Pular para o conteúdo

10 dicas para curtir as Cherry Blossoms do High Park de Toronto

DSC_4813

Sempre que a primavera chega aqui em Toronto as pessoas começam a ficar ansiosas para saber quando as Cherry Blossoms do High Park irão florescer. Para quem não sabe nada sobre o assunto o High Park – maior parque de Toronto – possui muitas cerejeiras/sakuras do tipo Somei-Yoshino (a espécie que floresce mais cedo e que é muito amada pelos japoneses pelas suas flores brancas e macias). Estas árvores são famosas pelo mundo todo (olha só este post do blog Viajoteca) e foram dadas a Toronto pelo Japão em 1959. Através do Projeto Sakura em 2001 a Embaixada Japonesa doou mais árvores ao High Park e também para vários outros lugares, como Exhibition Place, McMaster University, York University e dois campus da UofT. Há cerejeiras espalhadas por vários pontos de Toronto mas a maior concentração delas é no High Park, e são certamente as mais lindas e famosas.

Pensando nisso eu resolvi escrever um post com 10 dicas simples e úteis para vocês curtirem este espetáculo da natureza. Nós vamos todos os anos e vocês podem ver alguns posts sobre estas visitas aqui, aqui e aqui. Vale relembrar que ano passado as flores não abriram e certamente os moradores de Toronto estão bem mais ansiosos para vê-las neste ano.

1. Não vá no final de semana

DSC_4842

A primeira dica é simples: não vá para o High Park no sábado ou domingo. Você e toda a cidade estarão lá e ao invés de você curtir a experiência você pode se incomodar. Se você trabalha, tente ir em um dia de semana bem cedinho ou no final da tarde. Se não trabalhar busque horários incomuns (nada de almoço) para não pegar o parque super lotado.

2. Leve dinheiro

photo-(1)

Eu não sei quanto a vocês mas dificilmente eu saio com cash (sempre cartão de crédito). Porém se você estiver indo ver as cherry blossoms vale a pena levar alguns trocados para tomar um sorvete em um dos vários carrinhos que estarão no parque ou parar e tomar um café no The Grenadier Café, que fica pertinho de onde a maioria das árvores está.

3. Bata muitas fotos

IMG_9978_1

Super clichê mas é uma dica super importante. O espetáculo das cherry blossoms é lindo demais e não deixe de levar máquina e celular carregados para bater muitas e muitas fotos. Este é o primeiro ano que o Thomas vai ver as cherry blossoms – já que ano passado elas não abriram – e eu vou bater muitas e muitas fotos, com certeza.

4. Vá rápido (isto é, assim que souber que as flores abriram)

DSC_4871

As flores ficam abertas somente de 4-7 dias, isso dependendo do clima. Elas são super frágeis e se dentro deste período houver muito vento e chuva elas caem todas. Por isso eu sempre vou no dia 2 ou 3 de abertura das flores (isso porque no dia 1 nem todas estão abertas). Mas sempre olho a previsão do tempo e se houver chuva e vento eu vou antes disso mesmo.

5. Faça um picnic

photo

Outro clichê mas ai vai: se você vai a um parque repleto de flores tem fazer um picnic. Nós sempre fazemos e acho que combina muito com o momento. Dá para levar música, muita comida gostosa e chamar os amigos (incluindo os dogs) e ter momentos especiais registrados para o resto da vida. Vale lembrar que você deve trazer para casa o seu lixo depois do picnic (as lixeiras estão sempre cheias e você não vai querer sujar o local).

6. Acompanhe a previsão de abertura das flores a partir do meio de abril

DSC_1218

A dica é que vocês sigam esta página do High Park e acompanhem todos os dias as previsões e fotos das árvores. Eles fazem previsões semanais e até diárias de quando as flores irão abrir e são a fonte mais segura para você ter certeza da data que elas estarão abertas no High Park. Dá para clicar aqui e ver uma tabela com as datas de abertura das cherry blossoms nos outros anos.

7. Não toque nas flores, aprecie de longe

DSC_4896

Esta dica é super importante: não suba nas árvores, não toque nas flores e não leve flores e ramos para casa. Como falei anteriormente as cherry blossoms são super frágeis. E você deve ter o bom senso de deixá-las lindas para as próximas pessoas que irão apreciá-las, certo?

8. Esteja preparado para segurar o xixi

gabynocanadacherryblossomssunday7

A estrutura do High Park não suporta a quantidade de pessoas que vem visitar as cherry blossoms. A prefeitura coloca muitos banheiros extra mas mesmo assim as filas são enormes e tudo é meio caótico. Vá preparado, beba “pouca” água e já saiba que a situação neste sentido será caótica.

9. Esteja rodeado de pessoas que você ama

gabynocanadacherryblossomssunday5

É realmente um espetáculo lindo que você vai querer compartilhar com aqueles que você ama. Este ano iremos levar Thomas mas vamos ser conscientes, já que estará lotado e não é bem um lugar ideal para estar com um bebê de 1.5 anos que não pára. Mesmo assim iremos pois sem ele – e Jojoe – não terá graça.

10. Se não gosta de multidões procure as outras cherry blossoms espalhadas pela cidade

DSC_4782

Se você não gosta de multidões não vá. Mesmo nos dias de semana o parque estará bem cheio. Minha dica é que você visite as cherry blossoms da UofT (leia aqui) ou até parques como o Trinity Bellwoods. Conforme escrevi anteriormente há vários lugares com estas árvores espalhados pela cidade e dá para curtir igualmente em outros lugares além do High Park, se você não curte multidões.

6 comentários em “10 dicas para curtir as Cherry Blossoms do High Park de Toronto”

    1. Ola Clarisse… infelizmente acho que vc não vai conseguir ver, pois a previsão é que o pico seja final de abril. Mas tenho certeza que vais pegar a cidade linda e vai ter muita coisa para fazer por aqui. Boa viagem!

  1. Previsão: As of April 19, our peak bloom prediction for 2017 is between April 25 – 28. Spring weather patterns may vary which could accelerate or delay blossom development. Stay tuned for more info in the coming days!
    Isso que dizer que o pico será entre 25-28, mas as flores já começam a abrir no final de semana. Oba!

  2. Pingback: Chegou a hora de curtir Toronto de flores, pássaros e calor - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *