Pular para o conteúdo

Curiosidades sobre o ano novo chinês e a celebração em Toronto

golden chinese new year banners 2

Se você estiver em Toronto em janeiro irá notar que há muitos signs de “Feliz Ano Novo Chinês” espalhados pela cidade e muitos produtos e promoções em lojas. Isso porque o ano novo do calendário chinês não coincide com o ano novo que estamos acostumados a celebrar (dia 31 de dezembro e 1 de janeiro). Aliás, há tantas curiosidades sobre esta comemoração que eu resolvi escrever este post sobre o assunto. Como Toronto é uma cidade super multicultural o post é muito válido e se você estiver na cidade no final de janeiro e quiser ter a experiência desta celebração no final deste post eu indico alguns eventos para vocês irem aqui na cidade.

A data do Ano Novo Chinês varia sempre

A data para a celebração do Ano Novo Chinês muda todos os anos, já que eles tem como base uma combinação de movimentos lunares e solares (diferente de nós, que nos baseamos no calendário ocidental). Ela sempre cai entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro e é determinada pelo calendário lunar chinês. Em 2017 o Ano Novo Chinês começa dia 28 de janeiro.

Cada ano é marcado por um animal diferente do zodíaco

Um costume chinês muito antigo é o de nomear os anos com um dos 12 animais do zodíaco: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. 2017 é o ano do Galo. Muitos chineses ainda acreditam na astrologia e outras superstições de Ano Novo.

É conhecida por “Spring Festival”

É engraçado pensar que o Ano Novo Chinês é conhecido como Festival da Primavera, já que cai no meio do inverno. Isto acontece porque o calendário solar antigo – que descreve 24 períodos através do ano – classifica o começo da primavera como o período de 4 a 18 de fevereiro.

lanternas

É a celebração chinesa mais longa

O Ano Novo Chinês dura por aproximadamente 15 dias e é o festival o mais longo no calendário chinês. O dia em si é um feriado não apenas na China mas em muitos outros países, incluindo as Filipinas, Malásia e Indonésia. Além disso, o dia é comemorado em todo o mundo pelas comunidades chinesas, inclusive aqui em Toronto, conforme citei anteriormente. No décimo quinto dia de celebração há o Festival das Lanternas, que também marca o início da primeira lua cheia do ano.

É uma celebração familiar

As celebrações do Ano Novo Chinês geralmente ocorrem em casa e os eventos são sempre direcionados para as famílias. É a época do ano que 200 milhões de chineses realizam longas viagens para estarem em casa para as celebrações (imaginem o trânsito). No último jantar do ano os familiares se juntam para a refeição que fechará este ciclo ciclo. Este jantar inclui guloseimas especiais e pratos típicos de peixe ou frango. E no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. Há troca de presentes também – os mais velhos dão presentes para os mais novos, geralmente dinheiro em um envelope vermelho. Esta troca de dinheiro também acontece entre empregados e empregadores (empregadores dão dinheiro para empregados). A etiqueta chinesa diz que não se deve abrir o envelope na frente de quem o deu.

A cor da celebração é vermelho

Não, o Ano Novo Chinês não possui como cor típica o branco, mas o vermelho. As famílias decoram muito suas casas nesta época do ano. A decoração inclui tiras de papel vermelho conhecidas como “Chunlian”. Elas contêm mensagens conhecidas como Spring Couplets e costumam transmitir mensagens de boa saúde e fortuna. Uma decoração típica contém quatro caracteres chineses na escrita de ouro – estes são conhecidos como Hui Chun. Todas estas decorações estão sendo vendidas no Walmart.

Fogos de artifício à meia-noite

Assim como no nosso ano novo no Ano Novo Chinês há queima de fogos quando o relógio bate meia-noite. Mas como tudo na China é exagerado este é o maior uso de fogos de artifício do mundo no ano. Em nenhuma hora em qualquer outro país do mundo se vê tantas toneladas de fogos de artifício acessos como na China em torno da meia-noite no início de cada Ano Novo Chinês. Isso porque a China produz cerca de 90% dos fogos de artifício do mundo.

Desktop3

Celebrações em Toronto

Há vários eventos em Toronto para celebrar o Ano Novo Chinês e, ao contrário do que muita gente pensa, eles não acontecem somente em Chinatown. Vale citar aqui que Toronto possui 2 Chinatowns (uma na Spadina – clique aqui e saiba mais – e uma na parte leste da cidade, entre Dundas e Broadview). Pesquisando aqui eu descobri que um festival que acontece todos os anos na cidade – o The CIBC Lion Dance CNY Celebrations – não irá acontecer em 2017 (não descobri o motivo) mas voltará em 2018. Mas como disse anteriormente muitos outros eventos acontecem. Abaixo uma listinha de alguns destes eventos:

2017 Chinese New Year Gala: na véspera de Ano Novo (dia 27 de janeiro de 2017) haverá este evento no Sony Centre for Performing Arts com apresentações de mais de 800 artistas.

Celebrações no Pacific Mall: Pacific Mall é um shopping chinês no norte de Toronto e na véspera de Ano Novo terá muitos shows e apresentações.

Lunarfest: festival de ano novo que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro no Metro Hall de Toronto e celebra arte e a vida com várias apresentações artísticas e workshops.

Além destas festas muitos restaurantes fazem menus especiais nesta época do ano, entre eles o Mandarim, o Pearl Court, o Asian Legend e o Gourmet Malaysia. Se você gosta deste tipo de comida vale a pena pois a maioria dos restaurantes possui menus especiais all-you-can-eat (buffet livre).

As fotos sem logo foram retiradas do site freepik.

3 comentários em “Curiosidades sobre o ano novo chinês e a celebração em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *