Pular para o conteúdo

A qualidade de vida de cada província Canadense

Não é novidade para ninguém que quando uma pesquisa sobre qualidade de vida é feita o Canadá está entre os primeiros colocados (ou os países com melhor qualidade de vida). No United Nations Index, uma medida que avalia a qualidade de vida de 188 países, Canadá está em 9o. lugar (isto é, com a nona melhor qualidade de vida do mundo), empatado com Nova Zelândia e logo abaixo dos USA.

Uma análise mais profunda dos parâmetro que classificam a qualidade de vida – dados como a expectativa de vida, educação e rendimento nacional bruto – foi feito para classificar cada uma das províncias Canadenses, isto é, as características que são usadas para se chegar a uma classificação de qualidade de vida foram analisadas em cada província canadense separadamente. Os resultados mostraram que há muita diferença entre as províncias. Veja o mapa abaixo abaixo com o ranking.

canada58

A província de Alberta possui a melhor qualidade de vida do Canadá e pessoas que moram nesta província possuem uma qualidade de vida semelhante à encontrada em países como Suíça e Dinamarca. A pior qualidade de vida foi da província de Nanavut (46o.). Ontario ficou com a oitava colocação e possui qualidade de vida semelhante aos Estados Unidos.

O mapa acima mostra as classificações em função da qualidade de vida, mas o estudo também analisou outros parâmetros como expectativa de vida (províncias variaram entre 6o. e 103o), grau de escolaridade (variação 1o e 35o.), anos de estudo (variação entre 14o. e 107o.) e renda per capita (variação entre 3o. e 34o.). British Columbia é a província com maior expectativa de vida, Yukon com o maior grau de escolaridade, Quebec com o maior número de anos de estudo e Northwest Territories com a maior renda per capita.

Acho que é legal mostrar estudos como esse para desmitificar a idéia de que a vida no Canadá é igual em todas as regiões. Não é! E até mesmo em uma mesma cidade a qualidade de vida pode mudar – há regiões de Toronto mais perigosas e regiões bem mais tranquilas, por exemplo. Fica difícil pra mim falar mais sobre este assunto, pois só morei em Toronto até agora (ou seja, não dá para falar como é a vida na província X ou na Y e comparar). Se você quiser acompanhar um pouco sobre a vida em 6 cidades (4 províncias) no Canadá eu convido vocês a acompanharem o projeto 6 on 6 Canada, no qual 6 blogueiras brasileiras que moram em 6 cidades Canadenses mostram sua visão sobre diversos temas em cada uma de suas cidades. Ah, ainda no blog você encontra um post que uma amiga escreveu sobre as diferenças que ela notou quando morou em Toronto e Vancouver.

Se você quiser ver o estudo completo clique aqui.

5 comentários em “A qualidade de vida de cada província Canadense”

  1. Boa noite Gaby! Tenho visitado muitos blogs e muitos vídeos no YouTube e no seu blog eu bato ponto! Rs
    Eu e meu marido queremos nos mudar para o Canadá, porém não temos características para nenhum dos programas de imigração ou estudo.
    Você saberia me dizer se eu conseguiria ir com visto de turista de 6 meses e caso eu ou ele conseguirmos um emprego poderíamos mudar esse visto para o de trabalho temporário? Sem precisar voltar P Brasil P mudar isso…
    Temos tbm 2 cachorros, um pinscher e um border collie. Eles conseguem ir conosmo mesmo com visto P turismo?
    Desde já agradeço!!!!!
    Beijo

    1. Olá Aline. Sinceramente eu não acho esta opção correta pois com visto de turismo você não pode trabalhar. O processo de imigração está sempre mudando e é lega ir acompanhando para ver se seu perfil se enquadra no próximo edital. Mas eu sugiro que você entre em contato com alguma empresa especializada, pois eu não tenho experiência nem tanto conhecimento nesta área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *