Quanto custa para uma pessoa viver em Toronto

Certamente uma das principais perguntas que eu recebo dos meus leitores é “quanto de dinheiro eu preciso ter para viver em Toronto?” e seus derivados como “quanto eu preciso ganhar?” ou “quanto eu preciso trazer do Brasil?”. A resposta a estas perguntas é muito difícil pois o gasto mensal depende muito do estilo da vida da pessoa. E eu falo isso não somente pensando que tem gente que gosta de sair para jantar 1x por semana ou tem gente que precisa comprar roupas novas todo mês. O fato aqui é que gastos básicos – como aluguel – também são bem pessoais já que existem pessoas que querem morar em um apartamento legal e outras não se importam em morar em um basement com mais 4 amigos.

Pensando nestas diferenças eu resolvi fazer um post com valores de gastos básicos para uma pessoa viver em Toronto. Estes valores foram baseados em pesquisas que fiz online e eu colocarei a referência por aqui. E, novamente, estou falando de uma pessoa apenas e não de um casal ou de uma família. O gasto aqui é por uma pessoa que vem para cá trabalhar e quer saber quanto deve ser o salário dele para que ele possa viver e usufruir de Toronto. No final deste post eu colocarei vários links de posts antigos que escrevi sobre o assunto aqui no blog.

Moradia

Comprar qualquer imóvel em Toronto está um absurdo, já que qualquer casa pequena (e até townhouses em algumas partes da cidade) já estão custando mais de 1 milhão de dólares. Então quando o assunto é moradia vamos pensar que a melhor maneira é alugar. Segundo uma pesquisa super recente (de junho de 2017) o valor de um apartamento de 1 quarto custa em média CAD$1790 por mês. Claro que você até pode alugar um quarto em um apartamento compartilhado (média de CAD$600 por mês) ou dividir um apartamento de dois quartos com um amigo (média de CAD$2300 por mês, o que daria CAD$1150 para cada). Mas o ideal seria ter o seu cantinho sem ter que dividir espaço com ninguém, não é mesmo? E é por isso que eu contarei o valor do apartamento de 1 quarto no custo final calculado no final do post.

Internet

Há diversos planos de internet por ai e a média do valor aqui em Toronto para uma boa conexão e uso ilimitado é de CAD$60 por mês. As operadoras mais caras são a Rogers e a Bell, mas também são as com serviço e contato mais acessível. Neste link aqui você acha uma comparação com todas as operadoras disponíveis por aqui.

Transporte

Se você mora e trabalha no centro de Toronto não há motivos para você ter um carro por aqui – até porque você teria que gastar muito com estacionamento (no trabalho e no prédio) e certamente perderia muito tempo preso em congestionamentos. Então quando analisamos a categoria transporte os gastos ficam por conta do TTC, a companhia de transporte público de Toronto. O passe do TTC está custando hoje CAD$3.25 por trecho e digamos que você use 5 dias da semana para trabalhar, se comprasse os passes separados no final do mês gastaria CAD$130. O passe mensal custa somente CAD$16.25 a mais (CAD$146.25 por mês) e te dá direito a usar o TTC sem limites durante o mês. Esta é certamente a melhor maneira se você quer explorar a cidade nos finais de semana e usar o transporte sem se preocupar com tokens e trocos.

Compras de supermercado

Este item é bem pessoal, já que cada um tem um jeito de fazer compras nos supermercados. Conversando com alguns amigos que moram sozinhos e cozinham nos dias de semana, uma pessoa em geral gasta CAD$125 por semana com compras, o que dá um total de CAD$500 por mês. E eu estou levando em consideração somente uma pessoa e compras do supermercado gente. Ah, e é claro que dá para economizar fazendo compras em supermercados mais baratinhos, mas eles geralmente estão mais afastados e ai tem que colocar na calculadora o preço do táxi/uber para trazer as compras e ver se vale mesmo a pena.

Entretenimento

Como estamos falando de uma pessoa somente temos que incluir gastos com entretenimento, afinal uma pessoa solteira vai querer sair e curtir tudo que Toronto tem para oferecer. Vamos dizer que esta pessoa saia 1x por mês em um restaurante legal e pegue um menu de 3 pratos; o custo, de acordo com o Numbeo.com é de CAD$70 para 2 pessoas (CAD$35). E vamos dizer que pelo menos 1x por semana por 2 semanas esta pessoa vá a um restaurante mais simples; neles, a média de preço por pessoa (novamente segundo o Numbeo.com) custa CAD$15 (então CAD$30 para duas saídas). Vamos incluir na nossa conta 4 cafés (1 por semana ) ao custo de CAD$5 cada (CAD$20 no total) e 4 cervejas em bares ou pubs da cidade (CAD$7 cada, CAD$28). E por fim vamos incluir também uma ida ao cinema por mês (no dia mais barato) que com pipoca e refrigerante custará CAD$20 (leia mais sobre custo de ir ao cinema aqui). O total com entretenimento custa CAD$133 por mês.

Mensalidade do celular

Novamente, a mensalidade de uma conta de celular varia muito mas em geral um bom data plan com ligações e mensagens ilimitadas custa em média CAD$50 por mês.

Saúde

A saúde aqui é gratuita (i.e. paga através dos nossos impostos), então você não precisa se preocupar com seguro saúde. Mas se você quiser se manter ativo – e o seu edifício não tiver academia – a média do preço de uma mensalidade em uma academia na cidade custa CAD$60 por mês.

Total

Moradia = CAD$1790
Internet = CAD$60
Transporte = CAD$146.25
Supermercado = CAD$500
Entretenimento = CAD$133
Celular = CAD$50
Saúde = CAD$60
Total = CAD$2739.25

Isso mesmo, o total que uma pessoa em geral gasta para morar em Toronto está próximo dos 3 mil dólares canadenses, e olha que eu não inclui gastos com remédios, roupas, viagens e passeios de final de semana. Claro que esta é somente uma estimação e você pode economizar (ou não) em determinadas categorias. Este post é somente para ilustrar o quanto uma pessoa pode gastar por aqui e tentar ajudar aqueles que estão pensando em vir para cá mas não sabem quanto custa a vida por aqui.

Links úteis

Segue abaixo alguns posts antigos sobre gastos em Toronto que podem trazer informações importantes para aqueles que estão procurando detalhes sobre o assunto.

5 links sobre custo de vida em Toronto que todos deveriam conhecer

Custo de vida em Toronto

Quanto custa estudar em uma Universidade do Canadá?

Quanto custa 1 dia “bem aproveitado” em Toronto

O preço de ter uma casa em Toronto

Custo da viagem para o Canadá: o que levar em consideração

O que você consegue alugar com até $1,000 em diversas regiões de Toronto

Fonte da foto: freepik.com



23 Comment threads
18 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
23 Comment authors
Mariana

Uma dúvida: esse valor do aluguel inclui água, luz, gás, etc.? E custos como condomínio, IPTU (ou algo que seja similar)? Obrigada!

Silvia

Bem real estes valores. Parabéns! Só acrescentaria Hydro, q na grande maioria vem separado do rent, e laundry. Bjs!

Cláudia

Gaby, eu e meu esposo estamos pensando em passar 04 meses em Toronto. A ideia é fazermos um curso intensivo de ingles, morarmos perto do curso, alugarmos um apartamento mobiliado em local barato. Já estive em Toronto ha 10 anos, e a avenida Young tem comercios, curso de ingles e acho que esta região deve ter um preço bom para passar uma curta temporada voltada para desenvolver a lingua inglesa. Poderia me dar umas dicas? Agradeço e muito! A ideia da viagem seria de maio a junho e passarmos 04 meses. Bjs

Carolina

Gaby, eu amo suas postagens! Parabéns por ter a dedicação e paciência de escrever para ajudar os que pensam em imigrar. Gostaria de saber quanto um casal com 2 cachorros gastaria em Toronto para viver com uma boa qualidade de vida. No Brasil nós temos uma vida de classe média alta, comemos fora almoço e jantas todos os dias (mesmo). Mas aí teríamos que cozinhar, eu acho. Aqui nós ficamos tao cansados depois do trabalho, que nao temos forças para cozinhar. Mas, por enquanto, podemos pagar por esse luxo. Com uma vida +- nesse padrão, em Toronto, gastaríamos quanto? Só… Read more »

Mariana

Gaby, estou indo para Toronto ano que vem e tenho dúvida em relação ao plano de internet vs plano de celular. Com as opções que temos de comunicação via WhatsApp, FaceTime e etc, o plano de celular ainda sim é necessário? Digo, se eu comprasse apenas o plano de internet teria algum problema de comunicação ou seria tranquilo?
Ps: AMO seu blog!