Como fazer para que filhos de brasileiros nascidos no exterior ou emigrados em tenra idade mantenham contato com a cultura e língua de seus pais? Essa não é uma tarefa fácil e exige certa disciplina de nós, pais, que desejamos que nossos filhos levem nossa língua como herança.
Com o crescente fluxo de brasileiros migrando para diferentes países, como o Canadá, podemos perceber ao longo dos últimos anos uma consciência mais clara da importância de manter vivos os vínculos com as origens brasileiras. Este desejo tem motivado diversas famílias a procurarem maneiras de proporcionar o aprendizado da língua portuguesa e da riqueza da cultura brasileira aos seus descendentes.
Ao planejarmos nossa mudança ao Canadá, pensamos muito nesta questão. Queríamos que nossos filhos, Antônia de 1 ano e meio (filha da Camilla) e Lucas de 8 anos (filho da Juliana) ampliassem seus horizontes. Pretendíamos que eles aprendessem uma nova língua, mas seguissem desenvolvendo e estendendo o vocabulário na língua portuguesa. Com este desejo no coração, tornamos este o nosso maior objetivo. Sabíamos que o inglês viria naturalmente com o tempo no Canadá, mas o português precisaria ser cuidado e trabalhado.
Conversando com algumas famílias brasileiras no Canadá, percebemos que esta preocupação não era apenas nossa e se constituía em um desafio enfrentado por muitos. Diversas famílias questionam-se sobre o que fazer para manter e desenvolver o português em seus filhos. Para muitos é uma questão de identidade e preservação de laços; outros enxergam como oportunidades futuras. Além disso, há todos os estudos e pesquisas que comprovam as vantagens de um cérebro bilíngue em relação à um cérebro monolíngue. Já falamos um pouquinho sobre o bilinguismo anteriormente aqui no blog da Gaby. Como profissionais em educação bilíngue e percebendo essa demanda, ainda no Brasil, conversamos e estudamos sobre o que é conhecimento como PLH (Português como Língua de Herança). Este não é um campo de estudo tão antigo, mas vem sendo pesquisado e praticado em muitos países que recebem imigrantes brasileiros. Uma língua de herança é aquela utilizada com restrições, limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar, e que convive com outra(s) língua(s) em outros setores, instituições e mídias da sociedade em que se vive. O português é uma língua de herança para os filhos de brasileiros que moram no exterior.
Através desta realidade, desejo e pesquisas, nasceu o Português Lúdico. Por sermos pedagogas apaixonadas por educação e língua portuguesa, decidimos juntar o útil ao agradável, dedicando o nosso conhecimento e experiência neste projeto. O Português Lúdico visa desenvolver o conhecimento da língua portuguesa e da cultura brasileira de forma lúdica, utilizando como alicerce a integração de crianças em atividades que visam promover a oralidade, a leitura e a escrita, de acordo com a faixa etária.
O programa é dividido em unidades com temas variados. Por entendermos que muitas das nossas crianças já possuem uma rotina escolar, procuramos conduzir nossos encontros de forma leve e divertida, promovendo um aprendizado prazeroso através de uma interação saudável entre crianças que compartilham histórias parecidas de vida.
Nos nossos encontros fazemos brincadeiras, jogos, atividades artísticas e cantamos muuuuuito! Sempre trazendo canções populares e cantigas brasileiras. Mas não nos limitamos em nada disso! Queremos compartilhar conhecimentos com a comunidade brasileira de Toronto e outras localidades. Queremos conhecer nossos alunos, suas histórias, suas atividades prediletas. Queremos que a cultura brasileira e a língua portuguesa ultrapassem a sala de aula e se tornem algo precioso e significativo nas vidas destes pequenos.
Além de buscar uma atividade que possa oferecer aos seus filhos esta interação, deixaremos aqui algumas dicas para os papais que se interessam em promover a língua portuguesa e cultura brasileira com seus filhos.
Dica 1: Adotar uma política linguística familiar
A família precisa se esforçar para a manutenção de sua língua. Ao decidir pela manutenção e desenvolvimento do português como língua de herança, recomendamos aos adultos que adotem uma política linguística familiar que seja adequada à sua rotina. Isso significa que a família deve sistematizar o uso do português em casa de forma coerente. Combine momentos do dia, como o jantar, no qual todos falarão português. O importante é que que todos sigam os combinados estabelecidos. A leitura de clássicos infantis antes de dormir é uma ótima ideia (você pode encontrar algumas sugestões aqui), assim como histórias do folclore brasileiro e canções em português. Estas são formas de promover momentos interativos em língua portuguesa para seus filhos.
Dica 2: Cante músicas brasileiras
Vale dar um amplo destaque para as músicas, que ativam mais áreas no cérebro relacionadas à linguagem do que qualquer outra atividade! Com a tecnologia não há desculpas para não encontrar cantigas brasileiras. A música, além da ampliação do vocabulário e estimulação da memória, costuma contar muito sobre a cultura de um povo.
Dica 3: Manter um calendário brasileiro com datas comemorativas
Para a manutenção da cultura brasileira, vale a pena manter um calendário com datas comemorativas do Brasil e conversar sobre estas datas com as crianças. Certamente será uma delícia descobrir e relembrar histórias com seus filhos. No final, todos acabam aprendendo sempre mais.
Dica 4: Compartilhar histórias vividas no Brasil
Contar histórias da infância no Brasil, falar da história de seus antepassados e momentos felizes que viveram juntos também é uma ótima saída para compartilhar cultura e história de vida.
Dica 5: Preparar comidas típicas brasileiras
A rabanada do Natal, a famosa feijoada ou a canjica da festa junina. Fazer comidas típicas brasileiras também é uma excelente forma de fortalecer os laços com a pátria amada Brasil, além de promover conversas no idioma.
Dica 6: Ficar atento aos eventos que grupos brasileiros promovem no Canadá
Vale ficar atento aos eventos que grupos de brasileiros promovem aqui no Canadá. O site do consulado brasileiro no Canadá e os milhares de grupos criados no Facebook podem ser fortes aliados. Se você ainda não faz parte de nenhum, use palavras chaves, como: Brasileiros, Canadá, Toronto, Brasil, dentre outras. Certamente você encontrará inúmeras possibilidades.
Dica 7: Seguir o Português Lúdico
A última dica e não menos importante, siga a página do Português Lúdico no Facebook e o no Instagram, esteja você em Toronto, ou em qualquer outro lugar. Frequentemente compartilhamos dicas e textos para ajudá-los nessa árdua missão de manter viva nossa língua e cultura.
Fanpage do Português Lúdico https://www.facebook.com/portuguesludico/
Instagram do Português Lúdico https://www.instagram.com/portuguesludico/
Por Camilla Cariello (esquerda) e Juliana Braz (direita), mentoras do Projeto Português Lúdico no Canadá
Acho louvavel como principio, mas num pais como o Canada, bilingue por natureza, acho que faz muito mais sentido focar para garantir que meus filhos sejam fluentes em ingles e frances. Infelizmente o portugues me parece bem pouco prioritario/pratico para uma familia que decide se estabelecer de vez no Canada.
Olá, Antonio! Sua visão também é importante, contudo o que está em jogo no cultivo da língua portuguesa são as relações com a família e manutenção da cultura principalmente, para a mioria dos pais. Mas esta é uma decisão que realmente cabe aos pais. Obrigada pelo seu comentário. 🙂
A minha experiência é que a criança tem capacidade de aprender de tudo um pouco. E eu quero sim focar no português pois acho importante que ele se comunique com meus pais e que entenda a minha cultura e como eu fui criada.
Adorei as dicas e sou fã dos textos delas. Que legal que continuam a postar por aqui.
Que bom que gostou! Esperamos que aproveite nossas dicas! Abraços 😉
Obrigada pelo comentário Alessandra. Também sou fã das meninas e espero que elas postem aqui mais e mais. Meu espaço estará sempre aberto para elas.
Adorei as dicas e o projeto! Parabens para todos os envolvidos!