Pular para o conteúdo

A “dura” realidade das quatro estações do Canadá

Uma das coisas mais legais de morar no Canadá é ter as 4 estações definidas. Em geral temos aqui um inverno frio e nevado, uma primavera molhada e florida, um verão quente e um outono colorido e friozinho. E é claro que todas as estações são especiais e lindas. Mas eu preciso confessar que nem tudo é perfeito e há sim alguns probleminhas ou, digamos, um choque de realidade quando você vem morar aqui e vê que muita neve envolve muito trabalho, que o descongelamento do gelo envolve muita meleca, lixo e mosquitos e que as lindas folhas vermelhas caem mas precisam ser limpas. Pensando nisso eu resolvi escrever um post sobre a realidade que envolve as quatro estações do Canadá.

Inverno congelante

dsc_8875

Todo mundo sabe – ou pelo menos tem que esperar – que o inverno no Canadá é frio. Algumas cidades são mais frias que as outras mas no geral todo o país tem (muitos) meses de frio. Quando pensamos no inverno com neve a gente sempre pensa nos filmes e em belas fotos no meio daquele branco todo e o glamour que uma linda roupa de inverno pode trazer. Agora, pensando um pouco na realidade: alguns dias está tão frio que você nem pensa em combinar roupas e se a luva verde, o gorro azul e o casaco vermelho são as peças mais quentes que você tem, são eles que serão colocados. E não vamos esquecer da neve derretida, da meleca que as ruas ficam quando neva e do gelo perigoso (black ice) que pode fazer você cair feio na rua.

Em relação aos cuidados em casa, é importante saber que é responsabilidade dos donos das casas de tirar neve das calçadas, na maioria dos casos. Imaginem só a situação: você tem que chegar cedo no trabalho, levar seu filho para a escola antes e nevou muito durante toda a noite. Você tem que acordar cedo, na friaca da manhã, e limpar a calçada antes de sair. Isso é real! No caso da minha casa, nós moramos em uma townhouse e pagamos uma espécie de condomínio para arrumar o jardim nos meses quentes e tirar neve nos meses frios, mas é nossa responsabilidade tirar a neve das escadas e colocar sal, porque se o carteiro vem entregar carta e escorrega teremos um grande problema. E vale falar que se a sua casa não tem garagem você tem que tirar a neve do carro antes de sair de casa. Ah, e se o carro está na rua também tem a questão de aquecê-lo, porque dependendo do frio fica impossível ficar dentro do carro sem ele estar com o ar ligado por alguns minutos.

As pessoas que estão no Canadá no inverno tem que cuidar com sua saúde, pois o frio extremo é super perigoso como eu contei para vocês neste post aqui. E ficar meses e meses no frio pode não ser muito bom para a nossa mente. Ainda, ressecamento de nariz e queimaduras do frio são alguns sintomas que devemos cuidar. E, por fim, lembre sempre que a temperatura no termômetro é diferente da sensação térmica e que o vento frio daqui de Toronto é o seu pior inimigo no inverno, podendo baixar ainda mais a temperatura e complicar ainda mais as coisas.

Primavera úmida

DSC_3119

A primeira chega e a gente fica maluco querendo aproveitar tudo. Tudo bem, a primavera é incrível mas não pense que assim que ela chega o calor vem e as flores surgem. Pelo menos não é isso que acontece aqui em Toronto. Demora um bom tempo para a temperatura firmar e algumas vezes ela só fica bom no verão mesmo. E as flores começam a surgir lá por maio, quase dois meses depois que a primavera começou. E vamos lembrar que depois de longos meses de neve os jardins da sua casa estão medonhos e como aqui é bem caro contratar alguém para arrumar já reserve um tempo na sua primavera para organizar o jardim, limpar a sujeira de meses e meses sem organizar o jardim e também remover as plantas mortas com o frio.

Mas o que mais a primavera traz? Ela traz muita chuva e o degelo da neve acumulada no inverno. E junto com esta meleca muita sujeira, já que todo o lixo que ficou “preso” embaixo da neve vem a tona. Eu sei que quando o gelo descongela eu encontro TANTO cocô de cachorro que fico até com nojo de passear com Jojoe. Eu acho que as pessoas não recolhem o cocô dos cachorros no inverno e ai quando o gelo derrete a gente vê aquele “mar de fezes”, literalmente. Um nojo só.

E com este degelo a água fica acumulada e, adivinhem? Mosquitos começam a surgir, MUITOS mosquitos. Em alguns dias fica impossível caminhar na Lakeshore de Toronto sem comer pelo menos 100 deles.

Verão quente

IMG_3788

O verão do Canadá é quente e as pessoas estão bem felizes e querem curtir todos os dias quentes ao máximo. Mas se você mora em uma casa com gramado prepare-se para cortar a grama pelo menos uma vez por semana. Eu não sei como a grama aqui consegue crescer TANTO, mas a realidade é que para não ter uma floresta na frente da sua casa você tem que cortar a grama toda a semana.

Há algumas outras coisas que acho importante mencionar em relação ao verão. A primeira delas é que há algumas pestes que se desenvolvem por aqui nos meses de calor, entre elas o carrapato que dá a Lyme Disease (leia mais aqui). Inclusive há recomendação de usar calças compridas e meias quando você for em lugares com bastante verde. Ainda, é importante falar que o calor extremo aqui é perigoso e um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil, então a gente tem que ficar ligado na previsão do tempo, hidratar-se bastante e se cuidar (leia mais aqui).

Ah, e por mais que eu tenha postado esta foto linda de Jojoe dentro do lago Ontario vale dizer que nem toda água ou lago ou praia aqui em Toronto é própria para banho e que algumas vezes a gente tem sim parasitas e muita sujeira na água. Por isso eu sempre indico olhar neste site aqui o índice de qualidade da água nas praias de Toronto, que pode mudar todos os dias.

Outono de folhas

O outono é considerado por muitos a estação mais linda do ano no Canadá – e eu concordo. Ver todas aquelas árvores coloridas e aquele chão repleto de folhas é muito especial, mas nem sempre glamuroso. No nosso primeiro outono aqui eu bati foto em todo montinho de folhas que encontrava na rua: sentava mesmo e ficava super feliz. Também levava Jojoe comigo, que confesso AMAVA fuçar e enfiar a cabeça por baixo dos montes de folhas. E o resultado? Jojoe pegou uma espécie de piolho canino que foi terrível de tratar. Eu não imaginava mas os montes de folhas tem xixi de outros animais, sujeira e, por ficarem úmidos e quentinhos, várias pestes. Então agora eu cuido bastante e não deixo meu peludo ir em qualquer lugar.

E falando nos trabalhos cuidados de casa, é de responsabilidade sua recolher todas as folhas que caem e colocar em sacos específicos para que o lixeiro recolha. É muito importante limpar as folhas das ruas para elas não entupirem bueiros e para que não fica aquela sujeira na primavera, quando a neve derreter. E lembre-se do fator vento: às vezes você limpou todo o seu jardim e está super feliz, mas o vento pode bater e trazer mais e mais folhas (dos vizinhos, da rua e até as que ainda não caíram das árvores). Portanto, esteja preparado.

E ai, gostaram da “realidade” que trouxe para as quatro estações do ano no Canadá? Claro que nenhum destes problemas se sobrepõe ao fato de como a vida aqui é boa (pelo menos esta é a minha opinião), mas é sempre bom saber dos desafios que você vai encontrar por aqui e que nenhuma estação é perfeita.

8 comentários em “A “dura” realidade das quatro estações do Canadá”

  1. Moro em apartamento, mas já estou me preparando mentalmente pra isso quando formos morar em uma casa ( o que pretendemos fazer quando tivermos filhos). Embora tenha vários problemas aqui (não apenas relacionados à clima), também acreditamos que a vida aqui é bem melhor que no Brasil. Amamos nossa vida aqui. ? Adoro seu blog, Gaby!

  2. Gratidão! Você descreveu a realidade da vida no Canadá com muita clareza, de forma suave e empática para com seus conterrâneos que desejam morar neste país. Como eu queria ter tido acesso a esse tipo de conteúdo antes! É de utilidade imensa para quem deseja morar no Canadá, saber mais a fundo sobre questões que pouco são abordadas em sua totalidade, como você fez tão bem. Esclarecer sobre a questão da saúde e de como se lidam com os medicamentos por aqui, sobre a inserção do imigrante na sociedade, sobre os modelos de legalidade no país, sobre os cuidados necessários para se ter segurança pessoal e conhecimento sobre a segurança pública, assim como o mínimo conhecimento a cerca dos problemas sociais existentes nesse país seria de grande valia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *