Pular para o conteúdo

Dicas para organizar uma festa de Thanksgiving na sua casa

Semana que vem acontece aqui no Canadá o thanksgiving, uma das celebrações mais tradicionais do país. A celebração acontece na segunda segunda-feira de outubro, em agradecimento simbólico à época de colheita. De uma maneira geral é uma época de agradecer pelo que se foi alcançado no ano que passou e é uma data onde as famílias estão juntas, assim como o Natal. E assim como o Natal uma pessoa “sedia” a celebração em sua casa, que pode ser um jantar no domingo ou almoço na segunda ou ainda jantar na segunda. Não importa a data dá um trabalhão organizar tudo, mas é uma maneira bem legal de realmente celebrar esta data importante com sua família e também uma oportunidade de reunir os amigos antes do frio chegar.

Organizar uma festa de Thanksgiving envolve muitas coisas – escolher o menu tradicional da data, cozinhar os alimentos (incluindo o peru), decorar a casa com enfeites típicos. Apesar de não estarmos sediando a festa este ano eu resolvi escrever para vocês este post com algumas dicas porque acho legal entrar no clima canadense e fazer uma celebração bem típica daqui.

Não esqueça do peru

DSC_7209

O artista principal de uma festa de thanksgiving é o peru – se você não é vegetariano – e geralmente é a pessoa que está organizando ou sediando a festa que irá prepará-lo. E gente, não é nada fácil preparar um peru e não dá para pensar que em 1 dia apenas ele ficará pronto. Nós já passamos sufoco preparando o peru de Natal e eu contei um pouco desta experiência para vocês aqui no blog. Tempere o peru com dias de antecedência e coloque-o para assar pensando que ele ficará no forno 4-5 horas. Não esqueça de instrumentos importantes como termômetro de carne – que você compra baratinho na Dollarama.

Diga “sim” ao potluck

DSC_7228

O termo potluck se refere a uma festa onde cada um traz um prato para compartilhar. As celebrações de Thanksgiving são geralmente deste tipo e dependendo do tamanho da sua festa você pode pedir para as pessoas trazerem um prato, uma sobremesa ou algo com tema/gosto de outono. É totalmente aceitável que você organize os pratos que as pessoas irão trazer para que tenha variedade e que haja “um pouco de cada coisa”.

Tudo bem se você comprar alguns pratos já prontos

DSC_7250

Eu sei que sai mais caro, mas se você está organizando a festa tem que pensar na decoração, limpeza e organização da casa e no cardápio… imagina só ter que cozinhar tudo. Eu acho que o peru vale sim a pena fazer em casa, e os acompanhamentos também. Mas doces e outros pratos tradicionais podem sim ser comprados prontos. Os supermercados vendem perus e acompanhamentos prontos. Há ainda lugares mais cool aqui em Toronto como o Summerhill Market e o Whole Foods Market.

Faça tudo com antecedência e não tente nenhuma receita nova

DSC_7212

Hoje na rádio estava ouvindo o programa Roz and Mocha (que eu ADORO) e eles estavam falando sobre Thanksgiving e começaram a falar sobre comida e ouvir alguns ouvintes. Alguns deles disseram que não conseguiam mais comprar certos pratos prontos e outros que haviam reservado o peru com meses de antecedência. Não sei se isso foi exagero mas na dúvida – se você vai organizar a festa na sua casa – vale parar e organizar as coisas hoje mesmo. Ah, e não tente fazer nenhuma receita nova: invista nos pratos que você já está acostumado a fazer e que as pessoas adoram.

Decore a sua casa e, principalmente, a mesa

DSC_7207

Quando eu penso em decoração de Thanksgiving na minha cabeça tem uma mesa bem bonita, cheia de abóboras e tons de laranja (e na sua?). Pois é assim que a decoração desta data geralmente acontece: ao redor da mesa. E há opções super baratas e lindas, para aqueles que não querem gastar muito. Lojas como Dollarama e Walmart estão repletas de enfeites lindos e até nos supermercados você consegue comprar pacotes de mini abóboras (que ficam lindas na mesa) por CAD$2.99. Ah, e não esqueça de comprar algumas flores para enfeitar a entrada da casa ou a mesa. As flores da estação são lindas e vendidas nos supermercados da cidade de Toronto. O ideal é comprar um dia antes para elas não murcharem.

Não se preocupe com aperitivos

IMG_7912

A refeição típica do thanksgiving envolve peru (geralmente recheado com stuffing, que é um recheio de pão), batatas, abóbora, molho gravy (um molho de carne), milho, verduras e uma geléia de cranberries… ou seja, uma refeição super pesada. Por isso, não se preocupe em ter aperitivos na sua festa. Eu tenho certeza que os convidados irão agradecer por não enxerem a barriga com outras comidas e irão apreciar mais a refeição principal, que é deliciosa.

Inclua os doces locais na hora da sobremesa

DSC_7246

Ta certa que brigadeiro e mousse de limão são deliciosos, mas vale a pena incluir torta de abóbora, butter tarts e outros doces típicos desta época do ano na sua festa de thanksgiving. E se você não gostar dá uma olhadinha no supermercado que nesta época do ano tudo envolve abóbora e tenho certeza que você vai encontrar algo diferente, como bolo, cheesecake e sorvete de abóbora. E se você não gostar de abóbora? Tortas de maçã, frutas vermelhas, blueberries e outras delícias também estão disponíveis.

Aproveite o momento e agradeça as graças alcançadas

DSC_7241

O thanksgiving é uma ótima desculpa de reunir amigos e família, mas é sempre legal pensar na real razão da comemoração. E eu acho legal compartilhar os motivos que te fazem ser agradecido (a) por aquele momento, em voz alta, assim, na frente de todas aquelas pessoas que estão compartilhando aquela refeição com você. Curta o momento e agradeça por tudo, sempre. A foto que escolhi para ilustrar esta dica foi da vista (linda) que tive quando comemorei o thanksgiving de 2014 longe do meu marido – que estava no Brasil – mas rodeada de pessoas queridas e na casa de amigos muito especiais. Lembro que olhei para o verde de Toronto e agradeci demais por estar nesta cidade e poder estar comemorando aquela data, e ter tantos motivos para ser grata.

Espero que tenham curtido as minhas dicas e não deixem de comentar se vocês irão sediar a festa deste ano e o que estão fazendo para organizarem o evento. Nós estaremos viajando – aproveitando o último feriado do ano antes do Natal – e nossa comemoração será mais íntima (eu, marido, Thomas e Jojoe). Como o aniversário do Thomas será daqui a 2 semanas eu não quis organizar nenhuma festa de thanksgiving, mas confesso que já estou triste pois acho uma data linda e curto bastante comemorá-la.

2 comentários em “Dicas para organizar uma festa de Thanksgiving na sua casa”

  1. Obrigada por dividir as dicas e suas experiências.
    Me emociono bastante com as suas postagens. Agradecer a cada conquista é muito importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *