio. A média de temperaturas de outubro será de 11C (2C a mais que a média de outros meses) e irá chover bastante: 75mm (10mm acima da média).

Feriados e Celebrações

O feriado deste mês é o meu preferido: o Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Em resumo, é o dia de agradecer pelas graças alcançadas durante o último ano. Aqui no Canadá o feriado cai na segunda segunda-feira de outubro e a data é diferente do vizinho USA, onde o Thanksgiving é comemorado em novembro. É um feriado bem popular aqui no Canadá (tão ou mais popular que o Natal) e as pessoas se reúnem com amigos e familiares para almoçar ou jantar. O cardápio? Peru, batata-doce, molho de cranberry, muita abóbora, pães, saladas, torta de maçã, entre outras gostosuras. Uma delícia! Este ano a data cai no dia 8 de outubro. Vale falar que depois dele só teremos o Natal – então é época de realmente curtir o feriado prolongado. Clique aqui e leia vários posts sobre esta data.

Apesar de não ser feriado o Halloween é uma outra data bem importante aqui na América do Norte. A data é comemorada no dia 31 de outubro – que este ano cai em uma quarta-feira – e é quando as pessoas se vestem com fantasias e curtem a noite e as crianças batem nas portas pedindo doces ou travessuras. Eu AMO celebrar esta data e acho que todo mundo se diverte por aqui. Se vocês quiserem ler textos antigos sobre a data e várias dicas é só clicar aqui.

Festivais e Eventos

Halloween Haunt do Canada’s Wonderland: Evento de Halloween que acontece durante as sextas, sábados e domingos de Outubro no Parque Wonderland. É o maior parque temático assombrado do Canadá com mais de 300 monstros, 10 atrações do tipo walk-through, 3 áreas assustadas temáticas e três shows ao vivo. Durante o evento o parque é transformado através de adereços decorativos, música temática e iluminação para criar uma atmosfera assustadora.

Legends of Horror: durante todos os dias de outubro (1 à 31) a Casa Loma será transformada em um castelo de terror. A forma de apresentação do Legends of Horror é chamada de “teatro de passeio”, na qual o público caminha em seu próprio ritmo por uma trilha de 2 km, começando nos jardins inferiores da Casa Loma e passando pelos túneis dos castelos e espaços mais escuros nunca antes abertos ao público. Ao longo de mais de 1 hora de experiência, o público está imerso em uma variedade de cenários projetados em jardins e câmaras abaixo do castelo, com uma configuração real. Uma parte incrível da produção é a projeção em 3D no exterior do castelo que traz os personagens do enredo e as paredes do castelo para a vida.

Puma Warehouse Sale 2018: feirão com promoção de produtos da Puma que acontece em Toronto entre os dias 3 e 7 de outubro. Os descontos são de até 80% e o evento acontece no The International Centre Hall 6 no endereço 6900 Airport Road, Mississauga.

SCREEMERS: evento de Halloween do Exhibition Place acontecendo em dias específicos de outubro (clique aqui e veja datas e horários). SCREEMERS é a atração original e mais assombrada de Toronto, celebrando em 2018 o 26º ano com o tema LIVING THE FEAR (“Vivendo o Medo”). SCREEMERS é um evento de preço único e o preço (em torno de CAD$35) inclui entrada a todas as 7 atrações assombradas, como labirintos de terror com mais de 120 atores assustadores, passeios ilimitados na Midway of Horrors (4 brinquedos estilo ride), a prisão dos zumbis e o novo ato de ilusão, o The Kill Show.

Toronto After Dark: festival de cinema de filmes de horror, ação e ficção científica que acontece em Toronto entre os dias 11 e 19 de outubro. Os filmes serão exibidos no Scotiabank Theatre, no endereço 259 Richmond St West de Toronto.

Ripley’s Aquarium of Canada – Friday Night Jazz: na sexta-feira, 12 de outubro, você poderá curtir o Aquário de Toronto com música jazz ao vivo da banda Melodious Vibes enquanto saboreia uma bebida (alcoólica e não-alcoólica disponível) “no fundo do mar”. A partir das 19h às 23h da noite desfrute de música ao vivo, bar e vistas inesquecíveis. Também não se esqueça de experimentar a cerveja Lagoon Lager exclusiva do aquário.

Waterlicht: dos dias 12 até 14 de outubro (das 7pm-11pm) acontece gratuitamente no parque Bentley (embaixo da Gardiner Expressway) o Waterlicht, uma instalação de luz e de arte pública projetada pelo aclamado artista holandês Daan Roosegaarde. Waterlicht é uma paisagem de sonho criada através do uso imaginativo de LEDs, software especial e lentes. Maior que a vida, as ondas em cascata de luz azul irão pairar sob a Gardiner, simulando uma inundação virtual e chamando a atenção para o aumento dos níveis de água ao longo da costa de Toronto.

Smoke’s Poutinerie World Poutine Eating Championship: campeonato de comer poutine que acontece no dia 13 de outubro na Yonge-Dundas Square. O campeão do ano passado – Joey “Jaws” Chestnut – estará de volta tentando manter seu título e record de comer 25.5 pounds (cerca de 11.5 kg) de poutine em apenas 10 minutos.

Red Bull Music Festival: de 17 à 25 de outubro acontecerá pela primeira vez em Toronto este festival de música, que já passou por New York, Berlin, Paris e Chicago. Os eventos acontecem em diversos locais de Toronto (clique aqui), como por exemplo no Distillery District e no Roy Thompson Hall.

ImagineNATIVE Film + Media Arts Festival: de 17 à 21 de outubro de 2018 acontece em Toronto este evento cinematográfico, que é o maior do mundo de conteúdo indígena. Os filmes serão exibidos no TIFF Lightbox no endereço 401 Richmond, Toronto.

International Festival of Authors: o Festival Internacional de Autores de Toronto é uma celebração de palavras e idéias, para leitores curiosos de todos os tipos. A 39ª edição terá duração de 11 dias, acontecendo de 18 a 28 de outubro de 2018 no Harbourfront Centre.

Cask Days: o 14º Festival de Cerveja “Cask Days” retorna a oEvergreen Brick Works de 19 à 21 de outubro. O Cask Days celebra o amor pela cerveja cask: cerveja não pasteurizada, não filtrada e naturalmente carbonatada e servida diretamente de um barril. A festa terá mais de 400 cervejas e cidras de produtores em todo o Canadá e nos Estados Unidos. Este festival de três dias tem uma audiência de mais de 10.000 participantes e contará com novas cervejas \a cada dia.

Toronto Soup Festival: é um dos eventos mais comentados da cidade, e os moradores de Toronto não podem esperar para saborear sopas. Se você está procurando por um evento para apreciar o friozinho do outono, então planeje os próximos dias 20 e 21 de outubro para o Garrison Commons (Forte Histórico de York) para o evento inaugural. Os participantes do festival não só desfrutarão de receitas de sopa de todo o mundo, com ingredientes locais de chefs sediados em Ontário, mas também desfrutarão de música acústica e poderão se aquecer ao redor da fogueira no local. Certifique-se de pegar alguns dos melhores chefs no Chef Demonstration Stage, ou se estiver se sentindo inspirado, pegue produtos frescos do mercado do fazendeiro para cozinhar as receitas em casa.

Toronto Ski + Snowboard Show: Feira que acontece em Toronto todos os anos e onde você consegue comprar equipamentos de ski e snowboard com preços super bons, além de ter uma parte da feira destinada a turismo (falando das estações de ski do Canadá e USA). Este ano acontece nos dias 25 a 28 de outubro.

Planet In Focus Environmental Film Festival: de 25 à 28 de outubro acontece o festival de filmes sobre o meio ambiente em Toronto, em diversos cinemas da cidade (clique aqui e veja onde). O evento já está no seu 19o. ano e envolve além dos filmes palestras e muita educação voltada para as crianças.

Art TO: feira internacional de arte moderna e contemporânea que acontece em Toronto de 26 à 29 de outubro, no Metro Toronto Convention Centre, North Building (255 Front Street West).

Halloween on Church Street 2018: festa de Halloween de rua gratuita que acontece na Church Street no dia 31 de outubro. A rua fica fechada para carros à partir das 6:30pm e é lotada de pessoas vestidas de fantasia, música (incluindo DJs) e diversão. Uma ótima dica se você quer curtir o Halloween e não quer gastar (já que o evento é gratuito).

Eventos Esportivos

Oba! É em outubro que começam os jogos de basketball da NBA por aqui e quem acompanha o blog sabe que eu AMO basquete. O Toronto Raptors começa a sua temporada 2018-2019 jogando em casa no dia 17 de outubro contra o Cleveland e ainda joga em casa (no antigo ACC e agora chamado Scotiabank Arena) nos dias 19, 22, 24, 26 e 30 de outubro. Em outubro também há jogos de ice hockey e de futebol.

Shows musicais

Justin Timberlake – que começou sua nova turnê em março em Toronto – volta a se apresentar na cidade dia 9 de outubro (no ACC). Tem também show da Nicki Minaj (1 de outubro), do Gorillaz (8 de outubro), Phil Collins (11 de outubro), Florence and the Machine (16 de outubro), Jessy J (16 de outubro) e The Goo Goo Dolls (21 de outubro). Ainda, em outubro rola o concerto Game of Thrones Live Concert Experience no dia 14 de outubro, também no ACC. Para ver outros shows e comprar tickets eu indico sites como o ticketmaster e o stubhub. Note que muitas vezes os preços expostos nestes sites estão em USD (dólares canadenses) e há sempre uma taxa extra, mas são sites confiáveis.

O que você não pode deixar de fazer de estiver em Toronto em outubro

Gente, eu acho que tenho uns 30 posts sobre o que fazer em Toronto em outubro – e você pode ver todos eles clicando aqui. Em resumo você não pode deixar de ir a uma fazenda de abóboras (clique aqui e aqui para ver posts sobre o assunto), apreciar as cores do outono (neste post aqui eu dou dicas como acompanhar a mudança das cores e neste aqui dos lugares mais lindos para ver as cores do outono em Toronto), fazer uma roadtrip para algum parque perto da cidade (e eu faço todo ano – entre estes lugares eu indico Algonquin Park e Michigan), ver as decorações de Halloween (e também comemorar esta data – clique aqui para mais informações) e realmente aproveitar os últimos dias “coloridos” da cidade em 2018.

Espero que tenha gostado da minha lista para este mês e bom outubro para todos!



4 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Priscila

Dia 17 eu chego em Toronto, fico até dia 22. Obrigada pelas dicas!

Liana Loy

Gaby!! amei as dicas! espero que estejam todos bem! um super beijo! Ah estamos aqui decidindo as próximas ferias.. quem sabe Canada! beijossss

Quanta coisaaaaa!! Espero que novembro seja tão assim ou melhor, pois é o mês que eu estarei em Toronto…rsrsrs

Renan Ferreira

Valeu Gaby. Fico mês todo em Toronto e peguei umas dicas bem legais c vc em seus posts. Obrigado🤩