Pular para o conteúdo

Os diferentes tipos de imóveis que você encontra em Toronto

Hoje eu vou falar de um assunto que é interesse de muita gente que visita o blog: imóveis em Toronto. Mais especificamente vou listar os tipos de imóveis que você encontra por aqui – para comprar ou alugar -, alguns dos termos em inglês mais utilizados e vantagens/desvantagens de cada um deles na minha opinião. Espero que gostem do post e não deixem de acrescentar informações válidas sobre o assunto nos comentários. Ah, no final do post eu trago uma lista de sites para vocês procurarem imóveis por aqui.

Apartment

Apartament é o nome dado para as unidades que ficam em edifícios que são propriedade de um landlord (proprietário) e são alugados para inquilinos. O nome apartments pode ser usado em prédios altos (highrise) e também em prédios menores (lowrise). Geralmente os edifícios deste tipo possuem placas na frente dizendo que eles alugam apartamentos (e também o tipo de apartamento está descrito, como na foto abaixo). Há diferentes tipos de apartments: suite/ flat (apartamentos que incluem 1 quarto ou mais, cozinha, banheiro e sala), bachelor/studio (apartamentos com uma peça + cozinha e banheiro) e junior (apartamentos com um quarto pequeno que dá diretamente em outra peça, geralmente a sala ou a cozinha).

attachment-1-3-copy

Condos

Condos são apartamentos também, mas neste tipo de edifício cada proprietário é dono de uma unidade (não uma pessoa ou empresa é dona do edifício todo como no apartment). Cada proprietário paga as suas próprias hipotecas, impostos, serviços públicos e uma taxa mensal para manutenção da propriedade. O condo se assemelha aos nossos apartamentos do Brasil e se o dono quiser pode também alugar sua unidade. Eu vejo várias vantagens de morar em um condo: os condomínios possuem várias facilidades como piscina, academia e salão de festas; você não precisa se preocupar com a manutenção da propriedade; e, é relativamente fácil de alugar aqui em Toronto. A principal desvantagem é que os apartamentos aqui são bem pequenos e para você alugar um maior vai desembolsar muito (e mesmo assim este “maior” não será tão grande). A região ao redor da CN Tower está to-ma-da de condos.

attachment-1-1-copy

Duplex/Triplex Houses

Duplex seria uma casa que é dividida em 2 apartamentos separados, um em cima do outro. O proprietário de um duplex pode viver em um apartamento e alugar o outro, ou alugar dois apartamentos para os inquilinos. Triplex é uma casa que está dividida em 3 apartamentos separados. Este tipo de casa é geralmente comprada pelo proprietário para gerar renda, então não espere que o local seja legal e que tenha um apartamento moderninho (porque o proprietário geralmente quer economizar ao máximo).

IMG_9155

Detached House

Detached House é uma casa isolada (sem comunicação ou sem nenhuma parte dela tocando outras propriedades). Esta única casa pertence a 1 ou mais pessoas. Se pararmos para pensar este é o tipo de imóvel ideal, pois você tem privacidade, um jardim e muito espaço. Claro que existem desvantagens como o alto valor a ser pago por mês em taxas e também no inverno o fato de você ser responsável pela sua propriedade e ter que tirar a neve todos os dias. Bungalow é um tipo de detached house que possui somente um andar (como a da foto abaixo) e é bem comum por aqui.

attachment-1-copy

Semi-detached House

Semi-detached house é uma casa única que possui uma parece comum com a casa ao lado. Uma grande vantagem deste tipo de casa é que são mais acessíveis do que as detached, isto é, preço bem mais barato. E se pararmos para pensar somente uma parede está unindo duas casas, então os proprietários deste tipo de imóvel podem usufruir dos mesmos benefícios daqueles que moram nas casas isoladas (e mais caras). Como desvantagens eu vejo o fato de que muitas vezes você não pode renovar a casa ou até demoli-la, pois você tem uma casa colada a sua. Ainda, as casas semi-detached são geralmente menores e muitas vezes você tem que compartilhar jardim e entrada, o que não é o ideal se você quer liberdade.

attachment-1-2-copy

Townhouse

Townhouse é na verdade um complexo de apartamentos que são adjacentes uns aos outros e compartilham paredes comuns. Normalmente as townhouses daqui de Toronto consistem em 2-3 andares e tem um porão. Cada apartamento ocupa todos os dois e três andares. Há dois tipos de townhouse: freehold (quando o proprietário é responsável pela manutenção do local) e condo (quando o proprietário possui apenas o interior da unidade, enquanto o edifício é propriedade de uma corporação condomínio). Neste segundo caso – condo – o proprietário não pode, por exemplo, pintar a townhouse de outra cor e plantar algo no jardim da frente de casa, mas também não precisa tirar neve da frente de casa, já que o proprietário paga taxas mensais para a administração do condomínio para a manutenção e reparos em geral.

attachment-1-4

Basement

Basement é porão em inglês e muitos proprietários alugam esta parte de baixo das suas casas para inquilinos. O aluguel dos basements é bem mais barato e geralmente você trata com o próprio proprietário, o que muitas vezes pode ser um ótimo negócio pois você pode negociar e não precisa ficar 12 meses (que são geralmente o tempo dos contratos de aluguel por aqui). Como desvantagens eu vejo o fato de ser um espaço mais frio, com teto mais baixo, com janelas menores e com menos luz solar, e estes são pontos que realmente me incomodam em uma casa.

Room

Além de todos os tipos de imóveis que eu citei acima há também a opção de morar em um quarto (de um apartamento ou de uma casa). Se o inquilino compartilha a cozinha, banheiro e sala de estar com outros inquilinos este tipo de habitação é chamado de shared accommodation. Se as refeições estão inclusas o termo que pode ser usado é room and board.

Sites para procurar imóveis para alugar ou comprar

Antes mesmo de procurar um imóvel para alugar e, principalmente para comprar eu sugiro que você procure um real estate agent (corretor). Essa pessoa irá te ajudar a procurar imóveis bons, com preços justos dentro da região que você quer (e se você não souber a região ela vai te ajudar com isso também). Você não paga mais por isso e o valor do serviço desta pessoas será pago pela pessoa que está vendendo a casa ou alugando o imóvel.

Mas mesmo assim sempre vale a pena pesquisar nos sites de imóveis para ver as opções do mercado. Infelizmente Toronto é uma cidade muito cara e os aluguéis e imóveis estão com preços absurdos (eu até já falei um pouco sobre isso neste post aqui, mostrando o que você consegue alugar com até CAD$1000 em Toronto). Segue abaixo a lista dos sites que eu recomendo:

Realtor.ca: o meu site preferido. Você pode baixar o aplicativo e enquanto estiver dirigindo em uma região pode ver no mapa os imóveis a venda naquele local, preços e fotos. Há vários filtros para você direcionar melhor sua pesquisa e também links para os sites das corretoras e outras fotos.

Viewit.ca: este é um site direcionado para aquelas pessoas que buscam alugar apartaments. Eu nunca naveguei muito pelo site mas acho uma ótima opção para aqueles que querem morar em um apartamento (não condos).

Rentit.ca: funciona muito parecido com o viewit.ca (mas tem apartamentos, condos e townhouses para alugar): você escolhe a região que quer morar, a cidade e as opções aparecem. Ai você pode usar vários filtros para tornar a pesquisa mais direcionada para suas necessidades. Eu acho o site do “rentit” bem mais organizado que o “viewit”.

Gottarent.com: muito semelhante aos dois últimos sites listados acima. Vi alguns basements listados, mas nenhum imóvel – até mesmo os basements – sai por menos de CAD$700 por mês.

Remax.ca: uma das imobiliárias mais famosas daqui. A remax possui um site no qual você pode fazer pesquisas e procurar pro imóveis, principalmente para comprar. Achei legal que o mapa traz os valores dos imóveis listados, então dá para ter uma noção quanto custa morar em cada região da cidade. Uma outra coisa legal é que se você gostou de um imóvel você pode colocá-lo neste site e ele vai trazer uma lista de imóveis semelhantes àquele que você gostou.

Searchtorontohomelistings.com: dá para pesquisar as casas disponíveis no mercado mas com muito filtros (muitos mesmo). Assim sua busca fica bem mais específica. O lado ruim do site é que para ver as casas escolhidas você tem que se cadastrar.

**Eu não aconselho alugar apartamentos em sites como kijiji e craigstist. Já conheço algumas pessoas que foram pegos no típico golpe de pedir um depósito antes e não ter nenhum imóvel. Uma blogueira famosa – Camilla Cabral – que passou um tempo em Toronto foi infelizmente pega neste golpe (ela até fez um vídeo sobre isso. Melhor não arriscar né?

19 comentários em “Os diferentes tipos de imóveis que você encontra em Toronto”

  1. Excelente artigo!!! Estou indo para Toronto em abril do ano que vem e minha maior preocupação é conseguir um lugar bacana para alugar, pois vou com minha cachorrinha! ? o artigo já me ajudou com várias dicas!!

  2. Gaby, já vi esse condo de townhouse da foto quando fui ver uns apartamentos no NXT em frente a elas, perto da Lake Shore. Acabamos não pegando o apartamento lá (NXT) porque achamos longe do metrô e só tinha street car e ônibus, optamos por ficar no High Park mesmo. Me apaixonei por essas townhouses!!! Você sabe quanto está custando uma casa lá? Beijos!!

  3. Olá Gaby! Eu e meu marido queremos ir morar aí no próximo ano! Por favor, quais cidades próximas a Toronto posdiem valores mais acessíveis em imóveis?

    Obrigada!

  4. Oi Gaby! Tudo bem? Obrigado pelas excelentes dicas no seu blog!
    Irei passar apenas 2 meses em Toronto, infelizmente trabalhando/estudando em uma área que parece bem valorizada (Toronto Western Hospital). Vi vários anúncios no Craiglist e acabei ficando com medo de todos, você acredita que essas imobiliárias façam contratos curtos também? Já chequei o Airbnb tb, muito obrigado e parabéns!

    1. Ola.
      Eu sugiro ligar e visitar o local antes de fechar, ou ver os varios anuncios em grupos do facebook – mas, novamente, pesquisar muito antes e visitar o local antes. Acho que os contratos das imobiliárias são grandes sim, geralmente 1 ano.

  5. Oi Gaby td bem? Eu me lembro de ter visto em algum post seu (não estou achando agora) a indicação de uma corretora brasileira. Você poderia me passar o contato dela por favor? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *