Pular para o conteúdo

O porquê de não saber qual o clima exato em Toronto

Hoje começou março, um mês muito esperado por todos pois “teoricamente” é o mês no qual as temperaturas começam a aumentar, certo? Errado.

Uma das perguntas que eu mais recebo aqui no blog é sobre o clima de Toronto: quando vai esquentar? ainda estará frio em uma determinada época do ano? vou ver neve quando visitar a cidade? será que eu preciso me preparar para o frio (i.e. comprar roupas) em um determinado mês? Se você já fez esta pergunta certamente já leu o post que escrevi do clima mês a mês em Toronto, que é sempre a minha resposta. Mas, junto com a indicação de leitura eu sempre digo que o clima de Toronto é louco, e que não dá pra prever muito porque cada ano é diferente, cada mês é diferente, e dentro de um mesmo mês as semanas podem ter temperaturas extremas.

DSC_0270

Ano passado, por exemplo, em fevereiro não tivemos nenhum dia com temperaturas acima do zero e a cidade de Toronto emitiu 23 alertas meteorológicos de frio extremo (temperaturas abaixo de -15C), um deles durou 16 dias consecutivos. Já em 2016 no último final de semana de fevereiro os termômetros marcaram até 14C em algumas regiões da cidade (e deu até para levarmos o Thomas para passear no High Park pela primeira vez). Ou seja, um ano bem diferente do outro. Mas, não pensem que fevereiro de 2016 foi só “calor”: no final de semana do feriado da família tivemos temperaturas extremamente baixas e a sensação térmica chegou próximo dos -40C.

FullSizeRender-(2)

E se você pensa que março será diferente está enganado. Na primeira semana do mês teremos tempestade de neve e muito frio. Em contraste, a previsão diz que a segunda semana será toda de temperaturas positivas. Ou seja, é difícil saber como realmente será o clima durante este mês. Em uma semana h
há previsão de -16C e na outra 12 graus positivos (isso dá uma diferença de 28 graus, sem contar a sensação térmica (que está prevista para chegar próximo aos -25C). Abaixo a tabela com a previsão do tempo para os próximos dias e também nos 14 primeiros dias de março.

Screen Shot 2016-02-29 at 9.05.02 PM

Screen Shot 2016-02-29 at 9.05.49 PM

**Vale falar que mesmo com o frio que teremos esta semana as temperaturas estão bem mais altas do que as médias dos últimos 30 anos – compare as linhas cinza (últimos anos) e amarela (2016) do gráfico que vocês verão está diferença.

O que eu sempre digo é que é melhor prevenir, então se vier para Toronto entre novembro-abril venha preparado para o frio. Em maio as temperaturas geralmente começam a esquentar mas é só em junho mesmo que é calor e que conseguimos sair de chinelo na rua, por exemplo. Ainda, se estiver vindo para cá confira sempre a previsão do tempo e baixe um app no seu celular. Eu indico o app e o site do Weather Network, são ótimos.

8 comentários em “O porquê de não saber qual o clima exato em Toronto”

  1. Olá, Gaby. Tenho acompanhado seu blog há uns meses e tenho gostado das dicas sobre o Canadá. Em setembro, pretendo me mudar para Toronto, onde ficarei uma temporada de 4 meses para fazer intercâmbio de inglês. Pensei em alugar um basement pelo AirBNB para os primeiros dias e, quando chegar em Toronto, procurar um apê para ficar o restante dos quatro meses. Você acha que é fácil encontrar em pouco tempo um apê pra morar? Estou indo com o namorado.

  2. Gaby, vou a Toronto em Agosto. Sei que será verão, mas li em vários sites que a temperatura média é de 20ºC, o que para uma boa carioca que sou, é frio! rs Queria saber se procede, no seu post de clima de Toronto mês a mês você disse que é calor como no Brasil, que a sensação térmica é de 40ºC, etc. mas estou com medo de não fazer tanto calor. rs Irei olhar a previsão do tempo e temperatura próximo da minha ida, mas queria saber sua opinião mais detalhada, pois você mora aí, né?! Obrigada!

  3. Oi Gaby! Adoro seu blog, está me ajudando muito a planejar minha viagem para Toronto! Chego aí no dia 04/06 e vou ficar um mês, gostaria de saber como está o clima.. muitos falaram que é calor e que usaram camiseta e bermuda, mas quando olho a temperatura está bem próxima da minha cidade (e está friozinho aqui). Sei que é diferente, mas se puder ajudar me falando como está e que tipo de roupa é mais adequado levar ficaria muito grata!

  4. Pingback: O clima louco de Toronto: em um dia sensação de -20C e alguns dias depois 7C - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *