Um dos motivos que me faz amar tanto morar em Toronto é que podemos explorar várias locais lindos próximos da cidade – e em qualquer época do ano. Eu até já escrevi um post falando das diversas cidades pitorescas localizadas próximo de Toronto. De todas estas cidades a que eu acho mais linda e charmosa é Elora. Elora é uma cidade que agrada aventureiros, amantes de arte e história, pessoas que gostam de boa culinária e aqueles que viajam e adoram fotografar. E, acreditem: a cidade fica a apenas 1h30 de Toronto. Eu já havia falado da cidade aqui no blog, mas passamos um domingo tão agradável por lá com amigos e batemos lindas fotos que eu resolvi fazer um outro post.
Centro da cidade
O centrinho de Elora é conhecido pelas casas de pedra calcária, sua comunidade artística e o desfiladeiro formado pelo Grand River. O centro de Elora é pequeno mas extremamente fotogênico devido às casas com sacadas voltadas para o rio, à ponte antiga (Metcalfe Street Bridge) e ao Elora Mill, o único moinho com cinco andares restante em Ontário. O moinho remonta à década de 1830 e sofreu várias transformações, sendo o lar de vários empreendimentos comerciais incluindo uma serraria, uma destilaria, um armazém geral e um moinho de farinha. Ele sofreu vários incêndios mas foi restaurado todas as vezes. Na década de 1970 o Elora Mill testemunhou uma grande renovação e tornou-se um hotel cinco estrelas. Em 2010 o hotel foi comprado por uma empresa familiar e está sendo reformado, com previsão para reabrir ano que vem.
O centro de Elora ainda possui várias lojas, restaurantes, cafés e galerias de arte (e você pode ver tudo que tem lá aqui). Não deixe de caminhar pela Mill Street West e ver os cafés, lojinhas, o Elora Mews Shopping e até o cinema da cidade.
Ah, e vale um passeio pelo Victoria Park também, aonde você tem uma vista privilegiada do gorge e da ponte.
Para comer
Há várias opções de restaurantes na cidade e você pode ver todas elas clicando aqui. Na última vez que estivemos na cidade provamos (e aprovamos) o Elora Brewing Company, uma cervejaria local que tem um menu reduzido (com burgers e aperitivos), mas muito gostoso. Se você estiver procurando por um lugar com um ótimo patio eu sugiro o Mill Street Bistro, um bistro super aconchegante que fica virado para o rio (não na rua principal). Perto da ponte há um pub chamado Shepherd’s que é beeeem antigo e se você quer tomar uma cerveja pode ser uma boa escolha (nós assistimos parte da final da Eurocopa 2016 lá).
Elora Gorge Conservation Area
Gorge traduz-se por desfiladeiro em português. E o desfiladeiro de Elora é super alto, fotogênico e perto do centro da cidade. O penhasco de pedras possui mais de 22 metros e foi formado pelos rios Grand e Irvine. Para curtir a região você pode andar de kayak, nadar, passear de barco e até curtir o local a bordo de um balão. Clique aqui e veja mais informações de tudo que vocês consegue fazer no local.
Elora Quarry Conservation Area
Além do Gorge há o Quarry, que é uma piscina natural que se formou devido a uma especial formação rochosa ao seu redor. O Elora Quarry também é conhecido como “old swimming hole” ou “buraco antigo para natação” e é uma piscina natural cercada por paredões de terra de 12 metros. Eu já visitei o local mas nunca o aproveitei (i.e. nunca entramos na água propriamente).
Então fica aqui a dica de um lugar lindo e pertinho de Toronto – dá tranquilamente para ir de carro e passar o dia na cidade, voltando final da tarde para Toronto.
Todas as fotos que ilustram este post foram batidas pela minha amiga e fotógrafa Licaflor. Mais informações sobre o trabalho dela – incluindo contato para agendar books em Toronto – você encontra aqui.
Post de 2011 falando da cidade e de outras atrações da região: https://gabynocanada.com/2011/12/03/elora-fergus-guelp/
Ola!!
Oi Gabriela!!
Eu estive em Toronto e conheci em suas periferias, varias e pequenas cidades do interior do Canada. Interessante, nos portais imponente da entrada de cada cidade, parecer ser uma grande cidade. Mas pelo fato, nao deixe de ser. Sempre pequenas e super limpas, bom gosto e organizada de dar inveja a qualquer grande centros do mundo..
Alem do mais ter o seu toque, uma linda mulher para mais ainda embelezar e o mundo sorri de alegria..
É uma pena que nao é no Brasil…
Ser seu migo, é certamente como ter um pedaço do céu!!
O encontro com a felicidade!!
Paz, saúde, sucesso e felicidades!!
Abç. Jayme.
Pingback: Checklist de atrações em Toronto - Gaby no Canadá
Pingback: 20 lugares que você não irá acreditar que ficam em Toronto ou próximo da cidade - Gaby no Canadá
Pingback: Conhecendo a fotogênica cidade de Port Hope - Gaby no Canadá
Que charme! Tem como ir de transporte público Gabi?
Pingback: Estados Unidos e Canadá de carro: roteiro de 20 dias - Turista Profissional
Pingback: Estados Unidos e Canadá de carro: roteiro de 20 dias - Travel70.pt