Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Março 2017: Arquitetura

6on6logoRED

Oba, mais um 6 on 6 no ar aqui no blog. Para quem não conhece este é um projeto no qual 6 blogueiras brasileiras que vivem no Canadá postam 6 fotos sobre um mesmo tema, todo dia 6. No final deste post tem uma lista dos blogs participantes deste projeto, que começou em janeiro de 2015. O tema deste mês é maravilhoso e super combina com o propósito deste projeto: postar lindas fotos e informações interessantes sobre um determinado tema. Mas eu devo confessar que penei um pouco sobre como iria abordar o tema, pois há várias maneiras de tratar sobre arquitetura. Pensei em falar sobre o velho versus o novo, sobre as diferentes arquiteturas de Toronto no decorrer dos anos ou sobre a arquitetura de diferentes regiões da cidade. No fim eu decidi que não iria falar sobre nenhum tema específico e sim trazer 6 fotos de 6 lugares que me chamassem a atenção – arquitetonicamente falando – quando eu passasse na frente durante o último mês. Apesar de não estar com a máquina sempre à mão (i.e. algumas fotos foram pegas do meu arquivo pessoal) estes foram os lugares que eu resolvi trazer para vocês.

1. City Place

City Place

CityPlace é um bairro no centro de Toronto, dentro da região da antiga Railway Lands (onde ficavam trilhos de trem e foi revitalizado para dar espaço, entre outras coisas, à CN Tower). Quando concluída esta área será o maior desenvolvimento residencial já criado em Toronto. A área é delimitada pela Bathurst Street no oeste, Lake Shore Boulevard no sul, Front Street no norte e Rogers Centre no leste. O bairro abriga o Canoe Landing Park projetado pelo famoso escritor e artista canadense Douglas Coupland, o Miracle Mile e o primeiro Nutella Café de Toronto. Em relação à arquitetura do local – toda moderna – o destaque é a SkyBridge, uma ponte que foi erguida em 2012 e une dois edifícios do local. Ela possui dois andares: em um andar há apartamentos (sim, você pode morar nela) e no outro um salão de festas incrível, que possui até chão de vidro.

2. Sharp Centre for Design – OCAD University

DSC_9712

Este edifício branco com quadradinho pretos e cinzas (na direita da foto) é o edifício Sharp Centre for Design da OCAD Universidade, uma universidade de artes, design e media em Toronto. A foto que escolhi foi batida do topo da CN Tower e não mostra muito bem a arquitetura do edifício, mas era a única que eu consegui achar do local. O edifício de 4 andares fica suspenso por vários pilares coloridos e abaixo dele está um parque, o Granger Park. Este vídeo aqui mostra um pouco sobre a construção deste edifício incrível de Toronto. Vale também falar que ele fica pertinho de outro edifício incrível, o AGO, no qual você pode ver também na foto.

3. Pier 27 Residences On The Lake

IMG_3463

A região leste do harboufront de Toronto está sendo revitalizada e ficará super moderna e cheia de edifícios residenciais e lojas, incluindo um shopping enorme. Esta reportagem aqui é bem completa e fala um pouco sobre o projeto e tudo que será construído na região. A foto que bati para ilustrar a região é do Pier 27 Residences on the Lake (15 Queens Quay East), um complexo de edifícios com uma arquitetura incrível. Os prédios parecem uma torre de caixas de ferro empilhadas desordenadamente. Os edifícios chamam a atenção quando você passa no local.

4. Bergeron Centre na York University

IMG_7364

O campus da York University – a segunda maior Universidade de Toronto e terceira maior do Canadá – possui uma péssima reputação quando o assunto é arquitetura, especialmente quando comparado com o campus St George da Universidade de Toronto. Em geral o campus da York U – que foi instituído no final dos anos 1960s – é repleto de edifícios brutalistas, que é o tipo mais feio de arquitetura na minha opinião. Porém a universidade está revitalizando seu campus e o primeiro passo para isso foi a construção do Bergeron Centre, um edifício lindo que é a nova sede da faculdade de Engenharia. O prédio possui 60 andares e custou 60 milhões de dólares, sendo inaugurado em 2015.

5. Allan Lambert Hall (BCE Place Galleria)

DSC_0021

Se você está procurando lugares com uma beleza arquitetônica incrível o Allen Lambert Galleria no Brookfield Place certamente é um destaque. Conectando a Bay Street com a Sam Pollock Square este espaço interior é um dos mais bonitos espaços públicos de Toronto, na minha opinião. O design icônico de Santiago Calatrava é composto por oito suportes de aço inclinados que se ramificam em um único plano. Vencedor de uma competição internacional, o projeto emula um bosque ou avenida arborizada ao longo das fachadas múltiplas do edifício. Destaque para a fachada do Banco Comercial Midland, de 1848, que foi incorporado ao design da galeria. No total o Brookfield Place inclui nada mais nada menos que 11 fachadas de edifícios históricos de Toronto ao longo das ruas Bay e Wellington.

6. Royal Ontario Museum (Michael Lee-Chin Crystal)

IMG_7585

O Royal Ontario Museum (ROM) é o maior museu do Canadá e atrai mais de um milhão de visitantes por ano. Sua expansão aconteceu em 2007 e a nova ala foi chamada de Michael Lee-Chin Crystal, mudando a arquitetura do local. Esta expansão foi um desafio arquitetônico pois as cinco estruturas prismáticas de encaixe e auto-sustentação que coexistem não estão ligadas ao edifício original da ROM, exceto pelas pontes que as ligam. O projeto conseguiu unir as fachadas antiga e nova e é, na minha opinião, também uma atração para quem visita o museu.

Agora não deixem de visitar os outros blogs que fazem parte do projeto e conhecer como o tema deste mês foi abordado.

canada6x6-4

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Viajadora (Thaís, Vancouver)
De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Like a new home (Adriane, Ottawa)

3 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Março 2017: Arquitetura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *