Documentação do Bebê em Toronto

E agora, o que eu faço? Esta foi a pergunta que eu fiz quando o Thomas nasceu. Não, não estou me referindo ao fato de não saber o que fazer com um bebê tão pequeno, mas em relação aos documentos necessários para que meu pequeno Canadense estivesse registrado por aqui (afinal, outro país, outras regras). Aqui é um pouco diferente do Brasil e eu não tinha a mínima idéia do que deveríamos fazer para registrá-lo: cartório? Service Ontario? Fiz pesquisas na internet e descobri que é bem mais fácil do que imaginava (pelo menos a parte inicial). Abaixo fiz uma listinha do que você deve se preocupar assim que o bebê nasce, de como tirar o passaporte e o documento Brasileiro.

Cartão de saúde

A carteira de saúde de Ontario – OHIP – será o primeiro documento do seu bebê. Ainda no hospital você recebe um formulário para completar e fazer o cadastro. Você já sairá de lá com seu número (o formulário já tem o número do cartão e você destaca uma parte para sair usando na sua consulta de 48h pós-alta)> O cartão definitivo você recebe em casa cerca de 6 semanas após preencher o formulário.

**Vale falar que até mesmo pais que não tem o OHIP podem ter uma criança que seja elegível a ter o OHIP. Clique aqui e veja se seu filho se enquadra nesta categoria.

4 em 1: Registro de Nascimento, Certidão de Nascimento Canadense, SIN Number e Canada Child Benefits

O próximo documento, ou melhor, os próximos documentos que você deve se preocupar são: o registro de nascimento, a Certidão de nascimento, o SIN Number e a aplicação para ganhar benefícios do governo. Tudo isso é chamado 4-in-1 Newborn Bundle e é feito online e eu demorei mais ou menos 20 minutos para preencher tudo.

Screen Shot 2015-10-23 at 3.30.13 PM

Para registrar seu bebê você precisa das seguintes informações (que geralmente vem descritas em um documento do relato do parto que você recebe do hospital):
– data de nascimento do bebê
– nome completo do bebê
– informação sobre os pais
– nome do hospital em que o bebê nasceu
– nome da pessoa (médica, enfermeira, midwife) que estava presente no momento do parto
– peso do bebê
– o número de semanas que durou a gestação

Tanto o registro de nascimento quando o SIN e o Canada Child Benefits são gratuitos. O certificado de nascimento irá custar $25 se você quiser a short form e $35 se você quiser a long form. Vale a pena já fazer a long form pois é dela que você vai precisar para fazer os passaportes.

Passaporte Canadense

Para fazer o passaporte Canadense do seu bebê você deve seguir os seguintes passos: (1) entrar no site do cic.gc.ca/english/passport; (2) completar o formulário; (3) separar os documentos (long term birth certificate e duas fotos); (4) achar um guarantor*; e (5) submeter sua aplicação e pagar as taxas. O passaporte de criança feito no Canadá custa $57 (para consultar outros valores clique aqui). Há detalhes chatinhos, como o guarantor tem que assinar atrás das fotos e elas tem que ter uma medida toda específica, a criança não pode estar sorrindo, etc. Tudo isso está especificado no link que indiquei e também no formulário.

**Bater foto de bebê é um desafio e para o passaporte Canadense é necessário que a mesma seja feita em um estúdio de fotos (não na sua casa) e que tenha certas medidas e características (por exemplo, a criança tem que estar de olho aberto, não pode estar sorrindo). Tivemos sorte que conseguimos de primeira que Thomas ficasse sério, não chorasse e olhasse para a câmera. Ah, no verso da foto tem que ter o carimbo do estúdio de fotos e a assinatura do Guarantor. Vale falar que o tamanho de foto para o passaporte Canadense e Brasileiro é diferente.

PassportRequirements**Guarantor é um cidadão Canadense de 18 anos ou mais que possui passaporte Canadense válido ou que tenha sido expirado por não mais de 1 ano, que conheça você e tenha conhecimento do nacsimento do seu filho. O guarantor deverá fornecer algumas informações para você preencher o formulário e deverá estar acessível ao programa de passaporte para verificação (eles vão ligar para o guarantor e checar alguns dos dados). Caso você não conheça ninguém que possa ser um guarantor, há a opção de preencher uma declaração em cartório. Leia mais aqui.

Certidão de Nascimento Brasileira

A certidão de nascimento Brasileira é gratuita e são necessários os seguintes documentos: (1) certidão de nascimento Canadense long term; (2) comprovante de que o pai ou a mãe são Brasileiros; (3) formulário preenchido. Veja mais aqui. O documento fica pronto dentro de 1 semana. Para maiores informações clique aqui.

Passaporte Brasileiro

Para fazer o passaporte Brasileiro do seu bebê você precisa da certidão de nascimento brasileira e do long form. A parte chata: o passaporte Brasileiro para crianças de até 1 ano tem validade somente de 1 ano e custa C$60. Inicialmente você preencher um formulário online e mandar um email para o Consulado agendando uma hora para entregar os documentos. É necessária a presença em ambos os pais no momento de dar entrada no passaporte, mas na hora de buscar o documento (geralmente 1 mês depois) somente um deles. Para maiores informações clique aqui.

IMG_7366



Comentários

Olá Gabi e parabéns pelas ótimas informações. Pergunta: Será que posso usar o pai como guarantor ?

Você sabe quanas cidadanias um canadense pode ter? Digo isso pq meu filho nasceu aqui no canada, vou registrar ele no consulado no Brasil mas também a mãe dele que tem nacionalidade portuguesa quer registrar ele no consulado de Portugal.

ola Gaby
Minha esposa vai continuar estudando College e vou passar 2 semanas no Brasil de ferias com nossa filha.
Quais documentos vao me solicitar no embarque references a nossa filha?

grato.
Joao

Gaby, parabéns pelo post. Sabe me dizer qual passaporte do meu bebê (brasileiro ou canadense) devo apresentar para uma viagem ao Brasil? Imagino que seria o brasileiro na entrada do Brasil e o canadense na entrada do Canadá certo? Obrigada

Gaby !!

Estou grávida e gostaria de saber onde vc teve seu baby. Sou nova em Toronto e estou perdida.