Pular para o conteúdo

A nova moeda Canadense que brilha no escuro

moeda

A comemoração dos 150 anos do Canadá está repercutindo em todos os cantos do país, inclusive no dinheiro daqui – ou mais especificamente na moeda de CAD$2, que é conhecida como “toonie”. A Royal Canadian Mint – empresa que faz as moedas do Canadá e de mais 75 países ao redor do mundo – revelou esta semana a toonie comemorativa de 10 anos do Canadá, que é a primeira moeda que brilha no escuro do mundo. A nova moeda foi desenhada por Timothy Hsia, residente de British Columbia, e é chamada de “Dance of the Spirits”. A moeda traz duas pessoas em um lago e o céu com aurora boreal. “As luzes do norte são uma verdadeira maravilha canadense, uma que todos os canadenses de mar a mar podem apreciar e chamar de seu. Para mim, esta exibição de luz radiante incorpora a unidade e a beleza do Canadá”, disse Hsia.

A Royal Canadian Mint está colocando no mercado 3 milhões de moedas comemorativas. Vale falar que são 10 milhões hoje em circulação, ou seja, você tem mais ou menos uma chance em 3 de conseguir a moeda que brilha no escuro recebendo de troco no Tim Hortons.

Vocês podem até perguntar: “será que alguém compre ou guarde moeda na era que estamos?”. E a resposta é: sim! Os canadenses tem paixão por moedas e eu já vi várias vezes as pessoas comprarem conjuntos de moedas nas lojas do Canada Post (correios) para guardarem de recordação. Já vi também gente ganhar pacotes comemorativos de moedas de um determinado ano, especialmente quando aquele ano representa o nascimento de um filho.

Se vocês quiserem ver como a moeda brilha no escuro vejam este fórum de discussão aqui. O menino que postou a foto mora em Ottawa e disse que tem pego várias moedas comemorativas por lá. E dá a dica de ir a lanchonetes de redes como McDonalds e pagar com papel-moeda e receber no troco.

coins150

E vale falar que a toonie “Dance of the Spirits” não é a única moeda comemorativa. A Royal Canadian Mint está com uma coleção enorme de moedas comemorativas dos 10 anos do Canadá (algumas em circulação e outras para colecionar) e você pode ver todas clicando aqui. Se você não quiser esperar pela sorte e precisa ter as moedas comemorativas dos 150 anos do Canadá elas estão a venda na Canada Post por CAD$19.95 mais taxas (o valor das moedas custa CAD$3.70) – quando escrevi o post no final de semana elas estavam disponíveis mas checando os links elas não estão mais disponíveis para compra online (olha só aqui).

Fonte das fotos: http://www.mint.ca/

6 comentários em “A nova moeda Canadense que brilha no escuro”

  1. Eu tenho uma moeda dessa e recebi em um troco do Tim Hortons. É realmente linda. Espero conseguir receber a tempo o card gratuito que a casa da moeda está distribuindo.
    Obrigado Gaby, adoro seu blog.

  2. Eu tbem recebi esta moeda de troco Gaby, e ela é linda mesmo. Vou guardar como uma lembrança deste país incrível. Amo seu blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *