Pular para o conteúdo

Documentação do Bebê em Toronto

E agora, o que eu faço? Esta foi a pergunta que eu fiz quando o Thomas nasceu. Não, não estou me referindo ao fato de não saber o que fazer com um bebê tão pequeno, mas em relação aos documentos necessários para que meu pequeno Canadense estivesse registrado por aqui (afinal, outro país, outras regras). Aqui é um pouco diferente do Brasil e eu não tinha a mínima idéia do que deveríamos fazer para registrá-lo: cartório? Service Ontario? Fiz pesquisas na internet e descobri que é bem mais fácil do que imaginava (pelo menos a parte inicial). Abaixo fiz uma listinha do que você deve se preocupar assim que o bebê nasce, de como tirar o passaporte e o documento Brasileiro.

Cartão de saúde

A carteira de saúde de Ontario – OHIP – será o primeiro documento do seu bebê. Ainda no hospital você recebe um formulário para completar e fazer o cadastro. Você já sairá de lá com seu número (o formulário já tem o número do cartão e você destaca uma parte para sair usando na sua consulta de 48h pós-alta)> O cartão definitivo você recebe em casa cerca de 6 semanas após preencher o formulário.

**Vale falar que até mesmo pais que não tem o OHIP podem ter uma criança que seja elegível a ter o OHIP. Clique aqui e veja se seu filho se enquadra nesta categoria.

4 em 1: Registro de Nascimento, Certidão de Nascimento Canadense, SIN Number e Canada Child Benefits

O próximo documento, ou melhor, os próximos documentos que você deve se preocupar são: o registro de nascimento, a Certidão de nascimento, o SIN Number e a aplicação para ganhar benefícios do governo. Tudo isso é chamado 4-in-1 Newborn Bundle e é feito online e eu demorei mais ou menos 20 minutos para preencher tudo.

Screen Shot 2015-10-23 at 3.30.13 PM

Para registrar seu bebê você precisa das seguintes informações (que geralmente vem descritas em um documento do relato do parto que você recebe do hospital):
– data de nascimento do bebê
– nome completo do bebê
– informação sobre os pais
– nome do hospital em que o bebê nasceu
– nome da pessoa (médica, enfermeira, midwife) que estava presente no momento do parto
– peso do bebê
– o número de semanas que durou a gestação

Tanto o registro de nascimento quando o SIN e o Canada Child Benefits são gratuitos. O certificado de nascimento irá custar $25 se você quiser a short form e $35 se você quiser a long form. Vale a pena já fazer a long form pois é dela que você vai precisar para fazer os passaportes.

Passaporte Canadense

Para fazer o passaporte Canadense do seu bebê você deve seguir os seguintes passos: (1) entrar no site do cic.gc.ca/english/passport; (2) completar o formulário; (3) separar os documentos (long term birth certificate e duas fotos); (4) achar um guarantor*; e (5) submeter sua aplicação e pagar as taxas. O passaporte de criança feito no Canadá custa $57 (para consultar outros valores clique aqui). Há detalhes chatinhos, como o guarantor tem que assinar atrás das fotos e elas tem que ter uma medida toda específica, a criança não pode estar sorrindo, etc. Tudo isso está especificado no link que indiquei e também no formulário.

**Bater foto de bebê é um desafio e para o passaporte Canadense é necessário que a mesma seja feita em um estúdio de fotos (não na sua casa) e que tenha certas medidas e características (por exemplo, a criança tem que estar de olho aberto, não pode estar sorrindo). Tivemos sorte que conseguimos de primeira que Thomas ficasse sério, não chorasse e olhasse para a câmera. Ah, no verso da foto tem que ter o carimbo do estúdio de fotos e a assinatura do Guarantor. Vale falar que o tamanho de foto para o passaporte Canadense e Brasileiro é diferente.

PassportRequirements**Guarantor é um cidadão Canadense de 18 anos ou mais que possui passaporte Canadense válido ou que tenha sido expirado por não mais de 1 ano, que conheça você e tenha conhecimento do nacsimento do seu filho. O guarantor deverá fornecer algumas informações para você preencher o formulário e deverá estar acessível ao programa de passaporte para verificação (eles vão ligar para o guarantor e checar alguns dos dados). Caso você não conheça ninguém que possa ser um guarantor, há a opção de preencher uma declaração em cartório. Leia mais aqui.

Certidão de Nascimento Brasileira

A certidão de nascimento Brasileira é gratuita e são necessários os seguintes documentos: (1) certidão de nascimento Canadense long term; (2) comprovante de que o pai ou a mãe são Brasileiros; (3) formulário preenchido. Veja mais aqui. O documento fica pronto dentro de 1 semana. Para maiores informações clique aqui.

Passaporte Brasileiro

Para fazer o passaporte Brasileiro do seu bebê você precisa da certidão de nascimento brasileira e do long form. A parte chata: o passaporte Brasileiro para crianças de até 1 ano tem validade somente de 1 ano e custa C$60. Inicialmente você preencher um formulário online e mandar um email para o Consulado agendando uma hora para entregar os documentos. É necessária a presença em ambos os pais no momento de dar entrada no passaporte, mas na hora de buscar o documento (geralmente 1 mês depois) somente um deles. Para maiores informações clique aqui.

IMG_7366

26 comentários em “Documentação do Bebê em Toronto”

  1. Como sempre bem útil o post Gaby! Eles aceitaram essa foto do Thomas pro passaporte? Pq esta aparecendo a mão e quando tirei a de Oliver eles foram bem específicos que não podia aparecer a mão de quem segura 🙂 bjs

          1. Oi Gabi tudo bom?
            gostei das tuas dicas, muito pertinentes, tenho uma duvida, um bebe qua nasce no canado, filho de pais turista recebe automaticamente a cidadania como nos estados unidos?

            1. Ótima pergunta Carlos. Eu já havia pesquisado sobre isso e ainda não sei a resposta. Em muitos lugares está escrito que “bebês nascidos no Canadá são automaticamente Canadenses”, mas no site do governo (link abaixo) está escrito que segundo o ato de 2009 “In 2009, you did not become a Canadian citizen if you: were born in Canada but were not a Canadian citizen at birth because when you were born, one of your parents was a foreign diplomat and neither of your parents was a permanent resident or Canadian citizen). Neste caso se ambos os pais tem visto de turismo o bebê não é Canadense.
              Segue link: http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/rules_2009.asp

    1. Oi Gaby!
      Estava fazendo meu checklist aqui e minha pesquisa da semana ia ser isso! O marido já preencheu os formulários da certidão brasileira mas não sabíamos ainda da parte canadense.
      Obrigada pelo resumo! Super útil, ainda mais nessa reta final que parece que tudo tira meu sono! Haha tanta coisa pra pensar…
      Um beijo!

    2. Lembrando que a certidão de nascimento brasileira emitida pelo consulado precisa ser transcrita no 1 Cartório de Registro Civil da sua cidade no Brasil, caso contrário não será válida no Brasil. Fiz a da minha filha quando fomos no Brasil, tem custo e se não me engano fica pronta em uma semana.

    3. Parabéns pelo site. Você tem mais informações e detalhes sobre Canada Child Benefits Services?

      Seu site me ajuda bastante, parabéns!

      Obrigado!!

    4. Olá Gabi, Parabéns pelo resumo, me deixou muito mais tranquila para ir atras de tudo. Você sabe dizer se ja posso dar entrada no passaporte antes de Receber a long form? Pois fiz ela hoje, mas pelo prazo tenho ainda 8 semanas para receber ?

    5. Pingback: Sobre nascer no Canadá e ser automaticamente Canadense - Gaby no Canadá

      1. Ola Cibelly. Eu tive no St Michaels Hospital.
        Tenho vários relatos do nascimento do Thomas e dos meus exames e cuidados durante a gravidez. procura aqui no blog que vc vai achar muita informação. E Parabéns!

    6. Izabela Muniz Guimaraes

      Gaby, parabéns pelo post. Sabe me dizer qual passaporte do meu bebê (brasileiro ou canadense) devo apresentar para uma viagem ao Brasil? Imagino que seria o brasileiro na entrada do Brasil e o canadense na entrada do Canadá certo? Obrigada

    7. ola Gaby
      Minha esposa vai continuar estudando College e vou passar 2 semanas no Brasil de ferias com nossa filha.
      Quais documentos vao me solicitar no embarque references a nossa filha?

      grato.
      Joao

    8. Você sabe quanas cidadanias um canadense pode ter? Digo isso pq meu filho nasceu aqui no canada, vou registrar ele no consulado no Brasil mas também a mãe dele que tem nacionalidade portuguesa quer registrar ele no consulado de Portugal.

    9. Olá Gaby!

      Muito obrigado pelas informações! Estava mesmo precisando de uns esclarecimentos!

      Só fiquei com uma pergunta: o bebê precisa estar presente no consulado? Ou basta levar os documentos e as fotos? Meu bebê é muito pequeno e recomendaram que eu não saísse com ele para viagens longas nas primeiras semanas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *